Descobrir o Alvão, é um projecto de

     animação e educação ambiental,

     desenvolvido com as escolas dos

 Concelhos...
Pretende-se assim dotar de todas
as informações que permitam aos
     alunos adquirir toda a
 informação necessária, sobre...
   Divulgar o Parque Natural do Alvão;


     Valorizar   o seu património Natural e
                    Cultural;


   ...
O Centro de Interpretação da Serra da
   Estrela (CISE) é uma estrutura do
   Município de Seia, criada em 2000,
    vocac...
O CISE é uma estrutura vocacionada para a promoção do conhecimento e
divulgação do património ambiental da Serra da Estrel...
O CEAR foi inaugurado em Junho
 de 2002. Este dedicasse à promoção
   de actividades orientadas para a
população escolar e...
   Incentivar a população a ligar a sua habitação ao sistema de
saneamento;
   Promover o conhecimento da fauna e flora ...
No exterior do centro de educação
ambiental, tem uma apreciável variedade
 vegetal, onde podem ser vistas alguma
   especi...
Contribuir    para o conhecimento e para criar o gosto pelas
actividades e profissões ligadas ao meio ambiente;
   Promo...
O parque natural de Montezinho tem
    vindo a desenvolver diversas
  actividades na área da Educação
 Ambiental, pois con...
   Apoiar a elaboração e desenvolvimento de projectos
escolares de educação ambiental;
   Realização e apoio à realizaçã...
Das quatro instituições acima referida, todas elas nos transmitem a
  mesma ideia, ou seja, não varia muito de umas para a...
O CEAR é mais especifico no seu trabalho, tenta incentivar a população
a ligar a sua habitação ao sistema de saneamento, e...
Para finalizar, o Parque Natural de Montesinho,
 apresenta uma grande semelhança com o Parque
  Natural do Alvão, pelo que...
   http://www.ceargaia.com.pt/#/apresentacao;
   http://www.addp.pt/pt/dados.php?ref=cea;
   http://portal.icnb.pt/ICNP...
Minha análise comparativa
Minha análise comparativa
Minha análise comparativa
Minha análise comparativa
Minha análise comparativa
Minha análise comparativa
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Minha análise comparativa

399

Published on

Published in: Education, Business
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
399
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Transcript of "Minha análise comparativa"

  1. 1. Descobrir o Alvão, é um projecto de animação e educação ambiental, desenvolvido com as escolas dos Concelhos de Mondim de bastos e Vila Real, desde 2002/2003. A concretização deste projecto parte dos centros de Informação e Interpretação do Parque Natural do Alvão, equipados com biblioteca, auditório, salas para exposições, oficina, laboratório ambiental e áreas naturalizadas exteriores.
  2. 2. Pretende-se assim dotar de todas as informações que permitam aos alunos adquirir toda a informação necessária, sobre o Parque natural do Alvão, contribuindo para a formação ambiental, desenvolvendo a capacidade critica e interventora em acções de Conservação da natureza.
  3. 3.  Divulgar o Parque Natural do Alvão;  Valorizar o seu património Natural e Cultural;  Incutir o gosto pelo meio natural;  Contribuir para a conservação da Natureza e da Biodiversidade biologica.
  4. 4. O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) é uma estrutura do Município de Seia, criada em 2000, vocacionada para a promoção do conhecimento e divulgação do património ambiental da serra da Estrela.
  5. 5. O CISE é uma estrutura vocacionada para a promoção do conhecimento e divulgação do património ambiental da Serra da Estrela, que tem como principais objectivos: Promover actividades no âmbito da interpretação da natureza; Apoiar a investigação científica; Desenvolver projectos de educação ambiental; Fomentar o turismo de natureza.
  6. 6. O CEAR foi inaugurado em Junho de 2002. Este dedicasse à promoção de actividades orientadas para a população escolar e cidadãos comuns, com principal objectivo de sensibilizar para a necessidade de agir, ser e estar de forma mais eficiente com o ambiente
  7. 7.  Incentivar a população a ligar a sua habitação ao sistema de saneamento;  Promover o conhecimento da fauna e flora de ecossistema ribeirinho;  Evidenciar a importância da reabilitação/ requalificação das ribeiras em áreas urbanas;  Interpretar os ciclos natural e urbano da água;  Sensibilizar para a problemática da poluição hídrica; Demonstrar a importância da participação do cidadão no processo de melhoria ambiental.
  8. 8. No exterior do centro de educação ambiental, tem uma apreciável variedade vegetal, onde podem ser vistas alguma especies de animais bastante raras. Este centro tenta contribuir para o desenvolvimento de acções lúdicas e educativas num espaço natural.
  9. 9. Contribuir para o conhecimento e para criar o gosto pelas actividades e profissões ligadas ao meio ambiente;  Promover o interesse dos cidadãos pelos organismos aquáticos;  Envolver e motivar a participação dos cidadãos, particularmente o publico mais jovem em idade escolar na protecção do ambiente;  Sensibilizar o publico para a necessidade de alteração de comportamentos e filosofias no que respeita ao ambiente;
  10. 10. O parque natural de Montezinho tem vindo a desenvolver diversas actividades na área da Educação Ambiental, pois considera esta com uma área estratégica para a informação e formação das populações em geral sobre os valores naturais e humanos presentes nesta área protegida.
  11. 11.  Apoiar a elaboração e desenvolvimento de projectos escolares de educação ambiental;  Realização e apoio à realização de acções de sensibilização de temáticas ambientais;  Organização de concursos escolares de temáticas ambientais; Organização e acompanhamento de actividades de voluntariado.
  12. 12. Das quatro instituições acima referida, todas elas nos transmitem a mesma ideia, ou seja, não varia muito de umas para as outras o seu principal objectivo. Enquanto que no Parque Natural do Alvão, se pretende uma divulgação do parque, valorizando o seu património natural e cultural, incutindo assim o gosto pelo meio ambiente, contribuindo para a conservação da natureza e da biodiversidade biológica, através de escolas; o CISE, promove também actividades no âmbito da interpretação da natureza, desenvolvendo assim projectos de Educação Ambiental, apoiando o desporto na natureza.
  13. 13. O CEAR é mais especifico no seu trabalho, tenta incentivar a população a ligar a sua habitação ao sistema de saneamento, evidenciando a importância da reabilitação/requalificação das ribeiras em áreas urbanas, como promover o conhecimento da fauna e da flora de ecossistemas ribeirinhos, sensibilizando para a problemática da poluição hídrica. As águas do Douro e do Paiva, numa perspectiva mais alargada, mas mais direccionada para as água, tenta promover o interesse dos cidadãos pelos organismos aquáticos, tentando que estes se envolvam mais em projectos de educação ambiental, tentando sensibilizar as pessoas para a necessidade de tomada de consciência mais ecológica.
  14. 14. Para finalizar, o Parque Natural de Montesinho, apresenta uma grande semelhança com o Parque Natural do Alvão, pelo que se pode deduzir que deve-se ao facto de ambos pertencerem ao ICNB, assim como com o CISE, que orientam muito a sua preocupação com questões ambientais direccionadas para todos o publico, mais propriamente para as escolas ao seu redor.
  15. 15.  http://www.ceargaia.com.pt/#/apresentacao;  http://www.addp.pt/pt/dados.php?ref=cea;  http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007-AP- Montesinho/Visitar+Area+Protegida/Educacao+Ambiental/;  http://www.lifecooler.com/edicoes/lifecooler/desenvRegArti go.asp?reg=306266  http://www.lifecooler.com/portugal/actividades/CentrodeIn terpretacaodaSerradaEstrelaCISE  http://portal.icnb.pt/NR/rdonlyres/FC4932D6-8766-4624- B75C-4BE6EA0E69A7/8532/CIIVilaReal.pdf

×