7 anolp prof2caderno de apoio didático de língua portuguesa - professor - rj

  • 2,132 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
2,132
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2

Actions

Shares
Downloads
16
Comments
0
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Coordenadoria de EducaçãoII CADERNO DE APOIO PEDAGÓGICO Língua Portuguesa – Professor 7º ANO
  • 2. Caderno 2 Atividade 3 Coordenadoria de Educação Eduardo Paes Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro Profª Claudia Costin Secretária Municipal de Educação Profª Regina Helena Diniz Bomeny Subsecretária de EnsinoProfª Maria de Nazareth Machado de Barros Vasconcellos Coordenadora de Educação Apoio Pedagógico Profª Maria Socorro Ramos de Souza Profª Maria de Fátima Cunha Coordenação Língua Portuguesa Profª Drª Maria Teresa Tedesco (UERJ) Consultora Profª Ana Paula Lisboa Profª Gina Paula Capitão Mor Profª Sara Luisa Oliveira Loureiro Equipe Revisão Prof. Jaime Pacheco dos Santos Profª Leila Cunha de Oliveira Profª Letícia Carvalho Monteiro (diagramação) Prof. Maurício Mendes Pinto (diagramação)
  • 3. 7º ANO BETA Sme BETA Sme Sugestões para o Professor Caderno 2 Atividade1 Coordenadoria de Educação Colega Professor. Este caderno foi preparado por profissionais da Coordenadoria de Educação objetivando fornecer atividades que possam ser utilizadas, de acordo com o seu planejamento, em sala de aula pelos alunos.Caro professor(a), A atividade foi desenvolvida a partir de uma fábula. Esse tipo detexto é de fácil entendimento para os alunos, que costumam demonstrarinteresse maior por enfocar a moral que o texto traz. Eles constroem relaçõesque possibilitam uma reflexão sobre suas próprias ações. Aproveite a oportunidade para apresentar aos alunos a origem dafábula. Faça a leitura com a turma e comentários sobre a estrutura narrativa dotexto. Destaque a atuação dos personagens e suas características naturais, olocal onde os fatos aconteceram, o desfecho da história e sua moral. Considerando que o texto 1 narra uma fábula em prosa, o segundo,por sua vez, é um poema de Olavo Bilac. Comente com a turma sobre estadiferença estrutural marcada, também, na oralidade. Comente sobre a estruturado poema, suas rimas e como aparece no desfecho a moral da história.Após a leitura e interpretação dos dois textos, faça com seus alunos umacomparação entre as duas narrativas chamando atenção para o fato de que osdois textos contam a mesma fábula. Compare os personagens, o narrador, ocenário da narrativa e a moral da história.Você pode desdobrar esta atividade fazendo com os alunos uma dramatização.Peça que os alunos pesquisem sobre outras fábulas. Proponha a reescrita dafábula em outro tipo de estrutura textual. Sugerimos a história em quadrinhos,mas você pode propor uma poesia, a paródia com uma letra de música etc.Habilidades trabalhadas nesta atividade:•Localizar informações explícitas em um texto;•Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem anarrativa;•Identificar a finalidade de texto de diferentes gêneros.
  • 4. 7º ANO BETA Sme BETA Sme Sugestões para o Professor Caderno 2 Atividade 2 Atividade2 Coordenadoria de EducaçãoProfessor (a), a atividade gira entorno do texto jornalístico. Uma boaoportunidade para trabalhar o jornal e a variedade de textos que existedentro dele.Comente com seus alunos sobre a importância do jornal na nossasociedade. Leve para a sala de aula vários tipos de jornal, compare asmanchetes e faça observações abordando tópicos como:•Manchetes diferentes que tratam do mesmo assunto.•As diferentes diagramações.•O público-alvo do jornal (o jornalista, ao escrever as notícias, tem umaideia das características gerais de seus possíveis interlocutores: idade,sexo, nível de escolaridade, preferências)•A linguagem utilizada (cada manchete ou título tem uma linguagemadequada ao seu tipo de leitor).•O preço.•A intencionalidade da notícia (o jornalista pode enfatizar ou esconder oque lhe convém.Você pode desdobrar esta atividade propondo aos alunos que produzamum jornalzinho para turma.Para finalizar a atividade, sugerimos o trabalho com a canção de RitaLee. Existem várias composições musicais falando sobre o tema “DiscoVoador” Solicite aos alunos uma pesquisa e faça um “concurso decalouros” com as músicas que os alunos encontrarem.Habilidades trabalhadas nesta atividade: Localizar informações explícitas em um texto; Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso; Identificar marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutorde um texto; Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetiçõese substituições que contribuem para a continuidade de um texto. Inferir uma informação implícita em um texto; Identificar o tema de um texto; Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
  • 5. 7º ANO BETA Sme BETA Sme Sugestões para o Professor Caderno 2 Atividade 3 Atividade3 Coordenadoria de EducaçãoProfessor(a),A atividade sugerida tem como texto base uma crônica divertida deLuís Fernando Veríssimo. Converse com a turma a respeito dascaracterísticas de uma crônica. Ressalte que as crônicas costumamnarrar fatos do dia a dia, relatando o cotidiano das pessoas, situaçõesque presenciamos e já até prevemos o desenrolar dos fatos. A crônicatambém se utiliza de ironia e às vezes até do sarcasmo. Leve-os aperceber que o texto não necessariamente precisa se passar em umintervalo de tempo, quando o tempo é utilizado, é um tempo curto,de minutos ou horas normalmente.Faça junto com a turma uma reflexão sobre a atitude tomada pelodentista, que se comporta de uma forma que não costuma ser aceitapelas convenções sociais.Solicite aos alunos (forme grupos) e pesquise:Quem foi Groucho Marx?Você pode, depois da pesquisa, organizar um painel com as melhoresfrases ou pensamentos do comediante americano. Será enriquecedore divertido.Utilize a música de Rita Lee para provocar um debate com a turma.Afinal, “de perto ninguém é normal e de médico e louco todos nóstemos um pouco” (como diriam outros compositores). Habilidadesdesenvolvidas nesta atividade:•Localizar informações explícitas em um texto;•Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos•que constroem a narrativa;•Inferir uma informação implícita em um texto;•Identificar o tema de um texto;•Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
  • 6. 7º ANO BETA Sme BETA Sme Sugestões para o Professor Caderno 2 Atividade 3 Atividade4 Coordenadoria de EducaçãoProfessor(a), nesta ficha você poderá utilizar os textos 1 e 2 para compará-los com outros gêneros textuais que se encontram nas fichas 1, 2, 3 e 5, comrelação à finalidade, por exemplo. Você também pode explorar a temáticaindígena contando algumas histórias de Daniel Muduruku. Consulte o sitewww.danielmumduruku.com.br e visite a sala de leitura.O tema ecologia pode ser explorado a partir do texto 3. Leve para a sala deaula outros gêneros textuais que tenham o mesmo tema, promovendodiscussões a respeito da preservação do meio ambiente. Os alunos poderão,também, produzir charges para uma campanha de conscientização sobre odesmatamento, o aquecimento global, a poluição dos rios etc.Os sites abaixo podem ajudá-lo a debater o assunto:http://educar.sc.usp.br/ciencias/ecologia/ativida.html#ativi1http://www.brasilescola.com/biologia/ecologia.htmhttp://www.mma.gov.br/sitio/http://www.canalkids.com.br/meioambiente/sos/index.htmHabilidades desenvolvidas nesta atividade: Localizar informações explícitas em um texto. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. Inferir uma informação implícita em um texto. Identificar o tema de um texto. Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e outrasnoções. Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso. Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas aomesmo fato ou ao mesmo tema. Estabelecer relação causa/conseqüência entre partes e elementos do texto; Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinadapalavra ou expressão.
  • 7. 7º ANO BETA Sme BETA Sme Sugestões para o Professor Caderno 2 Atividade 5 Atividade5 Coordenadoria de EducaçãoProfessor (a),A proposta da atividade é o trabalho com o gênero literário contosmaravilhosos. Para isso, escolhemos o texto Rapunzel.O conto é uma narrativa mais curta que o romance. Concentra-segeralmente em um episódio central, envolvendo poucospersonagens. Um fato às vezes banal ganha outro significado, graçasà sensibilidade do autor, para revelar detalhes do comportamentohumano que, na maioria das vezes, não se percebe. É uma boaoportunidade para iniciar os alunos na leitura de textos um poucomais extensos e trabalhar com a estrutura da narrativa.Leia o texto 1 para seus alunos, que poderão acompanhar a leituraem suas fichas. Durante a leitura e depois dela, comente osaspectos que considerar relevantes para a compreensão do texto.Faça referência à época em que o texto foi produzido, podendo, atémesmo, relacioná-lo com obras contemporâneas.Habilidades desenvolvidas nesta atividade: Estabelecer relações lógico-discursivas entre partes de um texto,identificando repetições ou substituições que contribuem para suacontinuidade. Identificar o tema de um texto. Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos queconstroem a narrativa. Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementosdo texto. Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.