Pré-leitura: formando um contexto para ler outras culturas

891 views

Published on

Proposta pedagógica: Construir o contexto para a leitura de dois livros de Ilan Brenman, escolhido para a EMEF Vila Monte Cristo por meio do projeto Adote um Escritor
Instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Monte Cristo
Professora: Renata Baum Ortiz (Língua Portuguesa)
Turmas: B33 e B34 do II Ciclo no ensino fundamental

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
891
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
525
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Pré-leitura: formando um contexto para ler outras culturas

  1. 1. Pré-leitura:Pré-leitura:formando um contexto para leroutras culturas
  2. 2. IdentificaçãoProposta pedagógica: Construir ocontexto para a leitura de dois livros deIlan Brenman, escolhido para a EMEF VilaMonte Cristo por meio do projeto Adoteum EscritorInstituição: Escola Municipal de EnsinoFundamental Vila Monte CristoProfessora: Renata Baum Ortiz (LínguaPortuguesa)Turmas: B33 e B34
  3. 3. Alunos participantes Turma B33Bruna Vitória de Oliveira, 12anosCláudio André M.Conceição, 13 anosGabriel Borges, 12 anosJonathan Rafael Duarte deOliveira, 12 anosMilena Salerno da Rosa, 12anosPatrick Reis da Silva, 12 anosThalita de Souza Machado, 13anos Turma B34Bianca Machado Aguiar, 12anosGuilherme Dacás da Silva, 12anosLeonardo Gomes Floriano,12 anosNicoly Lima Araújo, 12 anosWallissom Mikael SantosMarques, 12 anos
  4. 4. Introdução aos trabalhos de pesquisaEm grupos, os alunos pesquisaram sobre os elementosculturais necessários para a boa leitura dos livros.A seguir veremos parte da pesquisa realizada comoatividade de publicação no blog das turmas.
  5. 5. Pré-leitura do livroAs 14 pérolas da sabedoria judaicaBagdá, califa e bobo da corteA cidade de Bagdá fica no Iraque.(Mesquita Moab)Califa  era o governante de um territóriono Império Otomano.Bobo da corte, bufão, bufo ou simplesmente bobo é o nomepelo qual era chamado o funcionário que divertia o rei e arainha.(Trabalho de Cláudio, Gabriel, Jonathan e Patrick – B33)
  6. 6. Pré-leitura do livroAs 14 pérolas da sabedoria judaicaA CIDADE DE TÂNGERA cidade de Tânger é localizada emMarrocos, a região deles eraTanger-Tetuão, no começo doAtlântico no nordeste da África, éhabitada por 669.680 habitantes.(Trabalho de Bryan, Erik Eduardo eIzac – B33)
  7. 7. Pré-leitura do livroAs 14 pérolas da sabedoria judaicaChelm é uma cidade polonesa.Varsóvia é a maior cidade da Polônia. Rabino é um sacerdote que recebeu uma formaçãoteologica-judaica.(Trabalho de Bruna Vitória, Thalita e Milena –B33)
  8. 8. Pré-leitura do livroAs 14 pérolas da ÍndiaO significado de Buda: aquele que sabe detudo."De todos, o primeiro buda, SidartaGautama, é considerado o mais brilhante etambém o fundador do budismo, no século6 a.C., isto é, há mais de 2.600 anos." O príncipe Sidarta disse que todo mundopode ser um Buda.(Trabalho de Wallissom e LeonardoGomes – B34)
  9. 9. Pré-leitura do livroAs 14 pérolas da ÍndiaMantraO mantra é basicamente uma vibração sonora que usamos na meditação, namaioria das vezes, mas também podemos usar independente delas Man, emsânscrito quer dizer mente, e Tra quer dizer liberação. Então Mantra querdizer Liberação da Mente. Ele acalma a mente e os nossos sentidos, relaxa onosso corpo e também liga a gente em uma energia superior...Alguns mantras comuns:Asa To Ma (Védico) - Considerado um dos mais belos Mantras do mundoOm namah shiva lingan (shivaísta)Shiva Shiva maha dêva (shivaísta)Om shiva Om Shakti Namah Shiva Namah Shakti (shivaista)Om namahkundaliní (sânscrito)Om namo bhagavate vasudevaya (do sânscrito)Om tare tütare ture soha (tibetano)Om tare tam soha (tibetano)Namerarenguékioh kioh namere klatisfas(Trabalho de Bianca, Guilherme e Nicoly – B34)
  10. 10. ConclusãoO trabalho de pré-leitura permitiu que os alunospreparassem um contexto de leitura bastante rico.Ao realizarem a leitura das histórias de cada livro, estavamfamiliarizados com termos próprios de cada cultura (comorabino, sinagoga, buda, mantra, etc.).A pesquisa completa dos alunos e os trabalhos feitos após aleitura dos livros de Ilan Brenman podem ser vistos no blogdas turmas:http://b33eb34montecristo.blogspot.com.brProfessora RenataContato: renatabaum@gmail.com

×