ARQUITETURAS CISC E RISC
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

ARQUITETURAS CISC E RISC

on

  • 21,497 views

ARQUITETURAS CISC E RISC

ARQUITETURAS CISC E RISC

Organização de Arquitetura de Computadores

Statistics

Views

Total Views
21,497
Views on SlideShare
21,497
Embed Views
0

Actions

Likes
2
Downloads
582
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

ARQUITETURAS CISC E RISC Document Transcript

  • 1. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ERIVAN DE SENA RAMOSARQUITETURAS CISC E RISC FORTALEZA 2006
  • 2. 2 Arquitetura CISC ( Complex Instruction Set Computer ) O padrão de arquitetura CISC, utiliza-se de comando com grande números depequenas instruções, para executar uma simples operação, é capaz de executarvarias instruções complexas, sendo bastante versátil. Dispunham de um numeromenor de registros, e consequentemente, uma organização diferente que suportassediversos mecanismos de memória de forma eficiente. Uma das conseqüências do fatodas arquiteturas CISC disporem de um menor número de registros é a alocação dasvariáveis escalares, em regra, a posições de memória, enquanto que nas arquiteturasRISC, a regra era a alocação a registros. Atendendo ao modelo de programaçãoestruturada tão em voga nos anos 70, ao fato da maioria das variáveis escalaresserem locais a um dado procedimento, e à necessidade do modelo de programaçãoter de suportar o aninhamento e recursividade de procedimentos, as arquiteturasCISC necessitavam de um leque rico de modos de endereçamento à memória. Arquitetura RISC ( Reduced Instruction Set Computer ) O padrão de arquitetura RISC é encontrada em computadores mais atuais, éum padrão menos complicado que usa muitas instruções mais simples para executaruma operação comparável e em menos tempo que um processador CISC queexecuta uma comando maior e mais complicado. Os chips RISC podem serfisicamente menores que os chips CISC. E pelo fato de usarem menos transistores,geralmente sua fabricação é mais barata e produzem menos calor. Nas arquiteturasRISC, a grande maioria dos processadores possuem 32 registros genéricos de 32 bits– para representar valores inteiros e/ou endereços de memória – para além de 32registros de 32 bits para representação de valores em vírgula flutuante. Estesregistros são considerados de uso genérico e podem ser usados explicitamente porqualquer instrução que aceda operandos de registros, com exceção de um registroque contenha o valor ZERO, que não pode ser alterado (só de leitura). Ainda visívelao programador está sempre também o apontador para a próxima instrução, oinstruction pointer ou program counter. Diferenças entre RISC e CISC Toda arquitetura tem suas vantagens e desvantagens. Se de um lado, estaarquitetura apresenta tantas qualidades, ela pode também se transformar numsistema de baixa performance se não for projetado de forma correta. Seus códigostem de ser bem construídos e bem codificados para que se tenha alto desempenho.No geral, as máquinas baseadas na arquitetura RISC, conquistam cada vez mais omercado de alto nível, sendo responsável por grande parte dos sistemas de grandeporte mundiais.
  • 3. 3 Tabela Comparativa das Arquiteturas CISC E RISC CARACTERISTICAS CISC RISC Instruções complexasINSTRUÇÕES POR Instruções simples executadas em váriosCICLOS executadas em um ciclo ciclos Qualquer instrução pode Apenas operaçõesACESSO À MEMORIA referenciar a memória LOAD/STORE em memóriaPIPELINE Pouco ou nenhum pipeline Uso Intenso de pipelineEXECUÇÃO DAS Instruções executadas pelo Instruções interpretadasINSTRUÇÕES hardware pelo próprio programaFORMATO DAS Instruções com formato Instruções com formato fixoINSTRUÇÕES variávelQUANTIDADE DE Varias instruções e modos Poucas instruções e modosINSTRUÇÕES E MODOS de endereçamento de endereçamentoDE ENDEREÇAMENTOCOMPLEXIDADES DO Complexidade está no Complexidade está noSISTEMA microprograma compilador Conjunto de registradores Múltiplos conjuntos deREGISTRADORES único registradores Tabela Comparativa entre Pentium e Power PC CARACTERISTICAS Pentium (CISC) Power PC (RISC)MAX. INSTRUÇÕES POR 2 3CICLOSCACHE 8kb instrução 8kb dados 32 kb unificadoBARRAMENTO EXT. 64 bits 64 bitsDADOSBARRAMENTO EXT. 32 bits 32 bitsENDEREÇOREGISTRADORES 8 GPR / FP Stack 32 GPR / 32 FPR
  • 4. 4 REFERÊNCIASMONTEIRO, Mario A. Introdução à organização de Computadores. 3ª ed. Rio dejaneiro: LCT, 1996.http://gabriel.sg.urcamp.tche.br/beraldo/arquiteturaII.htm acessado em 18 nov. 06.http://www.pr.gov.br/batebyte/edicoes/1994/bb35/aspectos.htm acessado em 18 nov. 06.