Trabalho de humanização slides
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Trabalho de humanização slides

on

  • 4,526 views

 

Statistics

Views

Total Views
4,526
Views on SlideShare
4,502
Embed Views
24

Actions

Likes
1
Downloads
36
Comments
0

1 Embed 24

http://enfanhanguera.blogspot.com.br 24

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Trabalho de humanização slides Trabalho de humanização slides Presentation Transcript

    •  Enfermagem 1º semestre: Ana Paula, Ithiely,Jeilda, Renata, Selma,Veridyana e Julio Torela.
    •  O cuidar de forma ampla é visualizado com mais clareza na enfermagem, e ainda é melhor aplicado pela mulher, que por ser mãe tem um cuidar especial para com os necessitados, doentes e idosos.Além disso o cuidado se relaciona com afeição, preocupação e responsabilidades pelas pessoas necessitadas.
    •  Nas civilizações antigas muitas técnicas que hoje são exercidas pela enfermagem, eram realizadas por médicos. Outras eram delegadas há mulheres da família e também à escravos e servos, independente do sexo.
    •  Florence Nightingale Florence viajou muito em busca de realizar seu sonho de ser enfermeira, e depois de muitos obstáculos conseguiu através da Guerra da Crimeia, transformar o meio ambiente do hospital em Scutari. Um grande sucesso de Florence foi a redução da mortalidade de 42% para 2%, em um período de seis meses. Seus esforços com relação às reformas atingiram outros países, se tornado assim uma consultora no planejamento hospitalar.
    •  Há poucos livros em português que tratam da história da enfermagem. Surgiram alguns trabalhos, em geral teses e monografias na década de 1980, escritos por enfermeiras sobre a enfermagem no Brasil. A maioria abordam práticas de saúde, surgimento da medicina, da enfermagem e inter- relação entre essas duas atividades.Outras porém abordam sistema de ensino, formações, categorias e característica da profissão.
    •  A enfermagem desde suas raízes tem sido associada ao termo cuidar, e no Brasil também esta associada ao termo “assistir”. O assistir se originou das traduções norte- americanas, vindas do verbo to assist. O termo em inglês normalmente significa “ajudar” na área da saúde, pois o significado ficou mais forte se comparado à socorrer, estar perto de alguém quando se necessita de ajuda.
    •  A enfermegem e a medicina estão inter- relacionadas e com o processo de evlução pela qual a humanidade tem passado não se faz mas distinção de sexo para atuar nessas areas como antigamente. Mas, apesar da evolução o processo de cuidar apesar de tambem ser exercido por homens, é predominantimente feminino graças a formalização de seu ensino por Florence com aceitação exclusiva de moças.
    •  Uma das questões mais discutidas hoje em dia é a de clarificar o cuidar. Muito se tem estudado sobre o cuidado como fenômeno. Controvérsias existentes que consideram que o cuidado é como objeto, foco central, essência ou imperativo moral da enfermagem. Mas para entendê-lo realmente é necessário conhecer este fenômeno e explorar seu significado.
    • Sobre a questão da invisibilidade da enfermagem, acredita-se que, se enfermeiras apresentam “crise de identidade”, seria necessário maiores discussões a respeito. Tais discussões e busca de estratégia deveriam congregar a enfermagem como um todo, de forma coletiva, só assim sua identidade seria gradativamente construída, assegurando competência, segurança profissional, e principalmente, orgulho de ser profissional de enfermagem.