Your SlideShare is downloading. ×
0
Workshop parte IV
Workshop parte IV
Workshop parte IV
Workshop parte IV
Workshop parte IV
Workshop parte IV
Workshop parte IV
Workshop parte IV
Workshop parte IV
Workshop parte IV
Workshop parte IV
Workshop parte IV
Workshop parte IV
Workshop parte IV
Workshop parte IV
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Workshop parte IV

127

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
127
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. AUTO-AVALIAÇÃO BE/CRE Integração/ Aplicação à realidade da escola/ biblioteca escolar. Oportunidades e constrangimentos . Parte IV
  • 2.  
  • 3.  
  • 4.  
  • 5.  
  • 6. colaborar com os professores como? de que forma?
  • 7. AUTO-AVALIAÇÃO BE/CRE A.1.1. Cooperação da BE com os órgãos pedagógicos de gestão intermédia da escola/agrupamento.   - A BE colabora com os Departamentos Curriculares/Grupos Disciplinares no sentido de conhecer os diferentes currículos e programas de estudo e de se integrar nas suas planificações.   -A BE colabora com os Conselhos de Docentes/Ano/Núcleo e/ou Turma com o objectivo de conhecer os diferentes projectos curriculares das turmas e de se envolver no planeamento das respectivas actividades, estratégias e recursos.   - A utilização da BE é rentabilizada pelos docentes no âmbito da actividade lectiva. A.1.2. Parceria da BE com os docentes responsáveis pelas disciplinares (NAC).     A BE programa com os docentes responsáveis o apoio às Áreas deProjecto.   A BE colabora com os docentes das turmas e/ou Directores de Turma na concepção e realização de iniciativas no âmbito da Formação Cívica.   A BE contribui para o enriquecimento do trabalho de Estudo Acompanhado/Apoio ao Estudo, assegurando a inclusão da biblioteca e dos seus recursos nas suas actividades.   A utilização da BE é rentabilizada pelos docentes em actividades relacionadas com as NAC ou outros projectos de caráctermultidisciplinar.   A .1.3. Articulação da BE com os docentes responsáveis pelos Apoios Educativos.   A BE trabalha com os Serviços de Apoio Educativo (SAE), com o intuito de apoiar os Planos de trabalho dos docentes de Educação Especial e dos responsáveis por outros Apoios Educativos ou Estratégias de Recuperação de alunos.   A utilização da BE é rentabilizada pelos docentes em actividades de Apoio Educativo.  
  • 8. AUTO-AVALIAÇÃO BE/CRE A.1.4. Integração da BE no Plano de Ocupação Plena dos Tempos Escolares (OPTE).   A BE colabora no planeamento e realização de actividades de substituição desenvolvidas no contexto da OPTE.   A utilização da BE é rentabilizada em actividades de estudo, leitura e pesquisa orientada, clubes, uso das TIC ou outras actividades de substituição relacionadas com as OPTE.   A.1.5 . Colaboração da BE com os docentes na concretização das actividades curriculares desenvolvidas no seu espaço ou tendo por base os seus recursos.   O Plano de Actividades da BE inclui actividades de apoio curricular a turmas/grupos/alunos.   A Equipa da BE auxilia no acompanhamento de grupos/turmas/ alunos em trabalho orientado na BE.   A Equipa da BE participa com o professor em actividades de sala de aula, sempre que solicitado.   A utilização da BE é rentabilizada pelos docentes em actividades de ensino e de apoio com os alunos.   A BE produz ou colabora com os docentes na produção de materiais didácticos, páginas de Internet, webquests, guiões de pesquisa, orientadores de leitura, maletas pedagógicas, dossiers temáticos, fichas de trabalho e outros materiais formativos e de apoio às diferentes actividades.   A BE divulga os materiais que produz através de sites web, blogs, plataformas de e-learning ou outros instrumentos de difusão.
  • 9. AUTO-AVALIAÇÃO BE/CRE   A A.2.1 . Organização de actividades de formação de utilizadores.   O Plano de Trabalho da BE inclui actividades de formação de utilizadores com turmas/grupos/ alunos e docentes no sentido de promover o valor da BE na escola, motivar para a sua utilização, esclarecer sobre as formas como está organizada e ensinar a utilizar os diferentes serviços.   Alunos e professores desenvolvem competências para o uso da biblioteca, revelando um maior nível de autonomia na utilização da BE após as sessões de formação de utilizadores.   A BE produz materiais informativos e/ou lúdicos de apoio A.2.2. Promoção do ensino em contexto de competências de informação. A BE procede, em ligação com os órgãos pedagógicos da Escola/Agrupamento, ao levantamento nos currículos das competências de informação inerentes a cada disciplina/área curricular e nível de estudo, com vista à definição de um currículo de competências transversais adequado a cada ano de escolaridade. A BE promove a integração, com o apoio dos órgãos de gestão e dos docentes, de um plano para a literacia da informação no Projecto Educativo e Curricular da Escola/Agrupamento e nos Projectos Curriculares das Turmas (decorrente do ponto anterior). A BE propõe um modelo de pesquisa de informação a ser usado por toda a escola. A BE estimula a inserção nas unidades curriculares, Áreas de Projecto, Estudo Acompanhado/ Apoio ao Estudo e outras actividades, do ensino e treino contextualizado de competências de informação. A BE produz e divulga, em colaboração com os docentes, guiões de pesquisa e outros materiais de apoio ao trabalho de exploração dos recursos de informação pelos alunos. Os elementos da Equipa da BE participam, em cooperação com os docentes, nas actividades de ensino de competências de informação com turmas/grupos/alunos.  
  • 10. formação TIC
  • 11. AUTO-AVALIAÇÃO BE/CRE A.2.3. Promoção das TIC e da Internet como ferramentas de acesso, produção e comunicação de informação e comorecurso de aprendizagem.   Os projectos escolares da iniciativa da BE ou apoiados por ela, incluem actividades de consulta e produção de informação e de intercâmbio e comunicação através das TIC. A BE organiza e participa em actividades de formação para docentes e alunos no domínio da literacia digital. A equipa da BE apoia os utilizadores na selecção e utilização de recursos electrónicos e media de acordo com as suas necessidades. A BE colabora na concepção e dinamização de actividades de educação para e com os media. A BE produz, em colaboração com os docentes, materiais informativos e de apoio à adequada utilização da Internet (guiões de pesquisa, grelhas de avaliação de sites, listas de apontadores, guias de procedimentos, etc.).
  • 12. AUTO-AVALIAÇÃO BE/CRE serviço da promoção da leitura
  • 13. AUTO-AVALIAÇÃO BE/CRE B.1 Trabalho da BE ao serviço da promoção da leitura variada e adequada aos gostos e interesses de informação dos utilizadores.   A BE desenvolve, de forma sistemática, actividades no âmbito da promoção da leitura.   A BE organiza sessões de leitura, de reconto ou outras que associem diferentes formas de leitura, de escrita ou de comunicação com o objectivo de promover o gosto pela leitura.   A BE incentiva a leitura informativa, com fins recreativos ou direccionada a projectos ou actividades formativas ou curriculares.   A BE explora contextos inter e transdisciplinares e associa um conjunto diversificado de actividades à leitura com o objectivo de desenvolver a oralidade, a escrita e as restantes literacias associadas ao acto de ler.   A BE promove encontros com escritores ou outros eventos culturais que aproximem os alunos dos livros ou de outros materiais/ ambientes e incentivem o gosto pela leitura.   A BE promove a articulação da leitura com os diferentes domínios curriculares, com os docentes, com a Biblioteca Pública ou com outras instituições.   A leitura em ambientes digitais é incentivada e as possibilidades facultadas pela WEB como o hipertexto, o e-mail, blogs, wikis, slideshare, youtube… são exploradas.   Ao uso destes ambientes são, nalguns casos, associadas, em contexto, a acções formativas que dotem os utilizadores das competências críticas e operacionais necessárias.   A BE procura estar informada relativamente às linhas de orientação e actividades propostas pelo Plano Nacional de Leitura.
  • 14. AUTO-AVALIAÇÃO BE/CRE B.2 Trabalho articulado da BE com departamentos e docentes e com o exterior, no âmbito da leitura   A leitura e as literacias constam como meta no Projecto Educativo e curricular de Escola/ agrupamento, em articulação com a BE. A BE promove a discussão conjunta sobre a importância da leitura na formação pessoal e no sucesso educativo. A BE trabalha articuladamente com docentes e departamentos na implementação de estratégias/ planos de trabalho para promoção da leitura por prazer (ficção e não ficção). A família e/ou outros membros da comunidade são envolvidos em projectos ou actividades nesta área. A BE difunde informação sobre livros e autores, organiza guiões de leitura, bibliografias e outros materiais de apoio relacionados com matérias de interesse curricular ou formativo. A BE colabora activamente com os docentes na construção de estratégias que melhorem as competências dos alunos ao nível da leitura e das literacias. A BE promove e participa na criação de instrumentos de apoio a actividades de leitura e de escrita/ produção de informação em diferentes ambientes: jornais, blogs, newsletter, webquests, wikis, etc. A BE conhece as linhas de orientação definidas pelo Plano Nacional de Leitura e desenvolve acções e articula actividades com os docentes, no sentido de promover a leitura.
  • 15. AUTO-AVALIAÇÃO BE/CRE Ler- Saber-Fazer ou Ler-Conhecer-Fazer…

×