Vistas ortogonaisVistas ortogonais
(Projeções ortogonais)(Projeções ortogonais)
1º Diedro (Sistema SI)1º Diedro (Sistema SI)
Rebatimento de VistasRebatimento de Vistas
3º Diedro (Sistema Norte3º Diedro (Sistema Norte
Americano)Americano)
Rebatimento de planosRebatimento de planos
Vista AuxiliarVista Auxiliar
Vistas fora da normaVistas fora da norma
Vista auxiliar corretaVista auxiliar correta
 Para selecionar um PlanoPara selecionar um Plano
Qualquer Auxiliar, deve-se...
Exemplo de vistas auxiliaresExemplo de vistas auxiliares
Vista AuxiliarVista Auxiliar
Vista com rebatimentoVista com rebatimento
(rotacionada)(rotacionada)
 Em algumas situações aEm algumas situações a
repre...
Escolha da vista principalEscolha da vista principal
 1º Peças de forma1º Peças de forma cilíndricacilíndrica ouou cônica...
2º Peças que possuem superfícies inclinadas em relação2º Peças que possuem superfícies inclinadas em relação
aos planosaos...
3º Peças de forma qualquer, têm para vista principal a vista3º Peças de forma qualquer, têm para vista principal a vista
q...
4º Elementos que possuem forma de "domínio público"
(que todos reconhecem), como por exemplo: tesoura,
alicate, chave de f...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Normas de desenho_de_máquinas__aula_5

404 views

Published on

Published in: Design
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
404
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
14
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Normas de desenho_de_máquinas__aula_5

  1. 1. Vistas ortogonaisVistas ortogonais (Projeções ortogonais)(Projeções ortogonais)
  2. 2. 1º Diedro (Sistema SI)1º Diedro (Sistema SI)
  3. 3. Rebatimento de VistasRebatimento de Vistas
  4. 4. 3º Diedro (Sistema Norte3º Diedro (Sistema Norte Americano)Americano)
  5. 5. Rebatimento de planosRebatimento de planos
  6. 6. Vista AuxiliarVista Auxiliar
  7. 7. Vistas fora da normaVistas fora da norma
  8. 8. Vista auxiliar corretaVista auxiliar correta  Para selecionar um PlanoPara selecionar um Plano Qualquer Auxiliar, deve-seQualquer Auxiliar, deve-se escolher um plano que sejaescolher um plano que seja ao mesmo tempo,ao mesmo tempo, perpendicularperpendicular a um dosa um dos planos principais de projeçãoplanos principais de projeção ee paraleloparalelo à superfície queà superfície que se quer visualizar emse quer visualizar em verdadeira grandeza.verdadeira grandeza. Preferencialmente deve-sePreferencialmente deve-se projetar no plano auxiliar,projetar no plano auxiliar, apenas a superfície da peçaapenas a superfície da peça que é paralela a este plano,que é paralela a este plano, interrompendo a vista cominterrompendo a vista com uma linha deuma linha de ruptura curtaruptura curta aa partir deste ponto.partir deste ponto.
  9. 9. Exemplo de vistas auxiliaresExemplo de vistas auxiliares
  10. 10. Vista AuxiliarVista Auxiliar
  11. 11. Vista com rebatimentoVista com rebatimento (rotacionada)(rotacionada)  Em algumas situações aEm algumas situações a representação de peçasrepresentação de peças pode fugir das regras dapode fugir das regras da projeção ortogonal, com aprojeção ortogonal, com a finalidade de facilitar ofinalidade de facilitar o entendimento e simplificar oentendimento e simplificar o desenho.desenho.  Quando uma peça podeQuando uma peça pode rotacionar em torno de umrotacionar em torno de um centro teórico, e destacentro teórico, e desta forma ser representada emforma ser representada em diversas posições sem quediversas posições sem que este fato altere oeste fato altere o entendimento da peça, estaentendimento da peça, esta peça pode ser representadapeça pode ser representada com uma vista rotacionada.com uma vista rotacionada.
  12. 12. Escolha da vista principalEscolha da vista principal  1º Peças de forma1º Peças de forma cilíndricacilíndrica ouou cônicacônica, têm por, têm por vistavista principalprincipal a vista na qual se visualiza aa vista na qual se visualiza a alturaaltura dodo cilindrocilindro e doe do conecone,e normalmente apenas se,e normalmente apenas se representa esta vista, não sendo necessário representarrepresenta esta vista, não sendo necessário representar a vista na qual se visualiza a seçãoa vista na qual se visualiza a seçãocircularcircular da peça.da peça.
  13. 13. 2º Peças que possuem superfícies inclinadas em relação2º Peças que possuem superfícies inclinadas em relação aos planosaos planos principais de projeçãoprincipais de projeção, tem por vista principal, tem por vista principal a superfície da peça que fora superfície da peça que for paralelaparalela a um dos planosa um dos planos principais de projeção.principais de projeção.
  14. 14. 3º Peças de forma qualquer, têm para vista principal a vista3º Peças de forma qualquer, têm para vista principal a vista que mais informações traz sobre a forma da peça ou doque mais informações traz sobre a forma da peça ou do funcionamento desta (forma de U, forma de L, etc), se nãofuncionamento desta (forma de U, forma de L, etc), se não for possível identificar uma vista com estas características,for possível identificar uma vista com estas características, selecionar a que possuir maisselecionar a que possuir mais arestas visíveisarestas visíveis para vistapara vista principal.principal.
  15. 15. 4º Elementos que possuem forma de "domínio público" (que todos reconhecem), como por exemplo: tesoura, alicate, chave de fenda e de boca, serrote, etc, devem ter para vista principal, aquela pela qual as pessoas identificam estes objetos.

×