Redes de Computadores
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Redes de Computadores

on

  • 3,104 views

Apresentação de Seminários. Alunos da turma 2012 do curso de ciência da computação. Universidade Sagrado Coração. Disciplina Introdução a Computação.

Apresentação de Seminários. Alunos da turma 2012 do curso de ciência da computação. Universidade Sagrado Coração. Disciplina Introdução a Computação.

Statistics

Views

Total Views
3,104
Views on SlideShare
3,081
Embed Views
23

Actions

Likes
2
Downloads
167
Comments
0

3 Embeds 23

https://cursosrapidosonline.com.br 12
https://www.xn--cursosonlinedaeducao-7yb1g.com.br 7
https://www.cursosonlinecursos.com.br 4

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Redes de Computadores Redes de Computadores Presentation Transcript

  • Seminário: Redes de ComputadoresProf.ª Ms. Elaine Cecília GattoDisciplina: Introdução à Computação
  • Definição Uma Rede de Computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por um sistema de comunicação. É conexão de dois ou mais computadores para permitir o compartilhamento de recursos e a troca de informações entre as máquinas.
  • Introdução Podemos definir uma rede como a interligação de vários computadores com o intuito de compartilhar arquivos, impressoras, ente outras coisas ou a interligação de computadores com equipamentos eletrônicos onde neste caso o computador ficaria encarregado de fazer o controle desse equipamento, onde indiferente ao tipo de interligação que é feita existem três tipos de redes: LAN(Local Area Network): É uma rede local onde os dispositivos se localizam no mesmo espaço físico.
  •  MAN (Metropolitan Area Network): Está também é rede local porém os dispositivos se localizam em distâncias maiores que a LAN. WAN( Wide Area Network): Está é mais conhecida como a internet por ser uma grande rede que possui inúmeras sub redes,que podem estar localizada em qualquer lugar do planeta. Na próxima coluna iremos conhecer as topologias de redes existentes,uma boa páscoa a todos.
  • História• As redes surgiram devido uma necessidade decomunicação.– Sinais de fumaça;– Pombos-correios;– Telégrafo (1844);– Telefone(1877);– Rádio(1919);– Televisão(1940).• Sistemas de computadores (1950);– Máquinas grandes e complexas, terminaisinterativos, tempo compartilhado, etc.
  • Componentes de uma rede Placa de rede  ArquiteturasTopologias físicas  Protocolose lógicas  Recursos Cabos
  • TopologiaA topologia de uma rede de comunicação irá, muitas vezes caracterizar seu tipo, eficiência e velocidade.A topologia refere-se a forma com que os enlaces físicos e os nós de comunicação estão organizados, determinando os caminhos físicos existentes e utilizáveis entre quaisquer pares de estações conectadas a essa rede
  • Linhas de Comunicação– Na organização dos enlaces físicos numsistema, encontramos diversas formas deutilização das linhas de comunição.– As ligações físicas podem ser de dois tipos: ponto a ponto multiponto
  •  Ligaçõesponto a ponto caracterizam-se pela presença de apenas dois pontos de comunicação, um em cada extremidade do enlace ou ligação. Nas ligações multiponto observa-se a presença de três ou mais dispositivos de comunicação com possibilidade de utilização do mesmo enlace.
  • - A comunicação no enlace refere-se a utilização do meio físico que conecta estações, e pode ser: Simplex: o enlace é utilizado apenas em um dos dois possíveis sentidos de transmissão. Half-duplex: o enlace é utilizado nos dois possíveis sentidos de transmissão, porém apenas um por vez. Full-duplex: o enlace é utilizado nos dois possíveis sentidos de transmissão simultaneamente.
  • Topologia de redes - Estrela: asconexões partem de um ponto central (concentrador), normalmente um hub ou switch. É o modelo mais utilizado atualmente.
  • Topologia de redes - Anel computadores são conectados em um anel. É a topologia das redes Token Ring, popularizadas pela IBM nos anos 80. Hoje,esse modelo é mais utilizado em sistemas de automação industrial.
  • Topologia de redes – barramento  computadores conectados num sistema linear de cabeamento em seqüência.  Constituem em um único cabo, chamado tronco (e também backbone ou segmento), que conecta todos os computadores da rede em uma linha única.
  • Outras topologias Totalmente ligada Parcialmente ligada
  • Para que se exista uma Rede são necessários os seguintes elementos: Usuários que tenham algo a compartilhar: Recursos Um caminho ou método de contato entre estes usuários: Meio físicos Regras bem definidas para que estes usuários possam se comunicar: Protocolos Maneira com que os outros usuários enxergarão os Recursos compartilhados na rede: Serviços
  • Sistema de comunicação de uma rede O sistema de comunicação vai se constituir de um arranjo topológico interligando os vários módulos processadores através de enlaces físicos (meios de transmissão) e de um conjunto de regras com o fim de organizar a comunicação (protocolos).
  • Tipos de Rede Redes Locais de Computadores são sistemas cujasdistâncias entre os módulos processadores seenquadram na faixa de alguns poucos metros a alguns poucos quilômetros. Redes de computadores são ditas confinadas quando as distâncias entre os módulos processadores são menores que alguns poucos metros. Sistemas cuja dispersão é maior do que algunsquilômetros são chamadas Redes GeograficamenteDistribuídas.
  • Meios físicos de transmissão Projetos de Meios físicos envolve:– Taxa de transmissão– Largura de banda– Facilidade de instalação– Imunidade a ruídos– Confiabilidade– Custos de interface– Exigências geográficas– Conformidade com padrões internacionais e disponibilidades de componentes.
  •  Qualquer meio físico capaz de transportar informações eletromagnéticas é passível de serusado em redes de computadores. Osmais comuns utilizados são: o par trançado,o cabo coaxial e a fibra ótica. Sob circunstâncias especiais, radiodifusão,infravermelho, enlaces de satélite e microondas também são escolhas possíveis
  •  Par trançado Cabos coaxiais
  • Roteamento e Roteadores Gateways Bastante utilizados em inter-redes, suas funções resumem-se em receber um pacote do nível inferior, tratar o cabeçalho inter-redes do pacote, descobrindo o roteamento necessário, construir novo cabeçalho inter redes se necessário e enviar esse novo pacote ao próximo destino. Esse tipo de Gateway é também chamado de Roteador
  •  Repetidor Os repetidores são utilizados, geralmente, para a interligação de duas ou mais redes idênticas. Os repetidores simplesmente recebem todos os pacotes de cada uma das redes que interligam e os repetem nas demais redes sem realizar qualquer tipo de tratamento sobre os mesmos. Pontes Ao contrário dos repetidores, as pontes só repetem os pacotes destinados às redes que interligam ou que devem passar pelas redes que interligam até chegarem ao seu destino final.
  • Protocolos Toda a parte física da rede: cabos, placas, hubs, etc., serve para criar um meio de comunicação entre os micros da rede, como o sistema telefônico ou os correios, que permitem que você comunique-se com outras pessoas. Porém, assim como para que duas pessoas possam falar pelo telefone é preciso que ambas falem a mesma língua, uma saiba o número da outra, etc. para que dois computadores possam se comunicar através da rede, é preciso que ambos usem o mesmo protocolo de rede.
  • O protocolo desempenha as seguintes funções: Endereçamento: especificação clara do ponto de destino da mensagem; Numeração e sequencia: individualização de cada mensagem, através de número sequencial; Estabelecimento da conexão: estabelecimento de um canal lógico fechado entre fonte e destino; Confirmação de recebimento: confirmação do destinatário, com ou sem erro, após cada segmento de mensagem;
  •  Controle de erro: detecção e correção de erro; Retransmissão: repetição da mensagem a cada recepção de mensagem; Conversão de código: adequação do código às características do destinatário; Controle de fluxo: manutenção de fluxos compatíveis com os recursos disponíveis.
  • ProtocolosO TCP/IP, por exemplo, é um protocolo suportado por praticamente todos os sistemas operacionais.O uso do TCP/IP é que permite o milagre de computadores de arquiteturas totalmente diferentes, como PCs, Macs, Mainframes e até mesmo, telefones celulares e micros de bolso poderem comunicar-se livremente através da Internet.
  • Arquitetura cliente/ServidorÉ uma arquitetura onde o processamento da informação é dividido em módulos ou processos distintos. Um processo é responsável pela manutenção da informação (Servidor), enquanto outro é responsável pela obtenção dos dados (Cliente).
  • Principais características: Cliente:- Ativo;- Inicia e termina as conversações com os Servidores, solicitando serviços distribuídos;- Não se comunica com outros Clientes;- Normalmente responsável pela entrada e saída de dados e comunicação com o usuário;- Torna a rede „transparente‟ ao usuário;- Hardware: pode ser um micro simples;- Software: tem início e fim definido.
  • Principais características: Servidor:- Reativo;- Execução contínua;- Recebe e responde a solicitações dos Clientes;- Não se comunica com outros Servidores;- Presta serviços distribuídos;- Atende a diversos Clientes simultaneamente;- Hardware; exige máquinas mais robustas, com grande capacidade de processamento;- Software: processo sempre em execução, aguardando ser chamado pelo Cliente.
  • Arquitetura Peer-to-Peer (P2P) Se todos os hosts (máquinas da rede) fizessem o papel de servidor e de cliente, evoluiríamos para uma arquitetura peer-to- peer (P2P) Máquinas individuais podem fornecer serviços a outras Não depende de servidor central Elimina problemas de falha de serviço
  • O que são sistemas P2P? Sistemas distribuídos sem uma organização hierárquica e tampouco centralizado Cada usuário (cada cliente, máquina) participa em troca de fornecer acesso a recursos que ele dispõe
  • Algumas características: Não tem coordenação central Dados acessíveis por todos os componentes da rede Cooperação é possível sem custos adicionais de hardware para adição de servidores para coordenação São redes virtuais que funcionam na Internet com o objetivo de permitir o compartilhamento de recursos entre os participantes
  • Internet A INTERNET é um grande conjunto de REDES DE COMPUTADORES interligadas pelo mundo inteiro. Todos os integrantes devem "falar" a mesma língua. Ou seja, utiliza-se um conjunto de PROTOCOLOS e serviços em comum para usufruir de serviços de informação de alcance mundial. A comunicação pode ocorrer sob diversas formas, dados puros, voz, vídeo, e a união de todos os componentes, ou seja, multimídia. Com a aparição e uso mais difundido das Intranets, integrando redes internas de grandes empresas com a Internet, a utilização da mesma vem sendo cada vez mais diversificada.
  • WWW - World WideWeb É um sistema de informações distribuídas, baseado em hipermídia Padrão Gráfico da Internet- Textos...- Imagens...- Vídeos...- Sons...- Ou mesmo um software de navegação pela rede (Browser) REDE EM PADRÃO MULTIMÍDIA OU HIPERMÍDIA
  •  HIPERMÍDIAÉ um superset de hipertexto. Onde o conceito de hipertexto é aplicado sobre outras mídias também. HIPERTEXTO Um texto com ponteiros para outros textos de forma que um programa possa interpretar estes ponteiros e acessar estes outros textos referenciados, se assim solicitado.
  • WWW – O que define? Um conceito que apresenta novas formas de trabalho, e é suportado por um conjunto de CARACTERÍSTICAS E DEFINIÇÕES: • A “ideia” de um mundo no qual toda a informação tenha uma referência a qual possa ser acessada; • O sistema de endereçamento – URL - é flexível para permitir acessar os diferentes protocolos existentes; • O protocolo de rede (HTTP) possui bom desempenho e características não disponíveis em outros protocolos • A linguagem de marcação (HTML) é simples e serve para definir as características básicas necessárias para formatação e amarraçãodos hipertextos
  • URL – Uniform Resource LocatorÉ a forma padrão de designação de documentos pela qual é possível acesso a estes através da Internet, já que este nome é único. EXEMPLO De qualquer ponto do mundo é possível referenciar a homepage do servidor do FACEBOOK pela URL abaixo: http://www.facebook.com
  • Aplicações FTP – File Transfer Protocol- Muitas vezes, você vai usar o FTP para copiar um arquivo de um host remoto para seu computador.- Exemplo de Utilização: Atualização de sites hospedados em máquinas remotas. E-mail – EletronicMail São serviços que permitem a troca de Mensagens entre usuários através da Internet. O funcionamento desses seviços tem como base um endereço conhecido como e-mail address ou endereço de correio eletrônico, cujo formato é user@host onde user representa o identificador de uma caixa postal (um espaço em disco) para recebimento de mensagens, e host representa o nome do domínio do equipamento que pode localizar essa caixa postal.