Your SlideShare is downloading. ×
0
Homofobia
Homofobia
Homofobia
Homofobia
Homofobia
Homofobia
Homofobia
Homofobia
Homofobia
Homofobia
Homofobia
Homofobia
Homofobia
Homofobia
Homofobia
Homofobia
Homofobia
Homofobia
Homofobia
Homofobia
Homofobia
Homofobia
Homofobia
Homofobia
Homofobia
Homofobia
Homofobia
Homofobia
Homofobia
Homofobia
Homofobia
Homofobia
Homofobia
Homofobia
Homofobia
Homofobia
Homofobia
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Homofobia

2,957

Published on

Published in: Education
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
2,957
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Instituto Santa Teresinha Trabalho de Literatura 3° Ensino Médio 2 0 1 2
  • 2. Nome: Leandro da Costa Espírito Santo; N°: 05 - Séire: 3° ano E.M. Professora: Cristina Palmer
  • 3. Título: “Homofobia”
  • 4. POR EXEMPLO EXLICAÇÃO: BIFOBIA é um assunto assim ser “BI” significa BISSEXUAL, e “FOBIA” significa MEDOHETEROFOBIA é um assunto assim ser “HETERO” significa dos HOMENS e das MULHERES, e “FOBIA” significa MEDO HOMOFOBIA ou GAYFOBIA é um assunto assim ser “HOMO” significa dos HOMOSSEXUAIS, e “GAY” igual como ser HOMOSSEXUAL, e “FOBIA” é significa de MEDO LESBOFOBIA é um assunto assim ser “LESBO” significa das LESBICAS, e “FOBIA” significa MEDO XENOFOBIA é um assunto assim ser “XENO” significa ESTRANGEIRO, e “FOBIA” significa MEDO TRANSFOBIA é um assunto assim ser “TRANS” significa das pessoas TRANSEXUAIS, TRAVESTIS e TRANSGÊNEROS , e “FOBIA” significa MEDO SURDOFOBIA é um assunto assim ser “SURDO” significa MUDO, e “FOBIA” significa MEDO
  • 5. Em 17 maio de 2011, em referência aoDia Internacional contra a Homofobia, aAlta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos,Navi Pillay, declarou: "[...] Em última análise, a homofobia e a transfobia não são diferentes do sexismo, da misoginia, do racismo ou da xenofobia. Mas enquanto essas últimas formas de preconceito são universalmente condenadas pelos governos, a homofobia e a transfobia são muitas vezes negligenciadas. A história nos mostra o terrível preço humano da discriminação e do preconceito. Ninguém tem o direito de tratar um grupo de pessoas como sendo de menor valor, menos merecedores ou menos dignos de respeito. [...]"
  • 6. Legislação em países lusófonos Brasil Protesto contra a homofobia em Brasília
  • 7. No Brasil, além da Constituição de 1988 proibir qualquer forma dediscriminação de maneira genérica, várias leis estão sendo discutidasa fim de proibirem especificamente a discriminação aos homossexuais.A Constituição Federal brasileira define como “objetivo fundamentalda República” (art. 3º, IV) o de “promover o bem de todos, sempreconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade, ou quaisquer outrasformas de discriminação”. A expressão "quaisquer outras formas"refere-se a todas as formas de discriminação não mencionadasexplicitamente no artigo, tais como a orientação sexual, entre outras.O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 122/2006, atualmente emtramitação no Congresso[, propõe a criminalização dos preconceitosmotivados pela orientação sexual e pela identidade de gênero,equiparando-os aos demais preconceitos já objeto da Lei 7716/89.Esse projeto foi iniciado na Câmara dos Deputados, de autoria dadeputada Iara Bernardi e que ali tramitou com o número 5003/2001,que na redação já aprovada propunha, além da penalização criminal,também punições adicionais de natureza civil para o preconceitohomofóbico, como a perda do cargo para o servidor público, ainabilitação para contratos junto à administração pública, a proibiçãode acesso a crédito de bancos oficiais, e a vedação de benefíciostributários.
  • 8. Protesto à favor dos direitos LGBT em frente aoCongresso Nacional do Brasil
  • 9. “EXPLICAÇÃO PUBLICA” Homofobia é o termo utilizado para nomear qualquer tipo de discriminação e/ou aversão aos homossexuais. No sentido mais profundo da palavra, homofobia ainda significa medo que uma pessoa pode ter de se tornar umhomossexual. Dessa forma, pode-se perceber que o termo é um neologismo. Existem várias ramificações que justificam a homofobia. Algumas pessoasencaram a homofobia como uma manifestação semelhante ao racismo onde as pessoas se limitam às imposições da sociedade e não são abertas ao novo e outras já veem a homofobia como um problema do século que contradiz os ensinamentos recebidos pela sociedade, pela família e pela religião.Uma pessoa pode até não concordar com a homossexualidade, mas a partir do momento em que um ser humano, independente de sua cor, raça, credo ou sexo, é discriminado por ser homossexual, surge então o ato homofóbico. Atribui-se a ele a injúria, difamação, gestos e mímicas obscenas, antipatia,ironia, sarcasmo, insinuações e qualquer outra forma de criticar e banalizar o homossexual. Em relação ao medo de se tornar homossexual muitas pessoas tentam o suicídio, tentam mudar sua orientação sexual, possuem baixa auto-estima, comportamento compulsivo, afastamento da família, busca refúgio em substâncias como álcool, desconfiança, autocrítica entre outras.Há uma grande polêmica entre homossexualidade e religião, pois a Bíblia (livro utilizado pelo cristianismo) condena o ato homossexual e isso gera grande revolta nos homossexuais. Ainda existem outros grupos, independentes de religião, que não aceitam os homossexuais e por isso praticam crimes contra os mesmos, chegando até a tirar-lhes a vida.

×