Your SlideShare is downloading. ×
0
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Eventos pdf
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Eventos pdf

6,716

Published on

0 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
6,716
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
5
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. PATRÍCIA VENTURA
  • 2. O evento exige Planejamento Programação Execução Monitoramento.... de uma sequencia de atividades...
  • 3. Como os eventos beneficiam alocalidade que os promovem? Shoppings. cinemas teatros. bares. Restaurantes. Além de ser um bom negócio para os locais receptivos, esse tipo de turismo independe dos fatores climáticos.
  • 4. Eventos Eventos são todos os acontecimentos previamente planejados, organizados e coordenados de forma a contemplar o maior número de pessoas em um mesmo espaço físico e temporal, com informações, medidas e projetos sobre uma ideia, ação ou produto, apresentando os diagnósticos de resultados e os meios mais eficazes para se atingir determinado objetivo. (MARTIN, 2008).
  • 5. Turismo de Negócios & Eventos “Turismo de Negócios & Eventos compreende o conjunto de atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social”. (Marcos Conceituais – MTur)
  • 6. Atividades turísticas Constituem-se na oferta de serviços, equipamentos e produtos que viabilizam o deslocamento e a estada do turista e também na realização do negócio ou do evento como atrativo. Incluem as seguintes atividades: transportes; opera-ção e agenciamento turístico; hospedagem; alimentação; organização e operação de eventos; espaços para eventos; recepção; recreação e entretenimento; atividades complementares
  • 7. Quem é o turista de Negócios eEventos... Segundo o volume editado pelo Ministério do Turismo, o turista de negócios e eventos, doméstico e internacional, apresenta algumas características comuns: Escolaridade Superior. Poder aquisitivo elevado. Exige praticidade, comodidades, atendimento e equipamentos de qualidade. Representa organizações e empresas. Realiza gastos elevados em comparação a outros segmentos. Permanência média de quatro dias (doméstico) e de oito dias (internacional).
  • 8. check - list check - list é uma lista de verificação que varia conforme o setor no qual é utilizada. Pode ser elaborada para verificar as atividades já efetuadas a ainda a serem feitas. Na organização de um evento, um casamento, por exemplo, o chec - klist considera desde a definição da data até a edição das fotos e vídeos da cerimônia.
  • 9. GARDEN PARTY
  • 10. UM NOVO CONCEITOSHOWCASING EM(VITRINE EXPOSIÇÃOINTERATIVA) UM NOVO CONCEITO DE EXPOSIÇÃO
  • 11. WORKSHOPDE WORKSHOPQUALIDADE ARAÇATUBADE VIDA
  • 12. CARDEAIS SEREUNEM PARAELEGER NOVO PAPA,CONCLAVE
  • 13. REUNIÃO DE AUTORIDADES ECLESIÁSTICAS PARA DEFINIR DOGMAS DA IGREJACONCÍLIO
  • 14. Convenção de Convensapa Portugal ção da2006 Casa da Benção
  • 15. MOSTRAMARÍTIMA DEARTE E CULTURA
  • 16. LEILÃO LEILÃO DEDE PREFEITURAGADO
  • 17. FEIRA DO LIVROREALIZADA EMPORTUGAL
  • 18. Jornada Mundial da Juventude  QUANDO E ONDE SERÁ A PRÓXIMA JORNADA?  A próxima JMJ acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho de 2013.  São 6 dias...
  • 19. Mais eventos
  • 20. Mais eventos
  • 21. Mais eventos
  • 22. Sobre eventos Em eventos coorporativos, como feiras e convenções, são mais de 300 itens a serem cumpridos. Por isso é extremamente importante a contratação de uma empresa idônea e com experiência comprovada na área. A realização desses eventos requer meses, às vezes, anos de preparação e pesquisa, sendo observado até mesmo a estrutura de centro de convenções, exposições e hotéis da cidade onde esse será realizado. Para que um evento desse porte possua a organização e a qualidade adequadas, é imprescindível saber definir suas reais necessidades. Sendo então fundamental dizer a empresa contratada o tipo de evento a ser realizado.
  • 23. Classificação QUANTO AO PORTE: Pequeno: 100 pessoas. Médio: entre 100 e 300 participantes. Grande: acima de 300. Mega Evento : acima de 5.000 participantes. QUANTO A PERIODICIDADE: Determinada: data conhecida do público. Variável: data de acordo com a conveniência do promotor do evento. Indeterminada: evento único ou esporádico. QUANTO A NATUREZA. Artístico – cultural. Esportivo – Competitivo Promocionais Treinamento Técnico - Científico Típicos/folclóricos e religiosos...Etc...
  • 24. Classificação de Eventos Comerciais: convenção, workshop, mostra leilão. Feira, exposição, desfile, encontro, reunião, etc. Culturais: congresso, seminário, simpósio, conferencia, curso, palestra, mesa redonda painel, fórum, colóquio etc. Sociais: recepção, baile, casamento, formatura, garden party, aniversário, passeio, etc. Artístico/culturais: Desfile, festival, concerto, show, amostra, exposição, etc. Gastronômicos: banquete, coquetel, festival etc. Esportivos: competição, remate, excursão, premiação, etc. Políticos: debate, reunião, palestra, homenagem, convenção, etc. Históricos: aniversário, inauguração, comemoração, desfile, etc. Religiosos: encontros, conclave, festa concílio, cerimonial, Científicos ou técnicos: congresso seminário, palestra, etc.
  • 25. Principais Eventos Exposição – Tem como objetivo a divulgação de um produto e/ou serviço apresentado em um espaço fixo, como stands. Feira – Diferente da Exposição, a Feira tem caráter comercial, de venda do produto e/ou serviço. Salão – Mistura de Exposição e Feira. Visa tanto a divulgação quanto à venda de produto e/ou serviço. Mostra – Variação da Exposição, objetiva divulgar, porém sem possuir um local fixo. Congresso – Internacionais, nacionais e regionais os congressos são de porte e tem alguns dias de duração. Possuem várias reuniões e podem ter também exposições ou feiras. Geralmente acontecem eventos sociais visando a confraternização dos participantes. Conferência – Reunião na qual uma pessoa, que tem amplo conhecimento sobre um assunto, realiza uma apresentação para um público previamente inscrito e que desconhece o tema. Em alguns casos o conferencista fica a disposição dos participantes para esclarecer dúvidas.
  • 26. Principais Eventos Palestra – Também é uma apresentação de um assunto por uma pessoa especialista. A diferença da conferência é que geralmente os ouvintes já têm algum conhecimento do assunto que será abordado e buscam apenas mais informações. Simpósio – Apresentação de vários expositores que tratam de assuntos específicos relativos a um tema comum e geralmente científico. Nesse tipo de evento existe a figura de um coordenador, que apresenta os participantes e limita o tempo de exposição de cada um. Após isso, o coordenador abre uma sessão de perguntas e respostas, com participação de uma platéia de ouvintes. Mesa Redonda – Como o simpósio também há a figura de um coordenador de mesa e de especialistas que apresentam assuntos específicos sobre um tema geral.A diferença está no debate, que é restrito a esses participantes.
  • 27. Principais Eventos Painel – Debate entre alguns especialistas sobre um determinado tema, também sob a coordenação de um moderador. Convenção – Encontros de determinados grupos para discutir assuntos afins. Geralmente utilizadas por entidades empresariais, políticas ou ainda por grupos sociais. As convenções buscam a integração dessas pessoas. Seminário – Exposição, discussão e conclusão de um determinado assunto para uma platéia. Pode ser feita por um especialista ou por um coordenador. Após a exposição aquela é dividida em grupos de discussão para elaboração de conclusões. Essas são reunidas pelo coordenador e resumidas em uma conclusão final com base na opinião da maioria.
  • 28. Principais Eventos Workshop – Apresentação de um determinado assunto seguido de uma demonstração. Tornou-se usual denominar oficina como workshop. A diferença entre as duas é que a oficina é mais utilizada em caráter educacional e o workshop em caráter comercial. Colóquio – Reunião fechada de um grupo onde ocorre a exposição de um tema. Visa prestar esclarecimento e decisões sobre o assunto em pauta. Sempre com a presença de um coordenador. Festival – Evento artístico, com apresentações previamente selecionadas e de cunho competitivo. Visa a divulgação e promoção. Visita – Apresentação de produtos, serviços e/ou instalações da organização visitada por um grupo seleto de pessoas. Possui duração média de 2 horas. Bolsa de Contratação – Visa contato direto entre contratante e contratados de determinada área. Podendo vir a se formar vínculos profissionais ou de contratação de estágio.
  • 29. Principais Eventos Curso – Destinado a um público selecionado e homogêneo visa o aprendizado desses em determinado assunto. Fórum – Um coordenador tem a função de reunir as diferentes opiniões provenientes de discussões, idéias e sugestões apresentadas pelos participantes. É então elaborada uma conclusão baseada na opinião da maioria. Deve ser apresentado um documento final, aprovado e assinado por todos. Brainstorming – Reunião onde os participantes emitem livremente idéias para solucionar uma questão ou problema. Há duas etapas: a criativa que consiste na exposição do tema ou problema e a avaliativa, onde são lançadas as idéias e a síntese. Jornada – Mini-congressos constituídos por reuniões de grupos de uma determinada região. Realizadas periodicamente visam discutir um ou mais assunto de interesse do grupo.
  • 30. FEIRA DEARTESANATO
  • 31. EXPOSIÇÃO O QUE ÉTEATRO
  • 32. DESFILE DE MODAS
  • 33. GERALMENTEREUNIÃO EM NUMERO DE 8 A 10 PESSOAS...
  • 34. ENCONTRO DEWEBDESIGNERSEM CURITIBA
  • 35. SEMINÁRIO NAPOLICIA MILITAR
  • 36. MESA REDONDA
  • 37. VIDEOCONFERÊNCIA
  • 38. SHOW
  • 39. Principais Agentes promotores dosetor de Eventos & Negócios. 1 – Promotores de Eventos: São os donos do evento. 1.1 Eventos Governamentais. 1.2 Eventos Não Governamentais. 2 – Governos. 3 – Setor Privado. 3.1 – Empresas Organizadoras de Eventos. 3.2 – Empresas de Serviços Especializados. 3.3 – Centros de Eventos. 3.4 – Empresas de Marketing Promocional.
  • 40. O que é preciso para umalocalidade sediar um evento? Para sediar um evento de médio ou grande porte, não basta ao destino possuir um centro de convenções grande e moderno. É preciso também, possuir uma boa estrutura de acesso, principalmente aérea e meios de hospedagem com número de leitos suficiente para atender os turistas atraídos pelo evento.
  • 41. Os Convention & VisitorsBureaux (CVBx) A sua missão é o desenvolvimento socioeconômico do destino por meio do aumento do fluxo turístico e da captação de eventos e possuem informações atualizadas sobre a estrutura da cidade e da região para o segmento, os atrativos turísticos, as potencialidades e os diferenciais do destino e também sobre os mercados efetivos e potenciais. Dessa forma, vislumbra-se a viabilidade do segmento, como forma de redirecionar fluxos turísticos e interiorizar a atividade, e, consequentemente, melhor distribuir os benefícios.
  • 42. O Profissional de Eventos DEVER SER: Seguro. Disciplinado. Flexível. Raciocínio Rápido. Paciencia. Auto – controle Serenidade.
  • 43. Vai além das fronteiras... O evento é muito mais do que o planejamento, a programação, a execução e o monitoramento de uma sequencia de atividades destinadas a um público específico e realizadas em local apropriado. O evento deve ser pensado como uma atividade econômica e social que gera uma série de benefícios para os empreendedores, para a cidade promotora, para o comércio local, restaurantes, hotéis e para a comunidade (BRITTO & FONTES, 2002).
  • 44. E para finalizar... "Ser obrigado a trabalhar, e obrigado a fazer o melhor possível, cria em você moderação e autocontrole, diligência e força de vontade, ânimo e satisfação, e cem outras virtudes que o preguiçoso nunca conhecerá." (Charles Kingsley)
  • 45. BIBLIOGRAFIA http://www.infoescola.com/curiosidades/checklist/. http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/ o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Turi smo_de_Negxcios_e_Eventos_Versxo_Final_IMPRE SSxO_.pdf http://www.turismo.gov.br/turismo/programas_acoes/r egionalizacao_turismo/estruturacao_segmentos/nego cios_eventos.html. ZANELLA, Luis C. Manual de organização de eventos: planejamento e operacionalização. 1º Ed. São Paulo: Atlas, 2003. http://www.revistaturismo.com.br/artigos/prof- eventos.html

×