Your SlideShare is downloading. ×

Atividade centro oeste gabarito.

9,240

Published on

Boa prova amanhã, pessoal! Estudem bastante!!!

Boa prova amanhã, pessoal! Estudem bastante!!!

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
9,240
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
105
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. UNIDADE BH SÉRIES FINAIS ÁREA: GEOGRAFIA 2010 ETAPA SÉRIE ENSINO TURNO PROFESSOR(ES) 3ª 7º Ano Fundamental M e T Elaine e Rosa Aluno(a):______________________________________________________________ Nº: ______ Turma: ______ Leia com atenção e observe a fotografia abaixo, depois responda à questão 1. Cinco crianças morreram de fome em 2007 nas aldeias Bororó e Jaguapiru, em Dourados (MS). Tinham entre 1 mês e 2 anos e estavam muito abaixo do peso. Os atestados de óbito apontam a desnutrição como causa, acompanhada de desidratação, infecção intestinal ou insuficiência renal. 1. Responda: Qual é a diferença entre o relato da HQ e da fotografia? Qual é mais condizente com a situação dos indígenas brasileiros atualmente? A HQ mostra os indígenas felizes, com fartura de alimentos e território preservado, a fotografia mostra a família indígena com dificuldades na alimentação. A fotografia é mais condizente com a situação atual dos indígenas brasileiros. Em que região ocorreu a morte das crianças indígenas? Região Centro-Oeste. Em que estado? Mato Grosso do Sul
  • 2. Leia com atenção o texto e a charge abaixo, depois responda às questões 2, 3,4 e 5: As sete pragas da Amazônia (Fonte: Veja, 12 de outubro de 2005) 2. Relacione, de acordo com as atividades econômicas abaixo, as conseqüências ambientais que elas provocam, observe para isso o texto. Garimpo: Poluição dos rios e devastação das reservas ambientais. Agricultura Itinerante: O fogo deixa os solos frágeis e propensos à erosão. 3. A charge está relacionada a alguma das sete pragas descritas no texto? Qual? Explique. Sim, está relacionada às pragas 2 e 5. As madeireiras cortam as árvores que utilizam ou não, como na ilustração, a soja avança sobre pastos antigos e capitaliza pecuaristas, o pica-pau diz “sojou”, referindo-se à soja. 4. Cite duas soluções ambientalmente sustentáveis para o desenvolvimento econômico das regiões Norte e Centro-Oeste. Justifique. O manejo florestal adequado, retirando apenas as árvores adultas e que não estejam em risco de extinção, os madeireiros permitem que a própria floresta se reconstitua. O ecoturismo é uma atividade altamente lucrativa e que, preserva e conscientiza os turistas sobre a importância de mantermos nossas riquezas naturais. 5. O governo Federal teve um papel fundamental na ocupação das Regiões Norte e Centro-Oeste. No entanto, algumas vezes o planejamento do governo federal não foi bem sucedido. Cite duas das conseqüências de erros do Governo Federal que estão descritas no texto. Corrupção, burocracia e abertura mal planejada de estradas.
  • 3. 6. Observe e interprete a tabela abaixo: População urbana/rural Região Centro-Oeste Indicador Unidade 1970 1980 1991 2000 População urbana hab. 2.438.952 5.114.489 7.663.122 10.092.976 População rural hab. 2.633.578 2.431.280 1.764.479 1.543.752 IBGE - Censo Demográfico A interpretação da tabela e os nossos conhecimentos sobre os altos índices de urbanização da região Centro- Oeste NÃO PERMITEM afirmarmos que: a) A absoluta maioria da população da região Centro-Oeste vive nas cidades. b) A zona urbana da região Centro-Oeste ainda conta com elevados índices de qualidade de vida. c) A população da zona rural migra para as cidades devido à alta concentração fundiária da região. d) O “inchaço” nas principais cidades do Centro-Oeste ocasiona problemas de infra-estrutura básica. 7. Assinale as alternativas corretas, some-as e escreva o resultado. São fatores que atraíram migrantes para a região Centro-Oeste do Brasil: 1. Início do século XXI: A construção de um pólo nacional de materiais para aeronaves e submarinos. 2. Início do século XX: Expansão das atividades de agricultura e pecuária. 3. Início do século XVIII: A descoberta do ouro em algumas áreas da região. 4. Construção da Zona Franca de Manaus, em 1920. 5. Meados do século XX: Construção e inauguração de Brasília em 1960. A soma de suas respostas é 10. 8. Observe abaixo o esboço do Plano Piloto, projetado por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa: Assinale a alternativa que NÃO APRESENTA os objetivos do governo com a criação de Brasília: a) Promover a ocupação da região Centro-Oeste através de uma política de interiorização do país. b) Possibilitar a integração de todas as regiões brasileiras ligando-as à Brasília através de rodovias. c) Abrigar todos os trabalhadores responsáveis pelas obras, oferecendo terrenos a baixos preços e evitando o surgimento de periferias. d) Construir uma cidade pautada na arquitetura moderna que seria sede dos três poderes e representaria o ideal de desenvolvimento vigente na época. Corrija a alternativa que você assinalou tornando-a verdadeira: Os trabalhadores não receberam oferta de terrenos a baixos preços, não foram abrigados em Brasília, os terrenos eram caros e a grande maioria dos candangos, como eram chamados, passou a viver no entorno de Brasília, surgindo assim, as cidades-satélites.
  • 4. 09. Associe a coluna da direita à coluna da esquerda de acordo com o significado, função e motivo da utilização das técnicas modernas empregadas na agricultura da região Centro-Oeste: ( 1 ) Mecanização da produção ( 2 ) Calagem ( 3 ) Fertilização do solo ( 4 ) Irrigação das lavouras ( 3 ) O solo do cerrado se desgasta devido às monoculturas. Este tipo de agricultura retira os mesmos nutrientes do solo que precisa constantemente de fertilizantes. ( 4 ) A região Centro-Oeste apresenta clima tropical com duas estações bem definidas: verão chuvoso e inverno seco. No inverno, para não ocorrer interrupções nas colheitas, as lavouras devem ser irrigadas. ( 2 ) O solo do cerrado é ácido, por isso, existe a necessidade de fazer sua correção com calcário, assim o solo fica propício ao cultivo. ( 1 ) Por localizar-se em uma área de chapada, a maior parte da região Centro-Oeste favorece o uso de máquinas, tais como as semeadeiras e colheitadeiras nas lavouras. 10. Analise a imagem. Responda recorrendo às páginas 162 e 163 do seu livro. (Responda no caderno) a) Como foram obtidas parte das terras no processo de ocupação da região Centro- Oeste? Como os indígenas foram afetados? b) Onde se localiza o Parque indígena do Xingú? c) Quando e com que propósito foi criado? d) Qual é o tamanho e quantos indígenas o PIX abriga? e) Cite e explique as ameaças enfrentadas pelos indígenas no PIX. 11. Disserte a respeito dos termos, frases ou personalidades em seu caderno: a) Cidades-satélites. b) A urbanização do Distrito Federal se caracteriza pela existência de um imenso contraste. c) Invernadas. d) Programas de desenvolvimento regional. e) Marechal Cândido Rondon e os valores do caráter. f) Juscelino Kubitschek, Oscar Niemeyer e Lúcio Costa FAÇA OS EXERCÍCIOS COM MUITA ATENÇÃO E APROVEITE O MOMENTO PARA REVER A MATÉRIA!
  • 5. 10. a) Os latifundiários invadiram parte das terras dos indígenas e falsificaram documentos para comprovar a posse (grilagem). Milhares de indígenas foram mortos ou expulsos de seu território. b) No Mato Grosso, região Centro-Oeste. c) Em 1961, com o objetivo de assegurar a posse e uso exclusivo do território por indígenas. d) Em torno de 28 mil KM2, 4700 indígenas de 14 etnias diferentes. e) Ameaças de desmatamento das fazendas circunvizinhas ao PIX e alguns focos de derrubada dentro do próprio PIX, invasão de garimpeiros para exploração de ouro de aluvião e contaminação dos rios do PIX com mercúrio. 11. a) Aglomerações urbanas que estão no Distrito Federal, no entorno de Brasília, mas não fazem parte do Plano Piloto. b) De um lado os edifícios administrativos e residenciais imponentes de Brasília com uma infra-estrutura moderna e completa, de outro a precariedade das moradias das cidades-satélites com ausência de infra- estrutura em alguns bairros. c) Áreas utilizadas por latifundiários para descanso e engorda do gado que está sendo transportado. d) Programas desenvolvidos pelo governo em 1970 que visavam distribuir terras, prover eletrificação rural, assistência técnica e crédito bancário para mecanização do campo. e) Cândido Rondon implementou as linhas de telégrafo nas regiões Norte e Centro-Oeste valorizando os índios, verdadeiros donos da terra, segundo suas próprias palavras. Demonstrou generosidade, respeito, domínio próprio, atenção e tornou-se um dos maiores humanistas brasileiros. f) Juscelino Kubitschek foi o presidente responsável pela construção de Brasília, escolheu através de um concurso o projeto de Lúcio Costa para o plano piloto e contratou Oscar Niemeyer para projetar o edifícios da nova capital federal.
  • 6. 10. a) Os latifundiários invadiram parte das terras dos indígenas e falsificaram documentos para comprovar a posse (grilagem). Milhares de indígenas foram mortos ou expulsos de seu território. b) No Mato Grosso, região Centro-Oeste. c) Em 1961, com o objetivo de assegurar a posse e uso exclusivo do território por indígenas. d) Em torno de 28 mil KM2, 4700 indígenas de 14 etnias diferentes. e) Ameaças de desmatamento das fazendas circunvizinhas ao PIX e alguns focos de derrubada dentro do próprio PIX, invasão de garimpeiros para exploração de ouro de aluvião e contaminação dos rios do PIX com mercúrio. 11. a) Aglomerações urbanas que estão no Distrito Federal, no entorno de Brasília, mas não fazem parte do Plano Piloto. b) De um lado os edifícios administrativos e residenciais imponentes de Brasília com uma infra-estrutura moderna e completa, de outro a precariedade das moradias das cidades-satélites com ausência de infra- estrutura em alguns bairros. c) Áreas utilizadas por latifundiários para descanso e engorda do gado que está sendo transportado. d) Programas desenvolvidos pelo governo em 1970 que visavam distribuir terras, prover eletrificação rural, assistência técnica e crédito bancário para mecanização do campo. e) Cândido Rondon implementou as linhas de telégrafo nas regiões Norte e Centro-Oeste valorizando os índios, verdadeiros donos da terra, segundo suas próprias palavras. Demonstrou generosidade, respeito, domínio próprio, atenção e tornou-se um dos maiores humanistas brasileiros. f) Juscelino Kubitschek foi o presidente responsável pela construção de Brasília, escolheu através de um concurso o projeto de Lúcio Costa para o plano piloto e contratou Oscar Niemeyer para projetar o edifícios da nova capital federal.

×