Your SlideShare is downloading. ×
Dízimo
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Dízimo

3,721
views

Published on


2 Comments
13 Likes
Statistics
Notes
  • Tem coisas que Cristo estabeleceu que não esta ratificada na lei propriamente moral e sim fundamentada na lei do amor, ex; nunca encontraríamos um texto que se ordene que uma viúva pobre de todo que tem, mas na lei maior que é a do amor ela deu e foi reconhecida por Cristo, não estava previsto na lei alguém receber um tapa na cara, mas a lei maior (amor) fala; de o outro lado. Acredito que se houver uma teologia pura e simples, sem ambição e um modelo de contribuição por gratidão e amor mesmo que for os 10% ou votos estabelecidos a fim de servir s DEUS isso tbm sera de mto valor no reino de Deus, mas não creio que pra isso acontecer lideres precisam usar ilusionismo teológico e promessas absurdas, nós já somos herdeiros e não precisamos campanhas para receber tal herança, e ainda mais. somos salvos e essa é nossa riqueza...
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • O Sacerdócio Levítico foi substituído pelo Sacerdócio de Cristo.
    O sacerdócio católico está sendo substituído pelo sacerdócio evangélico: Dízimos Eclesiásticos um Legado da Igreja Católica às Igrejas Evangélicas.
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total Views
3,721
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
345
Comments
2
Likes
13
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Pr. Eid Marques
  • 2. Há uma série de comentários tendenciosos e distorcidos circulando as redes sociais, em nossos dias, atacando a prática dos dízimos. Acusam os pastores que ensinam essa doutrina de infiéis e aproveitadores. Acusam as igrejas que recebem os dízimos de explorar o povo.
  • 3. Outros, jeitosamente, tentam descaracterizar o dízimo, afirmando que essa prática não tem amparo no Novo Testamento. Tentam limitar o dízimo apenas ao Velho Testamento, afirmando que ele é da lei e não vigente no tempo da graça.
  • 4. Não quero aqui apoiar os muitos desvios de igrejas que, erram, ao criarem mecanismos místicos e inescrupulosos para arrecadar dinheiro, vendendo água purificadora, rosa ungida, toalha suada e até tijolo espiritual.
  • 5. Essas práticas são pagãs e nada tem a ver com ensino bíblico da mordomia dos bens. O fato, porém, de existir desvio de uns, não significa que devemos deixar de ensinar tudo quanto a Bíblia fala sobre dízimos e ofertas. Destaco, aqui, alguns pontos para nossa reflexão.
  • 6. 1. A Prática do Dízimo Antecede à Lei Aqueles que se recusam ser dizimistas pelo fato de o dízimo ser apenas da lei estão equivocados. O dízimo é um princípio espiritual presente entre o povo de Deus desde os tempos mais remotos.
  • 7. Abraão pagou o dízimo a Malquizedeque, Gênesis 14 18 Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus Altíssimo; 19 abençoou ele a Abrão e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra; 20 e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo.
  • 8. e Jacó prometeu pagar o dízimo ao Senhor, muito antes da lei ser instituída. Gênesis 28 20 Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista, 21 de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o SENHOR será o meu Deus; 22 e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo.
  • 9. 2. A Prática do Dízimo Foi Sancionada na Lei O princípio que governava o povo de Deus antes da lei, foi ratificado na lei. Agora, há um preceito claro e uma ordem específica para se trazer todos os dízimos ao Senhor.
  • 10. Levítico27 32 No tocante às dízimas do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo do bordão do pastor, o dízimo será santo ao SENHOR.
  • 11. Não entregar o dízimo é transgredir a lei, e a transgressão da lei constitui-se em pecado. I João 3 4 Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.
  • 12. 3. A Prática do Dízimo Está Presente em Toda a Bíblia A fidelidade na mordomia dos bens, a entrega fiel dos dízimos e das ofertas, é um ensino claro em toda a Bíblia. Está presente no Pentateuco, os livros da lei; está presente nos livros históricos, poéticos e proféticos.
  • 13. Históricos: Neemias 13 11 Então, contendi com os magistrados e disse: Por que se desamparou a Casa de Deus? Ajuntei os levitas e os cantores e os restituí a seus postos. 12 Então, todo o Judá trouxe os dízimos dos cereais, do vinho e do azeite aos depósitos.
  • 14. Poéticos: Provérbios 3 9 Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; 10 e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.
  • 15. Proféticos: Malaquias 3 9 Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda. 10 Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.
  • 16. Também está explicitamente ratificado nos evangelhos, Mateus 23 23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!
  • 17. e nas epístolas. Hebreus 7 8 Aliás, aqui são homens mortais os que recebem dízimos, porém ali, aquele de quem se testifica que vive.
  • 18. Não podemos subestimar o dízimo, não observá-lo é um roubo a Deus. Não podemos subtraí-lo, pois a Escritura é clara em dizer que devemos trazer “todos os dízimos”. Não podemos administrá-lo, pois a ordem: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro”.
  • 19. 4. A Prática do Dízimo é Citada por Jesus no Novo Testamento Os fariseus superestimavam o dízimo, fazendo de sua prática, uma espécie de amuleto. Eram rigorosos em sua observância, mas negligenciam os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fé.
  • 20. Jesus, deixa claro que devemos observar atentamente a prática dessas virtudes da fé cristã, sem omitir a entrega dos dízimos. Mateus 23 23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!
  • 21. Ora, aqueles que usam o argumento de que o dízimo é da lei, e por estarmos debaixo da graça, estamos isentos de observá-lo; da mesma forma, estariam também isentos da justiça, da misericórdia e da fé, porque essas virtudes, também, são da lei.
  • 22. Reter os dízimos é um pecado de desobediência, infidelidade e incredulidade. Que Deus nos ajude a sermos fiéis ao Deus fiel pela observação e prática de sua Palavra. Pr. Eid Marques