Inglês - Interpretando Charges

102,021 views
100,862 views

Published on

Como interpretar charges, cartoons e tiras em quadrinhos em inglês. Não basta apenas concentrar-se no texto, mas também nas imagens oferecidas pelo artista.

O texto está vinculado à imagem. Não é possível separá-las, pois assim perderão significado ( a não ser em cartoons apenas com imagens). Um acaba complementando o outro.

Podemos até interpretar algumas mensagens ( sejam elas cômicas, políticas, comportamentos, etc) que o artista quis passar apenas pelos desenhos; no entanto essa mensagem complementa-se com um texto. Por isso, é bom ficar atento a todos os detalhes.

Published in: Spiritual, News & Politics
9 Comments
112 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
102,021
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
11,475
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
9
Likes
112
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Inglês - Interpretando Charges

  1. 1. INGLÊS PROF. JAIME GUIMARÃES
  2. 2. Interpretando charges, cartoons e tiras. Primeiro, vamos definir o que é charge, cartoon e tira. CHARGE refere-se a um acontecimento recente, de cunho social, político, esportivo, cotidiano. Apresenta diálogos e situações contextualizadas. CARTOON retrata um acontecimento de modo global, uma causa (ecologia, por exemplo) e é rica em detalhes, com pouco ou nenhum diálogo. TIRA é uma história em quadrinhos com apenas 3 quadros, geralmente de aspecto cômico.
  3. 3. Ao interpretar um texto, devemos procurar alguns atalhos que nos auxiliem e estão presentes nas expressões. Em relação aos quadrinhos tais atalhos também são úteis, mas temos a ilustração para ajudar. Identifique a idéia central – isso está na cena que o artista ilustrou. Os detalhes no desenho não podem ser desprezados. Vamos ver um exemplo.
  4. 4. Repare bem em alguns elementos presentes no desenho:
  5. 5. Após observar bem a cena e conferir os detalhes, faça uma pergunta simples: O QUE ESTÁ ACONTECENDO NESTA CENA?
  6. 6. Este homem parece que passa muito tempo diante do computador. BASEADO EM QUÊ EU POSSO AFIRMAR ISSO?
  7. 7. Repare as “olheiras”. Xícaras de café “largadas”. VAMOS VER AGORA A OUTRA PERSONAGEM
  8. 8. Como está a ave? Repare nos pratinhos vazios e com teias de aranha.
  9. 9. O homem passa muito tempo em frente ao computador. A ave de estimação do homem morreu e os pratinhos estão vazios. QUAL A MENSAGEM QUE ESTA CHARGE TENTA TRANSMITIR? Então, vejamos:
  10. 10. Depois deste trabalho de observação e interpretação da ilustração, partimos para o texto, que nos confirmará: VEJA, POLLY...ELE DIZ QUEPESSOAS QUE PASSAM MUITO TEMPO ONLINE ( CONECTADAS) DESPREZAM SEUS OUTROS RELACIONAMENTOS.
  11. 11. Em charges como a que acabamos de ver é mais simples este trabalho de interpretação da cena, pois está apenas em um quadro, com diversos detalhes e pouco texto. Já as TIRAS em quadrinhos apresentam mais texto e menos detalhes. Aí devemos dividir nossa atenção entre o texto e as situações retratadas nas cenas.
  12. 13. Vamos analisar o primeiro quadrinho: Alguns guerreiros Este é o “Hagar”. Qual sentimento ele expressa? “ sobras” de um ataque.
  13. 14. E a conclusão: A personagem chora por este objeto. O que será isso? O que representa?
  14. 15. WINE = VINHO VOCÊ CONSEGUIRIA INTERPRETAR A CHARGE AGORA?
  15. 16. OLHE MAIS UMA VEZ.
  16. 17. Neste caso, o efeito cômico da tira é condicionado ao texto: “ Eu nunca vi Hagar chorar! Ele perdeu um bom amigo no ataque surpresa?”
  17. 18. Agora, sim, a tirinha está completa.
  18. 19. Consegue interpretar esta charge?
  19. 20. Em vestibulares e concursos, as tiras e charges geralmente referem-se ao comportamento ou algum tema recente que tenha chamado a atenção. Charges e tiras para estas finalidades pedem geralmente um entendimento global de um fato – dessa forma, desenhos e textos não podem ser desvinculados.
  20. 22. QUAL A IRONIA DESTA CHARGE?
  21. 23. THE END

×