Oficina de Poemas

9,198 views

Published on

Oficina para trabalhar com o 6º ano temática da Olimpíada de Língua Portuguesa

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
9,198
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
358
Actions
Shares
0
Downloads
101
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Oficina de Poemas

  1. 1. As figuras de linguagem na Produção de poemas
  2. 2. Porto Nacional em metáforas
  3. 3. vídeo
  4. 4. Interpretando o poema A professora apresentará o autor Célio Pedreira,fará leitura do poema com os alunos e em seguida com as palavras em destaque conceituará metáfora , personificação, comparação e reiteração. Após comentar as palavras com asterísticos relacionadas à cultura de Porto.
  5. 5. A Casa rosa de Dona Custódia Assiste ao rio A porta do trinco de louça branca * Que se abre ao poente. Abrem- se ao povo As janelas cerradas Como olhos ocultos Vigiando séculos. Mira a lua O oitão de telhas tortas Errado pelos ventos ribeiros de um tempo Arquiteto dos meus sonhos. Denso o batente * da porta do Porto Namora a calçada de pedra *.
  6. 6. Provocação aos alunos Ao término do vídeo, o professor deve promover um debate em sala de aula, provocando os alunos a participarem: a) Existe relação entre o poema “ O casarão rosa de dona Custódia” e o vídeo ... ? b) Qual o tema abordado nas duas produções? c) As produções apresentam tanto na poesia como no documentário, registros sobre Porto Nacional. Apontem nos textos palavras da cultura imaterial que devem ser registras por autores. d)O que podemos fazer para preservar as memórias locais? c) Existe contribuição da exibição do vídeo para a compreensão da importância de conservar a cultura local. Qual?
  7. 7. Produção em grupo Com o auxilio do vídeo,poema estudado e conhecimento cultural os alunos montarão um mural de palavras relecionadas ao lugar onde eles vivem. Como exemplo a professora apresentará palavras da cultura material e imaterial local (link-rua).Após eles redigirão um poema em grupo.
  8. 8. rua
  9. 9. Luzia da Silva
  10. 10. LUZIA DA SILVA Após ouvir a gravação sobre Luzia da Silva e ler o texto “Mulher de luta” enumerem palavras associadas a essa personagem.Ao terminarem criem versos usando metáforas,personificação e reiteração e comparação.

×