Slide-Resumo-Prof.Dr.-Cultura da Paz
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Slide-Resumo-Prof.Dr.-Cultura da Paz

on

  • 3,240 views

 

Statistics

Views

Total Views
3,240
Views on SlideShare
3,240
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
7
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Slide-Resumo-Prof.Dr.-Cultura da Paz Slide-Resumo-Prof.Dr.-Cultura da Paz Presentation Transcript

  • ESQUEMA PARA RESUMOBOFF, Leonardo. Cultura da Paz.www.leonardoboff.com ESQUEMA DE IDEIAS Dominação da Natureza, do Homem, da sociedade, do mercado. Cultura do medo e da guerra. Cultura Exaltação: Heróis [violência/guerras] Dominante MCM: violência magnificada [expansão] Socialização inibe a cultura da paz.
  • ESQUEMA PARA RESUMOBOFF, Leonardo. Cultura da Paz.www.leonardoboff.com ESQUEMA DE IDEIAS Caos / Cosmo [explosão] Violência Cultura Patriarcal: homem x mulher + violência institucional [estado, classes, [estruturas] tecno-ciência, mercado] Guerra: solução de conflitos.
  • ESQUEMA PARA RESUMOBOFF, Leonardo. Cultura da Paz.www.leonardoboff.com ESQUEMA DE IDEIAS Ameaça ao pacto social mínimo [barbárie] Ameaça ao projeto humano [biosfera] Desentranhar: afetividade, compaixão,Cultura da Paz solidariedade, amorização.[Imperativa] Resgatar Cuidado [essência]. Cultivar ícones cuidado/generosidade. Cuidado: método e meta. Viver valores dia-a-dia
  • TEXTO DO RESUMO BOFF, Leonardo. Cultura da Paz. - www.leonardoboff.vcomO autor entende o mundo como regido por uma cultura dominante, forjadano medo e na violência e que subjuga a Natureza, o Homem, a Sociedade e oMercado. Essa cultura se manifesta no culto aos heróis nacionais, vinculadosà guerra, e se potencializa por meio da mídia, na figura de ícones violentos. Asociabilidade, nessa cultura, inibe a manifestação da cultura da paz. Aviolência está vinculada a, pelo menos, três razões estruturais: a violênciacosmogênica (o mundo surgiu de uma explosão); a violência da culturapatriarcal, na qual o homem se sobrepõe à mulher e as instituições dasociedade (Estado classes, mercado) encarnam uma violência institucional; aguerra como solução histórica dos conflitos. Para conter essa cultura daviolência, Leonardo Boff sugere a emersão de uma cultura da paz, que teriaas seguintes características: reduz a ameaça ao pacto social mínimo e aoprojeto humano que a cultura da violência encerra; exige o desentranhamentodos valores como afetividade, compaixão, solidariedade e amorização;precisa resgatar o cuidado, componente da gênese humana; imprescinde docultivo dos ícones da generosidade. O cuidado deve ser considerado comométodo e como meta e os valores citados, cultivados no dia a dia para que aCultura da Paz seja cimentada no mundo.