Your SlideShare is downloading. ×
Região Norte
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Região Norte

659
views

Published on

Região norte.Slide

Região norte.Slide

Published in: Education

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
659
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
38
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Dentre os complexos regionais brasileiros, a Amazônia é o maior deles, contendo todos os estados do Norte (com exceção do sul de Tocantins, boa parte do estado do Mato Grosso do Sul e ainda um pedaço oeste do Maranhão (região Nordeste). Sua área é de aproximadamente 5,1 milhões de m², mas, é a região geoeconômica menos populosa.
  • 2. O bioma Amazônia ocupa cerca de 40% do território nacional. Nele estão localizados os estados do Pará, Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia e Roraima e algumas partes do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. Também inclui terras de países próximos ao Brasil, como as Guianas, Suriname, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia. A floresta amazônica é conhecida como abrigo da maior biodiversidade do mundo, pois nela podem ser encontradas milhares de espécies animais, vegetais e micro-organismos.
  • 3. Recebe o nome de igapó uma vegetação submersa típica da floresta amazônica, localizada em solo permanentemente alagados, estreitos e baixos próximos aos rios. Em outras palavras, o igapó é uma mata que cresce dentro da água.
  • 4. Recebe o nome de várzea uma vegetação característica da região amazônica, presente nos estados do Pará e Amapá.A várzea é uma mata de inundação temporária e de variável composição vegetal, causada pela constante vazão dos rios, ou seja, pela entrada e saída de água das marés fluviais.
  • 5. Ocupa a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios.Nessa parte da floresta as árvores apresentam alturas que oscilam entre 30 e 60 metros e se desenvolvem com distâncias restritas entre si, fato que dificulta a inserção de luz, uma vez que as copas das mesmas ficam muito próximas.
  • 6. E um tipo de vegetação de transição entre outros biomas, sua cobertura vegetal é composta por árvores com alturas que variam entre 15 e 20 metros, os troncos são finos e as copas restritas.
  • 7. Na região amazônica chove bastante e a temperatura é elevada, normalmente variando entre 22ºC e 28ºC. É o chamado clima equatorial úmido, que caracteriza algumas áreas próximas à linha do Equador. De acordo com a intensidade das chuvas sobe o nível dos rios, com o aumento do nível dos rios algumas áreas podem ser alagadas e, uma vez alagadas, essas áreas podem ser mais ou menos adequadas à vida de determinados vegetais e animais.
  • 8. A hidrografia amazônica é bastante rica, possuindo a maior bacia hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica, formada pelo rio Amazonas e seus afluentes.No leito de seus rios correm cerca de 20% da água doce existente na terra.
  • 9. A Biodiversidade desta região é única e uma das mais ricas do mundo. Estima-se em cerca de um milhão de espécies animais e vegetais, o que representa a metade das espécies registradas em todo o planeta. Esta biodiversidade constitui uma reserva estratégica para a sobrevivência do ser humano. Esta biodiversidade constitui uma considerável reserva de plantas alimentícias, bem como de plantas medicinais. Cerca de 70% dos resultados na medicina moderna, provêm de plantas das florestas tropicais, apenas em cancerologia.
  • 10. A ameaça da ação humana como a devastação, os crimes ambientais, os produtos de exploração,a extinção de animais, a biopirataria, entre outros, tem sido foco para a preservação do ecossistema. Atualmente os grandes problemas encontrados na Floresta Amazônica são o desmatamento, a má administração dos seus recursos e a necessidade do homem pela constante procura de materiais e alimentos.