• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Processo para Inovações Disruptivas
 

Processo para Inovações Disruptivas

on

  • 601 views

Inovação é um negócio complexo que exige muito esforço para conceber, desenvolver e executar. Inovação requer tempo, pessoas capacitadas e metodologia. ...

Inovação é um negócio complexo que exige muito esforço para conceber, desenvolver e executar. Inovação requer tempo, pessoas capacitadas e metodologia.

Uma inovação disruptiva cria novos atributos de valor para produtos e serviços para novos mercados de consumidores. Caracterizam-se pela simplicidade, capacidade de compra para o mercado alvo e padronização.

Um produto ou serviço disruptivo inicia seu ciclo oferecendo apenas atributos essenciais e de baixo custo para novos mercados de consumidores em comparação aos produtos maduros e lideres de mercado. À medida que esse novo mercado se desenvolve o produto ou serviço acompanha essa evolução oferecendo mais atributos de valor até atingir a saciação dos consumidores. Nessa fase é necessário iniciar um novo ciclo de inovação disruptiva.

Nosso processo para desenvolver inovações disruptivas e tecnológicas reúne as principais técnicas e modelos de gestão da estratégia e ferramentas de criatividade.
O processo inicia com uma avaliação da estratégia e gestão de recursos humanos da empresa. Essa fase, precursores da inovação, avalia o grau de maturidade da organização para desenvolver projetos de inovação.

A fase seguinte é mapear o portfólio de produtos e serviços da organização para classifica-los dentro da Matriz BCG para definir as prioridades de inovação. Utilizando a Matriz de Ansoff inicia-se a discussão sobre as oportunidades de crescimento da empresa. Utilizando uma técnica de planejamento de longo prazo onde definimos qual é o "gap de crescimento" da organização. Essa técnica define o número e a receita necessária em projetos de inovação para atingir o crescimento desejado pelos acionistas.

A próxima fase é selecionar o produto ou serviço do portfólio que será analisado. Essa definição tem como base o resultado das análises anteriores.

Selecionado o produto ou serviço analisa-se a atual estratégia e desempenho no mercado. Para essa análise utilizam-se vários modelos de gestão: As cinco forças de Michael Porter; Análise SWOT; Benchmarking; e, técnicas da Estratégia do Oceano Azul.

A partir dessas técnicas é possível identificar os atributos do produto ou serviço e posicionamento no mercado comparando com a concorrência ou o consenso dos consumidores.

A fase seguinte é explorar novos atributos de valor do produto ou serviço para se diferenciar da concorrência e identificar novos mercados, criando uma nova curva de valor.

A próxima fase é desenvolver o novo produto ou serviço utilizando novas técnicas e revisitando dados discutidos em fases anteriores. Nessa fase também é discutida a necessidade ou não de uma nova organização para executar o projeto de inovação e a gestão da nova operação de negócios.

A última fase é a implementação do projeto e acompanhamento dos resultados.
O novo produto ou serviço realimenta o portfólio de produtos e serviços e inicia-se um novo ciclo de inovação.

Mais informação sobre inovação no site www.efagundes.com.

Statistics

Views

Total Views
601
Views on SlideShare
601
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
12
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Processo para Inovações Disruptivas Processo para Inovações Disruptivas Presentation Transcript

    • Processo para Inovações Disruptivas EDUARDO MAYER FAGUNDES INOVAÇÃO Um processo para criar produtos e serviços para novas fronteiras de mercado.
    • efagundes.com Inovações Incrementais e Disruptivas Desempenho utilizável ou absorvível pelos clientes Tempo Desempenho Ritmo do processo tecnológico Inovações Incrementais Inovações Disruptivas SIMPLICIDADE, CAPACIDADE DE COMPRA E PADRONIZAÇÃO
    • efagundes.com Quando iniciar uma inovação disruptiva? Gatilho da tecnologia Pico de expectativas exageradas Vale da desilusão Esclarecimento Platô da Produtividade
    • efagundes.com Tablets Microsoft tablet 2001 Apple Newton 1993 Apple iPad 2010 Aakash tablet Android 4.0 WiFi – 3G $55.14 até $100
    • efagundes.com Controle dos ativos existentes Desenvolver a estratégia de crescimento Recursos alocados Criando uma estratégia para o crescimento
    • efagundes.com Controle dos ativos existentes Para ter o direito de inovar a empresa deve desenvolver a capacidade de criar novos negócios que gerem crescimento, operar os negócios existentes e vender negócios em declínio.
    • efagundes.com Desenvolver a estratégia de crescimento Ano Ano Ano Ano Ano 1 2 3 4 5 Número lançado Receita Esperada / iniciativa no 5º ano Taxa de crescimento em cinco anos Taxa de êxito projetada Receitas provenientes da atividade principal projetadas no quinto ano Receitas adjacentes projetadas no 5º ano Receitas projetadas no 5º ano geradas por novas inciativas Gap de crescimento Observações Observações Observações Meta de Receitas no 5º ano Receitas projetadas no 5º ano Operações Correntes Transferências adjacentes Novas iniciativas geradoras de crescimento Receitas Correntes Adjacências-alvo Cálculo do Gap de Crescimento
    • efagundes.com Desenvolver a estratégia de crescimento Cliente-alvo Canal de distribuição Receita em situação estável Tipo de oferta MarcaFonte de Renda Fornecedores/ Parcerias Tática Abordagem de entrada no mercado Outra dimensão Desejável Discutível Inimaginável Metas e Limitações
    • efagundes.com Recursos alocados 1. A taxa de crescimento do negócio principal. 2. Mudanças na intensidade competitiva do negócio principal. 3. A expertise da empresa na criação de novos negócios geradores de crescimento. 4. A razão da intensidade de capital de novos negócios potenciais comparada com outros mais antigos.
    • efagundes.com Mapear o portfólio de produtos e serviços Escolher um produto ou serviço para explorar Analisar a estratégia atual Entender a experiência dos consumidores Explorar as dimensões dos não- consumidores Criar a nova curva de valor do produto ou serviço Desenvolver a estratégia de inovação disruptiva Executar a estratégia Precursores da Inovação Ferramentas (3,5,7,10,14-17) Ferramentas (11,12) Ferramentas (1,2,4,6) Ferramentas (6) Ferramentas (6) Ferramentas (6) Ferramentas (1,2,7,9,13,18) Ferramentas (8) Processo para desenvolver Inovações Disruptivas Ferramentas 1. As cinco forças de Michael Porter 10. Liderança Motivacional 2. Análise SWOT 11. MatrizBCG 3. Balanced scorecard 12. Matrizde Ansolf 4. Benchmarking 13. Modelo 7-S 5. Disciplinas de Valor 14. Modelo de Maturidade 6. Estratégia do Oceano Azul 15. Nível do quociente de Internet 7. Estratégia Good to Great 16. Organizações que aprendem 8. Fases da mudança de Kotter 17. Quinta Disciplina de Peter Senge 9. Inovação Aberta 18. Técnicas de Pensamento Produtivo
    • www.efagundes.com Mais informações INOVAÇÃO Um processo para criar produtos e serviços para novas fronteiras de mercado. EDUARDO MAYER FAGUNDES