Livro 8 ° c pronto
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
656
On Slideshare
603
From Embeds
53
Number of Embeds
4

Actions

Shares
Downloads
0
Comments
0
Likes
0

Embeds 53

http://aslinguasemfoco.blogspot.com.br 43
http://www.aslinguasemfoco.blogspot.com.br 6
http://aslinguasemfoco.blogspot.com 3
http://aslinguasemfoco.blogspot.pt 1

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Apresentação Poesia, palavra e sons reunidos numa arte ORGANIZADORA: Elania Silva Ferreira COLABORADORES: Caroline Telles da Silva Juliana Bidu dos Santos capaz de emocionar e sensibilizar o ledor. Com a leitura de poesias, situações corriqueiras e simplórias tronam-se inéditas, espetaculares e surpreendem-nos num dado momento. Essa pequena antologia foi criada pelos poetas contemporâneos: alunos do 8º ano C. Luciene Melo de Araújo Essas produções poéticas foram parte das ações Luciana Bidu dos Santos desenvolvidas no projeto: Poesias em cena, no Leiliane Purcino dos Santos Santana Neide Ribeiro ILUSTRAÇÂO Douglas França I EDIÇÂO, VOLUME I, 2013 EDITORA: qual, os apreciar educandos a instrumento poesia de foram e estimulados percebê-la expressão de como ideias a um e pensamentos. Assim, poderão sentir-se livres para, por meio do texto poético, demonstrar sua visão de mundo sobre temáticas presentes em sua sociedade. Boa leitura! Elania Silva Ferreira Colégio Municipal José Mendes de Andrade Ipiaú-BA ( Professora de Língua Portuguesa)
  • 2. Biografia Ana angélica Santana Biografia Douglas França dos Santos nasceu no dia 24 de março Nasceu na cidade de Ipiaú-BA, em 1997. Mora em Ipiaú. no dia 04 de Janeiro de 1998 na Fundação Gosta de músicas funk e Hospitalar de Ipiaú por volta das 09:32 da manhã. Filho de Edna França e José Orlando e gospel. É uma garota tímida, mas não tem medo neto de Manoel Rosa e Edelvira Alves. Assim de encarar a vida. Mora com sua mãe e irmãos. que completou oito anos de idade foi para o Rio Estuda no colégio Municipal José Mendes de de Janeiro onde ficou por cinco anos. Douglas Andrade, no 8º ano, turno vespertino. Seu ídolo é fez aula de teatro. Ao retornar sua cidade natal Luan Santana Tem muitos amigos legais e começou a dançar no grupo: Pop Star onde ficou verdadeiros. Frequenta a igreja adventista. Já por dois anos. Atualmente dança no grupo: UZ morou na zona rural, mas após a separação dos Primus Evolucham. pais mudou-se para Ipiaú. Sua cor preferida é lilás e o lugar que gosta de refletir é seu quarto. O primeiro colégio que Douglas frequentou no Sua família é muito divertida e alegre. município de Ipiaú foi o Hildebrando Nunes Rezende em Ipiaú. Hoje cursa o 8° ano no Colégio José Mendes de Andrade. Uma frase que ele gosta muito é: “Ser feliz não importa o sonho”. Pretende continuar sendo sempre honesta.
  • 3. Biografia Biografia Fábio Nascimento dos Gabriele Pereira da conceição Santos estuda no Colégio Nasceu na cidade de São Paulo, Municipal José Mendes de em 20 de abril de 1998. Filha Andrade. Nasceu no dia 30 de Janeiro de 2000. de Doranilda Pereira Santos e Manuel Jesus da Conceição. Gosta muito da prática educacional que Seus pais são Fernando Patrício dos Santos e Jucinelia Nascimento dos Santos. Mora na Fazenda do Povo, gosta muito de frutas. Seu esporte preferido é futebol, basquete e vôlei. Ele ama a sua vida e tem muito orgulho dela. Gosta muito dos seus professores e colegas de classe. Seu time do coração é o Flamengo e adora jogar vídeo game. ocorre no colégio José Mendes de Andrade. É muito humilde, gosta muito de pessoas boas, de namorar, de sair com suas amigas. É despreocupada, mas se a incomodarem ela enfrenta, pois não teme ninguém, exceto minha mãe. Odeia falsidade, considera-se chata, mas acredita ser igual a pessoas que convivem consigo.
  • 4. Biografia Ivan dos Santos nasceu em 1997 e mora com sua mãe, Que chama-se Maria Luiza. Ele gosta muito de frutas. Adora sua família e seus amigos que são sempre companheiros. Gosta de jogar futebol e estuda no Colégio Municipal José Mendes de Andrade, cursa o 8º ano no turno vespertino. Biografia Indiosmar Jesus Coelho nasceu na Cidade de São Paulo em 1999 no dia 04 de agosto. Cresceu numa favela da zona sul de São Paulo com sua mãe Iraildes de Jesus Menezes e seu pai Laudemiro de Jesus Coelho. Tem apenas uma irmã, mais velha, Indionara Coelho. Seus pais se separaram e sua mãe mudou-se para Ipiaú-BA. Cursa o 8º ano no Colégio Municipal José Mendes de Andrade.
  • 5. Biografia Biografia Ingrid Naiara de Souza Iranildo Soares dos Santos nasceu Santos nasceu no dia 04 de maio de 1998 em Juazeiro, no dia 11 em Ipiaú-Ba. Seu pai chama-se de agosto seu pai é de 1999.O nome de Reginaldo Luis Alves e sua mãe é Reginaldo Rodrigues dos Santos Lucilene de Souza Silva. Seu irmão é Ranaiure e sua mãe Chama-se Jucimaria Soares dos Santos. de Souza Santos. Sua cor preferida é vermelha, Tem um irmão de 17 anos. Gosta muito de esportes e tem olhos castanhos escuros, morena clara, o preferido é o futebol, embora não seja muito bom cabelos longos pretos e encaracolados. Sua nessa área. Pratica mesmo para se divertir. Estuda no altura é 1,50 cm, pesa 42 quilogramas. Ela gosta colégio Municipal José Mendes de Andrade, cursa o de vizinhos, frutas e sua comida preferida é 8° ano. lasanha. Adora dançar funk, sair aos finais de semana, gosta de crianças, de se maquiar e viajar no final de ano. Tem bastante amigos e estuda no colégio Municipal José Mendes de Andrade.
  • 6. Biografia Jamerson Santos Lopes nasceu no ano de 1999 no dia 14 de março. Mora na Fazenda do Povo no distrito de Ipiaú-Ba. Cursa o Biografia Josuel dos Santos tem 14 anos e reside na Fazenda Dois Amigos, nasceu em São Paulo no dia 04 de Setembro1999. 8º ano no turno vespertino no Colégio Municipal José Mendes de Andrade. Gosta de fazer brincadeiras e adora uma comida caseira, principalmente a de sua mãe, que considera uma delícia. A sua mãe chama-se Maria Domingues e seu pai José dos Santos, que está em São Paulo. Não traz consigo nenhuma lembrança da sua cidade natal, visto que tinha apenas três anos de idade quando veio para Ipiaú. Estuda no Colégio Municipal José Mendes de Andrade, no 8° ano no turno vespertino.
  • 7. Biografia Biografia Laiana Santiago Jesus Santos Luara dos Santos nasceu na nasceu em Ipiaú no dia 31 de cidade de Ipiaú-Ba na maio de 1998. Sua mãe Fundação Hospitalr de Ipiaú-BA, chama-se Luciana Santiago e seu pai, Alexandro Lima. Tem quatro irmãos, estuda no Colégio Municipal José Mendes de Andrade, cursa o 8° ano. Gosta de sair com suas amigas. Adora dançar e jogar futebol. Seu time preferido é o Flamengo. Acessa diariamente seu face book. Odeia pessoas recalcadas. no dia 23 de março de 2000. Sua mãe chama-se Eliene dos Santos e seu pai Henésio dos Santos. Estuda no Colégio Municipal José Mendes de Andrade, cursa o 8º ano no turno vespertino. Mora na rua Amâncio Feliz. Gosta muito de brincar e dançar. Sua cor preferida é a vermelha. Seu signo é Aquário. Está em um relacionamento sério. Não gosta de brigas, odeia fofocas. Gosta de festas e adora suas amigas. Gosta também de estudar e de conversar com sua mãe.
  • 8. Biografia Biografia Maria de Fátima Lima de Mirele Santos Silva nasceu na Almeida nasceu no dia 29 de Cidade de Ipiaú-BA. Morou na agosto de 1998 na cidade do Fazenda do Povo, na zona Rio de Janeiro. Estuda no colégio José Mendes rural de Ipiaú. O seu pai a de Andrade, cursa o 8° ano no turno vespertino. Gosta bastante do colégio pois tem muitos abandonou antes mesmo de nascer, ela e seus oito amigos. È morena, tem olhos castanhos, cabelos irmãos. Nasceu em 1999. Não mantém uma boa cacheados. Tem dois irmãos Rafael e Iure. Mora relação com seu pai, embora a tenha procurado anos na rua Vicente Júlio Aragão, n° 28. Seus pais são mais tarde. Mora com sua mãe chama-se Maria Ilza Rosemary Santos Almeida e Roberto Santos Santos Silva e sua avó Maria Ana que tem 78 anos. Almeida. Gosta muito de dançar, cantar. Sua Seu avô morreu aos 78 anos com problemas comida preferida é lasanha e estrogonofe, cardíacos. Aos quatro anos de idade foi para a Escola pizzas. Suas frutas prediletas são damasco, Municipal Euclides Neto e lá estudou até o 5º ano. manga, abacate, laranja e banana. Gosta de Transferiu-se para o Colégio José Mendes de assistir a novelas e cessar rede sociais. Gosta Andrade, no qual estuda até hoje, cursa o 8º ano. muito bicicleta, Hoje, aos treze anos, dedicada seu tempo aos esconde-esconde. Pratica esportes na igreja estudos e ajuda a cuidar de seus sobrinhos. A data Batista. Seu time preferido é o Flamengo, é muito que ela mais odeia é o dia dos pais. de brincar de pula-corda, trabalhadora, gosta de músicas internacionais. É muito agradecida a Deus por fazer parte da família maravilhosa que possui.
  • 9. Biografia Natália Cardim Farias, filha de Biografia Paulo Marcos dos Santos Silva, filho de Valdileide Pires dos Santos, conhecida como Dailson dos Santos Faria e de Vera e filho de Erisvaldo Silva dos Maria Sônia Botelho Cardim Farias. Santos. Seus avós maternos e Nasceu no dia 10 de Janeiro de 2001 na cidade paternos são diferentes dele. Segundo ele, herdou de Barra do Rocha-BA. Aos 10 anos cursou o 6° as características físicas de seu pai e psicológica de sua mãe. ano na Escola Barra do Rocha. Aos 11 anos passou a estudar no colégio Municipal José Nasceu em Ipiaú-BA e tem orgulho de ser baiano. Cresceu na fazenda Cajueiro e viveu lá até os seis Mendes de Andrade. Tem dois irmãos, uma de 18 anos de idade, no qual começou estudar. Aos sete anos e o outro de 10. Gosta de lasanha, adora anos de idade veio morar na cidade de Ipiaú com assistir a filmes. Possui amigas maravilhosas, um seus quatro irmãos. Dois irmãos são por parte de mãe Bruno, o mais velho e Catrice, a caçula e dois por padrinho esplêndido, pais amorosos. É um pouquinho complicada, mas certinha. Torce para o flamengo, mas não é fanática. Pretende cursar Nutrição ou Psicologia.Pensamento para o futuro: Aproveitar a vida porque ela é curta”. parte de pai, Patrick e Alice. Paulo Marcos estuda no colégio Municipal José Mendes de Andrade, nunca repetiu de ano, é muito inteligente, gosta de futebol e capoeira, mas não tem muitas amizades. É cristão, graças ao incentivo da mãe. No futuro pretende ser professor ou cursar a faculdade de direito. Deseja apenas ser feliz com sua família.
  • 10. Biografia Biografia Ronaldo Borges nasceu em Ipiaú-BA, Quetlen Almeida nasceu no no dia 30 de Outubro de 1998 dia 25 de outubro de 1999 tem 14 anos de idade. Seu pai é na cidade de Ipiaú-BA . Estuda no Ronaldo Borges e o nome de sua colégio José Mendes de Andrade no turno vespertino e cursa o 8° ano. Adora a cor vermelha, sua comida preferida é lasanha. Gosta muito de sair com suas amigas, é um pouco tímida, não gosta muito de conversar, não gosta de discutir, cuida das tarefas de casa. Odeia pessoas falsas. Adora assistir novelas e filmes de terror e comédias. Seu signo é escorpião, é solteira e gosta muito de frequentar a escola. Pretende cursar faculdade e ser veterinária pois gosta muito de animais. Deseja casar e formar uma família. Ela é bem simples, sabe que seu futuro depende de seus estudos, não se mistura com más companhias. O nome de sua mãe é Alessandra Silva e de seu pai é Rosivaldo Costa. Tem apenas um irmão. Mora na rua Simplício Bispo de Pina, nº 11. Tem uma boa relação com seus vizinhos. mãe é Marivalda Borges. Ele não gosta muito de estudar, mas sabe da importância da escola. Adora futebol, seu time preferido é o Corinthians. Gosta de assistir a filmes de romance. Reside no bairro Santa Rita, no qual é conhecido por Cuscuz.
  • 11. Biografia Biografia: Sara dos Santos Souza, filha de Maria da Glória Carias dos Samara nasceu em Ipiaú-BA no dia 14 de Maio de 1998. Sua mãe chama-se Santos e de Antônio Rodrigues de Souza. Tem cinco irmãos. Sara tem 13 anos, nasceu no Nadeci Lima e seu pai, Antônio Carlos. dia 15 de setembro de 2000. Tem dois irmãos. Samara estuda no Colégio Segundo ela, sua família é muito diferente das outras. Municipal José Mendes de Andrade, cursa o 8º Sorriem, chora, brinca, divide as dores e no momento ano do ensino fundamental. de ajudar os outros todos se comovem. Ela é muito Ela gosta muito de sair com suas amigas, não pratica esportes. Adora assistir a filmes e novelas. Estuda bastante, namorar, dançar. Seu time preferido é o Flamengo e seu estilo musical é o Funk. introspectiva, gosta de ficar reservada com suas dores. Não gosta de pessoas insistentes. Seu sim é sim e seu não é não. È movida pelas dores das pessoas. Não gosta de ser feliz sozinha, detesta ver o sofrimento. É bastante justa. Estuda no colégio Municipal José Mendes de Andrade e gosta muito de lá pois coloca sua criatividade para funcionar. Não gosta muito de matemática. Valoriza seus amigos. Seus irmãos mais velhos são bem protetores e ela fica chateada com isso. Sua felicidade depende da felicidade dos outros que estão ao ser redor.
  • 12. Biografia Tatiele Matos é filha de José de Oliveira e de Joselita dos Santos. Tem cinco irmãs, três mais velhos e são casados Nasceu no dia 30 de janeiro no município de Ibirataia, ela e a irmã que são gêmea, Tatiane, foram adotadas. Tatiele gosta muito de fazer amizades, sua comida preferida é lasanha. Adora dar festas, feriados. No momento está solteira, mas gosta muito de se divertir e de viajar. Biografia Thailana Nery dos Santos nasceu no dia 09 de Março de 2000, no município de Ipiaú-Ba. Meus pais chamam-se Maria São Pedro dos Santos e Vivaldo Nery dos Santos. Tem três irmãs e uma irmão. Gosto muito deles. Estuda no Colégio José Mendes de Andrade. Gosta muito do colégio e do ensino dos professores e da coordenadora. Torce para o Flamengo. Suas frutas preferidas são morango, maçã, goiaba. Gosta muito de novelas e filmes de terror.
  • 13. Biografia Thawanne Souza da Conceição é Biografia Tiago Pereira Santos nasceu em 1997 Surda, tem 17 anos e estuda em Wenceslau Guimarães. no Colégio Municipal José Mendes de Andrade, cursa o 8º ano no turno vespertino. Mora com seus pais e Atualmente estuda no município de Ipiaú-BA no Colégio avós. Sua mãe chama-se Marizângela e seu pai chama Antônio. Seus irmãos chamam-se: Daniela e Municipal José Mendes de Andrade, Vinicius. o 8º ano, no turno vespertino. Tem quatro irmãos. Gosta de jogar futebol. Seu pai chama-se Carmerindo de Jesus. Adora assistir filmes. Odeia brigas.
  • 14. Biografia Tielle Santos Souza nasceu Biografia: em Ipiaú-BA no dia 14 de Meu nome é Udson Ferreira novembro de 1999. Tem Santos, nasceu em Ipiaú-BA, treze anos, mora na Zona rural no hospital local da com seus três irmãos. Torce para o flamengo, cidade. Sou solteiro, filho de Juciara sua cor preferida é rosa. Estuda no Colégio Ferreira Santos e de Negildo Ferreira Luz. Municipal José Mendes de Andrade. Não gosta de alguns legumes, mas adora frutas. Adora Estudo no Colégio Municipal José Mendes de assistir filmes e de novelas. Gosta de se divertir Andrade. com seus colegas, gosta dos professores e da desenhos e filmes de terror e comédias. Adoro diretora. Seus pais são Edsonei Santos Souza e jogar bola. Meus filmes favoritos são: Romeu e Patrícia Pedreira dos Santos. Sua comida Julieta e Titanic. Não gosto de novelas e nem de preferida é estrogonofe. pessoas falsas. Sou vascaíno. Gosto muito de Sou muito divertido e alegre. Minha comida preferida é lasanha e frango assado. Não gosto muito de estudar, mas como preciso, vou seguindo em frente.
  • 15. Biografia Biografia Uenderson dos Santos Vagner Vieira dos Santos nasceu no dia 23 de tem 16 anos e nasceu no mês de março de 1997. agosto de 1998. Seu Mora em Ipiaú no apelido é Uendersinho. Mora na rua Honório, nº Bairro Santa Rita. Tem nove irmãos. Mora com 162 defronte a igreja Terra Santa. Não gosta de sua mãe e seu pai. Seus pais chamam-se amizades falsas e de invejosos. Gosta de frutas Clarice cítricas. Gosta de amizades verdadeiras e adora e Roberto. Gosta muito de jogar capoeira. Não gosta muito de estudar, mas sabe da importância dos estudos, por isso estuda no frutas. Gosta de música boa. Colégio Municipal José Mendes de Andrade.
  • 16. Biografia Valéria Glenda dos Santos Pinto, Nasceu no dia 17 de novembro 1999, na Fundação Hospitalar na Cidade de Ipiaú-Ba. Filha de Nilda Batista e Biografia Viviane Silva de Jesus nasceu no dia 30 de Maio de 1998 no município de Ipiaú-BA. Seus pais chama-se Elionora Silva de Jesus e Jailson Rosenildo dos Santos. Tem dois irmãos. Estuda no Colégio Municipal José Mendes de Andrade, Barbosa de Jesus. Ela tem cinco irmãos. Gosta muito cursa o 8º ano no turno vespertino, se relaciona de sua família e estuda no colégio Municipal José bem com todos seus colegas de classe. Gosta Mendes de Andrade. Tem muitas amigas e gosta de muito dos seus professores. Suas disciplinas futebol. Adora frutas. Tem uma ótima relação com preferidas são Língua Portuguesa e Filosofia. seus professores, coordenadora e direção. Também gosta muito de dançar. Gosta da cor verde; sua comida preferida é lasanha; adora ler. Seu dia preferido é o domingo. Gosta muito de sair com suas amigas, de conversar. È bastante friorenta e um pouco tímida. Gosta de ir ao colégio, assistir novelas, filmes de terror, escrever. Não namora, não sou falsa com ninguém, gosto de dançar, ama muito sua família.
  • 17. Soneto do Amor O Amor Não havia nada que eu pudesse fazer O amor mexe com o coração Mas eu fiz Quando cresce o fruto da imaginação Alcançar tal coisa era impossível O amor está na letra da canção E eu busquei. De uma eterna paixão. Não havia mais esperança Sabendo que o amor E eu as mantive Vem sem esperar Não havia mais tempo É tão gostoso amar E eu lutei até o último minuto. E ao mesmo tempo sonhar. Não queriam ( Douglas França) Mas eu insisti E falei. Estou passando pela vida Tudo vai fechando Mas a felicidade está em mim. (Cristiane de Jesus Brito)
  • 18. Soneto de Amor Soneto do Amor Amar é ter felicidade O amor surge dentro do coração É ter união Mas, não basta ser É ter muita paixão Tem que querer É ter alguém que te ame de verdade. Nós ficamos com muita emoção. Amar é apenas saudade A paixão parece ilusão É sentir no fundo do coração Essa vida me faz sofrer É tratar bem com atenção Mas, ninguém vai obedecer É amar alguém que dê liberdade. Nós somos tão bobão. Amar é sofrer Esse amor tem gosto de mamão Amor com alegria Basta ser aprendiz Amar alguém que entenda seu querer. E segurar minha mão. Fazer algo que te traga alegria Nossa, que solidão E sempre dizer Para ser feliz Não tente me esquecer. ( Evellin dos Santos) Basta ter um pouco de compaixão. (Maria de Fátima Lima Almeida)
  • 19. Soneto do Amor Soneto do Amor O amor é um sentimento Amar é sofrer Que há no coração Sofrer por alguém Ficamos cheios de paixão Sofrer por ti e por mais ninguém E nos faz querer viver o momento. Amar é querer. Oh querida! Que tanto sofrimento Amar é apaixonar O amor às vezes nos deixa no chão Apaixonar por alguém Oh que grande solidão Não importa o que tem Essa paixão eu não aguento. Eu só quero amar. O amor é uma coisa bela Não importa se me faz chorar Ensina-nos a amar O importante é aproveitar Eu quero mais amor dela. E continuara amar. Por você eu vou apaixonar Amar é sonhar E essa paixão mantê-la Sonhar por alguém E nunca mais desgrudar. E amar, amar. ( Indiosmar de Jesus Coelho) ( Ingrid Naiara de Souza Santos)
  • 20. Soneto do Amor Soneto do amor O amor é lindo e fica O amor me faz tão feliz Pertinho de mim Mas não basta amar O amor fica no coração Se outro não provar Trazendo muita emoção. O sentimento que diz Vou te amar O amor é uma fruta que cai do pé e machuca Querendo voltar para lá O meu amor por você é mais que uma fruta Querendo continuar Que só me faz sofrer e machuca No seu coração tocar. Porque a traição maltrata. Você vai me esperar Esse amor parece solidão E eu vou te encontrar Quando a pessoa ama vira tudo ilusão Para poder te beijar. É amor danado que me faz sofrer de paixão. Perder ou ganhar O amor é paixão Para mim não importa Paixão é solidão Se você estiver ao meu lado. Solidão é você que mora no meu coração. ( Ivan Silva Santos) (Gabriele Pereira da Conceição)
  • 21. Soneto do Amor Soneto do Amor Amar é querer mais e mais É sofrer por quem não te quer É amar quem não te quer É pensar por não ter um querer. O amor é a revolução Amar é sofrer com vontade de ter É falar sem vontade de querer É um sentimento que não sei descrever Amar é lutar pelo seu querer. E nos deixa sem noção. É um rojão da emoção Amar é chama da paixão É um sentimento que da sensação. Brilha como sol Inicia no tempo Transforma num vulcão O amor é como o amanhecer E ao anoitecer Se transforma no farol. Diálogo faz parte da emoção Que bate mais forte no coração Que é a chama da ilusão. No amor há brigas ( Natália Cardim Farias) É como gato e rato Mas no fim acabam as intrigas O amor é vida O amor é morte Por isso devemos ser fortes. ( Ronaldo Borges)
  • 22. O Amor Soneto do amor Meu coração é a chave da paixão Amor para ser amado Para viver preciso de você Jamais deixa a dúvida estragar Para lembrar não vou me enganar Sempre garante sua humildade Sua paixão deixe-me na ilusão. Para sempre perdoar . Sua paixão é como um furacão O amor é a razão do seu viver Quero você para viver Mais nunca é o poder do amanhecer Vou evitar te olhar Porque amar também é sofrer Sua canção conquista meu coração. Para depois proteger. Sua decisão mostra a razão Mais nunca compare o seu coração como mar Vou escrever amo você Porque no mar entra quem quiser Quero te amar e namorar No meu coração não vou deixar habitar. Nossa canção leva a ilusão. ( Rodrigo Aguiar) Se não for um sentimento para valer Nem tente aparecer Se não você vai se arrepender. (Quetlen Almeida)
  • 23. Soneto do Amor Soneto do amor Do amor vem o perdão O amor é uma rosa O amor é para sempre A rosa é o amor O amor é sempre querer Quanto mais se amar Porque tem compreensão. Mais terá flor. O amor é uma paixão A rosa é amor Que é mais forte que a dor O amor é a rosa È algo que todo mundo quer O amor que trás Mesmo sofrendo pela solidão. O perfume da rosa. O amor é um fruto da paixão Tenho o cravo Da paixão vem o carinho Tenho uma flor E do carinho a satisfação Quem ama Não sabe o que é dor. Eu gosto de amar Estava no jardim Porque traz carinho e proteção De repente escureceu E também compreensão. Dentro da flor, o amor apareceu. ( Iranildo Soares dos Santos) ( Luara dos Santos)
  • 24. O Amor Soneto do Amor O amor de estudante é uma porcaria Amar é só querer Começa no corredor Amor só no coração E termina na diretoria. Lá existe paixão Querendo sobreviver. Amor de verdade Tem que ter maturação Eu estou amando Para mesmo nos momentos difíceis Com o coração ardente Continuar na união. Querendo ser amante Para amar completamente. ( Laiana Santiago Jesus Santos) Eu amo com calma Enquanto existir Até o fundo da minha alma. Amo para existir Só amando para conseguir Por isso, não posso desistir. (Mireli S. Silva)
  • 25. Soneto do Amor Soneto do Amor Eu faço o sentimento acontecer Amar é querer No sentimento é fácil ter clima Viver e lutar para aproveitar Destruo as dificuldades com uma simples rima. E nunca sofrer. Vou mostrar meu coração para todos ver Amar é viver Você é minha razão, minha sina. Amar é libertar Você é meu diamante achado na mina Amar é lutar Na esperança, há a certeza de te querer. Curtir sua liberdade. A esperança gera o sentimento Amar é conclusão Nasce entre nós uma paixão Amar é experiência Como rosa que brota no cimento. E paixão. No silêncio cresce a solidão Amar é também dependência Não precisa uma vida, bastam momentos De um coração Para te mostrar o amor do meu coração Para não sofrer de ilusão. (Tatiele Matos) (Paulo Marcos Silva)
  • 26. Soneto do Amor Soneto do amor Eu amo uma pessoa O amor é uma grande paixão Que mim faz sofrer O amor é um bem querer Seu nome é segredo Sem ela não posso viver Ninguém pode saber. Pois traz grande emoção. Tudo na vida passa Ele mora dentro do meu coração O que eu quero da vida Às vezes me faz sofrer É que você nunca me esqueça Mesmo assim, me faz querer Para não ficar arrependida. Sentir essa sensação. No passado eu já amei Amo com o coração ardente No presente estou amando Que vem da emoção No futuro realizará o que sonhei. E acontece rapidamente. Grande paixão Esse amor que vem subitamente Grande amor De um olhar fascinante No meu coração. (Thailana N. dos Santos) Me faz viver radiante. (Tielle S. Souza)
  • 27. Soneto do Amor Amor é uma traição Soneto do Amor O amor é sofrer Eu amo uma pessoa O amor é um querer Que tanto me faz sofrer O amor é uma canção. O nome dele é segredo A ninguém vou dizer. O amor é um bem querer O amor é uma paixão O amor é um sentimento Mas quando faz sofrer Tão doce como o mel Dói muito o coração. Por isso, muitas vezes Leva-nos para o céu. O amor é tudo A paixão também A sabedoria Mas porque você não vem? A experiência A vivência. Gosto muito de amar O amor é uma coisa bela E de ser amado também Começa no céu Mas a paixão profunda não tem. E termina na janela. ( Tiago P. Santos) ( Samara dos Santos Batista )
  • 28. Soneto de amor Soneto do Amor Amar é querer O amor é feito de solidão É ser vibrante Mas você pode sofrer É emocionante Se não souber viver É sofrer. Essa grande paixão. É sabedoria O amor sem felicidade É experiência Não pode ter paixão É persistência Porque dói o coração É idolatria. Junto com a infelicidade. É fogo O amor não pode sorrir É razão Se for capaz de chorar Queimando no coração. Mas ele pode superar. É recuperar alegrias A paixão pode viver É pensar e confiar Pois é melhor que morrer Em seu amor todos os dias. E não te esquecer. (Sara dos S. Souza) ( Udson F. Santos)
  • 29. Soneto do Amor Soneto de amor O amor veio como fogo O amor é uma canção E acabou em vulcão O amar é viver Dentro do meu coração sem cuidado você pode sofrer Tronou-se um fogaréu. Que tenho dentro do meu coração. Um alguém O amor não é ilusão Você é Você não ver Uma esperança? Mas tem vontade de conhecer Nós dois? Amor esta dentro do seu coração A cada passo O amor é diversão Da minha vida Você não sabe Terei uma conquista. Mas se manifestou em seu coração São as águas de março fechando O amor é de verdade Fechando a promessa da vida É delicado E do meu coração. Procurando conhecer de verdade. ( Viviane Silva de Jesus) (Vagner Vieira dos Santos)
  • 30. Soneto do Amor A amizade O amor é paixão A amizade é legal A paixão está no coração É também radical O amor vem da união A amizade é sonhar E nos deixa sem razão. É algo bom para aproveitar. Quando a paixão é verdadeira A amizade traz felicidade Fica guardada a vida inteira Viver com amor de verdade O amor traz alegria A amizade é conversar É bom está na sua companhia. Com alguém desabafar. Sem o amor o que seria? A amizade é alegria Sem a sua companhia? Viver com sabedoria O amor é uma linda alegria. A amizade é saber Gostar e compreender. Ser amado e repeitado E estar sempre ao teu lado Me deixa feliz e paralisado. (Valéria Glenda) ( Evellin Santos)
  • 31. A amizade A amizade é bela A amizade é eterna Quem gosta dela Sempre será igual a ela. É como o coração Deixa sem explicação Amizade Amizade verdadeira Não encontramos a vida inteira Amizade é dividir as tristezas E somar as alegrias. Amizade é ceder a razão É encontrar o sentimento No coração e amar E se comportar. A amizade é cada passo Para a eterna fidelidade. O amor e a amizade Amizade é se alegrar Amizade é ter alguém Em que você possa Confiar e conversar. É luz do vento e do prazer Fica dentro da palavra dizer (Samara dos Santos Batista) Que eu gosto muito de você. ( Douglas França)
  • 32. A amizade A amizade é importante A amizade Pois mesmo estando distante A amizade é uma coisa rara Ela sempre fará Nem sempre pode encontrar Com felizes a todo instante. Mas se caso você encontrar Você precisa cuidar. Devemos prezá-la E sempre considerá-la Na amizade há brigas Para nunca acabar Mas também tem alegria e felicidade E feridas deixar. Sempre igualdade e capacidade De desfazer as intrigas. As amizades hoje em dia É bem raro A amizade é alegria Por isso meu amigo Que traz muitas fantasias Quero você do meu lado. Sempre estará por perto O amigo certo. ( Ivan Silva dos Santos) ( Quetlen Almeida) ( Quetlen Almeida)
  • 33. A amizade Amizade o que será? É vontade de ajudar É sofrer Sem querer. É confiar Não é desprezar É segredos É desfechos. É ciúmes É segurança É discussão É amar um amigo como um irmão. ( Sara dos S. Souza) A amizade Amizade é ter seu amigo E ser sempre você Telo ao seu lado E nunca perder. A amizade nos faz o bem Traz alegria Ao ser ajudado E também traz alegria. A amizade vem do coração Traz tranquilidade e emoção Também, traz perdão Sempre que houver uma discussão. (Tatiele Matos)
  • 34. A Amizade A amizade Amizade é muito boa Tem que ser para sempre Para amizade ser verdadeira Para um dia ter uma paixão Ela tem que ser companheira Para viver. Não deve haver falsidade Caso contrário não é amizade. Amizade é viver Para viver tem que lutar A amizade é ser companhia Para lutar tem que ter A amizade é ter compaixão Um amigo para vencer. E quando está longe Fica na solidão. Amizade é conversar É também aproveitar Para conversar. (Tiago Pereira) ( Gabriele Pereira da Conceição)
  • 35. A amizade A amizade Goste da amizade Amizade é viver Goste da liberdade Amizade é querer Goste de quem é sua amiga Amizade é poder De verdade. Contar com você. Amizade é poder A amizade é você Amizade é querer A amizade é saber Está sempre com você Que eu posso Para viver a amizade pra valer. Confiar em você. Amizade é viver Amizade é vida Amizade é fazer Amizade é você Amizade é querer Eu quero Fazer partes dos meus sonhos com você. Sempre estar com você. ( Thailana N. dos Santos) (Viviane S. de Jesus)
  • 36. A amizade Amizade pura é aquela profunda Que traz bom sentimento Para ter bom relacionamento Perdão e compaixão. Amizade sincera Sem mentiras Para não criar tragédias E não gerar brigas. Sentimento puro Com muito amor e orgulho Seremos alguém Melhor no mundo. ( Maria de Fátima Lima de Almeida) A amizade Um amigo é para vida inteira Temos uma amizade intensa Às vezes temos que repartir a despensa Também muitas vezes fazemos bobeiras. Você também fala bobeiras Mas temos uma boa convivência Apesar de muitas ausências E também fazemos zoeira A amizade verdadeira Não encontramos na vida inteira Com muito amor e carinho Vamos viver sempre juntinhos. (Indiosmar de Jesus Coelho)
  • 37. A amizade A amizade Amizade é amar Amizade é ter alguém A amizade é como uma flor Amizade é ser alguém E não pensa em dor Amizade é se revelar. Que não tem medo de morrer Porque só pensa em viver. A amizade é se alegrar É poder contar com alguém A amizade tem que ter caráter E resolver os problemas que tem E nunca falsidade Amizade é sonhar. Para basear sempre na verdade. Amizade é chorar Na amizade não há desigualdade Amizade é falar Nela só há felicidade Amizade é também amar Porque é só fraternidade. E poder sempre contar. ( Iranildo Soares dos Santos) ( Ingrid Naiara de Souza Santos)
  • 38. A amizade Mais amizade A amizade Menos rancor Amizade é poder Dentro da rosa Conhecer você Tem amor. Construo essa amizade Sabendo que é de verdade. A amizade é ser feliz Quem tem amigo Conheci um amigo Tem tudo Só eu o conheço É bem profundo. A vida é assim Porque ele confia em mim. Quem tem amigo Tem tudo Amiga vou lhe contar Tem brincadeiras Só em você posso confiar E amizade verdadeira. Gosto de um amigo ( Luara dos Santos) E quero namorar. ( Mirele Santos Silva)
  • 39. A amizade A amizade Quem tem amizade Tem diversão e amigos A amizade é importante Ou popularidade inimiga Na vida do ser humano Tornando a amizade fingida. Se você não preservar Ela pode se acabar. Por isso tome cuidado Companheiros de verdade As amizades hoje em dia É aquele que Tem que preservar Vai embora e sente saudade. Não machuque seu amigo Para a amizade não se acabar. Da mãe recebe castigo A amizade é um poema Do pai vem aviso Tem que ter rimas Contudo vem felicidade Para não ter problema. De tudo que eu quero (Jamerson) De tudo que há no Meu tudo amizade espero. (Josuel dos Santos)
  • 40. A amizade . Amizade Amizade é especial A amizade é encontrada no amigo fiel Deus que te ama te olha do céu É muito legal Amizade é metade da vida Amizade é ser entendido Não sara, mas alivia as feridas. E sempre compreendido. Amizade é o que não vou esquecer Amizade é amor de irmão Amizade não sei descrever Não leva na mente e sim no coração É fácil de entender É pedir sem saber o quê É difícil de esquecer. Não escondo, mostro a você. É um laço de confiança É de esperança Amizade é perder a razão É o amor separado É encontrar o sentimento no coração É os segredos trocados. Amizade só a de Deus ( Natália Cardim Farias) Deu o seu para salvar os meus. ( Paulo Marcos Silva)
  • 41. A amizade A Escola A amizade começa de uma conversa Pode ter por uma fofoca A escola é um lugar A amizade é poder contar seus segredos Para estudar e aprender E seu amigo não contar para ninguém. Lá aprendemos uma profissão Temos muitos amigos Amizade é uma coisa boa Que são bem companheiros Mas que pode terminar num fato ruim Nos ajuda nas atividades Amizade é algo bom E nos dá muita felicidade. Pois temos alguém para conversar e sair. Crianças, jovens, adolescentes. São todos sorridentes. Amizade é que nem gato e rato Sempre estão brigando Não é amizade de verdade Por que há falsidade. ( Ronaldo Borges ) (Thawanne Conceição dos Santos)
  • 42. A juventude A juventude não é fácil A Saudade E muitas vezes sou frágil Saudade é se alegrar Às vezes precisa de ajuda Saudade é se apaixonar Porque muita gente machuca Saudade é realizar Saudade é de chorar. A juventude não é um palácio Tem seus altos e baixos Saudade é realizar E a gente também estuda. Saudade é conversar E a vida muda Saudade é desabafar Saudade é sonhar e chorar. Às vezes brigamos Mas também nos amamos Saudade é esperar A vida é legal Saudade é entender seu olhar Ser jovem é animal. Saudade é se desesperar ( Indiosmar Jesus Coelho) Saudade é um sorriso seu ganhar. ( Ingrid Naiara de Souza Santos)
  • 43. A saudade A distância Saudade não é esquecer Pois nunca me esquecerei de você Onde quer que você estiver A distância separa amizades Sempre estarei perto de você. Mas jamais separa Quando ela é verdadeira Deixa grandes saudades. Nunca vou te esquecer Quando a situação não estiver boa A distância tenta nos separar A gente sai e fica a toa Mas não conseguirá Pois o meu amor é tão grande Para não sofrer. Que vale a pena esperar. Não deixe de perceber A Saudade me faz sofrer Que você é meu viver Com tanta falta de você Vivo todos os instantes As vezes vou chorar Totalmente inquietante. Para depois te reencontrar. ( Mirele Santos Silva) ( Quetlen Almeida) (Douglas França)
  • 44. Felicidade Felicidade é ser feliz! Não ser triste, não sofrer Não entender a realidade da vida, Mas sim a verdadeira essência. É querer viver aventuras, Enfrentar desafios, lutar pela nossa vida Viver loucuras, maluquices, não querer Ver a verdadeira realidade do mundo. A distância A distância me faz chorar A distância me faz sofrer A distância me faz perceber Que sempre amei você. A distância leva nosso amor É também sofrer por quem a gente ama É egoísmo é ser estiloso É seguir moda, é ter personalidade É enfrentar todas as barreiras e Obstáculos da vida. É querer ter um bom futuro e ser rica. É abusar do dinheiro e do cartão de crédito É fazer o que nós gostamos, É cantar e gritar de felicidade Nem tudo nessa vida é felicidade. É solidão, choro, dor, decepção Tristeza não podemos fechar os olhos para a realidade da vida Só ignora-la. ( Sara dos Santos Souza) Mas vale a pena esperar Mesmo que tenha dor Ainda iremos nos encontrar. Vivo a cada instante Seja perto ou distante Sem pensar na distância Porque te amo desde a infância. ( Thailana Nere dos Santos)
  • 45. nça) A desilusão A Juventude A desilusão é muito ruim A juventude é uma fase Pois ela nos deixa triste Que devemos aproveitar Andar sozinha nas ruas Quando ficarmos velhinhos E de repente ter A sós vamos ficar. Uma linda surpresa Passa 10,20,30 anos Te encontrar Cada ano que passa E um sorriso despertar. Vamos amadurecer Quero viajar A cada dia a cada amanhecer. E com minhas amigas aproveitar Ter nossa família A parai, o mar Ter nossa paixão Esquecer a tristeza Cada dia que passa uma nova emoção E na areia brincar. Para viver para sempre a juventude do coração. (Douglas França dos Santos) (Beatriz Martins dos Santos) (Douglas) (Douglas França)
  • 46. A Saudade A saudade Saudade é sentir A saudade é iluminar A saudade é sorrir A saudade é esperar. Saudade é está longe de você A saudade é não deixar de amar A saudade é ver e sentir A saudade é não poder agir A saudade é ter que aguardar. Aqui a sofrer. A saudade é dor Às vezes vem com furor Saudade é ficar longe Longe de você A saudade é verdadeira Espero que seja passageira Para viver a vida inteira. ( Tatiele Matos) E querer te ver Fico sem saber o que fazer Não é fácil viver Eu quero apenas dizer Que preciso de você. Saudades, sinto bastante Estou sofrendo a todo instante Não vejo a hora de te ver Para poder te surpreender. ( Tielle Santos Souza)
  • 47. Escola Escola é caminho Escola é saber Triste daquele Que não quis aprender. Saudade A distância é triste Sinto saudades do meu amor Não posso vê-lo tão lindo Escola é muito bom Para quem quer se dedicar Triste da aquele Que desiste de estudar. Para te reencontrar Ser meu namorado Pois ainda somos jovens Escola é saber Também faz sofrer Escola serve para ajudar A quem quer ser formar. Quando adultos ficarmos Casaremos-nos E felizes seremos. (Thawanne Souza da Conceição) (Tiago Pereira Santos )
  • 48. Viver A distância Viver é um lazer. Lutar pelo caráter Até ter. A vida não é só sofrer, É viver para ver O que vai acontecer Comigo e com você. Eu dei um mega Giro no meu jeito De viver, e por isso Estou aqui com você. Meu tom de correr, É o mesmo que O seu de viver, Portanto luto para acontecer. A distância pode existir Mas nunca nos separará Ela nunca me fará chorar Embora tenha que sentir. O meu sentimento por te É tão forte E só me faz sorrir Mesmo não tendo sorte. Mas te esperarei Viver é saber aguentar A mágoa, a dor e o rancor. ( Natália Cardim Farias) E juntos seremos Muitos felizes Porque nos amaremos. ( Gabriele P. da Conceição)
  • 49. Felicidade A distância A distância é sentir A distância é sorrir A distância é pensar A distância é chorar A distância é sofrer A distância é querer A distância é refletir Felicidade é ser feliz! Não ser triste, não sofrer Não entender a realidade da vida, Mas sim a verdadeira essência. É querer viver aventuras, Enfrentar desafios, lutar pela nossa vida Viver loucuras, maluquices, não querer Ver a verdadeira realidade do mundo. É também sofrer por quem a gente ama É egoísmo é ser “estiloso e estilosa” É não seguir moda, É ter personalidade. A distância é ferir A distância é falar A distância é desabafar A distância é esperar A distância é amar. ( Samara dos Santos) É enfrentar todas as barreiras É querer ter um bom futuro e ser rica. É abusar do dinheiro e do cartão de crédito É cantar e gritar de felicidade Nem tudo nessa vida é felicidade. Há também solidão, choro, dor, decepção Não podemos fechar os olhos Mas, podemos ignora-la. ( Sara dos Santos)
  • 50. A distância A Saudade Saudade é lembrar Diante da distância Lembrar de alguém O amor errante Que tanto nos faz bem O amor constante Esse bem é amar. É a paixão do amante. Lembrança é para guardar A distância é maratona Pessoas especiais Que traz o amor à tona A saudade vem mais vai Com a paixão constante A distância pode acabar. Deixa o amor emocionante. ( Udson Ferreira dos Santos) Morar no coração Qualquer distância é saudade Saudade de amigo ou irmão. A distância é tortura Não pode deixar virar solidão Superada com amor de verdade. ( Paulo Marcos Silva)
  • 51. Dilema é Problema A Escola Minha vida não é um Simples tema. Eu chego na festança E trago problema. A escola é um lugar Onde todos devem estudar Para aprender e crescer Porque é o nosso dever. Quando eu saio O problema acaba. Aí começa o tema, Aí queima a fita e Começa o dilema. Vamos todos nos esforçar Para uma boa nota tirar Vamos entender Para aprender. Desembucha o Problema, aí eu faço A minha festança que é Um esquema. A escola é educação Amor dedicação É saber é inteligência É certeza, é persistência. (Sara dos Santos Souza) Isso é meu Simples poema. ( Natália Cardim Farias)
  • 52. A Escola Gosto de vim para a escola Para os meus amigos encontrar Para as aulas mim ensinar Gasto minha energia na hora da prova. Estudar é muito maneiro Conversar faz parte Ficar na escola é bacana Os professores são legais. Escola pra mim é tudo Gosto de aprender cada dia mais Os professores ficam nervosos Mas também orgulhosos. (Uenderson Sena De Andrade) A distância A distância é amar A distância é pensar Saber o por que Você sempre estará lá A distância vem A distância vai Porque você Não pode amar mais. A distância fica E não intimida É feia E dolorida ( Viviane Silva de Jesus)
  • 53. A Saudade A saudade é grande Quase que não tem lugar Tem pessoas no mundo Que não deveria nos deixar. A saudade abala o coração Às vezes precisa de um irmão Para nos dá a mão Quando a dor nos deixa na solidão. A saudade é o quê? A saudade é não ter você A saudade sempre vai doer Porque sempre amarei você. ( Valéria Glenda dos Santos)