Your SlideShare is downloading. ×

Analise financeira

2,869

Published on

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
2,869
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
251
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. PLANO DE NEGÓCIO Roteiro FinanceiroProf. Fábio Fusco
  • 2. ANÁLISE FINANCEIRA INVESTIMENTO INICIALO investimento inicial expressa o montante decapital necessário para que a empresa possa sercriada e comece a operar. Isso quer dizer que,além das instalações físicas, equipamentos emóveis, é preciso também de capital para iniciar emanter a empresa durante os primeiros meses deatividade. Dessa necessidade resulta a separaçãodo investimento inicial em duas categorias: Investimentos Físicos; Investimentos Financeiros.
  • 3. LEVANTAMENTO DE CUSTOSFIXAÇÃO DO PREÇO DE UM PRODUTO OU SERVIÇO Para estabelecer o preço de um produto ou serviço, é necessário conhecer os seus custos de produção. Embora seja o mercado quem define os preços dos produtos, é preciso conhecer o montante de recursos envolvidos na sua produção para saber se será possível vendê-lo com lucro.
  • 4. LEVANTAMENTO DE CUSTOS CUSTOS FIXOSSão aqueles cuja variação não é afetada pelovolume total de produção ou de vendas daempresa. Isso significa que, não importa sea empresa está vendendo pouco ou muito,eles permanecem os mesmos.Custos fixos tendem a manter-se constantes,não importa a variação sofrida pelas receitasda empresa.
  • 5. LEVANTAMENTO DE CUSTOS CUSTOS FIXOS DepreciaçãoParcela de custos destinada à proteção doinvestimento físico proveniente doenvelhecimento e utilização dos bens noprocesso produtivo da empresa. ManutençãoParcela de custos referente à manutençãopreventiva.
  • 6. LEVANTAMENTO DE CUSTOS CUSTOS FIXOS SegurosParcela de custos destinada ao pagamento doseguro anual dos bens. Mão-de-obra indiretaÉ aquela que não atua diretamente na produção,mas na administração da empresa. Nesse caso, nãodevem ser esquecidos os correspondentesencargos sociais, que totalizam alguns benefíciosconcedidos aos empregados, devendo serigualmente contabilizados.
  • 7. LEVANTAMENTO DE CUSTOS CUSTOS VARIÁVIESOs custos variáveis são aqueles que variam com a venda deprodutos e, por consequência, com as receitas. Eles costumamser representados pelos seguintes itens:  mão-de-obra direta;  matéria-prima (indústria);  custo da mercadoria vendida (comércio);  custo do serviço vendido (serviços);  embalagens;  tributos (ICMS, ISS, PIS, COFINS);  demais gastos que ocorrem mensalmente, cuja variação se dá em função do volume de vendas.
  • 8. LEVANTAMENTO DE CUSTOS CUSTO TOTAL DE PRODUÇÃOO custo total de produção de um produto ouserviço é o resultado da soma dos custosfixos e dos custos variáveis por unidadeproduzida.
  • 9. PREÇO DE VENDA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA DO PRODUTOA formação do preço de venda depende doconhecimento prévio da estrutura de custos daempresa. Conhecendo o custo unitário do produtoé fácil estimar o seu preço de venda.Para fazer o cálculo do preço de venda, vocêdeverá trabalhar com os custos unitários, ou seja,para cada unidade fabricada e vendida. O primeiropasso é fazer o Rateio de Custos Fixos (RCF).
  • 10. PREÇO DE VENDA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA DO PRODUTO RATEIO DE CUSTOS FIXOS (RCF) Custo Fixo totalRCF = ---------------------------------------- Quantidade de unidades vendidas
  • 11. PREÇO DE VENDAFORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA DO PRODUTO Custos VariáveisVocê precisa saber qual é o gasto total da empresapor peça fabricada /vendida ou por serviçoprestado. Para isso, divida o total de gastos commatéria-prima e com mão-de-obra pela quantidadede unidades fabricadas ou horas de serviçoprestadas, da mesma forma como fez com oscustos fixos.
  • 12. PREÇO DE VENDA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA DO PRODUTOCUSTO UNITÁRIO DE PRODUÇÃO (CUP) O Custo Unitário de Produção (CUP), ou seja, é o valor gasto para fabricar ou produzir (e não para vender) cada unidade fabricada ou comercializada na sua futura empresa.
  • 13. PREÇO DE VENDA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA DO PRODUTOCUSTO UNITÁRIO DE PRODUÇÃO (CUP) Rateio de Custos Fixos (+) Custo Unitário de Matéria-Prima (+) Custo Unitário de Mão-de-Obra (=) Custo Unitário de Produção
  • 14. PREÇO DE VENDA PREÇO DE VENDATendo calculado o Custo Unitário deProdução (CUP), você poderá,finalmente, calcular o preço de venda dosprodutos/serviços de sua empresa.
  • 15. PREÇO DE VENDA PREÇO DE VENDA CUP PVU = --------------------------- 1 - (CC + ML)PVU : Preço de Venda Unitário final ao consumidor;CUP : Custo unitário de Produção, calculado no item anterior;CC : Custo de Comercialização. Demonstra quanto sua empresa gasta para vender cada unidade;ML: Margem de Lucro Bruta (antes do imposto de renda).
  • 16. PREÇO DE VENDA CUSTO DE COMERCIALIZAÇÃO (CC)Além dos custos para produzir os produtos aempresa tem outros custos como:a) Custo de Divulgaçãob) Comissões de Vendac) Impostos sobre a Vendad) Previsões para perdase) Fretesf) Margem de Lucro
  • 17. INDICADORES DE DESEMPENHOOs indicadores de desempenho servempara indicar a viabilidade financeira doseu negócio. Os principais indicadores,são: Lucratividade; Rentabilidade; Prazo de retorno do investimento; Ponto de equilíbrio.
  • 18. INDICADORES DE DESEMPENHO LUCRATIVIDADE A lucratividade é um indicador de eficiência operacional. Obtido sobre a forma de valor percentual, indica qual é o ganho que sua empresa consegue gerar sobre o trabalho que desenvolve. Lucro LíquidoLucratividade = --------------------------- x 100 Receita Total
  • 19. INDICADORES DE DESEMPENHO RENTABILIDADE A Rentabilidade é um indicador de atratividade do negócio, pois mostra a velocidade com que o capital por você investido retornará. É obtido sob a forma de valor percentual por unidade de tempo, e mostra qual a taxa de retorno do capital investido por unidade de tempo (por exemplo, mês ou ano). Lucro LíquidoRentabilidade = --------------------------- x 100 Investimento Total
  • 20. INDICADORES DE DESEMPENHOPRAZO DE RETORNO DO INVESTIMENTO (PRI) O Prazo de Retorno do Investimento (PRI) é também um indicador de atratividade do negócio, pois mostra o tempo necessário para que você recupere tudo o que investiu no seu negócio. É calculado sob a forma de unidade de tempo, e consiste basicamente no inverso da rentabilidade. Investimento Total PRI = --------------------------- x 100 Lucro Líquido
  • 21. INDICADORES DE DESEMPENHOPONTO DE EQUILÍBRIO – PEO ponto de equilíbrio representa o volume devendas em que a empresa não terá prejuízo nemlucro. Ou seja, as receitas de sua empresa cobremtodos os gastos, não sobrando nada de lucro. Q = quantidade a ser vendida para atingir o PE; CFT CFT = custo fixo operacional totalQ = ----------------- p–v p = preço de venda unitário v = custo variável unitário

×