Planejamento Estratégico, Missão, Visão e Valores
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Planejamento Estratégico, Missão, Visão e Valores

on

  • 16,501 views

 

Statistics

Views

Total Views
16,501
Views on SlideShare
16,501
Embed Views
0

Actions

Likes
5
Downloads
344
Comments
1

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Planejamento Estratégico, Missão, Visão e Valores Presentation Transcript

  • 1. ESTRATÉGIA MISSÃO VISÃO VALORES ELOISA LAGES
  • 2. O QUE É ESTRATÉGIA Estratégia: Forma de dispor seu exército em um campo de batalha. EXÉRCITO - CAMPO DE BATALHA ARTILHARIA INFANTARIA BLINDADOS CAVALARIA - TOPOGRAFIA - CONDIÇÕES CLIMÁTICAS - DISTÂNCIAS - FORÇAS INIMIGAS Fatores Controláveis & Fatores Incontroláveis (internos) (externos)
  • 3. O QUE É ESTRATÉGIA Administrar estrategicamente é um processo contínuo e interativo que visa manter a organização como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente. No ambiente atual de concorrência, não é mais suficiente gerenciar a empresa como um objeto específico; é preciso gerenciar o negócio da empresa, envolvendo fatores, influências, recursos e variáveis externas e internas, buscando competitividade. Com o planejamento estratégico, não se pretende adivinhar o futuro. O intuito é traçar objetivos futuros viáveis e propor ações para alcançá-los.
  • 4. O que é planejamento estratégico? “Processo gerencial que busca desenvolver e manter um ajuste entre os objetivos e recursos da organização e as oportunidades de mercado em permanente modificação.” Kotler
  • 5. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Método – Como fazer o PE Quem somos? Identidade Organizacional, Missão, Visão e Valores Onde estamos? Análise do ambiente: Análise do ambiente externo e interno Para onde vamos? Visão, Objetivos Como chegaremos lá? Delineamento das estratégias Como saber se estamos no caminho? Identificação e acompanhamento de indicadores,Controle dos planos de ação
  • 6. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Quem somos? Crenças & Valores Negócio  Missão Direção Corporativa Análise do Ambiente Onde estamos hoje? Interno Externo Para onde vamos? Visão de Futuro Objetivos Estratégicos Direção das Unidades de Negócio FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA Como chegaremos lá? Nível Corporativo Nível de Processos Nível Funcional
  • 7. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Elementos do PE
  • 8. IDENTIDADE ORGANIZACIONAL MISSÃO VISÃO VALORES
  • 9. IDENTIDADE ORGANIZACIONAL MISSÃO O que é missão?  Quem somos?  O que fazemos?  Para quem fazemos?  De que modo nos propomos a fazer? A Missão organizacional esclarece o compromisso e dever da empresa para com a sociedade. Essencialmente ela estabelece o que a empresa faz, dentro de seu negócio. É a proposta para a qual, ou razão pela qual uma organização existe.
  • 10. IDENTIDADE ORGANIZACIONAL MISSÃO Importância da Missão na Organização 1. Ela ajuda a concentrar o esforço das pessoas para uma direção comum. 2. Ela ajuda a assegurar que a organização não persiga propósitos conflitantes. 3. Ela serve de base lógica geral para alocar recursos organizacionais. 4. Ela estabelece áreas amplas de responsabilidade por tarefa dentro da organização. 5. Ela atua como base para o desenvolvimento de objetivos organizacionais.
  • 11. IDENTIDADE ORGANIZACIONAL MISSÃO Importância da Missão na Organização A DEFINIÇÃO DA MISSÃO DELIMITA E PERMITE A BUSCA DA COMPETÊNCIA!
  • 12. IDENTIDADE ORGANIZACIONAL MISSÃO Fórmula básica de uma declaração de missão VERBO DE AÇÃO O que fazemos? COMPLEMENTO De que modo fazemos? e/ou Para quem fazemos? DESAFIO Qual o nosso desafio? A Missão deve ser escrita após ampla discussão em todos os níveis da empresa. Ela servirá para que todos os integrantes tenham a mesma percepção do significado e da finalidade da empresa.
  • 13. IDENTIDADE ORGANIZACIONAL MISSÃO Exemplo de declaração de Negócios & Missão Negócio: “Soluções educacionais para o desenvolvimento empresarial.” Missão: “Contribuir para o desenvolvimento da sociedade através da educação e capacitação de executivos, empresários e empresas.” Negócio: “Informação para a gestão empresarial e para o desenvolvimento das pessoas” Missão: “Prover informação para a tomada de decisão eficaz, através de soluções simples e objetivas, visando a melhoria dos resultados dos clientes”
  • 14. IDENTIDADE ORGANIZACIONAL MISSÃO Exemplo de declaração de Missão “Industrializar e comercializar equipamentos motorizados para uso nas atividades de silvicultura e jardinagem. Buscamos a excelência como organização, para fornecer produtos e serviços de qualidade em respeito aos consumidores, revendedores, fornecedores, empregados, comunidade e acionistas.” “Soluções em pinturas imobiliárias para a satisfação dos nossos clientes.”
  • 15. IDENTIDADE ORGANIZACIONAL MISSÃO Exemplo de declaração de Missão "Antecipar soluções em som, com produtos diferenciados, atuando no mercado global, objetivando liderança e rentabilidade.” “Ser uma organização de vanguarda que oferece soluções de economia para o transporte, satisfazendo as expectativas dos clientes, de forma legal e rentável, possibilitando que colaboradores, acionistas e comunidade beneficiem-se do sucesso alcançado.”
  • 16. IDENTIDADE ORGANIZACIONAL MISSÃO Exemplo de declaração de Missão “Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável.” “Desenvolver, produzir e comercializar produtos e serviços destinados à agricultura, com tecnologia adequada e superior, visando a satisfação do cliente, contribuindo para o incremento da produtividade agrícola, respeitando o indivíduo, a sociedade e o meio ambiente.” “Promover a melhoria da qualidade de vida e a satisfação das pessoas, praticando a melhor medicina, através de uma organização hospital auto-sustentável.”
  • 17. IDENTIDADE ORGANIZACIONAL VISÃO Visão de Futuro Construção de cenários e objetivos a serem buscados pela empresa em um futuro de médio prazo, considerando as atuais tendências e influências, visando a sua competitividade. Aspetos principais:  Negócios  Mercados  Produtos e Serviços
  • 18. IDENTIDADE ORGANIZACIONAL VISÃO A VISÃO PINTA UM QUADRO DE ONDE VOCÊ QUER QUE A EMPRESA CHEGUE, E O QUE VOCÊ QUER QUE ELA SEJA. Por que ter uma visão de futuro?  Controlar melhor o destino da empresa.  Questionar o estado atual confortável (perceber que o atual sucesso operacional não é garantia para o futuro) ou inadequado.  Instigar a necessidade de se livrar dos problemas atuais.  Tornar o comportamento incongruente mais perceptível.  Promover um sonho comum e coordenar o trabalho em equipe.  Criar a necessidade de obter mais recursos para o negócio.  Provocar a exploração de uma nova oportunidade ou ameaça.
  • 19. IDENTIDADE ORGANIZACIONAL VISÃO Características de uma visão de futuro Clara, abrangente e detalhada: Visões de futuro atrativas têm um grande poder. Organizações Por que ter por uma Visão conseguem canalizar a energia que impulsionadas uma visão de futuro? resulta de sua própria clareza de direção e foco. Desafiadora e inspiradora: A criação da visão é a base para as melhorias que rompem com os paradigmas vigentes. Compartilhada pelas pessoas da organização: Sem uma visão compartilhada, novas formas de pensar ou agir são reprimidas pela força de como as coisas eram no passado.
  • 20. IDENTIDADE ORGANIZACIONAL VISÃO Características de uma visão de futuro Motivante e inovadora: As pessoas imediatamente sentem esperança e motivação, bem Por que ter uma visão de futuro? como medo e ansiedade em relação às mudanças. Desenvolvida pelo líder: As pessoas querem um senso de direção e propósito para cooperarem com as ações da organização.
  • 21. IDENTIDADE ORGANIZACIONAL VISÃO Exemplos de uma visão de futuro “Ser a empresa mais rentável do setor, possuindo elevado grau de comprometimento de seus colaboradores, e proporcionando aos seus clientes, produtos e serviços com Qualidade Total, garantindo a sua satisfação, preferência e fidelidade.” “Desejamos ser os líderes de desempenho e da qualidade no fornecimento de serviços em gestão, proporcionando aos clientes qualidade & produtividade de padrão internacional, através de um trabalho de equipe de nosso pessoal.” “Ser referência na região sul do Brasil em informação para gestão.”
  • 22. IDENTIDADE ORGANIZACIONAL VALORES Princípios, Crenças ou Valores São guias para o processo decisório e para o comportamento da empresa no cumprimento da Missão e na busca da Visão. Geralmente associados aos seguintes temas: Clientes | Qualidade | Comunidade | RH | Ecologia | Imagem | Inovação e Tecnologia | Ética
  • 23. IDENTIDADE ORGANIZACIONAL VALORES Importância e objetivos da formalização dos Valores 1. 2. 3. 4. 5. Explicitar a ética e moral da organização Motivar as pessoas à ação Orientar o comportamento Clarificar as responsabilidades sociais Impulsionar para conquistas extraordinárias
  • 24. IDENTIDADE ORGANIZACIONAL VALORES O papel dos valores no trabalho “Valores são fontes de força, porque dão às pessoas o poder de agir. Os valores são profundos e emocionais e normalmente dificultam a mudança.” “... os valores são a base da cultura corporativa. Os valores dão às pessoas um senso de ação comum e servem de referência para o comportamento do dia-a-dia. A clareza sobre os valores fornece uma base fundamental para a ação.” Scott, Jaffe & Tobe
  • 25. IDENTIDADE ORGANIZACIONAL VALORES A integração dos valores, das atitudes e dos comportamentos “... nossas atitudes e comportamentos derivam destes pressupostos. A maneira como vemos o mundo é a fonte de nossa forma de pensar e agir.” Stephen Covey “... transformar os valores, aos poucos, em políticas, práticas e padrões para o comportamento. Os valores de uma empresa ou grupo, portanto, focam o comportamento das pessoas em todas as suas atividades.” Scott, Jaffe & Tobe
  • 26. IDENTIDADE ORGANIZACIONAL VALORES Exemplos de Valores Organizacionais “Ter CONFIANÇA em si mesmo, na equipe de trabalho, na empresa e no presidente. Executar o TRABALHO corretamente, de forma responsável, buscando continuamente melhor produtividade. Ter COMPETÊNCIA na execução do trabalho, aprimorando suas habilidades, reconhecendo suas limitações e buscando o autodesenvolvimento e a capacidade de trabalhar em equipe. Ter ENTUSIASMO pelo trabalho, acreditando e mergulhando na empresa, orgulhando-se dela em todos os momentos.
  • 27. IDENTIDADE ORGANIZACIONAL VALORES Exemplos de Valores Organizacionais Viver com HONESTIDADE, em todos os sentidos, dentro e fora da empresa, cumprindo seus deveres e respeitando os direitos e deveres da empresa e dos outros. Comportar-se com DIGNIDADE, respeitando aos outros como a si próprio, levando em consideração que as pessoas são diferentes. Agir com LEALDADE, sendo fiel à missão, aos objetivos e às políticas da empresa. Buscar o aprimoramento constante da QUALIDADE em todos os setores, atividades, serviços e produtos.”
  • 28. IDENTIDADE ORGANIZACIONAL VALORES Exemplos de Valores Organizacionais  Excelência no ATENDIMENTO;  Valorização e qualificação dos RECURSOS HUMANOS;  ÉTICA com transparência e responsabilidade;  AUSTERIDADE, simplicidade e humildade;  CRESCIMENTO e aprimoramento contínuo.
  • 29. IDENTIDADE ORGANIZACIONAL VALORES Exemplos de Valores Organizacionais Confiança e Respeito - propiciando relações abertas, francas e saudáveis. Cooperação - fortalecendo e valorizando a troca de conhecimentos e experiências no trabalho em equipe. Objetividade e Simplicidade - na maneira de sermos e no modo como realizamos nossas tarefas. Reciprocidade - como base vital de nossos valores, atitudes e comportamentos.
  • 30. Parábola do jardim Um senhor vivia sozinho em Minnesota. Ele queria cavar seu jardim, mas era um trabalho muito árduo. Seu único filho, que antes o ajudava, estava na prisão. O senhor então escreveu a seguinte carta ao filho: "Querido Filho, estou triste pois, ao que parece, não vou poder plantar o jardim este ano. Detesto isso porque sua mãe adorava a época do plantio depois do inverno. Mas estou velho demais para cavar a terra. Se você estivesse aqui, eu não teria esse problema, mas sei que você não pode me ajudar ...” Com amor papai
  • 31. Pouco depois o pai recebeu o seguinte telegrama: "PELO AMOR DE DEUS, papai, não escave o jardim! Foi lá que eu escondi os corpos". As quatro da manhã, agentes do FBI e policiais apareceram e cavaram o jardim inteiro, sem encontrar nenhum corpo. Confuso, o velho escreveu uma carta para o filho contando o que acontecera. Esta foi a resposta: "Pode plantar seu jardim agora, papai. Isso é o máximo que eu posso fazer no momento”.
  • 32. Nada como uma boa estratégia, para conseguir coisas que parecem impossíveis. É importante repensar as pequenas coisas que muitas vezes, nós mesmos colocamos como obstáculos.
  • 33. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA VALORES Administração de Marketing Philip Kotler Kevin Lane Keller 12ª edição São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006 Imagens e Vídeos World Wide Web