• Like
  • Save
Linguagens de programação
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Linguagens de programação

on

  • 1,522 views

Apresentação de Seminários. Alunos turma 2012 Ciência da Computação Universidade Sagrado Coração. Bauru/SP. Disciplina: Introdução à Computação.

Apresentação de Seminários. Alunos turma 2012 Ciência da Computação Universidade Sagrado Coração. Bauru/SP. Disciplina: Introdução à Computação.

Statistics

Views

Total Views
1,522
Views on SlideShare
1,522
Embed Views
0

Actions

Likes
1
Downloads
31
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Linguagens de programação Linguagens de programação Presentation Transcript

    • Prof.ª Ms. Elaine Cecília GattoDisciplina: Introdução à ComputaçãoSeminários
    • Introdução
    • Tipos de programação• Programação estruturada;• Programação modular;• Programação orientada à eventos;• Programação orientada à objetos.
    • Linguagens para dispositivos móveis
    • Preocupações; Bateria; Memória;Interface touch; ...
    • Linguagem de programação - Web
    • HTMLAbreviação para a expressão inglesa HyperTextMarkup Language, que significa Linguagem deMarcação de Hipertexto, é uma linguagem demarcação utilizada para produzir páginas naWeb para serem interpretados por navegadores.A tecnologia é fruto do "casamento" dos padrõesHyTime e SGML.
    • HyTimeHyTime é um padrão para a representação estruturadade hipermídia e conteúdo baseado em tempo.Um documento é visto como um conjunto de eventosconcorrentes dependentes de tempo (como áudio,vídeo, etc.), conectados por hiperligações. O padrão éindependente de outros padrões de processamento detexto em geral.
    • SGMLSGML é um padrão de formatação de textos. Não foidesenvolvido para hipertexto, mas tornou-se convenientepara transformar documentos em hiper-objetos e paradescrever as ligações. Etiquetas(Tags):Todo documento HTML apresenta etiquetas, elementosentre parênteses angulares (chevron) (< e >); esseselementos são os comandos de formatação dalinguagem. A maioria das etiquetas tem suacorrespondente de fechamento (quando estivertrabalhando com XHTML, toda Tag deve ser fechada).
    • Sintaxe Uma etiqueta é formada por comandos(tags),atributos(propriedades) e valores. Osatributos(propriedades) modificam os resultados padrõesdos comandos(tags) e os valores caracterizam essamudança.Exemplo de Tag Simples:<tag propriedade="valor"/>
    • Na pratica:<HR color="red" width="80%" noshade="noshade" size="2pt" />HR = comando(tag) que insere uma linha horizontal no documento HTML;HR = comando(tag) que insere uma linha horizontal no documentoHTML;color = atributo(propriedade) que insere cor na linha;red = valor do atributo(propriedade), que irá alterar a cor da linha;width = define a largura da linha, nesse caso, 80% do tamanho da tela;noshade = define uma linha mais sólida;size = define a altura da linha;/ = e a barra, define o fechamento do comando(Tag);
    • Exemplo de Tag Composta:<tag propriedade="valor">...</etiqueta>
    • Na prática:<address title="um endereço">Av. dos Exemplos, nº 1234, Campinas, SP - Brasil</address>title é a a propriedade que exibe uma legenda suspensa ao deixar o ponteiro do mouse sobre texto<adress> é a Tag de Abertura</adress> é a Tag de FechamentoObs.: Note que o que define uma Tag de Fechamento é: a " / "
    • Isso é necessário porque as etiquetas servem para definira formatação de uma porção do documento, e assimmarcamos onde começa e termina o conteúdo quereceberá a formatação ou marcação necessária,específica. Alguns elementos são chamados “vazios”, poisnão marcam uma região de texto, apenas inserem algumelemento no documento.
    • PHP:O PHP (originalmente Personal Home Page) é umalinguagem interpretada livre e utilizada para gerarconteúdo dinâmico na World Wide Web.Principais características:A linguagem PHP é uma linguagem de programação dedomínio específico, ou seja, seu escopo se estende a umcampo de atuação que é o desenvolvimento web,embora tenha variantes como o PHP-GTK. Seu propósitoprincipal é de implementar soluções web velozes,simples e eficientes.
    • Características: Velocidade e robustez. Estruturado e orientação a objetos. Portabilidade - independência de plataforma - escreva uma vez, rode em qualquer lugar. Tipagem dinâmica. Sintaxe similar a C/C++ e o Perl. Open-source.
    • Vetores: Os vetores e matrizes em PHP, diferente do que ocorre em C/C++ e Pascal, é uma estrutura dinâmica, o que pode facilitar muito o trabalho do programador.
    • Exemplo:<?php $vet01 = array(); $vet01[] = "Sistemas operacionais"; $vet01[] = "Compiladores"; $vet01[] = "Bancos de dados"; $vet02 = array(1, 2, 3, 4, 5); $vet03 = array( 0 => 0, 2 => 3, 10 => "item 10");for ($i = 0; $i < count($vet01); $i++) { echo $vet01[$i] . "<br />";}?>
    • O exemplo anterior demonstra três maneiras diferentes de declarar vetores.
    • Java Script: Java Script é uma linguagem de script baseada emECMAScript padronizada pela Ecma international nasespecificações ECMA-262 e ISO/IEC 16262 e é atualmente aprincipal linguagem para programação client-side emnavegadores web. Foi concebida para ser uma linguagemscript com orientação a objetos baseada em protótipos,tipagem fraca e dinâmica e funções de primeira classe. Possuisuporte à programação funcional e apresenta recursos comofechamentos e funções de alta ordem comumenteindisponíveis em linguagens populares como Java e C++.
    • Características: Imperativa e Estruturada: JavaScript suporta os elementos de sintaxe de programação estruturada da linguagem C (por exemplo, if, while, switch). Uma exceção é a questão do escopo: o escopo em blocos ao estilo do C não é suportado, em seu lugar JavaScript utiliza escopo a nível de função. JavaScript 1.7, entretanto, suporta escopo a nível de bloco através do comando let. Como C, JavaScript faz distinção entre expressões e comandos. Uma diferença sintática do C é que a quebra de linha termina automaticamente o comando, sendo o ponto-e-vírgula opcional ao fim do comando.
    •  Tipagem dinâmica: Como na maioria das linguages de script, tipos são associados com valores, não com variáveis. Por exemplo, a variável x poderia ser associada a um número e mais tarde associada a uma string. JavaScript suporta várias formas de testar o tipo de um objeto, incluindo ducktyping.
    •  Baseada em objetos: JavaScript é quase inteiramente baseada em objetos. Objetos JavaScript são arrays associativos, aumentados com protótipos. Os nomes da propriedade de um objeto são strings: obj.x = 10 e obj["x"] = 10 são equivalentes, o ponto neste exemplo é apenas açúcar sintático. Propriedades e seus valores podem ser adicionadas, mudadas, ou deletadas em tempo de execução. A maioria das propriedades de um objeto (e aqueles em sua cadeia de herança via protótipo) pode ser enumerada usando-se uma estrutura de repetição for...in. Javascript possui um pequeno número de objetos padrão da linguagem como window e document.
    •  Funções de primeira classe: No JavaScript as funções são de primeira classe, isto é, são objetos que possuem propriedades e métodos, e podem ser passados como argumentos, serem atribuídos a variáveis ou retornados como qualquer outro objeto. Funções aninhadas: Funções internas ou aninhadas são funções definidas dentro de outras funções. São criadas cada vez que a função que as contém(externa) é invocada. Além disso, o escopo da função externa, incluindo constantes, variáveis locais e valores de argumento, se transforma parte do estado interno de cada objeto criado a partir da função interna, mesmo depois que a execução da função interna é concluída.
    • Exemplos de scripts: Scripts Simples:alert( Cuidado );// Mostra um alerta de Confirmar e Cancelar.if ( confirm( Escolha "Ok" ou "Cancelar" para ver a mensagem correspondente. )){ alert( Mensagem 01 ); // mostra um alerta para resposta OK} else { alert( Mensagem 02 ); // mostra um alerta para resposta Cancelar}// escreve na barra de status do navegadorwindow.defaultStatus = Mensagem que será mostrada;