Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
OpenGEO IDE: Implantando uma Infraestrutura de Dados Espaciais com software livre
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

OpenGEO IDE: Implantando uma Infraestrutura de Dados Espaciais com software livre

  • 1,799 views
Published

Com a normatização da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) através do Decreto 6.666, várias instituições estão se mobilizando para buscar os caminhos mais viáveis para implantação de uma …

Com a normatização da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) através do Decreto 6.666, várias instituições estão se mobilizando para buscar os caminhos mais viáveis para implantação de uma IDE em conformidade com as exigências do Governo federal. Esta palestra irá apresentar de forma prática os caminhos para implantar uma IDE com software livre.

Published in Technology
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
1,799
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
96
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. OpenGEO IDE: Implantando uma Infraestrutura de Dados Espaciais com software livre Engenheiro HeltonEngenheiro Helton UchoaUchoa 26/nov/201026/nov/2010
  • 2. Infraestrutura de DadosInfraestrutura de Dados Espaciais (IDE)Espaciais (IDE) ● É um framework que engloba dados espaciais, metadados, usuários e ferramentas que são integradas de forma a garantir o uso dos dados espaciais com eficiência e flexibilidade. Termo em inglês: Spatial Data Infrastructure (SDI) (fonte: wikipedia)
  • 3. Infraestrutura de DadosInfraestrutura de Dados Espaciais (IDE)Espaciais (IDE) ● Quando o conceito de uma IDE é tratado no nível de Governo, temos o envolvimento de instituições e a definição de políticas específicas.
  • 4. Infraestrutura Nacional deInfraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE)Dados Espaciais (INDE) ● A Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais – INDE foi instituída pelo Decreto Nº 6.666 de 27/11/2008 com a seguinte definição: ✔ “conjunto integrado de tecnologias; políticas; mecanismos e procedimentos de coordenação e monitoramento; padrões e acordos, necessário para facilitar e ordenar a geração, o armazenamento, o acesso, o compartilhamento, a disseminação e o uso dos dados geoespaciais de origem federal, estadual, distrital e municipal.”
  • 5. Comitê de Planejamento da InfraestruturaComitê de Planejamento da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais – CINDENacional de Dados Espaciais – CINDE ● Composto por técnicos dos órgãos ligados à produção e utilização de dados Geoespaciais; ● Cerca de 115 integrantes; ● Não possui a participação da sociedade de forma continuada nem das empresas provedores de serviços na área de tecnologias geoespaciais. São feitas audiências públicas para possibilitar a discussão das consolidações finais.
  • 6. Plano de AçãoPlano de Ação ● Construído de forma colaborativa (restrito às instituições participantes da INDE), através de uma ferramenta WIKI provida pela DI do IBGE; ● Dividido em 8 capítulos com cerca de 250 páginas.
  • 7. Portal da INDEPortal da INDE
  • 8. Portal da INDEPortal da INDE
  • 9. Portal da INDEPortal da INDE
  • 10. Analisando a implantação deAnalisando a implantação de uma IDEuma IDE ● Para uma instituição ou empresa, é importante avaliar se o investimento em toda a infraestrutura tecnológica e pessoal realmente tratá um retorno compatível com o investimento. ● Sem garantir a otimização dos processos de negócios de uma instituição, dificilmente haverá um retorno do investimento feito numa IDE.
  • 11. Plano de Ação da INDEPlano de Ação da INDE ● A arquitetura de software proposta no Plano de Ação da INDE vem sendo implantada pela OpenGEO desde 2004 com total garantia de suporte. ● A adoção do software livre no âmbito de um projeto voltado para adequação à INDE é a única opção viável e sustentável ao longo dos anos para grande maioria das instituições.
  • 12. Projetos da OpenGEOProjetos da OpenGEO Geo-Middleware Dados Vetoriais Banco de Dados Geográfico Repositório da dados vetoriais Dados Matriciais PostgreSQL PostGIS Arquivos vetoriais organizados em diretórios: Shapefile, DXF, DWG, DGN, etc. Arquivos matriciais organizados em diretórios: TIFF, GeoTIFF, JPG, PNG, etc. MapServer GeoServer Geotools (Java) OpenLayers (Javascript) Frameworks OGR GDAL Intranet Google Earth gvSIG QGIS Navegador Web Internet Dispositivos móveis (wireless) Atendimento aos convênios Aplicações Externas Intercâmbio com fontes externas de dados I3GEO (PHP/MapScript) KML KML WFS WFS WFS WMS WMS SFS/SFA HTTP HTTP SFS/SFA SFS/SFA WFS WMS SFS/SFA Vetor Vetor Matricial Matricial Vetor WCS WCS
  • 13. OpenGEO IDEOpenGEO IDE ● Solução voltada para implantar as exigências da INDE (decreto 6.666) com garantia de retorno de investimento. ● Desenvolvimento de projetos orientados aos processos de negócios da instituição. ● Arquitetura de software voltada para suportar as linguagens de programação para Web mais comuns no mercado: PHP e Java. ● Geo-Middleware totalmente livre, podendo ser integrado aos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD) mais comuns para aplicações geoespaciais: PostgreSQL/PostGIS e Oracle Spatial.
  • 14. ContatoContato Helton Nogueira Uchôa uchoa@opengeo.com.br - (21) 9147-5298 “O estado da arte das tecnologias geoespaciais está muito  além do que é ensinado atualmente no meio acadêmico.  Por isso, é importante que os profissionais da área utilizem  a internet para acompanhar a evolução desta área.” Twitter: @geozine @geolivre @opengeoday Grupo MapServer Brasil (Yahoo) blog.geozine.com.br