Webcast Estratégia Eficiente para Controle da Frota e Subcomponentes

858 views
698 views

Published on

Seminário virtual gratuito sobre o gerenciamento e controle eficiente da frota.

:: Conteúdo:
- Planejamento de atividade: trocas de óleos, revisões;
- Intervenções por períodos e pontos de controle: hodômetro, horímetro;
- Importância do controle de Sulco de Pneus, recapes e calibragem;
- Gerenciamento de custos com roteiros de viagens e abastecimentos.

:: Palestrante - Guthemberg Avelar:
​Analista de negócios da empresa Engecompany. Formado em vários cursos da área de manutenção, usinagem e mecânica pelo SENAI. Cursa Ciência da Computação e possui experiência no setor de manutenção em grandes empresas como a Usiminas.

Published in: Business
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
858
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
333
Actions
Shares
0
Downloads
26
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Webcast Estratégia Eficiente para Controle da Frota e Subcomponentes

  1. 1. Webcast de Manutenção Estratégia Eficiente para Controle da Frota e Subcomponentes
  2. 2. Manutenção de Frota O bom planejamento e execução das atividades preventivas otimiza todos os custos da Gestão da Frota. Pois oferece uma vida longa aos veículos, reduz as horas ociosas da frota além de passar segurança ao motorista.
  3. 3. Planejamento de atividade  O principal fator para conseguir reduzir os custos das manutenções da frota é o planejamento. Revisões Troca e Análise de Óleo Acompanhamento de pneus Abastecimentos
  4. 4. Criação de planos de manutenções  Revisões:  Controle de Hodômetro, Horímetro  Períodos (3 meses, 6 meses, 1 ano, etc)
  5. 5. Análise de óleo  Importância da Análise do óleo  Análise da Taxa de Desgaste
  6. 6. Análise de óleo  Importância da Análise do óleo  Análise de Condição de Óleo
  7. 7. Análise de óleo  Importância da Análise do óleo  Análise de Contaminação de Óleo
  8. 8. Controle de Pneus Pneus:  Os pneus representam cerca de 12% dos gastos de uma empresa de transporte. O que podemos fazer para aumentar a vida de cada pneu ?
  9. 9. Calibração  Calibragem:  Pneus com calibragem menor que a recomendada “freiam” o veículo e aumenta o consumo de combustível.  Além disto, quando a pressão está 30% abaixo da recomendada encurta em até 70% a vida útil do pneu.
  10. 10. Calibração  Calibragem:  Qual é o valor ideal ? E aqui vai uma dica importante: Visite o Site: www.alapa.org.br Alapa – Associação Latino-americana de Pneus, nele é possível identificar uma tabela com a calibragem ideal para cada tipo de pneu.
  11. 11. Calibração  Calibragem:  A calibragem de pneus não é apenas ‘detalhe’. Cuidar da calibração, pode fazer uma enorme diferença nos custos de sua frota.
  12. 12. Recape de Pneus  Recape:  O recape é uma das soluções mais utilizadas pelos gestores para reduzir os custos da frota.  O valor do recape de pneu pode variar de 30% a 40%.
  13. 13. Componentes do pneu  Detalhamento interno do pneu:
  14. 14. Recape de Pneus  Recape:  Todos os pneus possuem por norma, a indicação máxima de desgaste TWI (Tread Wear Indicator).  Ferramenta ideal para medição do Sulco:  Paquímetro de Profundidade
  15. 15. Recape de Pneus  Armazenar informações:
  16. 16. Recape de Pneus  Recape: A escolha de um pneu novo ou da reforma deve ser baseada nos índices de desempenho e históricos.  CPK – Custo por KM rodado Investimento Total CPK = Preço Pneu Novo + Preço Recape = Km Rodado Total Km Novo + Km Rec
  17. 17. Recape de Pneus  Recape: A escolha de um pneu novo ou da reforma, deve ser baseada nos índices de desempenho e históricos  Número de recapes por pneu novo
  18. 18. Recape de Pneus  Recape A escolha de um pneu novo ou da reforma deve ser baseada nos índices de desempenho e históricos.  Custo e segurança dos serviços prestados
  19. 19. Gastos Abundantes
  20. 20. Recape de Pneus  Recape:  É muito importante escolher os pneus corretos de acordo com sua utilização. Para isto siga orientações do fabricante.
  21. 21. Gastos Abundantes Mais um dos principais custos da frota:  Combustível
  22. 22. Consumo de Combustível  Fatores a serem analisados:  Veículos utilizados X serviços prestados Você realmente precisa do porte deste veículo ?
  23. 23. Consumo de Combustível  Fatores a serem analisados:  Avalie a média de consumo Compare a média de consumo de veículos do mesmo modelo. Por que um consome mais que o outro se eles são do mesmo modelo ?
  24. 24. Consumo de Combustível  Fatores a serem analisados:  Defina rotas
  25. 25. Consumo de Combustível  Fatores a serem analisados:  Economia na compra do combustível  Responsabilidade dos motoristas
  26. 26. Conclusão Gerenciar os serviços de manutenções da frota, pneus e abastecimentos, não é tarefa fácil. E para facilitar o acompanhamento diário das atividades é muito importante que o gestor possua uma ferramenta especialista que auxilie no dia a dia. A utilização de softwares de Gestão da Manutenção como o Engeman®, proporciona o planejamento estratégico bem mais simples aos gestores.
  27. 27. Agradecemos a sua atenção! Contatos: Marketing: marketing@engecompany.com.br Site: www.engeman.com.br / Tel: (37) 3249-2700 Siga-nos: Facebook: facebook.com.br/Engecompany Youtube: youtube.com/user/engecompany Twitter: @_Engecompany_ Linkedin: linkedin.com/company/Engecompany Guthemberg Avelar guthemberg.avelar@engecompany.com.br

×