Aula 03   modelo de lasswell
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Aula 03 modelo de lasswell

on

  • 4,154 views

 

Statistics

Views

Total Views
4,154
Views on SlideShare
4,154
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
120
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Aula 03   modelo de lasswell Aula 03 modelo de lasswell Presentation Transcript

  • Teorias daComunicaçãoProf. Ms. Elizeu N. Silva
  • O modelo de Lasswell e a superaçãoda Teoria HipodérmicaHarold Lasswell (1902–1978) foipsicólogo, cientista político eteórico da comunicação. Foipresidente da Academia Mundialde Arte e Ciência.Membro destacado da Escola deChicago, dedicado a altos estudosnas áreas da Sociologia, daPsicologia Social e das Ciências
  • O modelo de Lasswell e a superaçãoda Teoria HipodérmicaEmbora se tratasse apenas de um modelometodológico, acabou assumido como paradigmateórico.Pretendia ser uma alternativa à Teoria Matemática daComunicação (Shannon e Weaver), focada muitomais nas condições técnicas de transmissão damensagem, do que propriamente na mensagem e emseus efeitos.
  • O modelo de Lasswell e a superaçãoda Teoria HipodérmicaNa Teoria Matemática da Comunicação, conhecidatambém como Teoria da Informação, “o processocomeça com uma fonte que seleciona amensagem, que é então transmitida na forma de umsinal, num canal, para um receptor que transforma osinal novamente para o receptor.(MCQUAIL, 2003:48)
  • O modelo de Lasswell e a superaçãoda Teoria HipodérmicaO modelo matemático visava identificar as diferençasentre a mensagem emitida e a mensagemefetivamente recebida – sendo estas diferençasconsideradas ruídos ou interferências nos canais.Portanto, não tinha a mensagem como foco dapesquisa, mas tão-somente o sucesso natransmissão da mensagem.
  • O modelo de Lasswell e a superaçãoda Teoria HipodérmicaLasswell propõe que a descrição “adequada” de um atocomunicacional pressupõe respostas às seguintes questões:a) Quemb) Diz o quêc) Através de que canald) Com que efeito
  • O modelo de Lasswell e a superaçãoda Teoria HipodérmicaNo modelo lasswellianoobserva-se, ainda queimplicitamente, pressupostos típicos dapesquisahipodérmica, de que ainiciativa sejaexclusivamente docomunicador e que osefeitos alcançam umpúblico passivo.
  • O modelo de Lasswell e a superaçãoda Teoria HipodérmicaPressupostos do Modelo de Lasswell:a) Processo comunicacional assimétrico:emissor ativo produz estímulo na massapassiva. b) Comunicação é intencional, com efeito observável e passível de avaliação, pois gera comportamentos (behaviorismo) que podem ser associados à
  • O modelo de Lasswell e a superaçãoda Teoria HipodérmicaPressupostos do Modelo de Lasswell:c) Comunicador e receptor surgem comopapeis isolados, independentes derelações sociais e repertórios culturais“... dava-se pouca atenção às relações que lhe estavam implícitasou às ligações informais. Não porque os estudiosos decomunicações de massa ignorassem que os componentes dopúblico tinham família e grupo de amigos, mas porque seconsiderava que nada disso influenciava o resultado de umacampanha propagandística”. (Katz, 1969, 113)
  • O modelo de Lasswell e a superaçãoda Teoria HipodérmicaReconhece-se, no entanto, o modelo lasswelliano comoimportante marco na organização da Mass CommunicationResearch nos EUA na primeira metade do século XX.Estabelece as basespara as pesquisas emtorno das análise dosefeitos e a análise deconteúdo.
  • O modelo de Lasswell e a superaçãoda Teoria Hipodérmica Estudos sobre o emissor e os processos de produção e emissão das mensagens. Mensagem: estudos focados na análise de conteúdo. Análise da mídia: tecnologias, linguagens etc. Estudos de audiência, de recepção e de efeitos.
  • O modelo de Lasswell e a superaçãoda Teoria HipodérmicaKatz e Lazarsfeld observam que “aqueles que viram nos massmedia uma nova alvorada de democracia e aqueles que, pelocontrário, viram neles os instrumentos de um desígniodiabólico, tinham, na realidade, a mesma imagem do processodas comunicações de massa” – o modelo lasswelliano.Ambas as vertentes teóricas conceberam a audiência comomassa atomizada e passiva, e a mensagem como estímulopoderoso de cujos efeitos a massa não podia escapar.
  • O modelo de Lasswell e a superaçãoda Teoria HipodérmicaEmbora represente um avanço em relação à TeoriaMatemática, o modelo de Lasswell também se caracterizapela unidirecionalidade, pela pré-definição de papéis, pelocongelamento e simplificação do processo.Se na Teoria da Informação a preocupação está na eficácia docanal – cálculo da quantidade deinformação, variações, ruídos –, Lasswell desloca o problemapara os efeitos provocados pelas mensagens.(ARAÚJO, 2011:124)
  • Referência bibliográficaHOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, VeraVeiga. Teorias da Comunicação – conceitos, escolas etendências. 11ª edição, ed. Vozes, Petrópolis, 2011MCQUAIL, Denis. Teoria da comunicação de massas.Lisboa, Fund. Calouste Gulbenkian, 2003RÜDIGER, Francisco. As teorias da comunicação. PortoAlegre, editora Penso, 2011WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. 5ªedição, Lisboa, Editorial Presença, 1999