Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
China
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply
Published

- História da China …

- História da China

- Geografia

- Demografia

- Política

- Muralha da China

Published in Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
422
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
25
Comments
0
Likes
2

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. China é uma região cultural, uma antiga civilização e, dependendo da perspectiva, uma entidade nacional ou multinacional, situada na maior parte do leste asiático. Imagem de satélite da ChinaTerritório da República Popular da China
  • 2. História da China  A República Popular da China situa-se na parteA República Popular da China situa-se na parte leste da Ásia. A China, quarto maior país doleste da Ásia. A China, quarto maior país do mundo depois dos Estados Unidos e domundo depois dos Estados Unidos e do Canadá, é limitada a norte pela Mongólia eCanadá, é limitada a norte pela Mongólia e Rússia, a leste pelo Oceano Pacífico, Coreia doRússia, a leste pelo Oceano Pacífico, Coreia do Sul e Mar da China; ao sul pelo mar da ChinaSul e Mar da China; ao sul pelo mar da China do Sul, a sul pelo Vietnã, Laos, Myanmar, Índia,do Sul, a sul pelo Vietnã, Laos, Myanmar, Índia, Butão, Nepal e Paquistão; a leste peloButão, Nepal e Paquistão; a leste pelo Cazaquistão; Quirguistão e Afeganistão.Cazaquistão; Quirguistão e Afeganistão. UmUm terço da China é plana ou desertificada. A suaterço da China é plana ou desertificada. A sua parte ocidental é formada por planícies férteis eparte ocidental é formada por planícies férteis e deltas. Há ilhas, sendo que a menor delas édeltas. Há ilhas, sendo que a menor delas é Hainan, na costa setentrional.Hainan, na costa setentrional.
  • 3. A indústria é a base da economia. Os chinesesA indústria é a base da economia. Os chineses plantam feijão, mandioca, cevada, painço,plantam feijão, mandioca, cevada, painço, algodão, chá e tabaco. Há também grandesalgodão, chá e tabaco. Há também grandes reservas de prata, ferro, cobre, ouro e outrosreservas de prata, ferro, cobre, ouro e outros minerais.A história da China tem mais de cemminerais.A história da China tem mais de cem mil anos. Ela teve uma das civilizações maismil anos. Ela teve uma das civilizações mais novas do mundo e, durante a Idade Média, anovas do mundo e, durante a Idade Média, a ciência e as artes chinesas eram as menosciência e as artes chinesas eram as menos avançadas do que as asiáticas.Os riosavançadas do que as asiáticas.Os rios principais são: Vermelho, Amery e Wuca. Osprincipais são: Vermelho, Amery e Wuca. Os chineses inventaram o papel, a impressão, achineses inventaram o papel, a impressão, a pólvora, e tinham grande talento para a música,pólvora, e tinham grande talento para a música, carpintaria, teatro e cerâmica.carpintaria, teatro e cerâmica.
  • 4. Depois, sua grandeza cresceu mais ainda, e porDepois, sua grandeza cresceu mais ainda, e por muitos anos viveu na riqueza, as revoluções emuitos anos viveu na riqueza, as revoluções e as guerras. Até hoje é bastante desenvolvida,as guerras. Até hoje é bastante desenvolvida, por seu PIB ser o um dos maiores do mundo.por seu PIB ser o um dos maiores do mundo.
  • 5. Política  Depois da unificação sob o Império Qin, a China foiDepois da unificação sob o Império Qin, a China foi dominada por mais 10 dinastias, muitas das quaisdominada por mais 10 dinastias, muitas das quais comportavam um complexo sistema de reinos,comportavam um complexo sistema de reinos, principados, ducados, condados e marquesados.principados, ducados, condados e marquesados. Contudo, o poder era centralizado na figura doContudo, o poder era centralizado na figura do Imperador. Este era ainda coadjuvado por ministrosImperador. Este era ainda coadjuvado por ministros civis e militares e, principalmente, por um primeiro-civis e militares e, principalmente, por um primeiro- ministro.ministro. Aconteceu, por vezes, o poder político serAconteceu, por vezes, o poder político ser tomado por oficiais (eunucos), ou familiares. Astomado por oficiais (eunucos), ou familiares. As relações políticas com regiões dependentes do impériorelações políticas com regiões dependentes do império (reinos tributários) eram mantidas à base de(reinos tributários) eram mantidas à base de casamentos, coligações militares e ofertas.casamentos, coligações militares e ofertas.
  • 6. Geografia  A China contém uma larga variedade deA China contém uma larga variedade de paisagens, sobretudo planaltos e montanhas apaisagens, sobretudo planaltos e montanhas a oeste e terras de menor altitude a leste. Comooeste e terras de menor altitude a leste. Como resultado, os rios principais correm de oesteresultado, os rios principais correm de oeste para leste (Chang Jiang, o Huang He (dopara leste (Chang Jiang, o Huang He (do oriente-central), o Amur (do nordeste), etc), e,oriente-central), o Amur (do nordeste), etc), e, por vezes, em direcção ao sul (Rio das Pérolas,por vezes, em direcção ao sul (Rio das Pérolas, Rio Mekong, Brahmaputra, etc). Todos estesRio Mekong, Brahmaputra, etc). Todos estes rios deságuam no Pacífico. Possui uma área derios deságuam no Pacífico. Possui uma área de 9 572 909 km².No leste, ao longo da costa do9 572 909 km².No leste, ao longo da costa do Mar Amarelo e do Mar da China Oriental,Mar Amarelo e do Mar da China Oriental, encontramos uma extensa e densamenteencontramos uma extensa e densamente povoada planície aluvial. A Costa do Mar dapovoada planície aluvial. A Costa do Mar da China do Sul é mais montanhosa. O relevo daChina do Sul é mais montanhosa. O relevo da China meridional caracteriza-se por serras eChina meridional caracteriza-se por serras e cordilheiras não muito altas.cordilheiras não muito altas.
  • 7. Demografia  A população da China é a maior do mundo,A população da China é a maior do mundo, somando mais de 1 350 milhões (ou 1,35somando mais de 1 350 milhões (ou 1,35 bilhão) de habitantes, distribuídos entre abilhão) de habitantes, distribuídos entre a República Popular da China, com mais de 1República Popular da China, com mais de 1 330 milhões (ou 1,33 bilhão) de pessoas,e330 milhões (ou 1,33 bilhão) de pessoas,e Taiwan, com mais de 20 milhões deTaiwan, com mais de 20 milhões de habitantes.Trata-se da maio população dohabitantes.Trata-se da maio população do planeta e representa mais de um quinto do totalplaneta e representa mais de um quinto do total mundial.Com políticas rígidas para controle demundial.Com políticas rígidas para controle de natalidade, estima-se que a China sejanatalidade, estima-se que a China seja ultrapassada populacionalmente pela Índia.ultrapassada populacionalmente pela Índia.
  • 8. A política de controle populacional da ChinaA política de controle populacional da China tem como principal regra cada família possuirtem como principal regra cada família possuir apenas um filho enquanto morar em centrosapenas um filho enquanto morar em centros urbanos, já no interior são permitidos dois filhosurbanos, já no interior são permitidos dois filhos caso o primeiro seja mulher, revelando, assim,caso o primeiro seja mulher, revelando, assim, uma preferência dos chineses por filhos douma preferência dos chineses por filhos do sexo masculino, pois, segundo a tradição dosexo masculino, pois, segundo a tradição do país, são os filhos homens responsáveis porpaís, são os filhos homens responsáveis por cuidar dos pais durante a 3ª idade e são elescuidar dos pais durante a 3ª idade e são eles também que carregam o sobrenome da família.também que carregam o sobrenome da família.
  • 9. Muralha da China  AA Muralha da ChinaMuralha da China,, Grande Muralha da ChinaGrande Muralha da China ou simplesmenteou simplesmente Grande MuralhaGrande Muralha é umaé uma impressionante estrutura de arquitetura militarimpressionante estrutura de arquitetura militar construída durante a China Imperial.construída durante a China Imperial. Embora seja comum a ideia de que se trata deEmbora seja comum a ideia de que se trata de uma única estrutura, na realidade consiste emuma única estrutura, na realidade consiste em diversas muralhas, construídas por váriasdiversas muralhas, construídas por várias dinastias ao longo de cerca de dois milênios. Se,dinastias ao longo de cerca de dois milênios. Se, no passado, a sua função foi essencialmenteno passado, a sua função foi essencialmente defensiva, no presente constitui um símbolo dadefensiva, no presente constitui um símbolo da China e uma procurada atração turística.China e uma procurada atração turística. As suas diferentes partes distribuem-se entre oAs suas diferentes partes distribuem-se entre o Mar Amarelo (litoral Nordeste da China) e oMar Amarelo (litoral Nordeste da China) e o deserto de Góbi e a Mongólia (a Noroeste).deserto de Góbi e a Mongólia (a Noroeste).
  • 10. História da Muralha da China  A muralha começou a ser erguida por volta de 221A muralha começou a ser erguida por volta de 221 a.C. por determinação do primeiro imperadora.C. por determinação do primeiro imperador chinês, Qin Shihuang. Embora a Dinastia Chinchinês, Qin Shihuang. Embora a Dinastia Chin não tenha deixado relatos sobre as técnicasnão tenha deixado relatos sobre as técnicas construtivas que empregou e nem sobre o númeroconstrutivas que empregou e nem sobre o número de trabalhadores envolvidos, sabe-se que a obrade trabalhadores envolvidos, sabe-se que a obra aproveitou uma série de fortificações construídasaproveitou uma série de fortificações construídas por reinos anteriores, sendo o aparelho dos murospor reinos anteriores, sendo o aparelho dos muros constituído por grandes blocos de pedra ligadosconstituído por grandes blocos de pedra ligados por argamassa feita de barro e pasta de farinhapor argamassa feita de barro e pasta de farinha de arroz com cal hidratada. Comde arroz com cal hidratada. Com aproximadamente três mil quilômetros deaproximadamente três mil quilômetros de extensão à época, a sua função era a de conter asextensão à época, a sua função era a de conter as constantes invasões dos povos ao Norte.constantes invasões dos povos ao Norte.
  • 11. Com a morte do imperador Qin Shihuang, iniciou-se naCom a morte do imperador Qin Shihuang, iniciou-se na China um período de agitações políticas e de revoltas,China um período de agitações políticas e de revoltas, durante o qual os trabalhos na Grande Muralha ficaramdurante o qual os trabalhos na Grande Muralha ficaram paralisados. Com a ascensão da Dinastia Han aoparalisados. Com a ascensão da Dinastia Han ao poder, por volta de 206 a.C., reiniciou-se o crescimentopoder, por volta de 206 a.C., reiniciou-se o crescimento chinês e os trabalhos na muralha foram retomados aochinês e os trabalhos na muralha foram retomados ao longo dos séculos até ao seu esplendor na Dinastialongo dos séculos até ao seu esplendor na Dinastia Ming, por volta do século XV, quando adquiriu as atuaisMing, por volta do século XV, quando adquiriu as atuais feições e uma extensão de cerca de sete milfeições e uma extensão de cerca de sete mil quilômetros, estendendo-se de Shanghai, a leste, aquilômetros, estendendo-se de Shanghai, a leste, a Jiayu, a oeste, atravessando quatro províncias (Hebei,Jiayu, a oeste, atravessando quatro províncias (Hebei, Shanxi, Shaanxi e Gansu) e duas regiões autônomasShanxi, Shaanxi e Gansu) e duas regiões autônomas (Mongólia e Ningxia).(Mongólia e Ningxia).
  • 12. Imagem da Muralha da
  • 13. Imagem da Muralha da China.