Métricas Essenciais em E-mail Marketing

1,369 views

Published on

O especialista Alessandro Vieira, da Iagente, mostra a quais métricas você precisa ficar atento para potencializar seus disparos em e-mail marketing.

Published in: Education

Métricas Essenciais em E-mail Marketing

  1. 1. MINI-CURSOMÉTRICAS DO EMAIL MARKETING
  2. 2. Afinal, o que é Email Marketing?
  3. 3. E-mail marketingé a estratégia de comunicação demarketing direto através do envio de campanhas poremail.Importante: utilize das boas práticas do email marketing principalmente no que sediz respeito ao cadastro através de Opt-inrespeitando o Opt-out (cancelamento).
  4. 4. Quais as utilizações do Email Marketing?
  5. 5. USO PROMOCIONAL•Oferta de produtos e serviços.•Campanhas de fidelização.•Pesquisas de satisfação.• Cartões comemorativos e de aniversário.USO INFORMATIVO• Informativos periódicos: notícias, artigos.• Comunicados internos.ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS• Distribuição de convites.• Confirmação de presença.• Agradecimento de participação.
  6. 6. Números do Email Marketing no Brasil
  7. 7. Conclusão:O email ainda é a fonte de comunicação preferida, apesar de anunciarem a sua“morte” a todo momento.O email tem um caráter mais pessoal e privado do que as redes sociais e por istoele é preferido, assim como as mensagens por SMS.
  8. 8. Importante:A escolha do assunto é um elemento bem importante para estratégias de email marketing.
  9. 9. Medir o ROI é mais fácil no email marketing (mídias online).
  10. 10. Porque medir?
  11. 11. • Conhecer meu público-alvoComportamento, hábitos, regiões - (dispositivo mais utilizado para aberturas,localização, dia e hora da abertura, engajamento - abre e clica, somente abre amensagem, entra em contato, etc.)• Melhorar o desempenho da comunicaçãoConhecendo melhor o público-alvo pode-se oferecer conteúdo relevante -direcionado e segmentado.• Retorno do investimentoRealizando as ações acima, resultado é maior retorno sobre o investimento (ROI).
  12. 12. O que medir no email marketing?
  13. 13. AberturasContatos que abrem comfrequência são os usuários maisengajados.Através das aberturasé possívelsaber os dispositivos em que suamensagem foi aberta (computadorou dispositivo móvel), a região docontato e o dia/horacom maiortaxa de leitura.Em média, uma taxa de aberturade 20% a 30% de abertura já éconsiderada umaconsideravelmente boa (excetocasos de promoções nãosegmentadas).
  14. 14. CliquesContatos que abrem e aindaclicam são os mais interessados noseu produto ou serviço.Por isto a importância de criar linksestratégicos em suas mensagens.Através destes links é que seconsegue medir a relevância doseu conteúdo junto aos seusclientes.
  15. 15. CancelamentosPelos cancelamentos e motivosinformados você pode ver quemrealmente não está interessado noseu produto ou serviço. Este públicopode ser ignorado ou trabalhado.Uma ferramenta profissional deEmail Marketing já dispõe de um linkautomático de descadastramentoeuma pesquisa opcional do motivo.Através do motivos você pode saberquais as decisões erradas na suaestratégia de envio e corrigi-las:frequência muito alta, assunto nãointeressa, não solicitou receberemails, etc.
  16. 16. Já enviei e analisei os dados. O que posso fazer agora?
  17. 17. Segmentar seupúblicoCom uma boa ferramenta de emailmarketing é possível criar grupos apartir dos resultados obtidos.Exemplo: criar grupos por região,criar grupos somente com os queabriram, criar grupos somente comos que clicaram, etc.
  18. 18. Escolha dias ehorários com picode aberturasImportante: 10h da manhã(principalmente na segunda) e 14h datarde são em média os horários commaior taxa de abertura.O Porquê disto? Neste horário existemuito SPAM e seu email se mistura oué deletado.
  19. 19. Aumentar taxade cliquesAo criar sua mensagem ofereçaconteúdo relevante sempre. Eviteexpressões genéricas (clique aqui,saiba mais, veja mais, etc.).Chame o seu contato para ação -estimule ele a clicar.Exemplo:Ao vender um curso, crie um botãocom o texto Inscreva-se agora.
  20. 20. Vamos resumir o que aprendemos então?
  21. 21. Definimos o que é email marketing e sua utilização.Analisamos alguns números do mercado de email marketing.Mail e SMS é mais pessoal e privado.Falamos da importância de medir no email marketing.Conhecer meu público-alvoMelhorar o desempenho da comunicaçãoRetorno do investimentoDefinimos o que medir no email marketing.AberturasCliquesCancelamentosDemonstramos o que fazer com os dados obtidos em um relatório de envioSegmentar seu público.Testar o conteúdo.Enviar nos dias e horários com pico de leitura.Aumentar a taxa de cliques
  22. 22. FIMObrigado pela audiência e sucesso nos negócios! www.iagente.com.br

×