Your SlideShare is downloading. ×
México
México
México
México
México
México
México
México
México
México
México
México
México
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

México

973

Published on

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
973
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
16
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. ESCOLTINIAS FLORES DA CUNHA, 20 DE OUTUBRO DE 2011, QUINTA-FEIRA – 1ª Edição Nossos jornalistas O preparam CALENDÁRIO grandes ASTECA reportagenssobre o México. Confira... EDIÇÃO MILHO, A BASE ESPECIAL Os astecas usavam o ouro DA no artesanato. MÉXICO ALIMENTAÇÃO ASTECA Conheça asTenochtitlán???? pirâmides do Sol O que é isso? e da Lua.
  • 2. ESCOLTINIAS 20 DE OUTUBRO DE 2011 – Autores: Nicollas, Anderson e Bruna LOCALIZAÇÃO Curiosidades sobre a localização do povo Asteca -->LEIA: A partir de --> A partir de Tenochtitlán (a 1517, as principal cidade) os expedições astecas espanholas, conquistaram, conquistaram e através de guerras, destruíram a um território tão civilização vasto que Asteca, corresponde hoje erguendo sobre ao México e ao as ruínas de seus norte da América templos Central (Guatemala catedrais cristãs. e Nicarágua). O MÉXICO FOI CONQUISTADO PELOS ESPANHÓIS
  • 3. ESCOLTINIAS 20 DE OUTUBRO DE 2011 – Autores: Nicollas, Anderson e Bruna PRINCIPAL CIDADE Tudo sobre a cidade Tenochtitlán. --> A capital do Império- Asteca era Tenochtitlán (hoje a cidade do México), tinha uma população de 400.000 habitantes, (na época, era maior do que qualquer cidade Européia)‫‏‬ -->Esta cidade Asteca apresentava um gigantesco conjunto arquitetônico, no qual se destacavam a "pirâmide do Sol“ e a HOJE TENOCHTITLÁN É A "pirâmide da Lua" (42m de GRANDE CIDADE DO MÉXICO altura, 1600 m² na base).
  • 4. ESCOLTINIAS 20 DE OUTUBRO DE 2011 – Autores: Pedro, Leonardo e Igor A ENGENHARIA A engenharia dosAstecas era muitorigorosa. Construíramdois aquedutos quelevavam água potáveldo planalto atéTenochtitlán, além demuitas pontes, queconstituíam a maiorparte do território dacapital. AQUEDUTOSABASTECIAM A CIDADE A água chegava à cidade por dois aquedutos que foram construídosabaixo da estrada real. Tenochtitlán não era um centro comercial ou/eindustrial e a população vivia a custa de impostos extraídos das tribosconquistadas. Haviam também belíssimos monumentos, jardins, palácios,templos, pirâmides e mercados.
  • 5. ESCOLTINIAS 20 DE OUTUBRO DE 2011 – Autores: Pedro, Leonardo e Igor Lista de edifícios construídos por astecas do Centro Cerimonial:● 1-Casa das águias● 2-Edificio C. Xochipilli● 3-Templo Mayor(onde eram feitos os sacrificios aos deuses)● 4-Edificio F. Xochipilli Os astecas ao longo do tempo● 5-Xochiquétzal devido as grandes dificuldades de● 6-Chicomecóatl construção na ilha dentro do lago● 7-Ehécatl de Texcoco, além do grande● 8-Cihuacoatl● 9-Coacalco problema de levar coisas até lá,● 10-Calmecac foram desenvolvendo técnicas de● 11-Tzompantli engenharia para aprimorar o● 12-Jogo de bola desenvolvimento da cidade de● 13-Tozpalatl Tenochtitlán.● 14-Tonatiuh
  • 6. ESCOLTINIAS 20 DE OUTUBRO DE 2011 – Autores: Matheus e Malu ARQUITETURA ASTECA Os templos e palácios da Os Astecas construíam um civilização asteca eram novo templo a cada 52 anos muito bem planejados. para agradecer aos deuses o A grandiosidade desses fato de o mundo não ter centros assombra ainda acabado. Em vez de demolir o hoje todos os seus velho templo, eles construíam visitantes. outro em OS TEMPLOS ERAM cima daquele. Assim, cada ERGUIDOS O MAIS ALTO templo era maior e mais POSSÍVEL PARA QUE OS importante do que os outros. ASTECAS PUDESSEM FICAR PERTO DOS SEUS DEUSES DO CÉU. No topo havia uma plataforma onde eram sacrificadas as pessoas, geralmente prisioneiros, escolhidas como oferendas aos deuses.
  • 7. ESCOLTINIAS 20 DE OUTUBRO DE 2011 – Autores: Matheus e Malu PIRÂMIDES DA LUA E DO SOL Monumentais emisteriosas, as Pirâmides do Sol e da Lua se encontram no sítio arqueológico de Teotihuacan, um dos mais conhecidos do mundo, localizada a ACIMA: PIRÂMIDE DO SOL, com 63m de altura. 50Km da cidade do ABAIXO: PIRÂMIDE DA LUA, com Mexico. 45m de altura.A cidade é uma das mais impressionantes do mundo antigo, foi fundada antes da eracristã e chegou a ter mais de 125 mil habitantes.
  • 8. ESCOLTINIAS 20 DE OUTUBRO DE 2011 – Autores : Felipe, Juli e Eduarda. ARTE ASTECA DESCUBRA UM POUCO SOBRE OS ESCULTORES ASTECAS E SUAS OBRAS Os escultores astecas usavam, principalmente, basalto, ouro, pedras e cerâmica para a confecção de esculturas. Fizeram estátuas de corpos humanos, figuras sagradas,divindades astecas, máscaras,calendários e imagens de animais.
  • 9. ESCOLTINIAS 29 DE SETEMBRO DE 2011 – Autores: Camile, Alecsander e Elias. O CALENDÁRIO ASTECA O Tonalpohualli, que na língua nativa Asteca significava ‘contagem dos dias’, é um calendário de 260 dias, que corresponde a um determinado período (geralmente seria um ano). É CONHECIDO COMO PEDRA DO SOL Esse calendário não é solar e nem lunar, mas sim composto de 20 trezenas (ou um período de treze dias). Cada trezena era dedicada a uma divindade e essa divindade era responsável por aquele período.
  • 10. ESCOLTINIAS 29 DE SETEMBRO DE 2011 – Autoras: Camile, Alecsander e Elias. Os astecas tinham a crença de que o fim do mundo se daria ao terminar um ciclo de 52 anos. Se preparavam para essa data, destruindo todas as suas posses, seu templos e até seus fogos eram extintos. Os sacerdotes se dirigiam à Colina da Estrela, e ali aguardavam com grande devoção e silêncio a passagem das Plêiades. ANO POSSUÍA INÍCIO NO SOLSTÍCIO DE INVERNO COM UM CICLO DE 18 MESES DE 20 DIAS CADA E MAIS UM CURTO PERÍODO, OU MÊS DIMINUTO DE 5 DIAS.
  • 11. ESCOLTINIAS 20 DE OUTUBRO DE 2011 – Autores: Frabricio, Octávio e Gabi RELIGIÃO Os astecas acreditavam em vários deuses. Alguns eram elementos naturais com a água, a terra, o fogo, o vento e a lua. Os sacerdotes formavam um poderoso grupo social que orientava a educação dos nobres, fazer previsões e dirigir as rituais.Os Astecas acreditavam que se o sangue humano não fosse oferecido ao Sol, a engrenagem do mundo deixaria de funcionar. Os sacrifícios humanos eram eram dedicados a: Tezcatlipoca e Tlaloc. O DEUS MAIS VENERADO ERA QUETZALCÓATL, A SERPENTE EMPLUMADA
  • 12. ESCOLTINIAS 20 DE OUTUBRO DE 2011 – Autores: Raíssa, Joeslem e Eduardo A CULINÁRIA • As refeições Muitos realizadas pelos descrevem a astecas ocorriam culinária asteca duas vezes por dia, sendo a pelos poucos primeira feita ingredientes entorno de nove usados, mas que horas da manhã e geravam pratos a segunda por deliciosos. volta das três da tarde. Essa conduta se assemelhava aoREFEIÇÕES ERAM costume europeu FEITAS 2 VEZES contemporâneo. AO DIA
  • 13. ESCOLTINIAS 20 DE OUTUBRO DE 2011 – Autores: Raíssa, Joeslem e Eduardo O milho era a base alimentar do povo asteca. Outro alimento bastante utilizado era o cacau de onde se extraía uma bebida chamada xocoalt, que mais tarde deu origem ao chocolate. Animais eram domesticados para o abate e o consumo. COM O MILHO PREPARAVAM PANQUECAS QUE ERAM RECHEADAS POR GRÃOS SECOS, PEQUENOS INSETOS, GIRINOS E PEIXES. O principal método de preparação de alimentos era o cozimento, feito também através de vapor. Era realizado em potes (ou jarras) de barro chamados (as) de ‘xoctli’ na linguagem nativa (o Nahuatl), que traduzindo para espanhol ficaria olla (jarro ou pote).

×