Assessoria de Imprensa
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Assessoria de Imprensa

on

  • 1,198 views

Disciplina Mídia e Ministério sobre Assessoria de Imprensa.

Disciplina Mídia e Ministério sobre Assessoria de Imprensa.

Versão: Outubro/2011.

Statistics

Views

Total Views
1,198
Views on SlideShare
1,195
Embed Views
3

Actions

Likes
0
Downloads
23
Comments
0

2 Embeds 3

http://www.linkedin.com 2
http://br.linkedin.com 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Assessoria de Imprensa Assessoria de Imprensa Presentation Transcript

  • Seminário Teológico Carisma Mídia e MinistérioAssessoria de Imprensa Elisandra Amâncio elis.amancio@gmail.com Twitter: @elis_amancio www.elisamancio.com.br #dicasdaElis Outubro/2011
  • PARA PENSAR... “O Senhor me respondeu e disse: Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo”. Habacuque 2.2 (ARA) “Então o Senhor me respondeu: ‘Escreva claramente a visão em tábuas, para que se leia facilmente.” Habacuque 2.2 (NVI).
  • Quem sou eu?Elisandra Amâncio Jornalista, webwriter, assessora de imprensa, gestora de Mídias Sociais, serva de Deus.Por onde andei:Rádio CBN BH, 2 Comunicação & Marketing, Revista BH Mais, Revista PQN, Site O Estado RJ, Comunicação da Lagoinha (Lagoinha.com e Atos Hoje), Revista Show Gospel, Acesso Gospel entre outras
  • Como tudo começou? Um pouquinho da minha história...- Na infância e adolescência...- Colunista de jornal dos 15 aos 18 anos e comentarista esportivo em rádio.- Distrações pelo caminho.- A restauração de um sonho (2003).- Enfim, acreditar na promessa (2005).- Alvos no culto da virada (2005/2006).
  • Como tudo começou?- Vida profissional direcionada, Deus mudou a história, para melhor, claro.- Oportunidades e consciência de um Alvo “realizado”.- Deus sabe tudo! Ele usou a estratégia certa para me levar ao lugar que tinha para mim.- Rádio CBN, 2 Comunicação, Mocidade Lagoinha, Lagoinha.com, André Valadão.
  • AssessoradosAndré Valadão, Mariana Valadão e Discopraise.Já trabalhei com: Apóstolo Fernando Guillen, Bello Publicações, gravadora Canzion Brasil, Joe Vasconcelos , Léo Portela, Ministério Fluir, Lu Alone, programa Desafio da Música Gospel, Referência Jovem, Sony Music selo gospel e Unção de Deus. Entre outros.
  • PARA PENSAR... “Jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter”. Cláudio Abramo
  • Assessoria de ImprensaComo surgiu?Em 1906 o então jornalista Ivy Lee inventou essa atividade especializada afim de melhorar a imagem do então empresário John Rockefeller. O objetivo de Lee desde o início foi tornar a imagem de Rockefeller positiva e o mais transparente possível na opinião pública.Com ações, ele facilitou a aproximação da imprensa entre o empresário e a mídia da época.
  • Assessoria de ImprensaNo BrasilAs assessorias de imprensa (ou comunicação, como também são chamadas) começaram a se fortalecer no processo de redemocratização após o período Militar. Muitos jornalistas migraram das redações para instituições afim de trabalhar a imagem delas e facilitar o contato da mídia com o assessorado.Nota: Fora do Brasil a função de assessor de imprensa é exercido quase exclusivamente pelos Relações Públicas. Uma questão bem cultural.
  • Assessoria de ImprensaNo BrasilO Brasil vem se destacando nos últimos anos e chama atenção do restante do mundo ao ter a maioria de seus assessores de imprensa vindos do jornalismo. O sucesso desta modalidade tem sido creditada à maneira como o jornalista assessor utiliza de suas técnicas de apuração, redação e divulgação no âmbito da assessoria.
  • Assessoria de ImprensaAfinal, o que é Assessoria de Imprensa?É a junção de várias ações que pretendem produzir conteúdo para a imprensa sobre instituições, personalidades, etc (Em nosso caso, ministérios) facilitando a relação do assessorado com a mídia. Assessorado – Assessor de Imprensa – Mídia.Imprensa - rádio, televisão, revistas, jornais e site. Hoje webrádios, webtvs, blogs e mídias sociais (Twitter, Orkut, Facebook, MySpace, YouTube, LinkedIn, etc.).
  • Assessoria de ImprensaO assessor de imprensa vai levantar pautas (assuntos) sobre o Ministério e divulgá-lo para a mídia especializada sempre com a maior transparência possível. (Lançamentos, eventos, artigos, notificar sobre algum tema extraordinário etc.)Isso quer dizer que o assessor de imprensa tem uma lista de contatos direcionada, chamada “Mailing List”. Por meio destes relacionamentos com a imprensa ele vai gerar mídia espontânea (não paga).
  • Assessoria de ImprensaA princípio o assessor produzia um texto informando algo “inédito”, “interessante” e encaminhava para a Imprensa como “release” ou “sugestão de pauta”. O máximo de informações é disponibilizado para auxiliar a produção de uma possível reportagem ou nota.Hoje, além de enviar o texto, o assessor disponibiliza fotos, arquivos MP3, vídeos e o máximo de material que possa ser enviado.
  • Assessoria de ImprensaO Assessor de Imprensa...- Produz, organiza e envia pautas para a Imprensa;- Mantém contato constante com o assessorado para identificar novas pautas;- Sugere ações eficazes de acordo com o perfil do assessorado (cada cliente tem um atendimento personalizado);- Mediar e agendar entrevistas do assessorado com a imprensa e atendê-la quando solicitado.- Mídia training: Orienta o assessorado para como se comportar em uma entrevista; Aproveitar melhor as oportunidades e firmar uma boa imagem; tipos de roupas que devem usar e não usar.- Monitoramento de mídias sociais (Orkut, Twitter e Facebook). O que se fala é positivo ou negativo? Como melhorar essa imagem?
  • Assessoria de ImprensaO Assessor de Imprensa...- Clipping é acompanhar tudo o que saiu na imprensa sobre o assessorado.- Busca constantemente formas inovadoras para chamar a atenção do jornalista.- Gerenciamento de crises.- Identifica a imagem atual do assessorado e busca torná-lo conhecido de forma positiva. Não é uma falsa publicidade é transparência.- Busca transparência na relação do assessorado com a imprensa em todo o tempo. O objetivo é conquistar a confiança e credibilidade diante da mídia.- Organizar entrevistas coletivas. (Casos extraordinários).
  • Assessoria de ImprensaAlgumas dicas...Ao conceder uma entrevista: seja claro, conciso, consistente, dominar o assunto sobre o qual dará a entrevista. O jornalista não tem “todo o tempo do mundo” para falar contigo. ** Importante: Nunca diga para um jornalista algo que você não quer ver publicado!Homens: Em televisão evite camisas com listras finas, camisas branca ou da cor do cenário. Se o cenário é verde, não vá de camisa verde.Mulheres: Jamais use blusa decotadas ou desconfortáveis. Não use brincos e colares grandes demais, para não chamar mais atenção do que sua própria fala.
  • ExemplosAndré Valadão em Barretos (2009).A sugestão de pauta foi enviada para o jornal Estados de Minas rendeu a capa do jornal de domingo no caderno principal e de Cultura falando sobre o avanço da música gospel com um cantor mineiro.Como? Foi enviado um texto jornalístico com fotos do evento para o email da repórter. Ela achou o tema interessante e ligou para a assessoria de imprensa solicitando uma entrevista.
  • Exemplos
  • Exemplos
  • Pontos importantes- O que é assessoria de imprensa?- Mas e o que é assessoria de comunicação?- A imagem do ministro (a importância da leitura do mundo quanto ao ministro e a igreja)- Importância da assessoria de imprensa- O porquê da assessoria para a igreja e o ministro.- Qual o benefício para o Reino de Deus com a assessoria.
  • Mensagem finalTodas as coisas foram criadas para honrar o nome de Deus, inclusive os meios de comunicação.É possível aliar a nossa fé e amor à obra de Deus à técnicas como do jornalismo e assessoria para propagar informações do Reino de Deus para toda à terra. “Seu dom é o seu chamado”.O bom trabalho feito por alguns ministérios vem ganhando o respeito da mídia secular. A profissionalização de alguns setores dentro da Igreja do Senhor são importantes. Pense nisso!
  • Sugestões de leituraCostumo dizer que uma jornalista tem que ter em mãos duas coisas: a Bíblia e um dicionário de Português.Se7e Montes: Apóstolo Fernando Guillen (download gratuito no site dele www.apostolofernando.com).Assessoria de Imprensa: Maristela Mafei. Editora Contexto.Como lidar com os jornalistas: Geraldo Sobreira. Geração Editorial.Jornalismo Diário: Ana Estela de Sousa Pinto. Publifolha.Modelo Social do Antigo Testamento: Landa Cope. Editora Jocum.
  • Perguntas???Vamos conversar?
  • Muito obrigada! Deus vos abençoe! Elisandra Amâncioelis.amancio@gmail.com