Your SlideShare is downloading. ×
Relato experiencia dia_tematico_c
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Relato experiencia dia_tematico_c

336
views

Published on


0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
336
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Ao ler e analisar o texto de Silvio P. Costa“Mídia-Educação no contexto escolar”, tornou-sepertinente relatar a experiência de um trabalhorealizado pelo cursista Enivaldo na Escola JoséCosta Soares, onde é apresentado o objetivo e aspropostas que são trabalhadas no laboratório deinformática e com os laptops do projeto ucacom os alunos do 1º ao 5º ano daquela unidadede ensino.
  • 2. LABIN: José Costa Soares“CONECTADOS COM A FAMÍLIA”.
  • 3. Mostrar aos pais dos alunos da UE, oque está sendo trabalhado com os mesmosno Laboratório de Informática e com osLaptops do projeto UCA (um computador poraluno) Permitir que os próprios alunosmostrem na prática a seus pais o que elesaprenderam com estas ferramentas.
  • 4. Breve comentário sobre a importância dainternet e os cuidados que os pais devem terquanto à liberdade do filho diante docomputador. Qual o limite adotado? Tempogasto em lanrouse. Com o uso do computadorse transforma em vício? etc. ( Questionamento oral feito pelo professor)
  • 5. Apesar de ser um localpreferido pelos alunos, nolaboratório de informática sãoencontradas algumas dificuldadesrelativas à indisciplina de algunsalunos que desviam suas atençõesquanto às normasestabelecidas, porém, estasdificuldades são sanadas com otrabalho de conscientização com osmesmos.
  • 6. Nossos alunos estão sendoconscientizados sobre os cuidadosque devem ter quando estãoutilizando o laboratório, pois não épermitido a permanência no localfazendo uso de alimentos bem comoa devida higiene, como as mãoslimpas e a prática do silêncio,contribuindo assim para o bomfuncionamento dos aparelhos.
  • 7. Atividades desenvolvidas em conjuntocom o planejamento dos professores regentesde sala previamente planejadas. Onde osmesmos desenvolvem atividades que sãopraticadas no computador e concluídasposteriormente na sala de aula.
  • 8. Além, das atividades em conjunto com osprofessores do núcleo comum, são trabalhadasatividades próprias do laboratório deinformática como, o conhecimento dasferramentas de trabalho do ambiente, pesquisadirigida na internet, exploração dos conteúdoseducativos, etc. enfim, levar os alunos aconhecerem melhor o computador.
  • 9. Dentre os diversos programas existentes no computador, são muito utilizados os seguintes: Editor de textos: -Utilizado para a praticar a digitaçãoe a produção de textos pelos alunos Tuxmath -Programa rico em diversidadematemática, explorado pelos alunos,principalmente, para o desenvolvimento dasoperações matemáticas fundamentais.
  • 10. Jogos educativos: -Programa utilizado como forma lúdica e criativa no desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos, com uma vasta diversidade de jogos e brincadeiras que divertem e ensinam brincado. Pesquisa na internet: -Ferramenta muito utilizada pelos alunos, como forma de desenvolvimento da leitura e meios de pesquisa, com a indicação dos professores sobre o tema escolhido, como fonte de estudo e conhecimento para complemento das atividades trabalhadas.
  • 11. Sistema operacional dos Laptops doprojeto UCA (um computador por aluno)muito rico em diversidade de ferramentaseducacionais. Sistema livre, versão Linux.
  • 12. Alunos utilizando os Alunos no Laboratórioleptops:
  • 13. Iniciando o leptop Pesquisa
  • 14. O trabalho foi bastante proveitosoporque estiveram presentes a professoraDirce e vários pais, onde foi permitidomostrar a eles um pouco do que é trabalhadocom seus filhos na Escola na área deInformática. Os pais tiveram a oportunidadede ver o trabalho na prática, mostrado pelospróprios alunos, diante do computador sobrevários conteúdos aprendidos por eles diantedas tecnologias disponíveis na escola.