Desenvolvimento de Apps e Games para Android - Parte 2

4,754 views

Published on

Published in: Technology

Desenvolvimento de Apps e Games para Android - Parte 2

  1. 1. Desenvolvimento deApps e Games para AndroidPor Erisvaldo Júnior. Parte 2 (08/09/2011)
  2. 2. RECAPITULANDO…
  3. 3. Android já lidera mercado mundial de smartphonesNo primeiro trimestre de 2011, 35% dos smartphones vendidos eram Android, contra 19% do iOS, da Apple http://www.geektech.com.br/?p=116
  4. 4. Google App Inventor for AndroidCriação de aplicações para Android visualmente, sem anecessidade de escrever código.
  5. 5. Arquitetura do Android
  6. 6. Componentes de AplicaçõesActivity ServiceContent BroadcastProvider Receiver
  7. 7. Roteiro da Aula TELAS E OS PRIMEIROS LAYOUTS PASSOS Bem vindo ao mundo da mobilidade
  8. 8. TELAS E LAYOUTS
  9. 9. Como o Android suporta múltiplas telas?Desde o Android 1.6, a plataforma provê suporte a múltiplostamanhos de tela e resoluções, adequando-se aos muitos tipos etamanhos de dispositivos com Android.Assim, a partir do Android 1.6, a plataforma divide a infinidade detamanhos de tela e resoluções suportadas em:• Um conjunto de três tamanhos: large, normal e small;• Um conjunto de três densidades: hdpi (high), mdpi (medium) e ldpi (low).Dessa forma, a aplicação pode prover layouts e imagens para qualquerum desses três conjuntos, sem a necessidade de trabalhar com otamanho físico real da tela do aparelho.Em tempo de execução, o Android carrega o conjunto adequado derecursos, baseado no dispositivo em questão.
  10. 10. Organização de pastas de layout e imagens para uma aplicação que, em tese, suporta todos os tamanhos de telas e resoluções.
  11. 11. Views e ViewGroups em AndroidEm Android, todos os componentes de interface gráfica são representados porsubclasses de android.view.View que representam os componentes gráficoscomo TextView, Button, TextEdit, RadioButton, CheckBox, etc. Além da classeandroid.view.ViewGroup, que representa um container de views e também deViewGroups. Ela é a classe base para componentes de layouts, comoLinearLayout, RelativeLayout, AbsoluteLayout, FrameLayout, TableLayout, etc.
  12. 12. Hierarquia de classes de UI
  13. 13. Layouts e Layout Params em AndroidPara que os componentes possam ser acomodados de acordo com o layout deseu pai, os mesmos devem manter uma relação de obediência. Sendo assim, cadafilho deve configurar os seus parâmetros de layouts, por meio da classeViewGroup.LayoutParams, que permite que estes determinem suas propriedadesde posição e tamanho referente ao layout de seus pais.
  14. 14. LinearLayoutO layout básico, padrão quando da geração de um .XML de layout no Android, é oLinearLayout. Como o próprio nome diz, ele dispõe os componentes linearmenteem uma unica direção definida pelo atributo android:layout_orientation.
  15. 15. LinearLayout e LayoutParamsandroid:layout_gravity: similar ao float do CSS, ogravity define a posição do conteúdo doLinearLayout na tela, podendo-se usar top,bottom, left, right, center, center_vertical,center_horizontal, etc. Pode-se usar combinaçõesatravés do conector “|”. Por exemplo: “bottom |right”.android:layout_weight: indica quanto do espaçoextra no LinearLayout será alocado para a visãoassociada aos LayoutParams. Ou seja, pode-sedividir a tela entre os layouts atribuindo a cadaum deles um peso que define qual deles terámaior espaçamento e, casa todos tenham omesmo peso, a tela é dividida igualmente. Aplicação de peso (weight) em um componente do LinearLayout
  16. 16. LinearLayout (Código)
  17. 17. FrameLayoutArranja seus filhos de acordo com uma pilha de componentes que sãoadicionados, sendo que o topo da pilha contém o objeto que foi adicionado porúltimo. Pode-se usar quando se tem várias imagens e uma é sobreposta pelaoutra (como um slide de imagens) conforme vão sendo adicionadas. Criando uma pilha de componentes com FrameLayout Sobreposição de componentes com FrameLayout
  18. 18. FrameLayout (Código)Nota: O FrameLayout é usado comumente a partir de uma de suas subclasses,tais como ImageSwitcher, ViewAnimator, ViewSwitcher, ScrollView, TabHost, etc.
  19. 19. AbsoluteLayoutImplementa um plano cartesiano e posiciona os componentes em coordenadas X,Y de forma absoluta. Posicionando componentes no AbsoluteLayout
  20. 20. AbsoluteLayout (Código)
  21. 21. RelativeLayoutOs componentes são ajustados através de relacionamentos entre si ou ao seu pai.
  22. 22. RelativeLayout (Código)
  23. 23. TableLayoutComporta seus filhos em linhas e colunas. Cada filho é representado por umTableRow (uma espécie de LinearLayout na horizontal) que permite que uma ouais células sejam adicionadas horizontalmente, sendo que cada célula podeconter um único View.
  24. 24. TableLayout (Código)
  25. 25. OS PRIMEIROS PASSOS
  26. 26. O que é necessário?1. Última versão do Java Development Kit (JDK) instalado2. Efetuar o download de:• Android SDK (http://developer.android.com/sdk)• Eclipse IDE (http://www.eclipse.org/downloads)3. Instalação do plugin Android Development Tools (ADT)através do Gerenciador de Plugins do Eclipse:• ADT Plugin para Eclipse(https://dl-ssl.google.com/android/eclipse)
  27. 27. Adicionando plataformas Android no Eclipse Menu Window -> Android SDK and AVD Manager ->Installed Packages -> Update All. Selecionar plataformas e componentes desejados e efetuar o download.
  28. 28. Adicionando AVDs (Android Virtual Devices) Uma vez instalado o ADT Plugin e as plataformas desejadas, é hora de adicionar pelo menos um AVD para que você possa testar suas aplicações.Acessa-se o menuWindow do Eclipse e,em seguida, AndroidSDK and AVDManager. Seleciona-seVirtual Devices e,finalmente, clica-se emNew. Depois bastaconfigurar odispositivo virtualconforme se deseja eele estará disponívelpara ser usado.
  29. 29. Estrutura de um projeto Android Quando se cria um projeto com o ADT plugin, obtém-se a seguinte estrutura de pastas:• / - Raiz do projeto. o src/ - Classes Java o gen/ - Código Java gerado automaticamente. o res/ - Recursos da aplicação  drawable/ - Imagens  layout/ - Layouts de telas/formulários.  values/ - Arquivos de variáveis. o AndroidManifest.xml - Configuração do projeto.
  30. 30. AndroidManifest.xmlArquivo de configuração de uma aplicação Android. Identifica onome e o ícone da aplicação, declara os componentes, realiza aconexão com bibliotecas extras que a aplicação necessita (alémda biblioteca padrão do Android), define a versão mínima doAndroid na qual a aplicação pode ser executada e identificaquaisquer permissões que a aplicação espera obter.
  31. 31. Layout – main.xmlA forma mais comum de esboçar uma tela é através de umarquivo de layout no formato XML.Esse arquivo determina o tipo de layout utilizado e declara oselementos de interface que compõem a tela, correspondentesàs classes View e suas subclasses.Além disso, a aplicação pode criar objetos View e ViewGroup,bem como manipular suas propriedades, em tempo deexecução, através de código na Activity.
  32. 32. Classe R
  33. 33. Exercício 1.1Alterar o layout main.xml paraobter uma tela similar a estaimagem.
  34. 34. EXERCÍCIOS DE LAYOUTExercício 1.2: criar um layout linearlayout.xml de forma a confeccionar a telaabaixo.
  35. 35. EXERCÍCIOS DE LAYOUTExercício 1.3: criar o layout abaixo.
  36. 36. obrigado• e-mail: erisvaldo@yupistudios.com.br• web: http://erisvaldojunior.com• twitter: @erisvaldojunior

×