Disciplina: SOCIOLOGIA
Professor: Gil Camelo
O Estado e a Responsabilidade
Social
Muitos são os conceitos imbricados no
contexto de Estado. Para os quais se
exige uma ...
Estado
Conceito :
 Por estado, entende-se a estrutura
organizacional política, fruto de um
contrato social que legitima a...
Corrente Marxista
 Para a teoria defendida por Marx e
Engels, o Estado é um aparelho de
favorecimento Burguês, em outras
...
O Estado
Hobbes/Rousseau
 O Estado existe a partir de Contrato
Social entre sociedade civil e o membro
representante do p...
Governo
 Esfera político-administrativa do Estado
 Conjunto de funções pelas quais, é assegurada a
ordem jurídica no Est...
Aparelho do Estado
 São instrumentos fortalecedores dos
representantes do Estado;
 Conjunto de instrumentos para a socie...
Sociedade Civil
 Situa-se entre o Estado e a chamada
Infra-estrutura ou, simplesmente,
estrutura econômica, na qual as
tr...
Sociedade Civil
 Para Marx, a Sociedade Civil localiza-se
no âmbito das relações econômicas e da
reprodução da vida mater...
Regime Político
 Compreende-se certa peculiaridade do
Estado, a qual, do ponto de vista
linguistico, é incorporada por um...
Sociedade Civil e a RS
 CIDADANIA
 COMUNIDADE
 SOCIEDADE CIVIL
 TERCEIRO SETOR
 VOLUNTARIADO
 NEOLIBERALISMO
 HEGEM...
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

O estado e a responsabilidade social

3,328

Published on

Material disponibilizado pelo Professor Gil Camelo, para os alunos do 2o. ano do Colégio Espaço Aberto - Fortaleza - Ce

Published in: Technology, Economy & Finance
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
3,328
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
47
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Transcript of "O estado e a responsabilidade social"

  1. 1. Disciplina: SOCIOLOGIA Professor: Gil Camelo
  2. 2. O Estado e a Responsabilidade Social Muitos são os conceitos imbricados no contexto de Estado. Para os quais se exige uma certa categorização 1. Estado 2. Governo 3. Aparelho do Estado 4. Sociedade Civil 5. Regime Político
  3. 3. Estado Conceito :  Por estado, entende-se a estrutura organizacional política, fruto de um contrato social que legitima a propriedade e os contratos  Ainda, o Estado é uma parte da sociedade e ao mesmo tempo a sobrepõe. Há duas correntes que explicam a ideia de Estado: Marxismo e o Lógico-dedutivo (Hobbes, Rousseau)
  4. 4. Corrente Marxista  Para a teoria defendida por Marx e Engels, o Estado é um aparelho de favorecimento Burguês, em outras palavras “o Estado é um local de organização política da Burguesia”.  Para o Marxismo, o Estado promove, por meio de seus aparelhos ideológicos, a manipulação dos ideias de uma sociedade, favorecendo, assim, a proposta burguesa.
  5. 5. O Estado Hobbes/Rousseau  O Estado existe a partir de Contrato Social entre sociedade civil e o membro representante do povo.  Os Autores possuem propostas divergentes sobre o Contrato Social: Hobbes: Leviatã- A Imagem do Estado Forte e Centralizador; Rousseau
  6. 6. Governo  Esfera político-administrativa do Estado  Conjunto de funções pelas quais, é assegurada a ordem jurídica no Estado. Este elemento estatal apresenta-se sob várias modalidades, quanto a sua origem, natureza e composição resultando nas diversas formas de governo. Três aspectos do direito público interno devem ser considerados preliminarmente: a) segundo a origem do poder, o governo pode ser de direito ou de fato; b) pela natureza das suas relações com os governados, pode ser legal ou despótico e; c) quanto à extensão do poder, classifica-se como constitucional ou absolutista.
  7. 7. Aparelho do Estado  São instrumentos fortalecedores dos representantes do Estado;  Conjunto de instrumentos para a sociedade se regular e usufruir benefícios coletivos- Nesse contexto o Estado é espaço de propriedade pública ou coletiva. Há o Público Estatal e o público não Estatal.  Aparelhos do Estado: 1. Polícia; 2. Ministério; 3. Juízes.
  8. 8. Sociedade Civil  Situa-se entre o Estado e a chamada Infra-estrutura ou, simplesmente, estrutura econômica, na qual as transações econômicas são realizadas;  Constituição das diferentes classes sociais sob a perspectiva de se ter acesso ao poder.  Instância onde as relações sociais e produtivas ocorrem.
  9. 9. Sociedade Civil  Para Marx, a Sociedade Civil localiza-se no âmbito das relações econômicas e da reprodução da vida material;  Para Gramsci, a Sociedade Civil tem uma função muito especial: unir, por meio das suas instituições (escola, jornais,igreja) etc), a superestrutura (alta burguesia+governo) coma infra-estrutura, formando um bloco histórico e permitindo a criação da hegemonia da classe dominante.
  10. 10. Regime Político  Compreende-se certa peculiaridade do Estado, a qual, do ponto de vista linguistico, é incorporada por um adjetivo; assim, o Estado pode ser “burocráticos”, “liberal”, termos que aludem ao regime político que determinado Estado pratica.  Os Estados no Capitalismo são Liberais, uma vez que permitem que as Empresas Concorram livremente, o chamada livre- mercado. Nosso Estado pertence ao regime de Adam Smith.
  11. 11. Sociedade Civil e a RS  CIDADANIA  COMUNIDADE  SOCIEDADE CIVIL  TERCEIRO SETOR  VOLUNTARIADO  NEOLIBERALISMO  HEGEMONIA  GLOBALIZAÇÃO
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×