Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
Configurando servidor dhcp no windows 2003
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Configurando servidor dhcp no windows 2003

  • 6,843 views
Published

“Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP) é um padrão IP projetado para reduzir a complexidade de administração de configurações de endereços IP.” – definição Microsoft. O servidor DHCP atribui ao …

“Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP) é um padrão IP projetado para reduzir a complexidade de administração de configurações de endereços IP.” – definição Microsoft. O servidor DHCP atribui ao cliente um endereço IP de um escopo predefinido por um dado valor de tempo.

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
6,843
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
135
Comments
0
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Configurando um servidor DHCP no Windows 20031 "Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP) é um padrão IP projetado para reduzir a complexidade de administração de configurações de endereços IP." – definição Microsoft. Um servidor DHCP seria configurado com parâmetros adequados para uma dada rede. Tais definições seriam incluídas a um conjunto de parâmetros fundamentais tais como um gateway, DNS, máscaras de subrede, um range de endereços IP. Usando o DHCP em uma rede, administradores não precisam de meios para configurar estes parâmetros individualmente para cada cliente na rede. O DHCP seria automaticamente distribuidor para os clientes. O servidor DHCP atribui ao cliente um endereço IP de um escopo predefinido por um dado valor de tempo. Se um endereço IP é requisitado para mais do que a locação tem definido para o cliente, deve solicitar uma extensão antes de a locação expirar. Se o cliente não solicitou uma extensão de tempo da locação, o endereço IP será considerado livre e pode ser definido para outro cliente. Se o usuário desejar alterar o endereço IP então ele pode fazê-lo digitando "ipconfig /release", seguindo de "ipconfig /renew" no prompt de comando. Será removido o endereço IP atual e solicitado um novo. Reservas podem ser definidas no servidor DHCP para permitir determinados clientes para ter seu próprio endereço IP (isto será uma discussão para mais tarde). Os endereços podem ser reservados para um endereço MAC ou um nome de host assim estes clientes terão um endereço IP fixo que é configurado automaticamente. A maior parte dos Provedores de Serviços de Internet usa o DHCP para atribuir novos endereços IP para computadores quando um cliente conecta a Internet – Isto simplifica a coisa ao nível do usuário. 1 Tradução do texto “Setting up a DHCP server in Windows 2003”, de Andrew Z. Tabona, encontrado no site http://www.windowsnetworking.com/articles_tutorials/DHCP_Server_Windows_2003.html Traduzido por Ericson Nogueira de Almeida
  • 2. Acima um simples diagrama mostra a estrutura consistindo de um servidor DHCP e um número de computadores clientes numa rede. O servidor DHCP contém em si um banco de dados de endereços IP o qual detém todos os endereços IP para distribuição. Se o cliente (um membro da rede com o sistema operacional Windows 2000 Professional/XP, por exemplo) tem "obter um endereço IP automaticamente" habilitado nas configurações TCP/IP, então ele é capaz de receber um endereço IP do servidor DHCP. Instalando o servidor DHCP Isto irá servir como um guia passo-a-passo da instalação do servidor DHCP. Instalar o servidor DHCP é muito fácil no Windows 2003. Usando o assistente "Manage your server", você é capaz de introduzir os detalhes que você precisa e tem o assistente para definir os princípios básicos para você. Abrindo o assistente "Manage your server", selecione a opção servidor DHCP na lista de funções de servidor e pressione Next. Você será solicitado para entrar com o nome e descrição de seu escopo. Escopo: O escopo é uma coleção de endereços IP para computadores numa subrede que usa DHCP.
  • 3. A janela seguinte irá lhe perguntar para definir o intervalo de endereços que o escopo irá distribuir através da rede e mascara de subrede para os endereços IP. Entre com os detalhes adequados e clique em Next.
  • 4. Será mostrada uma janela em que você deve adicionar quaisquer exclusões do intervalo de endereços IP especificado na próxima janela. Se por exemplo, o endereço IP 10.0.0.150 é do roteador da empresa então você não vai querer que o servidor DHCP seja capaz de distribuí-lo como endereço. Neste exemplo tenho excluído um intervalo de endereços IP, 10.0.0.100 até 10.0.0.110, e um único endereço, 10.0.0.150. Neste caso, onze IP's serão reservados e não distribuídos entre os clientes da rede. Agora é o momento para definir a duração do lease para quanto tempo um cliente pode usar um endereço IP atribuído a ele a partir deste escopo. Recomenda-se adicionar mais tempo nos leases para uma rede fixa (em um escritório, por exemplo) e leases curtos para conexões remotas ou computadores laptops. Neste exemplo eu tenho definido a duração do lease de doze horas uma vez que os clientes da rede seriam computadores desktop fixos em um escritório local e o período de trabalho seria de oito horas.
  • 5. É dada a escolha de se deseja ou não de configurar opções do DHCP para o escopo agora ou mais tarde. Se você escolher Yes então a próxima tela será útil para você. Escolhendo No permitirá que você configure estas opções numa fase posterior.
  • 6. O endereço IP do roteador ou gateway pode ser inserido na próxima tela. Os computadores clientes então, saberão qual roteador usar. Na seguinte janela, as definições de DNS e nome de domínio podem ser inseridos. O endereço IP do servidor DNS será distribuído pelo servidor DHCP e dado aos clientes.
  • 7. Se você tem instalado o WINS, então aqui é onde entra o endereço IP do servidor WINS. Você pode inserir apenas o nome do servidor no campo adequado e pressionar "Resolve" para permitir encontrar o próprio endereço IP.
  • 8. A última etapa é para ativar o escopo – apenas pressione Next quando vir à janela abaixo. O servidor DHCP não funciona a menos que você faca isso. O servidor DHCP foi agora instalado com as configurações básicas no local. A próxima etapa será as configurações necessárias da sua estrutura de rede. Configurando o servidor DHCP A seguir uma simples explicação de como configurar o servidor DHCP. O pool de endereços exibe uma lista do range de IP atribuídos para distribuição e exclusões de endereços IP. Você é capaz de adicionar uma exclusão clicando com o botão direito em Address Pool no texto à esquerda na janela ao lado do mmc e selecionando "new exclusion range". Isto fará com que a janela (como visto abaixo) permitirá que você insira um range de endereços a ser adicionado. Entrando apenas com IP de inicio será adicionado um único endereço IP.
  • 9. Servidores DHCP permitem que você faça a reserva de um endereço IP para um cliente. Isto significa que o cliente de uma rede especifica terá o mesmo IP por quanto tempo você queira. Para fazer isso você terá de conhecer o endereço físico (MAC) de cada placa de rede. Insira o nome de reserva, o endereço IP desejado, endereço MAC e descrição – escolha se deseja do suporte a DHCP ou BOOTP e pressione Add. A nova reserva será adicionada a lista. Como no exemplo, Eu reservei o endereço IP (10.0.0.115) para o computador cliente chamado Andrew.
  • 10. Se você clicar com o botão direito em Scope Options e pressionar em "configure options" você será levado para a janela em que você pode configurar mais servidor e seus parâmetros. Essas definições serão distribuídas pelo servidor DHCP juntamente com os endereços IP. As opções de servidor agem como um padrão para todos os escopos no servidor DHCP. Contudo, Scope Options tem preferência sobre Server Options. Em minha opinião, o servidor DHCP no Windows 2003 é excelente! Ele foi melhorado a partir da versão Windows 2000 e é classificado como essencial para grandes redes. Imagine ter de configurar cada cliente manualmente – Isso levaria muito tempo e exigiria muito mais troubleshooting se um problema surgisse. Antes de definir qualquer relação para o DHCP, o melhor é fazer um estudo de sua rede e pensar sobre o range de IPs para uso dos computadores.