Your SlideShare is downloading. ×
0
Analise financeira
Analise financeira
Analise financeira
Analise financeira
Analise financeira
Analise financeira
Analise financeira
Analise financeira
Analise financeira
Analise financeira
Analise financeira
Analise financeira
Analise financeira
Analise financeira
Analise financeira
Analise financeira
Analise financeira
Analise financeira
Analise financeira
Analise financeira
Analise financeira
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Analise financeira

2,913

Published on

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
2,913
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
253
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. PLANO DE NEGÓCIO Roteiro FinanceiroProf. Fábio Fusco
  • 2. ANÁLISE FINANCEIRA INVESTIMENTO INICIALO investimento inicial expressa o montante decapital necessário para que a empresa possa sercriada e comece a operar. Isso quer dizer que,além das instalações físicas, equipamentos emóveis, é preciso também de capital para iniciar emanter a empresa durante os primeiros meses deatividade. Dessa necessidade resulta a separaçãodo investimento inicial em duas categorias: Investimentos Físicos; Investimentos Financeiros.
  • 3. LEVANTAMENTO DE CUSTOSFIXAÇÃO DO PREÇO DE UM PRODUTO OU SERVIÇO Para estabelecer o preço de um produto ou serviço, é necessário conhecer os seus custos de produção. Embora seja o mercado quem define os preços dos produtos, é preciso conhecer o montante de recursos envolvidos na sua produção para saber se será possível vendê-lo com lucro.
  • 4. LEVANTAMENTO DE CUSTOS CUSTOS FIXOSSão aqueles cuja variação não é afetada pelovolume total de produção ou de vendas daempresa. Isso significa que, não importa sea empresa está vendendo pouco ou muito,eles permanecem os mesmos.Custos fixos tendem a manter-se constantes,não importa a variação sofrida pelas receitasda empresa.
  • 5. LEVANTAMENTO DE CUSTOS CUSTOS FIXOS DepreciaçãoParcela de custos destinada à proteção doinvestimento físico proveniente doenvelhecimento e utilização dos bens noprocesso produtivo da empresa. ManutençãoParcela de custos referente à manutençãopreventiva.
  • 6. LEVANTAMENTO DE CUSTOS CUSTOS FIXOS SegurosParcela de custos destinada ao pagamento doseguro anual dos bens. Mão-de-obra indiretaÉ aquela que não atua diretamente na produção,mas na administração da empresa. Nesse caso, nãodevem ser esquecidos os correspondentesencargos sociais, que totalizam alguns benefíciosconcedidos aos empregados, devendo serigualmente contabilizados.
  • 7. LEVANTAMENTO DE CUSTOS CUSTOS VARIÁVIESOs custos variáveis são aqueles que variam com a venda deprodutos e, por consequência, com as receitas. Eles costumamser representados pelos seguintes itens:  mão-de-obra direta;  matéria-prima (indústria);  custo da mercadoria vendida (comércio);  custo do serviço vendido (serviços);  embalagens;  tributos (ICMS, ISS, PIS, COFINS);  demais gastos que ocorrem mensalmente, cuja variação se dá em função do volume de vendas.
  • 8. LEVANTAMENTO DE CUSTOS CUSTO TOTAL DE PRODUÇÃOO custo total de produção de um produto ouserviço é o resultado da soma dos custosfixos e dos custos variáveis por unidadeproduzida.
  • 9. PREÇO DE VENDA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA DO PRODUTOA formação do preço de venda depende doconhecimento prévio da estrutura de custos daempresa. Conhecendo o custo unitário do produtoé fácil estimar o seu preço de venda.Para fazer o cálculo do preço de venda, vocêdeverá trabalhar com os custos unitários, ou seja,para cada unidade fabricada e vendida. O primeiropasso é fazer o Rateio de Custos Fixos (RCF).
  • 10. PREÇO DE VENDA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA DO PRODUTO RATEIO DE CUSTOS FIXOS (RCF) Custo Fixo totalRCF = ---------------------------------------- Quantidade de unidades vendidas
  • 11. PREÇO DE VENDAFORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA DO PRODUTO Custos VariáveisVocê precisa saber qual é o gasto total da empresapor peça fabricada /vendida ou por serviçoprestado. Para isso, divida o total de gastos commatéria-prima e com mão-de-obra pela quantidadede unidades fabricadas ou horas de serviçoprestadas, da mesma forma como fez com oscustos fixos.
  • 12. PREÇO DE VENDA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA DO PRODUTOCUSTO UNITÁRIO DE PRODUÇÃO (CUP) O Custo Unitário de Produção (CUP), ou seja, é o valor gasto para fabricar ou produzir (e não para vender) cada unidade fabricada ou comercializada na sua futura empresa.
  • 13. PREÇO DE VENDA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA DO PRODUTOCUSTO UNITÁRIO DE PRODUÇÃO (CUP) Rateio de Custos Fixos (+) Custo Unitário de Matéria-Prima (+) Custo Unitário de Mão-de-Obra (=) Custo Unitário de Produção
  • 14. PREÇO DE VENDA PREÇO DE VENDATendo calculado o Custo Unitário deProdução (CUP), você poderá,finalmente, calcular o preço de venda dosprodutos/serviços de sua empresa.
  • 15. PREÇO DE VENDA PREÇO DE VENDA CUP PVU = --------------------------- 1 - (CC + ML)PVU : Preço de Venda Unitário final ao consumidor;CUP : Custo unitário de Produção, calculado no item anterior;CC : Custo de Comercialização. Demonstra quanto sua empresa gasta para vender cada unidade;ML: Margem de Lucro Bruta (antes do imposto de renda).
  • 16. PREÇO DE VENDA CUSTO DE COMERCIALIZAÇÃO (CC)Além dos custos para produzir os produtos aempresa tem outros custos como:a) Custo de Divulgaçãob) Comissões de Vendac) Impostos sobre a Vendad) Previsões para perdase) Fretesf) Margem de Lucro
  • 17. INDICADORES DE DESEMPENHOOs indicadores de desempenho servempara indicar a viabilidade financeira doseu negócio. Os principais indicadores,são: Lucratividade; Rentabilidade; Prazo de retorno do investimento; Ponto de equilíbrio.
  • 18. INDICADORES DE DESEMPENHO LUCRATIVIDADE A lucratividade é um indicador de eficiência operacional. Obtido sobre a forma de valor percentual, indica qual é o ganho que sua empresa consegue gerar sobre o trabalho que desenvolve. Lucro LíquidoLucratividade = --------------------------- x 100 Receita Total
  • 19. INDICADORES DE DESEMPENHO RENTABILIDADE A Rentabilidade é um indicador de atratividade do negócio, pois mostra a velocidade com que o capital por você investido retornará. É obtido sob a forma de valor percentual por unidade de tempo, e mostra qual a taxa de retorno do capital investido por unidade de tempo (por exemplo, mês ou ano). Lucro LíquidoRentabilidade = --------------------------- x 100 Investimento Total
  • 20. INDICADORES DE DESEMPENHOPRAZO DE RETORNO DO INVESTIMENTO (PRI) O Prazo de Retorno do Investimento (PRI) é também um indicador de atratividade do negócio, pois mostra o tempo necessário para que você recupere tudo o que investiu no seu negócio. É calculado sob a forma de unidade de tempo, e consiste basicamente no inverso da rentabilidade. Investimento Total PRI = --------------------------- x 100 Lucro Líquido
  • 21. INDICADORES DE DESEMPENHOPONTO DE EQUILÍBRIO – PEO ponto de equilíbrio representa o volume devendas em que a empresa não terá prejuízo nemlucro. Ou seja, as receitas de sua empresa cobremtodos os gastos, não sobrando nada de lucro. Q = quantidade a ser vendida para atingir o PE; CFT CFT = custo fixo operacional totalQ = ----------------- p–v p = preço de venda unitário v = custo variável unitário

×