Programa Marketing Global 2009
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Programa Marketing Global 2009

on

  • 952 views

 

Statistics

Views

Total Views
952
Views on SlideShare
952
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
5
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Programa Marketing Global 2009 Programa Marketing Global 2009 Document Transcript

  • CURSOS: ADMINISTRAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOCIAL DISCIPLINA: MARKETING GLOBAL Professor: Edson de Carvalho Souza Alunos: Horas-aula: 80 Eixo: Marketing Créditos: 04 TRABALHO FINAL DE MARKETING INTERNACIONAL OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
  • 1. Sumário Executivo O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo baseado sobre a entrada de empresa brasileira no país indiano considerando as condições sócio-culturais e econômicas do país e a capacidade competitiva da empresa brasileira perante uma cultura tão diversificada. Considera-se aqui as várias nuances que influem para o desenvolvimento de uma empresa de móveis para escritório na Índia. 2. Descrição da Empresa Atuante no mercado desde 1875, a Riccó trabalha com o mobiliário executivo no Brasil e também no exterior. 3. Foco e Planos Estratégicos O foco da empresa brasileira de móveis para escritório é voltado para grandes e pequenas empresas nos centros urbanos. 4. Análise da Situação A demanda por insumos e equipamentos para o crescimento industrial na Índia vem crescendo com o aumento de importações, o Brasil ocupa uma posição ainda de pouco destaque, 0,4% de participação na exportação para Índia de móveis em geral, portanto é uma área ainda pouco explorada que, se bem estruturada pode se desenvolver sobremaneira.
  • 5. Foco de Mercado-Produto A empresa brasileira de móveis pretende vender móveis para escritório 6. Programa de Marketing 7. Dados Financeiros e Projeções 8. Organização 9. Plano de Implementação 10. Avaliação e Controle Apêndice A: Projeções Financeiras Detalhadas Apêndice B: Plano de Implementação de Ações
  • 1. Missão da Organização Nossa missão é oferecer melhores condições de trabalho, para que, do funcionário ao presidente, todos possam ter condições de doar seu melhor dentro de uma instituição, otimizando o potencial individual e do grupo. Conseqüentemente ajudando no processo evolutivo da sociedade 2. Análise de Mercado A economia indiana apresenta números expressivos. Noticias do Ministério indiano de Estatística, anunciam um crescimento de 7,9% no segundo trimestre do ano fiscal, superando as expectativas. As seguintes áreas manufatura, eletricidade e mineração foram responsáveis pelo crescimento do PIB. A Índia se sobressai mundialmente como referência quando se fala em empresas que prestam serviços na área de TI, tanto que sua economia se desenvolveu ao redor de empresas que se instalam no pais em busca de mão de obra especializada e mais barata. Uma boa ferramenta para uma analise de mercado é a analise SWOT, que consiste em levantar dados classificando-os como forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Forças: Economia em expansão / Destaque para o mercado imobiliário / Espaço para crescimento. Oportunidades: Economia em destaque. Ameaças: Relação tensa com vizinhos (Paquistão),
  • Fraquezas: Moeda fraca / Legislação. A regulamentação rígida da economia indiana tem espantado capital estrangeiro devido às altas taxas de juros. Isso explica o orçamento deficitário do país. Pequenas empresas não conseguem manter muitos funcionários, intervenções do governo fazem com que empresas tenham que pedir permissão para demitir funcionários. 3. Histórico do Desempenho da Empresa São 131 anos de Mercado Nacional. Uma empresa sólida e segura, há mais de 75 anos sob a mesma razão social. Equipes próprias de assistência técnica permanente, com compromisso de atender em 48 horas para verificação e/ou execução dos trabalhos de manutenção. A Riccó foi vencedora do Top de Marcas da revista mais respeitada do segmento, a Projeto Design. Com um investimento inicial entre 120 e 200 mil reais, a loja pode ter um faturamento ilimitado. Credibilidade e reconhecimento de marca (Uma em cada cinco empresas do Anuário Exame 1.000 são clientes Riccó). 4. Objetivos de Mercado Introdução e adequação dos produtos no mercado indiano. Elevar o volume de vendas no Brasil, batendo o recorde lucrativo dos três últimos anos. Adaptar a logística brasileira à logística indiana, de maneira eficiente em aspectos geográficos.
  • Identificar as verdadeiras necessidades do mercado mobiliário indiano, agregando valores aos nossos produtos, alcançando a fatia de mercado almejada e conseqüentemente a margem de lucro estipulada. Transmitir de maneira clara e simples a imagem da empresa já existente no Brasil, mas respeitando os valores que os indianos acreditam ser indispensáveis. 5. Estratégia de Marketing A empresa visa à venda de móveis para escritório, logo nossos clientes serão empresas que necessitem de salas bem equipadas com móveis bem planejados que acompanhem a tendência do mercado, se adaptando as várias necessidades de acordo com cada cliente. Para entrar no mercado iremos participar de feiras e exposições do setor moveleiro na Índia para promover conhecimentos com empresários indianos que tenham interesse em móveis e formar parcerias com empresas locais o que facilitará a entrada da empresa no mercado que se guia por indicações de empresários já reconhecidos no ramo, pois devido ao protecionismo torna difícil a entrada e manutenção de empresas estrangeiras. Criar e manter relacionamento com empresários influentes no mercado pode promover bons resultados para a empresa. A empresa ainda irá promover seu produto através de jornais impressos de grande circulação na Índia de forma setorial e nacional. Nosso posicionamento será competitivo, pois haverá condições para tal devido à compra de matérias primas recicláveis.
  • 6. Composto de Marketing Além de vender móveis que proporcionam as melhores condições de trabalho, a Riccó atuará de maneira sustentável, buscando soluções que preservem o meio ambiente e cuidem da sociedade em que está inserida. A Riccó garante que os seus produtos estão livres de defeitos de design, material, acabamento e continuidade de linha por 10 anos. Fazem parte da linha de produtos: Cadeiras e poltronas, Estações de trabalho, Armários, Auditórios, Mobiliário direcional, Call Center. O Brasil todo produto é transportado pela grande São Paulo com staff de montagem, transporte e assistência técnica registrada e sob responsabilidade civil da Riccó. Na índia contrataremos uma empresa que desempenhe o mesmo papel com total eficácia. A praça inicial será escolhida pelo fator tradição de cada cidade, dentre muitas que possuem essa qualidade, as escolhidas fora, Bombaim, Calcutá e Jaipur. O preço será de acordo com a moeda brasileira, levando em conta a equivalência entre os valores de cada moeda para que não haja transtornos futuros a nenhuma das partes envolvidas, tudo mediante contrato. A comunicação será de maneira direta, por se tratar de um país grande, as condições de mobilidade para que se atinja o maior número de pessoas possíveis não estão todas acessíveis.
  • 7. Controle e Acompanhamento Preferência pelo acompanhamento a maneira tradicional, sempre mantendo contato e visitando os clientes para verificar o nível de satisfação do cliente.
  • 8. Anexos O gráfico abaixo mostra que a Índia possui um comercio internacional movimentado. Nosso produto se encaixa na fatia de 42,2%, portanto o mercado se apresenta atrativo.