• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Treinamento de membrana plasmática
 

Treinamento de membrana plasmática

on

  • 3,962 views

 

Statistics

Views

Total Views
3,962
Views on SlideShare
3,962
Embed Views
0

Actions

Likes
1
Downloads
241
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Treinamento de membrana plasmática Treinamento de membrana plasmática Document Transcript

    • Treinamento Consultec e ENEM – Membrana plasmática –Prof. EmanuelEsse treinamento é misto com questões no formato CONSULTEC eENEM. É composto de 20 questões tente responder em no máximo 80minutos. Bom treinamento.Emanuel1. Dois tipos de transporte que podem acontecer nas membranas plasmáticas são o transportepassivo e o transporte ativo. O primeiro pode acontecer por simples difusão do elemento a sertransportado através da bicamada lipídica da membrana. Já o transporte ativo sempre dependede proteínas que atravessam a membrana, às quais o elemento a ser transportado se liga,desligando-se posteriormente do outro lado da membrana. Ambos os tipos de transporte estãoesquematizados na figura abaixo. Com base nessas informações e nos conhecimentos debiologia celular, assinale a alternativa que apresenta corretamente os gráficos de cada tipo detransporte.a)b)c)
    • Treinamento Consultec e ENEM – Membrana plasmática –Prof. Emanueld)e)2. Hemácias de um animal foram colocadas em meio de cultura em vários frascos comdiferentes concentrações das substâncias A e B, marcadas com isótopo de hidrogênio. Dessaforma os pesquisadores puderam acompanhar a entrada dessas substâncias nas hemácias,como mostra o gráfico apresentado a seguir.Assinale a alternativa correta.a) A substância A difunde-se livremente através da membrana; já a substância B entra nacélula por um transportador que, ao se saturar, mantém constante a velocidade detransporte através da membrana.b) As substâncias A e B atravessam a membrana da mesma forma, porém a substância Bdeixa de entrar na célula a partir da concentração de 2mg/mL.c) A quantidade da substância A que entra na célula é diretamente proporcional a suaconcentração no meio extracelular, e a de B, inversamente proporcional.d) As duas substâncias penetram na célula livremente, por um mecanismo de difusão facilitada,porém a entrada da substância A ocorre por transporte ativo, como indica sua representaçãolinear no gráfico.3. Três amostras de hemácias, A, B e C, foram isoladas do sangue de uma mesma pessoa ecolocadas em soluções com diferentes concentrações de sal. A figura apresenta as hemáciasvistas ao microscópio quando colocadas nas diferentes soluções. Na linha inferior,representação esquemática das células da linha superior. As setas indicam a movimentação deágua através da membrana.
    • Treinamento Consultec e ENEM – Membrana plasmática –Prof. EmanuelPode-se afirmar que, depois de realizadoo experimento,a) a concentração osmótica no interior dacélula A é maior que a concentraçãoosmótica no interior da célula B.b) a concentração osmótica no interior dacélula C é maior que a concentraçãoosmótica no interior da célula B.c) a concentração osmótica no interior dastrês células é a mesma, assim comotambém o era antes de terem sidocolocadas nas respectivas soluções.d) a concentração osmótica no interior das três células não é a mesma, assim como tambémnão o era antes de terem sido colocadas nas respectivas soluções.e) se as células A e B forem colocadas na solução na qual foi colocada a célula C, as trêscélulas apresentarão a mesma concentração osmótica.4. Assinale a alternativa incorreta em relação às membranas plasmáticas.a) As mitocôndrias, os lisossomos e o complexo golgiense são organelas citoplasmáticasrevestidas por membrana plasmática.b) A estrutura básica de uma membrana plasmática consiste em uma bicamada defosfolipídeos associada a proteínas, carboidratos e esteróis.c) A membrana plasmática é uma estrutura típica das células animais, sendo substituída pelaparede celular nas células vegetais.d) As proteínas de membrana têm como uma de suas funções permitir o transporte desubstâncias de dentro para fora da célula e vice-versa.e) As membranas plasmáticas exercem a importante função de reconhecimento celular,participando da integridade de tecidos biológicos.5.O esquema ilustra um experimento em que se compara o comportamento de células animais evegetais em soluções com diferentes concentrações.A análise desse experimento permite afirmar quea) células vegetais modificam intensamente a forma da parede celular quando são colocadasem ambientes com gradiente de concentração.b) representa um exemplo de transporte passivo porque envolve uma tendência ao equilíbrioiônico sem gasto de energia na forma de ATP.c) o tipo de transporte caracterizado é o ativo porque o deslocamento do solvente é a favor dogradiente de concentração.
    • Treinamento Consultec e ENEM – Membrana plasmática –Prof. Emanueld) a osmose em células animais se caracteriza pelo deslocamento de soluto de um ambientehipertônico para um ambiente hipotônico.e) tanto as células vegetais quanto as células animais murcham ao serem imersas em umambiente hipotônico.6. A membrana plasmática é a estrutura que delimita o conteúdo celular, separando-o do meioexterno. Além de proteger, a membrana plasmática controla a entrada e saída de substânciasna célula. Muitas vezes pode apresentar associações ou modificações que otimizam suasfunções.Com base nesse enunciado, assinale o que for correto.01) Os desmossomos são regiões especializadas existentes nas membranas adjacentes decélulas vizinhas, que funcionam como presilhas, aumentando a adesão entre as células. Apresença deles em todas as células de um epitélio garante a formação de um revestimentocontínuo e coeso.02) As bactérias possuem membrana esquelética feita de polissacarídeos, que promove àcélula forma definida e rígida. Essa membrana esquelética, contrariamente à plasmática,não é viva.04) As microvilosidades são dobras da membrana plasmática na superfície da célula quevoltadas para a parte interna do intestino delgado permitem uma absorção mais eficiente doalimento digerido.08) As células vegetais possuem, associadas externamente à membrana plasmática, amembrana esquelética, denominada membrana celulósica, que possui papel mecânico,selecionando as substâncias que entram e saem das células.16) As interdigitações são dobras nas membranas plasmáticas limítrofes de duas células e quedesempenham importante papel de coesão entre células vizinhas.7. Uma das extremidades de um tubo de vidro foi envolvida por uma membranasemipermeável e, em seu interior, foi colocada a solução A. Em seguida, mergulhou-se essetubo num recipiente contendo a solução B, como mostra a Figura 1. Minutos depois, observou-se a elevação do nível da solução no interior do tubo de vidro (Figura 2).O aumento do nível da solução no interior do tubo de vidro é equivalentea) à desidratação de invertebrados aquáticos, quando em ambientes hipotônicos.b) ao que acontece com as hemácias, quando colocadas em solução hipertônica.c) ao processo de pinocitose, que resulta na entrada de material numa ameba.d) ao processo de rompimento de células vegetais, quando em solução hipertônica.e) ao que acontece com as células-guarda e resulta na abertura dos estômatos.8. João está enfrentando a maratona do vestibular e, para tanto, além de estudar bastante, seprepara comendo uma dieta equilibrada em nutrientes e fazendo exercícios físicosregularmente. No dia da prova, leva uma garrafa d’água e uma barrinha de cereal, paragarantir, respectivamente, sua hidratação e o suprimento energético para seu cérebro ematividade. Sobre este assunto, observe a figura abaixo e considere as afirmativas que seseguem.
    • Treinamento Consultec e ENEM – Membrana plasmática –Prof. Emanuel( ) O transporte de moléculas e íons nutrientes para dentro das células de João, geralmenteocorre por um mecanismo de difusão facilitada (1) por proteínas de membrana.( ) O transporte de moléculas e íons, ilustrado em (1 e 2), é suplementar para a nutriçãocelular, mas desnecessário, uma vez que essas substâncias podem atravessarpassivamente a membrana (3), sem a necessidade de proteínas transportadoras.( ) O metabolismo de carboidratos como a glicose, presente na barra de cereal de João,libera íons hidrogênio que são carreados pelas co-enzimas NAD e FAD até as cristasmitocondriais, onde é gerado ATP e água.( ) Caso João realize exercícios físicos intensos antes das provas, um processo fermentativode produção de ácido lático poderá ocorrer em suas células musculares, expresso pelaequação: 2Glicose 2ADP 2 Pi 2 lactato 2 ATP 2 H O 2 h      .( ) A produção de Glucagon pelo pâncreas aumenta a glicogenólise, essencial às célulascerebrais de João, que são dependentes do consumo de glicose.9. A ilustração seguinte refere-se a uma estrutura celular.NÃO é função realizada por essaestrutura, a(o)a) síntese de substâncias proteicas.b) englobamento de partículassólidas.c) reconhecimento de substânciasquímicas.d) transporte de íons para o interiorda célula.e) Transdução de sinais10. A glicose é a principal fonte de energia nas células humanas, portanto, sua presença emtodas as células é de fundamental importância.Considerando o mecanismo de transporte da glicose para dentro da maioria das células, ográfico que representa a velocidade de transporte, em função da concentração de glicose forada célula, é
    • Treinamento Consultec e ENEM – Membrana plasmática –Prof. Emanuela)b)c)d)e)11. Em um laboratório de biologia, foi realizado o seguinte experimento: algumas folhas daplanta Elodea sp. e um grupo de hemácias foram colocados em dois frascos, um contendoágua pura e outro contendo água com sal de cozinha. Sobre esse experimento, podemosafirmar:a) No frasco contendo água pura, tanto as células vegetais quanto as hemácias nãoapresentaram variação significativa de volume, uma vez que o meio era isotônico em relaçãoàs células.
    • Treinamento Consultec e ENEM – Membrana plasmática –Prof. Emanuelb) No frasco contendo água com sal, as hemácias apresentaram uma redução significativa doseu volume celular, perdendo água do citoplasma para o meio hipertônico em relação a umacélula animal.c) No frasco contendo água com sal, as células vegetais não apresentaram redução do seuvolume celular; seu conteúdo citoplasmático, porém, murchou, perdendo água para o meiohipertônico.d) O experimento realizado demonstra o processo de osmose, que nada mais é do que adifusão facilitada da água nas células animais e o transporte ativo da água pela paredecelular nas células vegetais.12. As membranas celulares são estruturas que delimitam todas as células vivas,estabelecendo uma interface entre os meios intra e extracelulares. No caso de pessoasportadoras de diabetes tardio, ou tipo II, as membranas de algumas células possuem poucosreceptores para a insulina, diminuindo o transporte de glicose. Esses receptores têmcaracterística dea) fosfolipídeosb) glicoproteínasc) glicolipídeosd) esteroidese) carboidratos13. No fígado, o transporte de glicose é realizado por difusão passiva mediada por proteínastransportadoras da membrana plasmática.Em um experimento, cuja base consistiu em cultivar células hepáticas em um meio adequado,foram seguidos os seguintes passos:- adicionar ao meio de cultivo uma concentração de glicose suficiente para manter, já noprimeiro minuto, seu transportador saturado;- medir, a partir do primeiro minuto de incubação, a velocidade V do transporte de glicose parao interior dos hepatócitos;- bloquear, após três minutos de incubação, o metabolismo da glicose já absorvida, por meioda adição de um inibidor da enzima glicoquinase.Nos gráficos a seguir, os valores de V são medidos em função do tempo de incubação:O resultado do experimento descrito está representado na curva do gráfico indicado por:a) Wb) Xc) Yd) Z14. Devido à sua composição química –a membrana é formada por lipídios e proteínas– ela épermeável a muitas substâncias de natureza semelhante. Alguns íons também entram e saemda membrana com facilidade, devido ao seu tamanho. ... No entanto, certas moléculas grandesprecisam de uma ajudinha extra para entrar na célula. Essa ajudinha envolve uma espécie deporteiro, que examina o que está fora e o ajuda a entrar.(Solange Soares de Camargo, in Biologia, Ensino Médio. 2.ª série, volume 1, SEE/SP, 2009.)
    • Treinamento Consultec e ENEM – Membrana plasmática –Prof. EmanuelNo texto, e na ordem em que aparecem, a autora se referea) ao modelo mosaico-fluído da membrana plasmática, à difusão e ao transporte ativo.b) ao modelo mosaico-fluído da membrana plasmática, à osmose e ao transporte passivo.c) à permeabilidade seletiva da membrana plasmática, ao transporte ativo e ao transportepassivo.d) aos poros da membrana plasmática, à osmose e à difusão facilitada.e) aos poros da membrana plasmática, à difusão e à permeabilidade seletiva da membrana.15. Para explicar a absorção de nutrientes, bem como a função das microvilosidades dasmembranas das células que revestem as paredes internas do intestino delgado, um estudanterealizou o seguinte experimento:Colocou 200 mℓ de água em dois recipientes. No primeiro recipiente, mergulhou, por 5segundos, um pedaço de papel liso, como na FIGURA 1; no segundo recipiente, fez o mesmocom um pedaço de papel com dobras simulando as microvilosidades, conforme FIGURA 2. Osdados obtidos foram: a quantidade de água absorvida pelo papel liso foi de 8 mℓ, enquanto pelopapel dobrado foi de 12 mℓ.Com base nos dados obtidos, infere-se que a função das microvilosidades intestinais comrelação à absorção de nutrientes pelas células das paredes internas do intestinoé a dea) manter o volume de absorção.b) aumentar a superfície de absorção.c) diminuir a velocidade de absorção.d) aumentar o tempo de absorção.e) manter a seletividade na absorção.16. Células de determinada linhagem foram colocadas em meios com diferentesconcentrações osmóticas. As curvas identificadas pelas letras Z, J, Y e W se referem a cadaum destes meios e representam o comportamento desse tipo de célula ao longo do tempo emcada um deles.A partir das curvas desse gráfico, podemos concluir corretamente que:
    • Treinamento Consultec e ENEM – Membrana plasmática –Prof. Emanuela) Z é o mais hipertônico dos meios observados.b) Y é um meio isotônico em relação à linhagem celular testada.c) Y é um meio mais hipotônico do que Z.d) W é um meio hipotônico em relação à linhagem celular testada.e) J é um meio isotônico em relação à linhagem celular testada.17. A carne suína, comparada a outras, apresenta um menor teor de sódio e um nível maiselevado de potássio. Quando uma pessoa come muito sal além do ideal, que é de 2,0 gramasde NaCℓ por dia, ocorre um aumento da quantidade de água nos líquidos extracelulares e umaumento da pressão arterial. A consequência é uma maior entrada de água nas células. Omecanismo fisiológico para a retirada desta água e dos íons produzidos dentro da própriacélula é o sistema "bomba de sódio-potássio".Dados: massa molar (g/mol): NaCℓ = 58,5;número atômico (Z): Na = 11 e K = 19Com base no enunciado, considere as afirmativas.I - Os íons sódio e potássio são monovalentes e apresentam um número menor de elétrons, secomparados a seus respectivos átomos neutros.II - O potássio tem raio atômico maior que o do sódio e ambas as soluções aquosas conduzemcorrente elétrica.III - O consumo ideal de NaCℓ diário é de (58,5 / 2,0) mol por dia.IV - A bomba de sódio-potássio ajuda a manter o balanço energético das células animais, semgasto de ATP.Assinale a alternativa CORRETA.a) Somente as afirmativas I e II são corretas.b) Somente as afirmativas I e III são corretas.c) Somente as afirmativas II e IV são corretas.d) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.18. Analise a figura a seguir.Com base na figura e nos conhecimentos sobre o transporte de membrana, considere as
    • Treinamento Consultec e ENEM – Membrana plasmática –Prof. Emanuelafirmativas a seguir.I - As membranas celulares são constituídas por três camadas de moléculas lipídicas, com ascadeias polares (hidrofóbicas) colocadas no interior da membrana e as extremidadesapolares (hidrofílicas) voltadas para as superfícies da membrana.II - Quanto menor a molécula e, mais importante, quanto menores forem suas interaçõesfavoráveis com a água, ou seja, quanto menos polar ela for, mais rapidamente a moléculase difundirá através da bicamada lipídica.III - Moléculas apolares pequenas, tais como o oxigênio molecular (O2) e o dióxido de carbono(CO2) prontamente se dissolvem nas bicamadas lipídicas e, dessa forma, rapidamente sedifundem através delas. As células requerem essa permeabilidade aos gases para oprocesso de respiração celular.IV - Moléculas apolares não carregadas também se difundem rapidamente através de umabicamada, se são suficientemente pequenas. Por exemplo, a água e o etanol difundem-secom dificuldade, ao passo que o glicerol e a glicose difundem-se rapidamente, pois sãoimportantes fontes de energia para as células.Assinale a alternativa CORRETA.a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.b) Somente as afirmativas II e III são corretas.c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.19. A palytoxina é uma substância que tem a capacidade de causar a hemólise em célulasnormais de mamíferos. Essa substância utiliza um receptor específico na membrana celularexterna: uma das subunidades da enzima sódio e potássio ATPase, responsável também pelaligação do potássio que passará para o meio intracelular. A ouabaína, substância que utiliza omesmo receptor específico que a palytoxina e o potássio, é um potente inibidor da enzimasódio e potássio ATPase, o qual, entretanto, não causa qualquer dano à membrana.Preencha com V ou F os parênteses, conforme sejam verdadeiras ou falsas as assertivas aseguir.a) ( ) A incubação de hemácias em meio de cultura de células contendo ouabaína não afetaa capacidade de regulação osmótica celular.b) ( ) A pré-incubação de hemácias em meio de cultura de células contendo ouabaínadificulta a hemólise dessas células cultivadas posteriormente em meio contendo palytoxina.c) ( ) Se hemácias normais forem incubadas em um meio contendo palytoxina e,posteriormente, adicionar-se ouabaína ao meio, espera-se que as células continuemíntegras.d) ( ) Ratos de laboratório foram modificados geneticamente de modo que todas assubunidades da enzima sódio e potássio ATPase se tornassem defeituosas e a regulaçãoosmótica se tornasse independente dessa enzima. Ao injetar-se intravenosamente umadeterminada concentração de palytoxina nesses animais, espera-se a sobrevivência de100% deles.e) ( ) Suponha dois grupos de animais de laboratório: o grupo A foi modificadogeneticamente de modo que todas as subunidades da enzima sódio e potássio ATPaseperdessem sua atividade, e o grupo B apresenta animais normais. Ao injetar-seintravenosamente uma determinada concentração de ouabaína nesses animais, espera-seque os animais dos grupos A e B comportem-se da mesma maneira em termos de regulaçãoosmótica.20. Um medicamento, após ser ingerido, atinge a corrente sanguínea e espalha-se peloorganismo, mas, como suas moléculas “não sabem” onde é que está o problema, podem atuarem locais diferentes do local “alvo” e desencadear efeitos além daqueles desejados. Não seriaperfeito se as moléculas dos medicamentos soubessem exatamente onde está o problema efossem apenas até aquele local exercer sua ação? A técnica conhecida como iontoforese,
    • Treinamento Consultec e ENEM – Membrana plasmática –Prof. Emanuelindolor e não invasiva, promete isso. Como mostram as figuras, essa nova técnica baseia-sena aplicação de uma corrente elétrica de baixa intensidade sobre a pele do paciente,permitindo que fármacos permeiem membranas biológicas e alcancem a corrente sanguínea,sem passar pelo estômago. Muitos pacientes relatam apenas um formigamento no local deaplicação. O objetivo da corrente elétrica é formar poros que permitam a passagem do fármacode interesse. A corrente elétrica é distribuída por eletrodos, positivo e negativo, por meio deuma solução aplicada sobre a pele. Se a molécula do medicamento tiver carga elétrica positivaou negativa, ao entrar em contato com o eletrodo de carga de mesmo sinal, ela será repelida eforçada a entrar na pele (eletrorrepulsão - A). Se for neutra, a molécula será forçada a entrar napele juntamente com o fluxo de solvente fisiológico que se forma entre os eletrodos(eletrosmose - B).De acordo com as informações contidas no texto e nas figuras, o uso da iontoforesea) provoca ferimento na pele do paciente ao serem introduzidos os eletrodos, rompendo oepitélio.b) aumenta o risco de estresse nos pacientes, causado pela aplicação da corrente elétrica.c) inibe o mecanismo de ação dos medicamentos no tecido-alvo, pois estes passam a entrarpor meio da pele.d) diminui o efeito colateral dos medicamentos, se comparados com aqueles em que a ingestãose faz por via oral.e) deve ser eficaz para medicamentos constituídos de moléculas polares e ineficaz, se essasforem apolares.
    • Treinamento Consultec e ENEM – Membrana plasmática –Prof. EmanuelGabarito:Resposta da questão 1:[A] O transporte passivo segue o gradiente de concentração. O transporte ativo é regulado porproteínas transportadoras. Quando os transportadores estão saturados, a passagem desubstâncias transmembrana torna-se constante.Resposta da questão 2:[A] A curva tracejada indica que a substância A atravessa a membrana plasmática por difusãosimples. A curva contínua mostra que a substância B entra na célula com a ajuda de umtransportador. A saturação dos transportadores, após certo tempo, torna a velocidade detransporte da substância B constante.Resposta da questão 3:[E] A célula C foi mergulhada numa solução isotônica e encontra-se em equilíbrio osmótico,isso quer dizer que a quantidade de água que entra na célula pela membrana plasmática é amesma que sai. Se as células A e B forem colocadas em solução isotônica também entrarãoem equilíbrio osmótico e atingirão a mesma concentração osmótica da célula C.Resposta da questão 4:[C] A membrana plasmática é uma estrutura obrigatória em todas as células de todos os seresvivos.Resposta da questão 5:[B] Osmose é um processo passivo de transporte de solvente através de uma membranasemipermeável que equilibra as concentrações iônicas interna e externa à célula, semconsumo de energia.Resposta da questão 6:01 + 02 + 04 + 16 = 23.A membrana celulósica que envolve as células vegetais é inerte e, portanto, permeável asolventes e solutos. A membrana plasmática subjacente à membrana celulósica éseletivamente permeável e controla a passagem de solutos entre os meios intra e extracelular.Resposta da questão 7:[E] Na figura 1, a solução B é isotônica em relação à solução A. Por isso, não há alteração nonível da solução no tubo de vidro. Na figura 2, por outro lado, a solução A é hipotônica emrelação à solução B, o que faz a água entrar por osmose no tubo de vidro através damembrana semipermeável, elevando o nível dessa solução no tubo. Esse processo é oequivalente ao que acontece com as células-guarda dos estômatos que, ao ficarem túrgidasdevido à entrada de água através de suas membranas plasmáticas, promovem a abertura dosestômatos.Resposta da questão 8:F – F – V – V – V.O processo de transporte transmembrana contra gradiente, indicado em 1, é ativo e consomeenergia. O transporte por difusão facilitada por proteínas permeares é passivo e segue ogradiente. Substâncias como aminoácidos e glicose são transportadas para o meio intracelularpelos processos de transporte ativo (1) e por difusão facilitada (2).Resposta da questão 9:[A] A estrutura apresentada é a membrana plasmática. Entre as funções citadas, a membranaplasmática realiza o englobamento de partículas, o reconhecimentos de substâncias químicase o transporte de íons para o interior da célula. A síntese proteica ocorre no retículoendoplasmático granular ou no citossol.Resposta da questão 10:[A] A glicose entra na célula por difusão facilitada, um tipo de transporte passivo em que, paraatravessar a membrana plasmática, a molécula necessita da ajuda de uma proteína
    • Treinamento Consultec e ENEM – Membrana plasmática –Prof. Emanueldenominada carreador. Quanto maior a diferença de concentração, maior a velocidade dotransporte. Em concentrações muito altas, a velocidade do transporte deixa de aumentarporque todos os carreadores de membrana já estão trabalhando em sua velocidade total.Resposta da questão 11:[B] e [C] O enunciado da questão não é claro quanto à distribuição das células vegetais eanimais, cada uma em um frasco ou dois frascos com células animais e vegetais. De qualquerforma, as alternativas B e C estão corretas.Resposta da questão 12:[B] Os receptores de insulina são glicoproteínas presentes na membrana plasmática dascélulas-alvo.Resposta da questão 13:[A] O transporte de glicose através da membrana plasmática da célula hepática é umtransporte passivo mediado por transportador. No início do experimento proposto, adicionou-seuma quantidade saturante de glicose. Assim, no primeiro minuto, a velocidade de entrada daglicose no hepatócito deve já estar no máximo devido à saturação do transportador. Noentanto, como no terceiro minuto o metabolismo da glicose é bloqueado, sua concentração nointerior da célula aumenta rapidamente, sua velocidade de entrada na célula tende a diminuir,já que o transporte passivo depende do gradiente de concentrações externa e interna. Asconcentrações interna e externa de glicose tendem a igualar-se, diminuindo sua absorção pelacélula. O gráfico W é o que descreve esse fenômeno.Resposta da questão 14:[A] Na sequência do texto, a autora se refere ao modelo do mosaico-fluído, que se baseia nacomposição lipoproteica da membrana plasmática; à difusão simples, quando citapermeabilidade de alguns íons; e ao transporte ativo quando faz referência à ajuda que certasmoléculas de grande porte necessitam ter para entrar na célula.Resposta da questão 15:[B] As microvilosidades permitem que ocorra um aumento de superfície de contato para aabsorção dos nutrientes resultantes da digestão dos alimentos pelas paredes internas dointestino.Resposta da questão 16:[E]Resposta da questão 17:[A]Resposta da questão 18:[B]Resposta da questão 19:F - V - F - V - V.Resposta da questão 20:[D] O uso da iontoforese diminui o efeito colateral dos medicamentos, pois permite que osmesmos permeiem pelas membranas biológicas e alcancem a corrente sanguínea, sem passarpelo estômago. Não provoca ferimentos na pele nem aumenta o risco de estresse nospacientes e é eficaz tanto para medicamentos constituídos de moléculas polares como demoléculas apolares.