Leonardo da Vinci, Galileu, Giotto...
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Leonardo da Vinci, Galileu, Giotto...

on

  • 6,167 views

Trabalho de grupo sobre alguns nomes da ciência e da cultura referido no Cavaleiro da Dinamarca.

Trabalho de grupo sobre alguns nomes da ciência e da cultura referido no Cavaleiro da Dinamarca.

Statistics

Views

Total Views
6,167
Views on SlideShare
6,136
Embed Views
31

Actions

Likes
2
Downloads
64
Comments
0

5 Embeds 31

http://profelsa-jornaldeturma.blogspot.com 15
http://www.slideshare.net 10
http://profelsa-jornaldeturma.blogspot.pt 3
http://www.profelsa-jornaldeturma.blogspot.com 2
http://profelsa-jornaldeturma.blogspot.com.br 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Leonardo da Vinci, Galileu, Giotto... Leonardo da Vinci, Galileu, Giotto... Presentation Transcript

    • Homens da ARTE E DA CIÊNCIA“o CAVALEIRO DA Dinamarca”
    • Galileu
    • Quem foi Galileu
      Galileu Galillei (nasceu em Pisa, no dia 15 de Fevereiro de 1564, e morreu em Florença, no dia 8 de Janeiro de 1642) foi um físico, matemático, astrónomo e filósofo italiano que teve um papel preponderante na chamada revolução científica.
      Galileu era o filho mais velho de VincenzoGalillei e de Giulia Ammannati. Viveu a maior parte de sua vida em Pisa e em Florença.
    • O que fez
      Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica newtoniana. Galileu melhorou significativamente o telescópio refractor e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturnoe as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo.
    • O físico desenvolveu ainda vários instrumentos como a balança hidrostática, um tipo de compasso geométrico que permitia medir ângulos e áreas, o termómetro de Galileu e o precursor do relógio de pêndulo. O método empírico, defendido por Galileu, constitui um corte com o método aristotélico mais abstracto utilizado nessa época, isto tudo devido a Galileu que era considerado como o "pai da ciência moderna".
    • GIOTTO
    • Giotto di Bondone mais conhecido por Giotto foi um pintor e arquitecto Italiano.
      Nasceu perto de Florença , em 1266 e foi discípulo de Cinni di Pepo mais conhecido na história da arte por Cimbabué o introdutor da perspectiva na época do renascimento.
      Quem foi Giotto
    • De acordo com o historiador GiorgioVasariGiotto teria começado desenhar aos 11 anos quando ainda era pastor de ovelhas . O artista Cimbabué , um dos maiores pintores de Toscana juntamente com Duccio teriam visto Giotto a pintar uma ovelha e pediu ao pai de Giotto para ser seu aprendiz e assim foi.
    • Devido ao alto grau de inovação de seu trabalho (ele é considerado o introdutor da perspectiva na pintura da época), Giotto é considerado por Bocaccio o precursor da pintura renascentista. Ele é considerado o elo entre o renascimento e a pintura medieval e a bizantina.
    • A Capella degliScrovegni, também chamada Arena Chapel, em Pádua, é considerada o maior trabalho de Giotto. Ele retrata cenas da Virgem Maria e da Paixão de Cristo e foi criada entre 1303 e 1310.
      A cena da morte de Cristo
      foi admirada por muitos
      artistas renascentistas pela
      força dramática da cena em
      seu trabalho.
    • michelangelo
    • Quem foi
      • Nome completo: Michelangelo di
      Lodovico Buonarroti Simoni
      • Nascimento: 6 de Março de 1475Caprese, Itália
      • Morte: 18de Fevereiro de 1564 (88 anos)Roma, Itália
      • Nacionalidade :Italiana
      • Ocupação: Escultor, Arquitecto, Poeta e Pintor
    • Michelangelodesenvolveu o seu trabalho artístico por mais de setenta anos entre Florença e Roma.
      Iniciou-se como aprendiz dos irmãos David e Domenico Ghirlandaio em Florença.
      O seu talento foi logo reconhecido, tornou-se um protegido dos Medici, uma família poderosa de Florença, para quem realizou várias obras.
    • Depois fixou-se em Roma,
      onde deixou a maior parte de suas obras mais representativas. A sua carreira desenvolveu-se na transição do Renascimento para o Maneirismo, e seu estilo sintetizou influências da arte da Antiguidade clássica, do primeiro Renascimento, dos ideais do Humanismo e do
      Neoplatonismo, centrado na representação da figura humana e
      em especial no nu masculino, que retratou com enorme pujança.
    • Várias das suas criações estão entre
      as maiscélebres da arte do ocidente,
      destacando-se na escultura o Baco, a Pietà, o David, as duas tumbas Medici e o Moisés; na pintura o vasto ciclo do teto da Capela Sistina e o Juízo Final no mesmo local, e dois afrescos na Capela Paulina; serviu como arquitecto da Basílica de São Pedro implementando grandes reformas em sua estrutura e desenhando a cúpula, remodelou a praça do Capitólio romano e projectou diversos edifícios, e escreveu grande número de poesias.
    • Ainda em vida foi considerado o maior artista de seu tempo; chamavam-no de o Divino, e ao longo dos séculos, até os dias de hoje, vem sendo tido na mais alta conta, parte do reduzido grupo dos artistas de fama universal, de fato como um dos maiores que já viveram e como o protótipo do génio.
    • Michelangelo foi um dos primeiros artistas ocidentais a ter sua biografia publicada ainda em vida. A sua fama era imensa e tinha uma legião de admiradores..
    • Para a posteridade Michelangelo permanece como um dos poucos artistas que foram capazes de expressar a experiência do belo, do trágico e do sublime numa dimensão cósmica e universal.
    • Leonardo da Vinci
    • Leonardo di ser Piero da Vinci Nascido como filho ilegítimo de um notário, Piero da Vinci, e de uma camponesa, Catarina, em Vinci, na região da Florença. Leonardo foi educado no ateliê do pintor florentino, Verrocchio.
      Trabalhou em Roma, Bolonha e Veneza, e passou os seus últimos dias na França, numa casa que lhe foi dada pelo rei Francisco I.
      Leonardo da Vinci
    • Leonardo era conhecido principalmente como pintor. Duas das suas obras, a Mona Lisa e A Última Ceia, estão entre as pinturas mais famosas. Estas obras, juntamente com seus cadernos de anotações - que contêm desenhos, diagramas científicos, e pensamentos sobre a natureza da pintura - são uma contribuição enorme para as futuras gerações de artistas que só podem rivalizar com as do seu contemporâneo, Michelangelo.
    • Entre as obras realizadas por
      Leonardo na década de 1500 está
      um pequeno retrato, conhecido
      como Mona Lisa ou La Gioconda,
      "a risonha". A pintura é famosa
      principalmente pelo sorriso
      Mona Lisa
    • Ciências e Criações (desenhos)
      Leonardo não foi um pintor prolífico, mas foi o mais prolífico desenhista (projectista), mantendo diários cheios de pequenos rascunhos e desenhos detalhados registando todas as coisas que lhe chamavam atenção.
      Da Vinci, ao longo de sua vida, planejou uma
      enciclopédia baseado em desenhos
      detalhados de tudo.
      Como não dominava o latim e a
      matemática, o Leonardo da Vinci
      cientista era ignorado pelos
      estudiosos contemporâneos.
    • Leonardo é conhecido por ter desenhado composições para carros alegóricos (quadros-vivos) com os quais podia estar associado. Outros desenhos, frequentemente meticulosos, mostram estudos para drapejamento (pano para cortina).
      Grande inventor de sua época, Leonardo da Vinci era um homem à frente de seu tempo. Seu interesse e criatividade em vários campos de estudo deram origem a invenções como: salva-vidas, pára-quedas, bicicleta, entre outras.
    • Fim