Checar Integridade
de Um Arquivo com
MD5
N ú c l e o d e T e c n o l o g i a s
E d u c a c i o n a i s d e T a i ó
T u t o...
Elton Nike Casa
Núcleo de Tecnologias Educacionais de Taió | Tutorial de Como Checar Integridade de
Um Arquivo com uso de ...
Elton Nike Casa
Núcleo de Tecnologias Educacionais de Taió | Tutorial de Como Checar Integridade de
Um Arquivo com uso de ...
Elton Nike Casa
Núcleo de Tecnologias Educacionais de Taió | Tutorial de Como Checar Integridade de
Um Arquivo com uso de ...
Elton Nike Casa
Núcleo de Tecnologias Educacionais de Taió | Tutorial de Como Checar Integridade de
Um Arquivo com uso de ...
Elton Nike Casa
Núcleo de Tecnologias Educacionais de Taió | Tutorial de Como Checar Integridade de
Um Arquivo com uso de ...
Elton Nike Casa
Núcleo de Tecnologias Educacionais de Taió | Tutorial de Como Checar Integridade de
Um Arquivo com uso de ...
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Tutorial de Como Checar Integridade de Um Arquivo com uso de MD5

1,080

Published on

Este tutorial ensina como usar o arquivo MD5 para checar a integridade de um arquivo baixado da internet, pois às vezes baixamos arquivos muito extensos e aparentemente inteiros. O que às vezes pode causar uma perda de tempo, de uma mídia virgem. O principal erro que pode ocorrer e de uma mídia de instalação aparentemente funcional apresentar erros estranhos durante a instalação.

Published in: Software
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
1,080
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
6
Actions
Shares
0
Downloads
5
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Transcript of "Tutorial de Como Checar Integridade de Um Arquivo com uso de MD5"

  1. 1. Checar Integridade de Um Arquivo com MD5 N ú c l e o d e T e c n o l o g i a s E d u c a c i o n a i s d e T a i ó T u t o r i a l d e C o m o C h e c a r I n t e g r i d a d e d e U m A r q u i v o c o m u s o d e M D 5 Elton Nike Casa Este tutorial ensina como usar o arquivo MD5 para checar a integridade de um arquivo baixado da internet, pois às vezes baixamos arquivos muito extensos e aparentemente inteiros. O que às vezes pode causar uma perda de tempo, de uma mídia virgem. O principal erro que pode ocorrer e de uma mídia de instalação aparentemente funcional apresentar erros estranhos durante a instalação. Alguns downloads oferecem a opção de baixar um arquivo MD5, caso você queira fazer uso dessa ferramenta siga os passos deste tutorial, lembrando que podem existir outras formas de fazer. Os comandos usados aqui quando explicados serão colocados dentro de (“) devendo estas ser ignoradas no console.
  2. 2. Elton Nike Casa Núcleo de Tecnologias Educacionais de Taió | Tutorial de Como Checar Integridade de Um Arquivo com uso de MD5 1 Tutorial de Como Checar Integridade de Um Arquivo com uso de MD5 Este tutorial ensina como usar o arquivo MD5 para checar a integridade de um arquivo baixado da internet, pois às vezes baixamos arquivos muito extensos e aparentemente inteiros. O que às vezes pode causar uma perda de tempo, de uma mídia virgem. O principal erro que pode ocorrer e de uma mídia de instalação aparentemente funcional apresentar erros estranhos durante a instalação. Alguns downloads oferecem a opção de baixar um arquivo MD5, caso você queira fazer uso dessa ferramenta siga os passos deste tutorial, lembrando que podem existir outras formas de fazer. Os comandos usados aqui quando explicados serão colocados dentro de (“) devendo estas ser ignoradas no console. Após o termino do download do arquivo desejado e seu MD5, abra um console caso esteja utilizando Linux, em Aplicativos/Acessórios/Terminal. Este caminho pode ser diferente dependendo da distribuição utilizada, aqui estou usando uma versão baseada em Ubuntu 10.04.
  3. 3. Elton Nike Casa Núcleo de Tecnologias Educacionais de Taió | Tutorial de Como Checar Integridade de Um Arquivo com uso de MD5 2 Assim que o terminal abrir você devera navegar ate a pasta onde estão os dois arquivos. No caso aqui estão no desktop do usuário administrador, os arquivos de usuários se encontram dentro da pasta “/home”. Para acessar esta pasta você devera digitar o comando “cd /home” e pressionar enter. Agora digite o comando “ls” e de enter. (Este comando serve para listar o que esta dentro de um determinado diretorio, quando usado sem mais nenhuma instrução, como na imagem, ele lista o diretorio atual. Agora você verá as pastas dentro da pasta “/home”, agora de o comando para entrar na pasta do usuário desejado, neste caso o usuário desejado é o administrador. Então digite “cd a” e precione TAB para que o nome se complete automaticamente e depois pressione enter. Agora você está dentro da pasta do usuário administrador, digite o comando “cd Á” e pressione TAB que o nome se auto complete e depois pressione enter.
  4. 4. Elton Nike Casa Núcleo de Tecnologias Educacionais de Taió | Tutorial de Como Checar Integridade de Um Arquivo com uso de MD5 3 Pronto agora você chegou a pasta onde estão os dois arquivos, claro lembrando que esse destino pode mudar dependendo de onde você baixou seus arquivos, por isso se possivel baixe-os na área de trabalho ficando assim mais facil a localização. Estando na pasta correta você ira testar a integridade do arquivo com o seguinte comando “md5sum –c nomedoarquivo.md5”. Então é bem simples de fazer esse teste, aqui tambem vale o TAB, ou seja você digita o comando “md5sum –c U” e pressiona o TAB para que o nome do arquivo se auto complete mais aqui você deve ter atenção a um detalhe existe dois arquivos com nomes iguais com uma diferença apenas na estensão, então o TAB vai autocompletar o nome até o ponto em que o nome dos dois arquivos diferenciem, e você deve escrever o resto, aqui o que está faltando é somente a estensão “.md5”. Veja na imagem abaixo, com uso do comando “ls”, pode-se ver a coreta grafia do nome do arquivo “UBTNTETAIO1004_SinglePC.iso” e “UBTNTETAIO1004_SinglePC.iso.md5”, então o arquivo utilizado para a checagem de integridade eo com estensão .md5. Assim que o nome correto é identificado, você devera usar o comando “md5sum –c UBTNTETAIO1004_SinglePC.iso.md5” e pressionar enter assim após alguns minutos será exibido uma mensagem informando se o arquivo está ok (SUCESSO) ou corrompido (FALHA).
  5. 5. Elton Nike Casa Núcleo de Tecnologias Educacionais de Taió | Tutorial de Como Checar Integridade de Um Arquivo com uso de MD5 4 No Windows tambem é possivel fazer essa checagem com auxilio de um software freeware, existem varias ferramentas para isso, neste tutorial vamos utilizar o Md5Checker. Que pode ser baixado em http://getmd5checker.com/. Este programa é de facil utilização após baixar e descompactar o software voce encontrara dois arquivos, CHECKSUM.md5 e Md5Checker.exe. Agora mova os arquivos baixados para a mesma pasta do programa para facilitar que os arquivos sejam encontrados posteriormente. E então com um duplo clique abra o executavel do programa de checagem, Md5Checker. Este possui um icone de cor verde facilmente identificado dentro da pasta.
  6. 6. Elton Nike Casa Núcleo de Tecnologias Educacionais de Taió | Tutorial de Como Checar Integridade de Um Arquivo com uso de MD5 5 No programa você devera clicar no menu Add. E será solicitado que se escolha o arquivo que se deseja testar a integridade, então escolha o arquivo com a estenção .md5, geralmente este arquivo tem um nome parecido com o arquivo que se deseja testar, como no exemplo da imagem o arquivo .iso e o seu .md5 de teste tem nomes quase iguais.
  7. 7. Elton Nike Casa Núcleo de Tecnologias Educacionais de Taió | Tutorial de Como Checar Integridade de Um Arquivo com uso de MD5 6 Assim que o arquivo .md5 e selecionado, deve-se clicar em abrir. Neste momento o processo de teste se inicia automaticamente. E se o arquivo estiver sem nenhum erro, ou seja não estiver corrompido, você poderá utiliza-lo sem medo.

×