Your SlideShare is downloading. ×
Massas de ar
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Massas de ar

9,122
views

Published on

Material sobre "Massas de ar" feito pela Professora Janaina Holanda para os alunos da 6a. série.- Colégio Espaço Aberto.

Material sobre "Massas de ar" feito pela Professora Janaina Holanda para os alunos da 6a. série.- Colégio Espaço Aberto.

Published in: Education

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
9,122
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
109
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. GeografiaMassas de Ar6a. Série
    ProfessoraJanaínaHolanda
  • 2. MASSAS DE AR
    As massas de ar são os elementos mais importantes para explicar as mudanças no comportamento dos fenômenos atmosféricos
  • 3. MASSAS DE AR
    Elas constituem volumes da atmosfera (semelhantes a enormes bolhas ou “bolsões”) contento algumas propriedades comuns (temperatura, umidade, etc) por causa da área em que se localizam. Movimentam-se muito. Geralmente uma empurra a outra e ocupa seu lugar.
  • 4. MASSAS DE AR
    Existem algumas massas de ar:
    - Polares- Equatoriais - Tropicais- Continentais
  • 5. MASSAS DE AR NO MUNDO
    Tropical - Temperaturas elevadas todo ano sem que a média térmica desça a menos de 20°C.
    Subtropical - Com um mês no mínimo e no máximo oito em que a média térmica é inferior a 20°C.
    Temperada - Com oito meses, no mínimo, em que a média térmica é menor que 20°C, além de diferenças sensíveis de temperatura quanto as quatro estações do ano.
    Fria - No qual somente durante quatro meses no ano a média de temperatura é maior que 10°C.
    Polar - Temperatura sempre inferior a 10°C.
  • 6. Para o território brasileiro,as mais importantes massas de ar são:
    • Massa equatorial atlântica (mEa) – Localiza-se na parte litorânea da Amazônia, em certos momentos do ano também se localiza no Nordeste. Tem seu centro de origem no oceano Atlântico. A massa equatorial atlântica é quente e úmida.
    • 7. Massa equatorial continental (mEc)– É uma massa quente e úmida. Localiza-se na porção noroeste da Amazônia, fica praticamente todo o ano. É a única continental (que se localiza acima dos continentes) úmida no globo, pois, como regra geral, as massas de ar oceânicas são úmidas e as continentais secas. Sua umidade pode ser explicada principalmente por causa da presença da floresta Amazônica. Tem o centro de origem na parte ocidental da Amazônia .
  • Para o território brasileiro, as mais importantes massas de ar são:
    - Massa Tropical atlântica (mTa) – Quente e úmida, originária do oceano Atlântico nas imediações do trópico de Capricórnio (que passa pela cidade de São Paulo), tem uma enorme influência sobre a parte litorânea do Brasil (do nordeste até o sul).
    - Massa tropical continental (mTc) – Originário na depressão do Chaco (parte da Argentina e do Paraguai) abrange uma área de atuação muito limitada. Ela é quente e seca.
    - Massa polar atlântica (mPa) – Tem suas origens nas porções do oceano Atlântico próximas a Patagônia (sul da Argentina). É uma massa de ar fria e úmida. Ela se atua mais no inverno, quando penetra no Brasil sob a forma de frente fria, provocando chuvas e declínio da temperatura.
  • 8.
  • 9.
  • 10.
  • 11.
  • 12.
  • 13. Curiosidades
    As localidades mais chuvosas são aquelas próximas as zonas equatoriais, pois é o local que apresenta a maior média de precipitação acumulada no ano.
    Já os locais mais secos do mundo são aqueles localizados em zonas áridas. Pode-se destacar o Oriente Médio na Ásia, a região da Patagônia na Argentina, a região norte da África e o deserto australiano, entre outros.
    Mas de todos o local que apresenta o menor índice de precipitação é o deserto do Atacama na cordilheira dos Andes da parte chilena. Lá em certos anos a precipitação, nas áreas mais secas, chega a registrar 0 (zero) mm.
  • 14. Curiosidades
    Quanto a temperatura, a localidade mais fria é o pólo sul da Terra na Antártida. A temperatura no inverno chega facilmente a -60°C e no verão as maiores temperaturas não são superiores a -5°C. No pólo sul também houve o registro da menor temperatura com -89°C. A maior temperatura já ocorrida na Terra foi de 58°C.
  • 15. Curiosidades
    Porém o fato mais curioso é o que ocorre na cidade de Verkoiansk na Rússia. No inverno a média de temperatura é tão baixa quanto nos pólos terrestres e no verão a média sobe para 19°C com temperaturas chegando a mais de 30°C no mês mais quente. A menor temperatura registrada nesta cidade é de -80°C.
  • 16. Curiosidades
    Durante um mesmo dia, no Irã as temperaturas podem variar mais de 30°C. Não é raro durante o fim de inverno ou no outono a temperatura mínima ficar em 2°C e durante a tarde subir para 35°C. É nesta região da Ásia, no Oriente Médio, que ocorre as maiores média de temperatura durante o verão. Em julho (verão do hemisfério norte), a média de temperatura no interior da Arábia Saudita e do Irã passa dos 35°C. A média de temperatura máximas nestas regiões chega a mais de 45°C no verão

×