Projeto "Minha Família é um Show!"

4,196 views
3,938 views

Published on

Este projeto foi desenvolvido e elaborado pelas orientadoras educacionais dos turnos manhã, tarde e noite, como também pela orientação pedagógica, professores e direção da Escola Municipal Edith Castro dos Santos.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
4,196
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
322
Actions
Shares
0
Downloads
21
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Projeto "Minha Família é um Show!"

  1. 1. PREFEITURA MUNICIPAL DE CABO FRIO Região dos Lagos – Estado do Rio de Janeiro Secretaria Municipal de Educação ESCOLA MUNICIPAL EDITH CASTRO DOS SANTOS Rua Dois nº138 – Santo Antônio – Cabo Frio/RJ – Cep: 28926971 Tel.: 22 – 2630-5050 / e-mail: emedithcastro@yahoo.com.br “PROJETO: MINHA FAMÍLIA É UM SHOW !!!”APRESENTAÇÃOEste projeto foi desenvolvido e elaborado pelas orientadoras educacionais dos turnos manhã, tarde enoite, como também pela orientação pedagógica, professores e direção da Escola Municipal Edith Castrodos Santos a fim de trabalhar a parceria com a família do nosso aluno do 2° segmento do EnsinoFundamental e Educação de Jovens e Adultos (Fase VI a IX) deste estabelecimento de ensino.OBJETIVOS • Contribuir com ações significativas para a integração e o bom relacionamento da Comunidade Escolar; • Promover uma prática pedagógica pautada no bom relacionamento escola-aluno-família; • Ressaltar a importância da participação da família no desenvolvimento do educando no ambiente escolar; • Estimular a participação da equipe, dos alunos e da família com a apresentação de seu talento na escola; • Propiciar um clima de descontração e integração entre os participantes do projeto.JUSTIFICATIVAA família, como sabemos, deve ser a primeira educadora dos filhos e, por isso, necessita zelarconstantemente por esse processo fundamental para o desenvolvimento integral deles. Por conseqüência,é o fundamento para a evolução saudável de nossa sociedade. É na família, também, que devem sercultivados os valores essenciais como afeto, respeito, autoestima, responsabilidade, solidariedade. Sãoqualidades relevantes para o processo de pertencimento e favorecimento da individuação dos filhos.A escola, ao mesmo tempo, é parceira essencial da família na construção desse ser em formação, poiscolabora efetivamente para o crescimento intelectual, cultural, social, cognitivo, crítico, científico eespiritual.Família e escola estão muito próximas, porém cada um com seus distintos papéis e missão, objetivando osucesso da formação integral, através de uma sólida parceria e da soma de esforços. Com este presenteprojeto a família terá a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento e atuar positivamente parasucesso do evento.
  2. 2. PÚBLICOComunidade Escolar (Pais, Responsáveis, Alunos, Professores, Equipe Técnica Pedagógica, Direção edemais Funcionários da Unidade Escolar)OBJETO/PROBLEMAPouca participação da família no acompanhamento de atividades pedagógicas dos educandos no contextoescolar.AÇÕESAtendendo ao objetivo de estimular a participação da comunidade escolar em apresentar seu talento naescola serão consideradas as categorias: poesia, trabalhos manuais com artesanatos diversos, canto, dança,apresentação de banda ou instrumental com diferentes tipos de músicas nacionais ou internacionais.RECURSOSRecursos Humanos:Membros dos diversos setores envolvidos na proposta deste projeto.Recursos Materiais:-Faixa para divulgação do projeto;-TNT (cobrir o palco e as janelas);-Papel cartão de cores diversas e fluorescentes para decoração do ambiente;-Papel Alumínio e Laminado;-Bolas de isopor/Fitilho/Purpurina-Barbante/cola/fita adesiva/tesouras-TV/DVD/CD/PEN-DRIVE-Notebook/Data-show/Tela Retrátil/Jogos de Luz;-Caixas de som amplificadoras/Microfones;-Instrumentos musicais de responsabilidade de quem for participar no evento.
  3. 3. CRONOGRAMAO projeto terá sua culminância no dia 16 de Setembro (6ª feira) a partir das 15 horas até as 19 horascom a apresentação dos talentos na escola dos turnos manhã, tarde e noite. E terá também no pátio asexposições sobre os trabalhos manuais e artísticos dos pais, responsáveis, alunos ou professores daunidade escolar. Além de uma oficina que será coordenada pela professora da sala de leitura.Obs.: Em anexo, encontram-se as fichas de inscrições para os alunos (individual e grupo) e também dafamília. A organização também se encontra em anexo deste projeto.AVALIAÇÃOCompreendida como processo sistemático, contínuo e integral, a avaliação ocorrerá durante reunião daequipe para analisar os pontos positivos e negativos. Logo, cada membro da equipe terá autonomia paraverificar a organização e participação da família, bem como dos alunos no desenvolvimento do ProjetoMinha Família é um Show !!!.
  4. 4. ANEXO Cronograma da Culminância: 16/09/20111° TURNO: Decoração do Refeitório por alunos e funcionários.2° TURNO: Apresentações dos participantes 2º TURNO HORÁRIO LOCAL ATIVIDADES RESPONSÁVEL12:25 à 14:30 Refeitório Decoração ambiente/ Alunos e Funcionários Afinação dos instrumentos musicais/ Preparação do lanche da tarde15:00 às 16:00 Refeitório Lanche da Tarde16:00 às Refeitório Refeitório Refeitório Refeitório Refeitório Refeitório Refeitório Refeitório 19:00 Encerramento

×