Pequeno dicionario do teatro
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Pequeno dicionario do teatro

on

  • 14,385 views

Apresentação com vocabulário relacionado com o teatro para a unidade de trabalho sobre o texto dramático.

Apresentação com vocabulário relacionado com o teatro para a unidade de trabalho sobre o texto dramático.

Statistics

Views

Total Views
14,385
Views on SlideShare
9,898
Embed Views
4,487

Actions

Likes
3
Downloads
166
Comments
1

4 Embeds 4,487

http://proflpelsa.wordpress.com 3080
http://aedf.pt 1403
http://proflpelsa.wordpress.com. 2
https://proflpelsa.wordpress.com 2

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Pequeno dicionario do teatro Pequeno dicionario do teatro Presentation Transcript

  • Pequeno Dicionário do Teatro GÉNERO DRAMÁTICO
  • Pequeno Dicionário do TeatroA Acção - sequência de acontecimentos do texto dramático (história); Acto - parte da estrutura externa do texto dramático em que se divide uma peça teatral e que é normalmente marcada pela mudança de espaço/cenário; Actor/actriz – Aquele/aquela que representa um papel numa peça de teatro; Adereço – Adorno; peça de enfeitar; Aparte - modo de representação do discurso dramático pertencente ao texto principal; palavras ditas por uma personagem, para si própria ou para o público, partindo do princípio que as outras não a ouvem.
  • Pequeno Dicionário do TeatroB Bastidores – Conjunto dos espaços que ficam por detrás e ao lado do palco. Nos bastidores, os actores preparam-se e aguardam a sua entrada em cena. Boca de cena - parte da frente do palco.
  • Pequeno Dicionário do TeatroC Camarim - local onde os actores se preparam para entrar em cena; Camarote - pequeno compartimento na parte lateral do teatro destinados ao público; Caracterizador – Aquele que caracteriza os actores; Cena - subdivisão do acto, marcada pela entrada ou saída de personagens; Cenário – Conjunto dos elementos decorativos que enquadram a acção e que se relacionam directamente com os factos em representação.
  • Pequeno Dicionário do TeatroC Cenógrafo - aquele que concebe, desenha ou pinta os cenários; Comédia – peça em que se põe em acção, de um modo jocoso, os costumes, caracteres ou factos da vida social; Contra-Regra – empregado de teatro que marca a entrada dos actores em cena; Coro - grupo de actores que, pelos seus comentários, ajudam à compreensão da peça.
  • Pequeno Dicionário do TeatroD Didascálias - conjunto de indicações cénicas dadas pelo dramaturgo para que os actores saibam que gestos fazer e que tom de voz a utilizar, muitas vezes designadas de texto secundário; também informam sobre o espaço e tempo e não são ditas em cena. Drama – Composição teatral sobre assuntos sérios, meio- termo entre a tragédia e a comédia, que aborda, geralmente, temas da vida comum, desdobrando-se entre o patético e o comovente. Dramaturgo – Autor de textos dramáticos.
  • Pequeno Dicionário do TeatroE Encenador – aquele que concebe e dirige um espectáculo teatral. Encenar - colocar uma peça em cena.
  • Pequeno Dicionário do TeatroF Falas - texto principal, dito pelas personagens. Farsa – do francês antigo farse, hoje farce; peça cómica de carácter burlesco. Figurante - aquele que representa um papel de menor importância; geralmente não tem falas, ou profere apenas uma pequena frase, e pode contribuir para enriquecer o cenário e a caracterização do espaço social da acção. Figurinista – aquele que concebe o guarda-roupa.
  • Pequeno Dicionário do TeatroG L M P S Guarda-roupa - peças de vestuário e adereços utilizados pelos actores; Luminotécnico - responsável pelas luzes e os seus efeitos durante a representação da peça; Monólogo - cena em que a personagem, sozinha, fala consigo própria ou com o público; Ponto - pessoa que, durante a realização do espectáculo, lê o texto em voz baixa, para auxiliar a memória dos actores. Ocupa um lugar – «caixa» no palco – apenas visível pelos actores; Sonoplasta - responsável pelos efeitos sonoros e pela música durante a representação.
  • Pequeno Dicionário do TeatroT Tragédia - género originário da Grécia Antiga, cuja acção é dramática, tendo desfecho funesto, isto é, terminando com a morte. O seu objectivo é provocar o terror e/ou a piedade. Tragicomédia - género teatral que combina elementos de tragédia e de comédia e que foi muito apreciada no século XVI. Elsa Maximiano - 2012 Fontes: Língua Portuguesa - 9.º ano, de Maria Ascensão Teixeira e Maria Assunção Bettencourt, 2004, Texto Editores (Para)Textos - 7, de Ana Miguel de Paiva, Gabriela Barroso de Almeida e Sónia Gonçalves Junqueira, 2011, Porto Editora