Your SlideShare is downloading. ×
Estúdio Nômade
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Estúdio Nômade

249
views

Published on

Acreditamos que os negócios, para terem sucesso, precisam se desenvolver com inovação social. Facilitamos a conexão das organizações com seu propósito para construir iniciativas autênticas de …

Acreditamos que os negócios, para terem sucesso, precisam se desenvolver com inovação social. Facilitamos a conexão das organizações com seu propósito para construir iniciativas autênticas de colaboração com as pessoas.

Published in: Business

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
249
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
4
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. NEGÓCIOS VIVEM
  • 2. Pequenos e grandes negócios podem ser provedores de saúde e autonomia social. Facilitamos a conexão das organizações com seu propósito para construir iniciativas autênticas de colaboração com as pessoas.
  • 3. A Nômade desenvolve soluções para aproximar as organizações das pessoas. Com esse objetivo, cria estratégias para as empresas terem um relacionamento colaborativo e transformador com o mundo. As pessoas querem ser agentes criativos do negócio. Mas para isso, a organização precisa estar aberta para receber essa colaboração. Uma nova economia pede passagem, redes de criação coletiva. As fronteiras que separam o dentro e o fora das instituições são cada vez menos percebidas. Neste processo, cada negócio encontrará sua maneira autêntica de desenvolver relações inteligentes de troca relevante com seus colaboradores e com a sociedade.
  • 4. A criação de projetos é particular a cada organização. Os serviços que desenvolvemos podem ser independentes ou integrados. Estratégias para compartilhamento e apropriação de conhecimento dentro das empresas - formas de valorizar e incluir as pessoas que constituem o negócio para um melhor desempenho produtivo e qualidade de vida. Algumas possibilidades são: workshops, laboratórios, vivências e processos abertos de crowdsourcing. Canais e métodos para que a organização tenha uma atuacão em rede, se desenvolvendo de forma sustentável, a partir da descoberta da sua singularidade. Trata-se de um processo que é realizado com a organização. Pesquisa e cartografia, diagnóstico, planejamento e co-criação são parte do escopo. Projetos que colocam em prática os valores da organização com o público externo de maneira participativa. São nestas iniciativas que a marca atua colaborativamente e se compromete com o desenvolvimento social. Algumas atividades são: projetos de arte, educação, cidadania, empreendedorismo, relacionamento digital intimista e conteúdo de qualidade.
  • 5. Nos orgulhamos de trabalhar com:
  • 6. Cases Conheça um pouco dos nossos projetos. Para saber mais, podemos nos encontrar. Será um prazer trocar ideias.
  • 7. Mercur Serviços Aprendizagem Negócio, propósito e Rede Transmissão Vivendo um mundo bom para todo mundo Ativo desde jan/2013 Recebemos o desafio de acompanhar essa centenária indústria em um processo de descoberta e experimentação para criação de novas possibilidades do seu negócio. Nosso compromisso está sendo contribuir com a criação de estratégias em rede e com o cuidado da equipe para que a caminhada aconteça em direção à práticas sustentáveis de inovação social. Estamos desenvolvendo o projeto Diversidade na Rua e uma série de ações complementares que envolvem: produto, produção e comunicação. Transversal a todos processos, está a busca, nutrição e acolhimento de uma atuação distribuída em rede.
  • 8. Resultados — ortalecimento do propósito e confiança F da equipe na busca pela inovação — riação de uma plataforma temática para contato C intimista e colaborativo com as pessoas — rganização de plano estratégico para O atividades em rede — esenvolvimento de novo canal para distribuição D de produtos — proximação com instituições e editais de subvenção A para inovação social — onsolidação de novos produtos através de C processo colaborativo — utrição, acolhimento e atuação junto a uma rede N mobilizada com interesses comuns
  • 9. AES Sul Serviços Transmissão Jogo de Ser Árvore Ativo desde out/2011 As ações de compensação ambiental atendem condicionantes legais dos órgãos ambientais e precisam seguir normativas do governo. Mas isso não significa que precisam ser chatas e sem originalidade. Como contemplar as exigências previstas na lei, mas também ir além com maior comprometimento na educação e desenvolvimento das pessoas? Jogo de Ser Árvore é uma vivência multissensorial de descoberta das árvores e seus poderosos ensinamentos.
  • 10. Resultados — esenvolvimento de projeto inovador D em educação infantil — ntegração criativa entre companhia elétrica, I secretaria do meio ambiente e secretaria da educação — ensagem positiva da companhia AES Sul sobre a M necessidade de podar as árvores para passagem da linha elétrica, sua atividade condicionante. — elacionamento positivo da companhia AES Sul com R prefeituras das áreas concedidas. — elacionamento positivo da companhia AES Sul com R os órgãos fiscalizadores. — istribuição de material de aprofundamento prático D dos exercícios pedagógicos Veja o material — nvolvimento processual de mais de 6000 crianças e E 200 professores da rede estadual de educação Veja algumas fotos
  • 11. Assista o vídeo aqui.
  • 12. Santander Agora/Ágora: Criação e Transgressão em Rede maio à agosto / 2011 www.agora.art.br Serviços Transmissão O projeto Agora / Ágora conectou uma exposição internacional de arte contemporânea com atividades online. Os trabalhos apresentados passaram por um processo criativo em rede, tanto no ambiente digital quanto na exposição. Busca provocar a reflexão sobre os fenômenos contemporâneos de simultaneidade, colaboração e interatividade, tão ligados às transformações promovidas pelas novas tecnologias digitais. A curadoria da exposição foi de Angélica de Moraes e a consultoria digital de Giselle Beiguelmann, Juan Freire e Karla Brunet.
  • 13. Resultados — esenvolvimento de ferramenta colaborativa D (Fluxo de Ideias) de crowdsourcing para negócios sociais — ntegração das áreas cultura e novos negócios I do Banco Santander — 90 novas idéias geradas na ferramenta + Fluxo de Ideias — 0.000 visitantes na exposição no Santander Cultural 4 — 3.993 estudantes visitaram — 22.500 acessos unicos no site do projeto // + 11 minutos tempo médio de visitação no site
  • 14. CRIAÇÃO E TRANSGRESSÃO EM REDE
  • 15. Natura Serviços Aprendizagem Eu Mais Fev/2013 O conceito do Eu Mais passou pelo entendimento de que o trabalho já exercido pelas consultoras no seu dia a dia fortalecia as mesmas habilidades, competências e atitudes da sua atuação junto a projetos sociais. A única mudança era o contexto do produto. Ou seja, da mesma forma que a consultora vende algum item da Natura, ela conseguiria vender uma idéia social com a qual se identificassem. Além disso, desenvolvemos o conceito de que um projeto social precisa ser visto através de uma perspectiva de negócio social. Mostramos isso através de uma série de workshops e encorajamos que as consultoras se inscrevessem no Programa Acolher para concorrerem a uma premiação da Natura para seus projetos sociais.
  • 16. Resultados — Eu Mais conseguiu mobilizar o maior O número de inscrições de consultoras no Brasil junto a Regional Sul — esenvolvimento e ampliação do entendimento D de empreendedorismo social em uma rede de pessoas que está comprometida em um processo de transformação de base. — ntrega de um Guia de empreendedorismo E social distribuído para todas as consultoras que participaram do projeto.
  • 17. AES Sul Serviços Aprendizagem Imprudência Nunca Mais: Você Tem Risco de Quê? Mai/2012 A percepção do risco foi a temática central do “Você Tem Risco de Quê?” que percorreu 18 cidades do Estado do RS. Trabalhamos facilitando o reconhecimento do sistema no qual os colaboradores estão inseridos, fazendo com que os diferentes elementos que compõem essa teia de relações (empresa, família, amigos, colegas, tarefas, etc) sejam percebidos por todos de forma holística. A identificação das pessoas no ambiente ajuda no posicionamento e valorização de seus atos. Somado a isso, o projeto ofereceu um importante aprendizado prático se valendo de uma espécie de desafio que trazia uma situação de risco para ser vivenciada.
  • 18. Resultados — esenvolvimento de abordagem sistêmica para D sensibilização de colaboradores com relação à percepção de risco. — oleta das dificuldades com relação ao uso dos C equipamentos de segurança (EPI e EPC) através de um exercício que conduzia a conexão do trabalhador com esta questão muitas vezes velada no contexto da indústria. — eitura de comportamento da equipe e entrega de L informações para o gestor de campo desenvolver habilidades específicas. — nvolvimento de 1.900 colaboradores e 18 cidades E percorridas.
  • 19. AES Sul Serviços Aprendizagem Imprudência Nunca Mais: Coisa de Filme Abr/2013 Encontramos a história de uma menina de 11 anos. Ela fez com que todos refletissem muito sobre a própria vida. Filha de ex-eletricista de uma empresa de distribuição de energia, ela não se conformou com a morte de seu pai e resolveu levar os valores de convívio, família, amizade e amor a todas as pessoas que ela conseguisse. Sua maior intenção é que nenhuma família passe pelo sentimento de perda e vazio. Para isso, fundou com a ajuda de familiares um movimento. O Movimento Filhos Unidos pela Segurança. A Nômade teve a missão de colocar tudo isso em uma narrativa transmídia e buscar uma sensibilização dos colaboradores da AES Sul.
  • 20. Resultados — esenvolvimento de abordagem sistêmica para D sensibilização de colaboradores com relação à percepção de risco. — onexão dos colaboradores locais da AES Sul com C uma rede específica que atua dentro do mesmo contexto através do FUS http://movimentofus.blogspot.com.br — eitura de comportamento da equipe e entrega de L informações para o gestor de campo desenvolver habilidades específicas. — nvolvimento de 1.900 colaboradores E e 18 cidades percorridas.
  • 21. Engevix Serviços Transmissão RG Estaleiro: Plataforma Educação Ambiental Fev/2013 até Agosto/2013 O projeto que foi criado atua em três frentes distintas. A primeira é voltada para os trabalhadores do Estaleiro. A segunda para as Associações de Catadores de Lixo da cidade de Rio Grande e a terceira para as comunidades realocadas de lugar em função das obras do Estaleiro. Através de uma percepção ampliada de educação ambiental, trabalhamos com as pessoas da região desenvolvendo empreendedorismo social e noções de rede distribuída. Criamos o primeiro laboratório de inovação social da região, chamado Cria.Sol, para articular a comunidade em torno dos temas.
  • 22. Resultados — onexão com a Prefeitura de Rio Grande para C desenvolver o laboratório como política pública. — onexão com a FURG (Universidade de Rio Grande) C para atuar em colaboração com a academia. — 00 trabalhadores do Estaleiro impactados 5 diretamente — rticulação da colaboração entre as quatro A Associações de catadores de lixo da cidade
  • 23. Braskem Serviços Transmissão Mínimas Fronteiras Out/2008 O projeto Mínimas Fronteiras escolheu a mais emblemática palestra do ano, o músico minimalista Philip Glass. Para tanto, convidamos dois artistas visuais (Rommulo Conceição e Tina Felice) para criarem uma instalação na entrada do saguão da Reitoria da UFRGS. Convocamos dois músicos bateristas (Gustavo Telles e Diego Silveira) para comporem uma trilha minimalista a ser apresentada sobre os cubos que eram parte da instalação. O projeto teve um site com conteúdos textuais minimalistas para as pessoas seguirem acompanhando o projeto após a performance.
  • 24. Resultados — rimeiro projeto multiplataforma dentro do P Fronteiras do Pensamento — ssessoria de imprensa gerou aparições de destaque A do projeto nos principais jornais da cidade — +4.000 acessos no site do projeto
  • 25. Projeto autoral Projeto Premiado: O TransLAB alimenta conteúdo em diferentes canais: www.translab.cc www.facebook.com/ transvencaolab TransLAB: Laboratório de Inovação Social ativo desde nov/2011 TransLAB nasceu do entendimento de que as pessoas têm desejos e sonhos de transformação para a cidade em que vivem. Elas gostariam de colocar as ideias na prática, mas não encontram maneiras por falta de parcerias, estrutura e capacidade técnica. A proposta do laboratório é ser um local de encontro focado em reunir quem tem esses mesmos interesses e, a partir de algumas metodologias e atividades, estimular que os projetos sejam desenvolvidos. Com mais de um ano de prototipação em encontros criativos, hoje o TransLAB acontece com sede própria e já está listado entre os principais Laboratórios Cidadãos da America Latina, tendo colaboração de outros laboratórios no Chile, Amazônia, São Paulo, Barcelona, entre outros.
  • 26. Projeto autoral Projeto Premiado: Estante Pública Ativo desde nov/2008 Estante Pública é um projeto de participação coletiva e ocupação urbana. Nele, as paradas de ônibus de Porto Alegre ganham uma nova função quando recebem estantes instaladas no antigo espaço para publicidade (há muito abandonado). A ideia do projeto é desenvolver uma pesquisa com o objetivo de entender os processos de gestão coletiva que acontecem nos bairros. O projeto foi aberto para a comunidade com um manual de instalação. Ao todo 16 estantes foram instaladas.
  • 27. Projeto autoral Exorcismos Urbanos 2011 até hoje www.exorcismosurbanos.com O Urban Exorcism é um projeto independente premiado pela Funarte que pretende reativar os antilugares através de um ato poético. Isso ocorre através do “exorcismo” feito a partir de fotografia e vídeo. O projeto tem apenas uma regra: sempre registrar a presença de uma ou mais pessoas usando qualquer tipo de máscara. Esse ritual é a marca autoral do Urban Exorcism e garante sua unidade estética. Além da função imagética, o exorcismo pressupõe a contação de histórias e revelação de memórias. Por isso, a plataforma digital do projeto pede que seja manifestado o motivo que levou o anti-lugar a ser exorcizado - uma forma textual de resgatar a percepção dos espaços urbanos esquecidos. Projeto Premiado:
  • 28. Bioetanol Social Green Jan/2012 até maio/2013 www.green-social.com Serviços Negócio, propósito e Rede A Green é uma empresa inovadora por si só. Desenvolve uma tecnologia social revolucionária: transforma matérias orgânicas como amido e glicose (cana, sorgo sacarino, mandioca, batata doce) em etanol, faz isso em um processo a frio e em pequena escala. Isso possibilita que pequenas comunidades rurais possam usar a solução para terem autonomia energética. Nosso desafio foi colocar essa engenharia em linguagem de negócio e comunicar para o público, contribuindo para agregar sentido ao business. Desenvolvemos o planejamento das plataformas de comunicação e estratégias de rede.
  • 29. Resultados — econhecimento e apropriação dos atributos R da marca — efinição e estabelecimento de um posicionamento D frente ao mercado — Desenvolvimento das estratégias de comunicação — riação das plataformas de relacionamento: C www.green-social.com www.facebook.com/greenbioethanol
  • 30. Compostagem Inteligente uMi jul/2011 até agora www.umicompostagem.com.br Serviços Negócio, propósito e Rede A atividade junto a uMi foi desenvolver, antes de tudo, seu naming e sua identidade visual. Assim começamos a atuar com este cliente. Uma vez que o projeto de construção do protótipo do equipamento foi avançando, aprofundamos as estratégias de negócios e relacionamento voltada para a uMi. Hoje, a Nômade atende a marca colaborando no desenvolvimento do seu modelo de negócio e suas estratégias de comunicação.
  • 31. Resultados — econhecimento e apropriação dos atributos R da marca — efinição e estabelecimento de um posicionamento D frente ao mercado — Definição do modelo de negócio — Desenvolvimento das estratégias de comunicação — riação das plataformas de relacionamento: C www.umicompostagem.com.br
  • 32. Aron Krause Litvin Diretor Grupo Nômade aron@estudionomade.com.br Daniel Muller Caminha Diretor Grupo Nômade daniel@estudionomade.com.br negócios vivem www.estudionomade.com.br