Panorama das investigações sobre
micro e pequenas empresas no
turismo no período de 1990 a 2012

Kleber de Oliveira da Sil...
Estrutura da apresentação
1. Introdução
2. Metodologia
3. Produção científica internacional sobre MPE no
turismo
4. Produç...
Introdução
Micro e pequenas empresas
no Brasil

Micro e pequenas empresas
no setor do turismo no Brasil

•99% to total de ...
Introdução
Não existe uma definição internacional que seja aceita em comum acordo do que sejam
micro e pequenas empresas (...
Introdução

Objetivo:
Analisar a produção científica sobre
micro e pequenas empresas no
turismo no contexto brasileiro e
i...
Metodologia
•

Seleção de artigos publicados em periódicos científicos;

•

Período definido de análise: Janeiro de 1990 a...
Metodologia
•

Critério de seleção dos artigos: que falem de forma ampla e aprofundada sobre
o tema MPE no turismo;

•

Pa...
Metodologia
Levantamento de artigos por base de dados
Revistas
Brasileiras

Bases de
dados

Nº de
artigos

60

33

17

38
...
Produção Científica Internacional
Evolução da publicação de artigos internacionais
sobre MPE no turismo (1990-2012)

Fonte...
Produção Científica Internacional
Temas dos artigos
publicados no exterior

Ainda é necessário um
quadro teórico que conec...
Produção Científica Internacional
Definições de MPE utilizadas pelos
artigos internacionais

Na maioria dos casos não
são ...
Produção Científica Internacional
Países objetos de estudos dos artigos internacionais

Fonte: Elaboração dos autores (201...
Produção Científica Internacional
Setores no turismo objetos de estudos

Fonte: Elaboração dos autores (2013).

As especif...
Produção Científica Brasileira
Evolução da publicação de artigos sobre MPE no
turismo em periódicos de turismo brasileiros...
Produção Científica Brasileira
Temas dos artigos publicados em periódicos
de turismo brasileiros

Fonte: Elaboração dos au...
Produção Científica Brasileira
Definições de MPE utilizadas
pelos artigos brasileiros

Fonte: Elaboração dos autores (2013...
Produção Científica Brasileira
Estados objetos de estudos dos artigos
brasileiros
10 estados brasileiros
contam com pesqui...
Produção Científica Brasileira

Setores no turismo objetos de estudos

Fonte: Elaboração dos autores (2013).
Análise da Produção Científica
A pesquisa científica sobre micro e pequenas empresas no turismo não
desenvolveu aos passos...
Análise da Produção Científica
A academia utiliza-se de forma deliberada o termo “pequena empresa” para
referir-se a uma v...
Referências
SEBRAE. Anuário das pesquisas sobre as micro e pequenas empresas (2011)Brasília, 2012.
IBGE. Economia do Turis...
OBRIGADO!

Kleber de Oliveira da Silva
Mestrando em Turismo e Hotelaria - UNIVALI

E-mail: kleber.silva1@hotmail.com
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Panorama das investigações sobre micro e pequenas empresas no turismo no período de 1990 a 2012

118

Published on

A apresentação foi realizada no X Seminário da Associação Nacional de Pesquisa em Pós-graduação em Turismo (ANPTUR) evento realizado em Caxias do Sul em outubro/2013. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar as principais contribuições sobre micro e pequenas empresas no turismo no contexto brasileiro e internacional entre 1990 a 2012. Para a identificação dos artigos internacionais, foram consultadas as bases de dados que indexam os principais periódicos de turismo na língua inglesa (ScienceDirect, Sage, Emerald, EBSCO). Também foram levantados os artigos nos principais periódicos científicos de turismo em atividades no Brasil. Os resultados apontam que a produção científica internacional possui uma evolução irregular desde 1992, enquanto as pesquisas brasileiras iniciaram-se em 2004.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
118
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Transcript of "Panorama das investigações sobre micro e pequenas empresas no turismo no período de 1990 a 2012"

  1. 1. Panorama das investigações sobre micro e pequenas empresas no turismo no período de 1990 a 2012 Kleber de Oliveira da Silva Mestrando em Turismo e Hotelaria - UNIVALI Sara Joana Gadotti dos Anjos Profa. Dra. do Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria - UNIVALI
  2. 2. Estrutura da apresentação 1. Introdução 2. Metodologia 3. Produção científica internacional sobre MPE no turismo 4. Produção científica brasileira sobre MPE no turismo 5. Análise da produção científica
  3. 3. Introdução Micro e pequenas empresas no Brasil Micro e pequenas empresas no setor do turismo no Brasil •99% to total de empresas no Brasil são de micro ou pequeno porte; •97,2% das empresas no setor do turismo são de micro e pequeno porte (IBGE, 2007). •Empregam 51,6% dos brasileiros; •O setor de meios de hospedagem é composto em 90% por micro e pequenas empresas (EMBRATUR, 2006). •Participação em torno de 40% da massa salarial; •Compõe 12% do PIB do Brasil. (SEBRAE, 2012)
  4. 4. Introdução Não existe uma definição internacional que seja aceita em comum acordo do que sejam micro e pequenas empresas (MPE). Definições de micro e pequenas empresas no Brasil
  5. 5. Introdução Objetivo: Analisar a produção científica sobre micro e pequenas empresas no turismo no contexto brasileiro e internacional entre 1990 a 2012.
  6. 6. Metodologia • Seleção de artigos publicados em periódicos científicos; • Período definido de análise: Janeiro de 1990 a dezembro 2012; • Consultas a 4 bases de dados de periódicos em língua inglesa (ScienceDirect, SAGE, Emerald e EBSCO); • Foram analisados os periódicos brasileiros em turismo nas versões impressas e eletrônicas classificadas no sistema Qualis nos estratos B1, B2 e B3. Contou também com o auxílio do website “Publicações de Turismo”;
  7. 7. Metodologia • Critério de seleção dos artigos: que falem de forma ampla e aprofundada sobre o tema MPE no turismo; • Palavras-Chave: micro; small; business; firms; enterprises; tourism; hospitality; hotel; micro; pequenas; empresas; turismo; hotelaria; • Leitura dos títulos, resumos e palavras-chave para seleção do trabalho; • Os dados foram tabulados no Microsoft Excel 2007; • Dados coletados: ano de publicação; tema central; definições de MPE adotadas nos trabalhos; locais investigados (países ou estados brasileiros); tipo do artigo: empírico ou ensaio teórico; setores no turismo objetos de estudos.
  8. 8. Metodologia Levantamento de artigos por base de dados Revistas Brasileiras Bases de dados Nº de artigos 60 33 17 38 18 TOTAL 166 Fonte: Elaboração dos autores (2013). *148 artigos internacionais . * Foi encontrado 20 artigos na base de dados Taylor & Francis, mas com acesso bloqueado no Portal CAPES.
  9. 9. Produção Científica Internacional Evolução da publicação de artigos internacionais sobre MPE no turismo (1990-2012) Fonte: Elaboração dos autores (2013). *130 pesquisas empíricas e 18 de caráter teórico.
  10. 10. Produção Científica Internacional Temas dos artigos publicados no exterior Ainda é necessário um quadro teórico que conecte esses trabalhos, que se apresentam em muitos casos dispersos (Morrison, Carlsen & Weber , 2010) Fonte: Elaboração dos autores (2013).
  11. 11. Produção Científica Internacional Definições de MPE utilizadas pelos artigos internacionais Na maioria dos casos não são apresentados os critérios utilizados, e as devidas justificativas de sua adoção. A falta de conexão entre as definições evidencia as dificuldades de fazer analises comparativas entre os trabalhos. Fonte: Elaboração dos autores (2013).
  12. 12. Produção Científica Internacional Países objetos de estudos dos artigos internacionais Fonte: Elaboração dos autores (2013).
  13. 13. Produção Científica Internacional Setores no turismo objetos de estudos Fonte: Elaboração dos autores (2013). As especificidades de cada setor no turismo devem ser tratadas de forma mais aprofundada e separada das demais (Reichel & Haber, 2005)
  14. 14. Produção Científica Brasileira Evolução da publicação de artigos sobre MPE no turismo em periódicos de turismo brasileiros (19902012) Fonte: Elaboração dos autores (2013). *17 pesquisas empíricas e 1 de caráter teórico.
  15. 15. Produção Científica Brasileira Temas dos artigos publicados em periódicos de turismo brasileiros Fonte: Elaboração dos autores (2013).
  16. 16. Produção Científica Brasileira Definições de MPE utilizadas pelos artigos brasileiros Fonte: Elaboração dos autores (2013).
  17. 17. Produção Científica Brasileira Estados objetos de estudos dos artigos brasileiros 10 estados brasileiros contam com pesquisas sobre MPE no turismo Curitiba é a cidade com maior número de estudos: 5 no total. A região norte foi a única que não contou com nenhum artigo.
  18. 18. Produção Científica Brasileira Setores no turismo objetos de estudos Fonte: Elaboração dos autores (2013).
  19. 19. Análise da Produção Científica A pesquisa científica sobre micro e pequenas empresas no turismo não desenvolveu aos passos de sua importância para o setor (Morrison, Carlsen, & Weber, 2010; Page, Forer, & Lawton, 1999; Thomas, Shaw, & Page, 2011); A literatura é rica em fatos e dados empíricos, porém pobre em teoria (Getz & Carlsen, 2005; Morrison et al., 2010; Thomas et al., 2011); O principal motivo da falta de um corpo teórico mais aprofundado, é a grande variedade de temas abordados, que representam iniciativas muitas vezes isoladas e com poucas pesquisas sobre o assunto (Thomas et al., 2011); A literatura mostra que apenas utilizar-se de uma categorização pré-definida como quantidade de funcionários ou receita anual, é algo limitado, e que não expressa às especificidades das realidades investigadas.
  20. 20. Análise da Produção Científica A academia utiliza-se de forma deliberada o termo “pequena empresa” para referir-se a uma variedade de realidades. (Thomas, 2000); Apesar da literatura sobre MPE ser apresentada como dispersa e com pouco diálogo entre si (Morrison, Carlsen & Weber , 2010), nota-se a existência de algumas relações envolvendo muitos trabalhos levantados; As pesquisas futuras necessitam analisar as MPE de um modo mais analítico, ressaltando as características da realidade na qual ela está inserida (Morrison, Carlsen, & Weber, 2010; Thomas, Shaw, & Page, 2011); A maioria dos trabalhos existentes são provenientes de países desenvolvidos, isso faz com que seja necessária ponderação quanto a utilização destes trabalhos como referencia; O debate sobre a definição de MPE no turismo ainda está aberto, necessitando de maior teorização por parte dos pesquisadores.
  21. 21. Referências SEBRAE. Anuário das pesquisas sobre as micro e pequenas empresas (2011)Brasília, 2012. IBGE. Economia do Turismo: análise das atividades características do turismo 2007Rio de Janeiro, 2007. EMBRATUR. Meios de hospedagem: estrutura de consumo e impactos na economia, São Paulo, 2006. BRASIL. Lei 123/06: Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. . 2006. BNDES. Apoio às micro, pequenas e médias empresas. . 2012, p. 1–29. MORRISON, A.; CARLSEN, J.; WEBER, P. Small tourism business research: change and evolution. International Journal of Tourism Research, v. 12, p. 739–749, 2010. REICHEL, A.; HABER, S. A three-sector comparison of the business performance of small tourism enterprises: an exploratory study. Tourism Management, v. 26, n. 5, p. 681–690, out. 2005. GETZ, D.; CARLSEN, J. Family business in tourism: state of art. Annals of Tourism Research, v. 32, p. 237–258, 2005. THOMAS, R. Small firms in the tourism industry: some conceptual issues. International Journal of Tourism Research, v. 2, p. 345–353, 2000. THOMAS, R.; SHAW, G.; PAGE, S. J. Understanding small firms in tourism: a perspective on research trends and challenges. Tourism Management, v. 32, p. 963–976, 2011.
  22. 22. OBRIGADO! Kleber de Oliveira da Silva Mestrando em Turismo e Hotelaria - UNIVALI E-mail: kleber.silva1@hotmail.com

×