Tutorial de Configuração Ubuntu 10.04 NTE Taió no Servidor das Carteiras Informatizadas SC
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Tutorial de Configuração Ubuntu 10.04 NTE Taió no Servidor das Carteiras Informatizadas SC

on

  • 336 views

Este tutorial ensina como deve ser feita a configuração do Ubuntu 10.04 NTE Taió, para uso nas carteiras informatizadas SC. Já deixo claro que devido ao hardware inferior não são todos os ...

Este tutorial ensina como deve ser feita a configuração do Ubuntu 10.04 NTE Taió, para uso nas carteiras informatizadas SC. Já deixo claro que devido ao hardware inferior não são todos os softwares que funcionam perfeitamente.

Statistics

Views

Total Views
336
Views on SlideShare
105
Embed Views
231

Actions

Likes
0
Downloads
0
Comments
0

7 Embeds 231

http://eltonnikecasa.blogspot.com.br 178
http://www.enctecnologiaeinformatica.com.br 40
http://eltonnikecasa.blogspot.com 7
http://eltonnikecasa.blogspot.de 2
http://eltonnikecasa.blogspot.ru 2
http://eltonnikecasa.blogspot.fr 1
http://eltonnikecasa.blogspot.it 1
More...

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Tutorial de Configuração Ubuntu 10.04 NTE Taió no Servidor das Carteiras Informatizadas SC Tutorial de Configuração Ubuntu 10.04 NTE Taió no Servidor das Carteiras Informatizadas SC Document Transcript

  • UBUNTU 10.04 NTE TAIÓ NÓ SERVIDÓR DAS CARTEIRAS INFÓRMATIZADAS SC Este tutorial ensina como deve ser feita a configuração do Ubuntu 10.04 NTE Taió, para uso nas carteiras informatizadas SC. Já deixo claro que devido ao hardware inferior não são todos os softwares que funcionam perfeitamente. É altamente recomendado que antes de formatar seu servidor você faça backup dos arquivos /etc/hosts, anote o endereço de IP da Interface do seu servidor. Caso você tenha esquecido de fazer backup destes arquivos você poderá obter estes endereços nos thin- clients com o uso de um mouse normal USB. Tutorial de Configuração Ubuntu 10.04 NTE Taió no Servidor das Carteiras Informatizadas SC elaborado por Elton Nike Casa
  • Núcleo de Tecnologias Educacionais de Taió | Tutorial de Configuração Ubuntu 10.04 NTE Taió no Servidor das Carteiras Informatizadas SC 1 Tutorial de Configuração Ubuntu 10.04 NTE Taió no Servidor das Carteiras Informatizadas SC Este tutorial ensina como deve ser feita a configuração do Ubuntu 10.04 NTE Taió, para uso nas carteiras informatizadas SC. Já deixo claro que devido ao hardware inferior não são todos os softwares que funcionam perfeitamente. É altamente recomendado que antes de formatar seu servidor você faça backup dos arquivos /etc/hosts, anote o endereço de IP da Interface do seu servidor. Caso você tenha esquecido de fazer backup destes arquivos você poderá obter estes endereços nos thin-clients com o uso de um mouse normal USB. Depois da instalação seu o Ubuntu 10.04 NTE Taió, inicia automaticamente em um usuário sem privilégios administrativos. Você deve encerrar a sessão, como mostrado na imagem.
  • Núcleo de Tecnologias Educacionais de Taió | Tutorial de Configuração Ubuntu 10.04 NTE Taió no Servidor das Carteiras Informatizadas SC 2 O próximo passo é logar como Administrador. Como na Imagem abaixo, com a senha padrão qwe123.
  • Núcleo de Tecnologias Educacionais de Taió | Tutorial de Configuração Ubuntu 10.04 NTE Taió no Servidor das Carteiras Informatizadas SC 3 Agora que você está logado como Administrador o primeiro passo é desabilitar o login automático que vem habilitado por padrão. Clicando em Sistema/Administração/Tela de Login. Aparecera está janela, você devera clicar em desbloquear e digitar a senha padrão qwe123. Depois deixe marcado Mostrar a tela de escolha para quem for logar.
  • Núcleo de Tecnologias Educacionais de Taió | Tutorial de Configuração Ubuntu 10.04 NTE Taió no Servidor das Carteiras Informatizadas SC 4 Agora você devera configurar a placa de rede do seu servidor de com um Endereço de IP fixo. Isso porque se você deixar com DHCP, toda vez que reiniciar vai mudar o endereço, assim os thin-clients não vão encontrar o Servidor. Para configurar o endereço de IP, você devera clicar no ícone em forma de conexão próximo ao relógio como na imagem abaixo, com o botão direito do mouse, e em seguida clicar em Editar conexões.... Agora feito isso aparecera esta janela, onde você devera clicar em Editar....
  • Núcleo de Tecnologias Educacionais de Taió | Tutorial de Configuração Ubuntu 10.04 NTE Taió no Servidor das Carteiras Informatizadas SC 5 Agora clique na aba Configurações IPv4, depois clique em Método e selecione Manual, o próximo passo será clicar em Adicionar. E preencha conforme as suas configurações. Lembrando que se for uma internet via satélite a máscara será 255.255.255.224, porque essas internets tem grupos de 30 ips por escola.
  • Núcleo de Tecnologias Educacionais de Taió | Tutorial de Configuração Ubuntu 10.04 NTE Taió no Servidor das Carteiras Informatizadas SC 6 Provavelmente agora nesse ponto sua maquina já possui internet. O próximo passo será liberar os ips dos thin-clients no firewall do Linux. Na Área de Trabalho do Administrador existe um atalho Nautilus Super Usuário. Clicando nele deverá ser digitado a senha padrão qwe123, e logo que se pressione enter, abrira um gerenciador de arquivos em modo root, ou seja você poderá alterar arquivos protegidos do sistema, então tome cuidado para não alterar arquivos vitais do seu sistema. Navegue até /etc e abra o arquivo hosts.
  • Núcleo de Tecnologias Educacionais de Taió | Tutorial de Configuração Ubuntu 10.04 NTE Taió no Servidor das Carteiras Informatizadas SC 7 Dentro do arquivo hosts. Você poderá copiar do arquivo hosts que você fez backup ou criar do zero as linhas com os ips dos thin-clients como na imagem. Os IPs devem ser conforme os configurados nos thin-clients.
  • Núcleo de Tecnologias Educacionais de Taió | Tutorial de Configuração Ubuntu 10.04 NTE Taió no Servidor das Carteiras Informatizadas SC 8 Agora o ultimo passo, somente criar os 12 Usuários, um para cada thin-client. Como na imagem clique em Sistema/Administração/Usuários e Grupos.
  • Núcleo de Tecnologias Educacionais de Taió | Tutorial de Configuração Ubuntu 10.04 NTE Taió no Servidor das Carteiras Informatizadas SC 9 Assim que abrir a janela de usuários exclua o usuário Usuário, que vem por padrão, inclusive os arquivos. Agora comece adicionando o primeiro usuário, por exemplo: Nome: Usuário 01 (Deixe um espaço antes do número, e escreva os numero com um zero na frente até que se alcance duas casas décimais porque na hora de organizar na lista de usuários o sistema mistura os nomes.) Nome de usuário: usuario01 (Este é o nome que o sistema realmente reconhece, então deve ser escrito com letras minusculas e sem espaços, confira se o numero está correto.) Agora clique em OK para ir a proxima janela.
  • Núcleo de Tecnologias Educacionais de Taió | Tutorial de Configuração Ubuntu 10.04 NTE Taió no Servidor das Carteiras Informatizadas SC 10 Aqui será solicitado a criação de uma senha. Use o nome do usuário novamente como senha para facilitar caso você precise em algum momento. Exemplo: Nova senha: usuario01 Confirmação: usuario01 Marcar a opção Não perguntar pela senha no início da sessão. Está opção ajuda muito pois você não precisa digitar senha em casa estação, basta selecionar o usuário desejado e ele loga automaticamente.
  • Núcleo de Tecnologias Educacionais de Taió | Tutorial de Configuração Ubuntu 10.04 NTE Taió no Servidor das Carteiras Informatizadas SC 11 Você terá que repetir o processo por 12 vezes. Uma recomendação é que após a configuração, você ative o freeze. Pois assim as alterações feitas durante o uso serão apagadas a cada reinicialização. Inclusive os arquivos. Caso ative o freeze sempre salve seus arquivos em midia externa, pendrive , rede, CD, DVD etc.