Pt ft6 lc_b3_d_atletas_origem_humilde

718 views

Published on

Atletas/personalidades de origem humilde

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
718
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
128
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Pt ft6 lc_b3_d_atletas_origem_humilde

  1. 1. Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO ATLETA DE ORIGEM HUMILDETRABALHO ELABORADO POR FORMANDOS DA TURMA EFA 2ºB3B: Agostinho Gildo Pedro 26 de junho de 2012
  2. 2. EusébioPantera Negra http://www.youtube.com/watch?v=gIqrnkKo1H c&feature=related
  3. 3. Eusébio nasceu no bairro de Mafalala, em Maputo (na época LourençoMarques), em Moçambique (ex-colónia portuguesa), a 25 de janeiro de 1942, filho deLaurindo António da Silva Ferreira, ferroviário, branco, natural de Angola e, de AnissabeniElisa, uma negra moçambicana. Foi o quarto filho do casal. Criado numa sociedadeextremamente pobre, costumava faltar às aulas para jogar descalço futebol com os seusamigos em campos improvisados e utilizando bolas de futebol improvisadas. O seu paimorreu com tétano, quando Eusébio tinha 8 anos de idade, de modo que Elisa tomou quaseexclusivamente o cuidado parental do jovem Eusébio.
  4. 4. • Mais tarde, Eusébio procurou inscrever-se no clube O Desportivo, mas não foi aceite, por ter um problema no joelho. A vontade de jogar futebol falou mais alto do que o clubismo, por isso dirigiu-se ao Sporting Lourenço Marques. Tendo sido aceite nesta filial moçambicana do clube leonino de Lisboa, Eusébio jogou de leão ao peito até à sua ida para Portugal. Antes disso, chegou a ser indicado à equipa brasileira do São Paulo, após o ex-jogador do clube José Carlos Bauer, que havia participado nos Campeonatos Mundiais de 1950 e 1954, observá-lo em Lourenço Marques, em 1960.
  5. 5. O TricolorPaulista, entretanto, desdenhou doinvestimento. Bauer então conversoucom Béla Guttmann, que fora seutreinador no São Paulo, sobre o jovem.Guttmann já treinava o Benfica na época.
  6. 6. • O negócio da transferência do menino de 18 anos ficou então marcado pela polémica, devido à luta que houve entre os dois rivais de Lisboa para conseguir o passe do rapaz. O Sporting tinha tudo acordado com Eusébio e com o Sporting Lourenço Marques. No entanto, os responsáveis benfiquistas, sabendo tratar-se de um diamante em bruto, foram buscar o jogador ao Aeroporto, encaminhando-o para a Luz. Desta forma, Eusébio acabou por assinar pelo Benfica, embora o seu destino sempre tivesse sido o Sporting, quando ainda corria o ano de 1960. Logo na primeira época de camisola vermelha vestida, o "Pantera Negra" ajudou o Benfica a conquistar o seu último troféu europeu e a sua segunda Taça dos Campeões Europeus consecutiva, acabando de vez com a hegemonia do Real Madrid.
  7. 7. Estreou-se no Estádio daLuz a 23 de maio de 1961, num jogoamigável contra o Atlético em quemarcou 3 dos quatro golos do Benfica.As peripécias que se sucederam desdea sua chegada atrasaram a assinaturado contrato, o que iria impedir de estarpresente em Berna, na noite do primeirotriunfo europeu do Benfica.
  8. 8. A sua fama internacional vem do jogo da segunda final europeia do Benfica em1962, contra o Real Madrid. Não só marcou dois golos como fez uma exibição de luxo com ascaracterísticas que o iriam tornar famoso: a velocidade estonteante e o remate fortíssimo.
  9. 9. EUROPA A “France Football” considerou-o o segundo melhor jogador do mundo, em1962. Os convites para jogar no estrangeiro obviamente surgiram.A Juventus ofereceu-lhe 16000 contos, em 1964, numa altura em que ganhava 300contos no Benfica. A tentação era tão grande que o governo de então o envia para atropa, não permitindo que se venda um tesouro nacional deste tamanho. O Benficaacabaria por lhe aumentar o salário para 4000 contos. No mundial de 1966, emInglaterra, torna-se definitivamente uma estrela mundial, um digno rival de Pelé.
  10. 10. EUROPA O epíteto de "Pantera Negra" vai correr o mundo. A facilidade em marcar golos torna-o no melhor marcador do Mundial com 9 golos, ajudando a levar Portugal ao terceiro lugar. Após o Mundial, os italianos fazem uma nova oferta a Eusébio: 90000 contos. Quando parecia que desta vez nem o governo poderia impedi- lo de aceitar, surge a notícia de que os clubes italianos deixam de poder contratar jogadores estrangeiros.
  11. 11. SELEÇÃO NACIONAL • Estreou-se na Seleção Nacional Portuguesa a 8 de outubro de 1961. Em 1966, vestindo a camisola das quinas, foi um dos protagonistas do Campeonato do Mundo jogado em Inglaterra. Com uma prestação fenomenal, Eusébio foi uma das principais armas portuguesas para uma das melhores campanhas internacionais de sempre. Eusébio obteve a sua última internacionalização a 19 de outubro de 1973.
  12. 12. SELEÇÃO NACIONAL• Nas temporadas de 1976-77 e 1977- 78, Eusébio jogou em duas equipas menores portuguesas: Beira- Mar, na Primeira Divisão e União de Tomar, na Segunda Divisão.• Em outubro de 1963, foi selecionado para representar a equipa da FIFA no "Aniversário de Ouro" da "Football Association" no Estádio de Wembley. Eusébio aposentou-se em 1979 e atualmente faz parte da comissão técnica da Seleção Nacional Portuguesa.
  13. 13. WEBGRAFIA• http://www.youtube.com/watch?v=gIqrnkKo1Hc&feature=related• http://pt.wikipedia.org/wiki/Eus%C3%A9bio• http://esporte.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2012/06/25/eusebio-permenecera-internado- na-polonia-ate-quinta-feira.htm
  14. 14. Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos Lc_2ºB3B_ Linguagem e Comunicação Manuel Francisco dos Santos “Garrincha” Formandos: José Alberto Leandro Freitas Formador: Orlando Moreira 19 de junho de 2012
  15. 15. Índice Garrincha: Vida pessoal; Caraterísticas; Primeiros brilhos; O desespero de Nilton Santos; Informação profissional; Clubes; Números; Títulos; Causa do falecimento; Curiosidades.
  16. 16. Garrincha
  17. 17. Vida pessoal de Garrincha De origem humilde, com quinze irmãos na família, ManuelFrancisco dos Santos (28 de outubro de 1933-20 de janeiro de1983), faleceu aos 49anos e era natural de Pau Grande, um distrito deMagé, no estado do Rio de Janeiro. Era conhecido por váriasalcunhas, entre elas, Mané, o anjo das pernas tortas, a alegria do povoe, por último, Garrincha, apelido que lhe foi atribuído pela sua irmã, quecomparava-o a um pássaro com esse nome que era comum na sua região.
  18. 18. Vida pessoal de Garrincha Garrincha casou-se com Nair, namorada da infância, comquem teve nove filhas. Separou-se de Nair, casando mais tardecom Elza Soares. Casamento que durou 15 anos, de 1968 a 1983.Os dois tiveram um filho. Garrincha também é pai de um filhosueco, fruto de um relacionamento com uma sueca, durante umaexcursão do Botafogo à Europa em 1959. Quando Garrincha deixou de jogar futebol, ficou maisdependente dos seus vícios, o álcool e as mulheres e gastou todo odinheiro voltando a ficar pobre.
  19. 19. Uma das caraterísticas marcantes que envolvem afigura de Garrincha relaciona-se com uma deficiência física:as pernas tortas. Numa perspetiva frontal, podíamos observarque a sua perna esquerda é mais curta que adireita, nomeadamente seis centímetros e as pernas eramarqueadas .
  20. 20. Com quatorze anos de idade, começou a jogar noEsporte Clube Pau Grande, como amador, onde demonstrou oseu talento e conseguiu despertar a atenção de Arati, um ex-jogador do Botafogo. Não se sabe quem o levou a fazer umteste no Botafogo, mas, nos minutos iniciais do primeirotreino, ele teria dado vários dribles em Nílton Santos, que eraum jogador profissional e jogava na seleção brasileira.
  21. 21. O desespero de Nílton Santos Quando Nílton Santos viu o Garrincha pela primeira vez, com aquelaspernas tortas, ele mesmo admite que não o levou a sério, e disse para oscompanheiros: “Olha aí, quando a maré não está boa, até aleijado vem tentar asorte”. Logo na primeira bola que Garrincha recebeu, parou à frente de NíltonSantos, balançou o corpo para a esquerda, e passou a bola pelo meio daspernas, e isso foi apenas o começo. Durante todo o treino, Nílton Santos não viua cor da bola, levou com mais bola entre as pernas, dribles pelo meio e por fora. Quando acabou o treino, Nílton saiu de campo sem entender o que lhetinha acontecido. Até o próprio Nílton Santos pediu ao treinador para o contratar para nãovoltar a disputar uma bola contra ele. “Treinador, contrata logo, pelo amor de Deus, senão eu nunca mais voupoder dormir sossegado.”
  22. 22. Informação profissional Foi um futebolista brasileiro que ficou conhecido pelos seusdribles desconcertantes, apesar de ter as suas pernas tortas. Éconsiderado um dos melhores jogadores de todos os tempos e omelhor extremo direita da história do futebol. Garrincha nunca abandonou sua forma irreverente dejogar. Voltava a driblar o adversário, no mesmo lance, mesmosendo desnecessário, fazia-o apenas por brincadeira. Garrincha foi considerado o mais habilidoso jogador que jáexistiu em todos os tempos; a sua capacidade de driblar e envolveros seus adversários era impressionante.
  23. 23. Clubes juvenisPau Grande Serrano
  24. 24. Clubes profissionaisBotafogo; Corinthians; Portuguesa-RJ; Fortaleza; Atlético Junior; Flamengo; Olaria;Seleção Brasileira; Seleção Carioca.
  25. 25. Os números de Garrincha  Número camisola: 7 Na seleção, ele jogou 60 jogos, dos quais  Partidas: 716 ganhou 52, empatou 7 e  Golos marcados: 283 perdeu 1.
  26. 26. Títulos Botafogo Torneio Quadrangular Interestadual: 1954; Taça Bernardo OHiggins: 1955; Campeonato Carioca: 1957,1961 e 1962 Torneio Pentagonal Interclubes do México: 1958; Seleção Brasileira -Taça do Mundo FIFA: 1958 em Suécia e 1962 em Chile. X Taça Oswaldo Cruz: 1958,1961,1962; Taça Bernardo OHiggins: 1959; Torneio Internacional da Colômbia: 1960; Superclássico das Américas: 1960; Taça Bernardo OHiggins: 1961 Torneio Início: 1961, 1962, e 1963
  27. 27. TítulosTorneio Internacional da Costa Rica: 1961 Torneio Pentagonal do México: 1962;X Copa dos Campeões Estaduais Rio-SP: 1962Torneio Internacional de Paris: 1963*; Torneio Jubileu de Ouro da Associação de Futebol de La Paz:1964*; Panamaribo Cup: 1964;Corinthians X Torneio Rio-São Paulo: 1966 Copa Cidade de Turim: 1966 Flamengo Troféu Rastelo: 1968 Torneio Quadrangular de Marrocos: 1968
  28. 28. Títulos individuaisBotafogoMelhor jogador da decisão da Copa Interstadual de Clubes: 1962Melhor jogador do Campeonato Carioca: 1957, 1961 e 1962Seleção BrasileiraBola de Ouro da Taça do Mundo da FIFA: 1962All-Star Team da Taça do Mundo da FIFA: 1958, 1962Segundo Maior jogador Brasileiro do Século XX IFFHS (1999)Quarto Maior jogador Sul-americano do Século XX IFFHS (1999)Oitavo Maior jogador do Mundo do Século XX IFFHS (1999)Décimo Terceiro Maior jogador do século XX pela revista - France football: (1999)Vigésimo Maior jogador do século XX pela revista Inglesa World Soccer: (2000)Sétimo Maior Jogador do Século XX pelo Grande Júri FIFA (2000)Seleção de Futebol do Século XX
  29. 29. Causa do falecimento Garrincha faleceu aos 49 anos, tendo sido velado num caixão sob a bandeira do Botafogo e do Brasil. Tudo indica que as causas da sua morte foi cirrose hepática por causa do excesso de bebida alcoólica, principalmente cachaça, por ele ingerida ao longo de sua vida. O fato do seu gosto pela branquinha era tão conhecido que algumas marcas traziam seu nome.
  30. 30. CuriosidadesEm 1998, foi escolhido para a seleção de todos os tempos daFIFA, numa eleição que contou com votos de jornalistas de todo omundo.Em 2010, adeptos do Botafogo mandaram construir umaestátua de quatro metros e meio e cerca de 300kg. Essa estátuaencontra-se hoje em frente ao Estádio João Havelange, Botafogo.Em novembro de 2011, durante uma convenção mundial defutebol, Eusébio, o maior jogador português, declarouabertamente que considerava Garrincha o melhor jogador detodos os tempos.
  31. 31. Conclusão Podemos concluir que Garrincha nasceu numa família humilde, com poucas possibilidades. Tornou-se num grande jogador e, mesmo depois de falecer, foi considerado um dos melhores jogadores do século. Aqui fica uma das frases dita pela sua última mulher ao lembrar-se do seu marido. “Foi o maior ídolo e o que fazia os dribles mais bonitos! Dizem que Deus escreve certo por linhas tortas, e o Garrincha jogava certo com as pernas tortas” Fim
  32. 32. Linguagem e ComunicaçãoAtleta de origem humilde Trabalho elaborado por: José Diogo Freitas Graça Jesus 26 de junho 2012
  33. 33.  Liedson trabalhava num supermercado, o futebol profissional não passava de um sonho que o avançado nunca deixou de acreditar que podia ser realidade. Sempre acreditou, apesar das dificuldades. Um momento marcante na vida de Liedson que recorda sempre que entra num supermercado lembra-se no sentido positivo quando era ele a trabalhar no supermercado, que foi uma fase importante da sua vida, era daquilo que sobrevivia, era com aquilo que ajudava a sua família. As raízes não são para esquecer.
  34. 34.  Começou a jogar futebol profissional com apenas 22 anos. Contratado como esperança do Corinthians para a temporada, Liedson atuou no clube paulista por pouco mais de seis meses, até que decidiu abandonar a equipa no meio do Campeonato Brasileiro e rumar para o futebol europeu. Primeiro, deu início a uma conversa com o Dínamo de Kiev, entretanto, a negociação fracassou e o atleta teve que retornar ao Parque São Jorge, porém, acabou acertando com o Sporting de Portugal, deixando agora a torcida corintiana irada e ganhando a fama de infiel. No Sporting, Liedson finalmente se firmou.
  35. 35.  Chegou ao clube em 2003 e manteve-se na equipa titular desde então, como destaque absoluto não só da equipa, como de todas as competições nacionais, de forma que o reconhecimento veio em 2009, quando o jogador foi naturalizado português e fez a sua estreia pela seleção daquele país. No ano seguinte foi convocado para defender Portugal no Mundial da África do Sul.
  36. 36.  Depois de realizar o sonho de disputar um Mundial, o atacante Liedson, já não mais brilhante como outrora, decidiu retomar ao Brasil no ano de 2011 e para tal acertou o seu retorno com o Corinthians; naquela ocasião a equipa paulista desembolsou cerca de 4,5 milhões de Reais para poder contar com Liedson, naquela altura, com 33 anos de idade.
  37. 37.  http://youtu.be/6IbiNw2POfE
  38. 38.  http://pt.wikipedia.org/wiki/Li%C3%A9dson http://www.onordeste.com www.zerozero.pt http://www.youtube.com/watch?v=6IbiNw2POfE
  39. 39. Escola Básica dos 2º e 3º do Estreito de Câmara de Lobos Linguagem e comunicação Tema: Atletas de alta competição de origem pobre
  40. 40. ÍndiceVideoDidier DrogbaSua infânciaCarreiraSeleção marfinenseTítulosDrogba contra a guerra
  41. 41. Vídeohttp://www.youtube.com/watch?v=a4AAYxVtdZ4
  42. 42. Didier Yves Drogba Tébily, maisconhecido como Didier Drogba , é umfutebolista marfinense que atua comoatacante, grande ídolo do Chelsea, eque ganhou importantes títulos pelaequipa.
  43. 43. Sua infânciaO talento de Drogba para o futebolcomeçou a revelar-se ainda muito cedo.Ao dar conta da "pérola" que tinha nafamília, o seu tio, Michael Goba, quejogava no futebol francês, convenceu ospais do jovem Drogba para que tentassea sorte na França.
  44. 44. Sua infânciaMas o destino encarregou-se de daroutra chance a ele, quando a suafamília, devido às dificuldadeseconómicas do país, teve de emigrardefinitivamente para França, em 1989.
  45. 45. CarreiraFutebol francêsNas categorias de base do Levallois, Drogba foi seformando, até que, em meados de 1998, o LeMans, da segunda divisão, decidiu contratá-lo. Duastemporadas e meia depois bastariam para dar osalto, com a camisola do Guingamp da primeiradivisão, onde marcou 20 golos numa temporada.
  46. 46. CarreiraNão passou despercebido no sul da França, onde oOlympique de Marselha, um dos principais clubes dopaís, aceitou pagar cerca de cinco milhões de eurospelo seu passe. Foi eleito o melhor jogador doCampeonato Francês e levou a sua equipa à final daTaça da UEFA, que perderia para o Valência, de RafaelBenitez.
  47. 47. Seleção marfinenseNa seleção, no auge de sua forma, foi fundamentalpara a Costa do Marfim na classificação para osMundiais de 2006 e, mais recentemente, 2010, que foirealizada no seu continente natal. Jácélebre, comandou a Costa do Marfim rumo àclassificação da primeira Taça do Mundo da suaseleção, a de 2006, conseguindo a vaga com umponto de diferença sobre os Camarões de SamuelEtoo, tendo eliminado também o Egito, do ex-companheiro do Olympique de Marselha, Mido.
  48. 48. Seleção marfinenseApós uma bola dividida com o brasileiro naturalizadojaponês Marcus Túlio Tanaka, num jogo amigávelcontra o a seleção japonesa, em 4 de junho de2010, Drogba sofreu uma fratura no cotovelo direito.O jornal francês "LEquipe" previamente anunciouque ele não poderia jogar a Taça do Mundo de 2010.Porém, passou por uma cirurgia, que foi classificadacomo "fantástica", e teve uma rápida recuperação.
  49. 49. TítulosPremier League: 2004-05, 2005-06, 2009-10FA Cup: 2006-07, 2008-09, 2009-10, 2011-12FA Community Shield: 2005, 2009Carling Cup: 2004-05, 2006-07Liga dos Campeões da UEFA: 2011-12Prémios individuais Onze dOr: 2004Melhor jogador da Ligue 1: 2004Futebolista Africano do Ano: 2006, 2009Futebolista Marfinense do Ano: 2006, 2007FIFPro World XI: 2007Marcadores UEFA Cup: 2003-04 (6 golos)Premier League: 2006-07 (20 golos), 2009-10 (29 golos)
  50. 50. Drogba contra a guerraA importância do astro Didier Drogba para aCosta do Marfim não se restringe aos limitesdo relvado. O atacante do Chelsea, daInglaterra, já conseguiu usar o futebol comoarma para acabar com uma guerra civil que searrastava por cinco anos no seu país.
  51. 51. Drogba contra a guerraO episódio ocorreu em março de 2007, noconfronto contra Madagascar, em partidaválida pela qualificação da Taça das NaçõesAfricanas. Mas não era apenas a vitória queestava em jogo. Na época, o craque exigiu quea partida fosse disputada em Bouaké, que eraconhecida como a capital da rebelião.
  52. 52. webgrafiahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Didier_Drogbahttp://www.google.com/searchhttp://zenayo.com/index.php/77-noticias/122-quando-drogba-acabou-com-a-guerra-civil-na-costa-do-marfim
  53. 53. Fábio PitaRoberto Abreu FIM!Trabalho elaborado por:26 de junho de 2012
  54. 54. BIOGRAFIA Nuno Rodrigues João Jesus Yovanny Gonçalveshttp://www.youtube.com/watch?v=qVqq_kj-xyg&feature=related 26 de junho de 2012
  55. 55. Aniversário:1980/03/21Nome Completo: Ronaldo de Assis MoreiraLocal de Nascimento: Porto Alegre, BrasilAltura:1,81mPeso:75kgPosição: Meia-atacanteApelido(s):Ronaldinho, Dinho, RonaldinhoGaúchoMora em Milão - Itália
  56. 56. Background Ronaldinho nasceu em Porto Alegre, Brasil. O seu pai era estaleiro e sua mãe era vendedora, e depoisenfermeira. O pai de Ronaldinho morreu quando ele tinha apenas 9 anos. Desde a sua infância, Dinho encontrou no futebol o seumelhor amigo. Seu irmão Roberto, mais conhecido como Assis, foi umbom jogador de futebol que atuou pelo Grémio, até sofrer váriascontusões. Turim teve interesse nele. Foi Assis a inspiração paraRonaldinho começar a carreira de jogador de futebol.
  57. 57. SOBRE Ronaldinho chegou ao Barcelona como um bomjogador, mas não uma estrela. Ele conseguiu um bomrelacionamento com o técnico da equipa, Frank Rijkaard, eencontrou um grande companheiro dentro da equipa, SamuelEto’o. Depois disso tudo é história. Ele sempre está acompanhado da sua família desde aépoca do Grémio e quando se mudou para Paris para atuar peloParis Saint-Germain. O seu irmão é o empresário e a sua irmã aassessora de imprensa. Agora eles estão ajudando-o. Ronaldinho não está noseu melhor momento – a imprensa culpou-o nos últimos anospelos “Fiascos do Barça”, e ele está pensando no que fazer sobreo seu futuro.
  58. 58. Info Pessoal Ronaldinho morou em Barcelona, e gostou muito da cidade.Mas quando tinha algum tempo livre, ele viajava para o Brasil. Todo mundo, especialmente o seu técnico, sabiam queRonaldinho gosta de festas. Ele sempre saía para dançar, e os paparazzi seguiam-no paratodos os lugares. Ele era o novo alvo da imprensa, e tornar-se num ídolo está-lhe custando muito. Ele sempre organizava festas na sua casa emBarcelona e em Porto Alegre. O Barcelona não gostava disso e deu-lhe um livro decódigos de comportamento na esperança que ele se comportasse demaneira mais profissional.
  59. 59. Grémio Ronaldinho começou nas categorias de base do Grémio e, em 1998, ele foiincorporado na equipa principal. Desde o começo da sua carreira, ele mostrou umgrande controle de bola e habilidade para o drible. Mas o seu técnico não tinha tanta certeza sobre o seu futebol. Ele fez asua estreia na Copa Libertadores. Os torcedores pressionaram para que Ronaldinho se tornasse titular. Bonsjogos o ajudaram a chegar à Seleção Brasileira em 1999. No ano 2000, Ronaldinho tornou-se a principal estrela da equipa, e soubeque este seria provavelmente seu último ano no Brasil. Clubes europeus estavam observando e a sua mudança para a Europa erapraticamente inevitável.Campeonato Gaúcho: 1999Copa do Rio Grande do Sul: 1999
  60. 60. BrasilRonaldinho foi um dos poucos jogadores que passaram por todas ascategorias da seleção: sub-15, sub-17, sub-20, sub-23 e principal.Ronaldinho fez parte do Brasil que ganhou o Mundial sub-17 no Egipto em1997. Ele também fez parte do time sub-17 que disputou o Mundial em1999, na Nigéria. Depois, Ronaldinho participou da Copa América de 1999, no Paraguai. Ele marcou um golo contra a Venezuela e a equipa ganhou a competição. Nesse mesmo ano, Ronaldinho participou da Copa das Confederações. Elefoi o melhor jogador e o marcador do torneio, mas o Brasil foi derrotado pelo Méxicona final por 4 a 3.
  61. 61. Na Taça do Mundo de 2002, Ronaldinho fez parte do “trio de R’s”, juntocom Rivaldo e Ronaldo. Eles levaram o Brasil para o topo do mundo ao conquistar o torneio. Elemarcou dois golos, e a imprensa considerou-o um dos melhores jogadores dacompetição. Com as suas performances na Coreia e no Japão, Ronaldinho tornou-seuma estrela. Na Copa das Confederações de 2005, Ronaldinho foi o capitão do Brasil, efoi indicado o jogador da partida na final contra a Argentina, que o Brasil ganhou por 4a 1. A Taça do Mundo de 2006 foi um dos piores momentos de Ronaldinho. O Brasil foi eliminado pela França nos quartos-de-final, os torcedores e aimprensa não pouparam críticas, especialmente a Ronaldinho e Ronaldo.Algumas pessoas destruíram uma estátua de Ronaldinho, que fica na cidade deChapecó. FIFA Mundial sub-17: 1997 Copa América: 1999 FIFA Copa do Mundo: 2002 Copa das Confederações: 2005
  62. 62. Paris Saint-Germain Na metade de 2001, o Paris Saint-German anunciou Ronaldinho como a novaestrela do clube. A equipa francesa ganhou a disputa contra o Arsenal. Torcedoresdiziam que ele jogava bem contra as equipas grandes, mas contra as pequenas não ia tãobem. O relacionamento entre o brasileiro e a equipa francesa não estava no seu melhormomento. No ano seguinte, mesmo após grande atuação na Taça do Mundo, o PSG nãoconseguiu conquistar uma vaga no torneio europeu, e por causa disso Ronaldinho foiforçado a se transferir. Barcelona e Manchester United queriam os seus serviços, mas os Catalãesofereceram mais dinheiro, e Ronaldinho e seu irmão Assis (seu empresário) não tiveramdúvidas: mudaram-se de Paris para Barcelona.Intertoto Cup: 2001
  63. 63. Barcelona Em 2003, Ronaldinho foi para o Barcelona. O presidente Laporta tinha prometido David Beckham, mas o inglês foi contratadopelo Real Madrid, então, a Nike ajudou, e os catalães contrataram a nova estrela brasileira. Durante a sua primeira temporada, Ronaldinho sofreu uma grave lesão e ficou defora de vários jogos. Quando Ronaldinho voltou, mostrou a sua vontade, e com a ajuda de seuscompanheiros levou o Barcelona para o segundo lugar na tabela. O novo sonho da equipa era conseguir uma desforra na temporada 2005/06. Elesqueriam ganhar a Champions League. E conseguiram. Ronaldinho foi a palavra chave e o Barcelona conquistou o seu segundo título dacampeonato. Na final, a equipa derrotou o Arsenal por 2 a 1 em Paris. Antes disso, o Barcelona tinha ganho o Campeonato Espanhol novamente, com doisgolos históricos de Ronaldinho sobre o Real Madrid em pleno estádio Santiago Bernabéu. Atéos torcedores merengues se levantaram para aplaudir Ronaldinho de pé.
  64. 64. Atlético Mineiro No dia 4 de junho de 2012, o jogadoracertou com o clube mineiro. Antesmesmo do anúncio oficial dacontratação, o SporTV mostrou imagensao vivo do jogador treinando com orestante do elenco atleticano, na Cidade doGalo, centro de treinos do clube.
  65. 65. Prémios PessoaisPelé o nomeou como um dos 125 melhores jogadores de futebol em Março de2004.Jogador do ano FIFA: 2004, 2005World Soccer jogador do ano: 2004, 2005Jogador europeu do ano: 2005FIFPro jogador do ano: 2005, 2006FIFPro World XI: 2005, 2006, 2007UEFA jogador do ano: 2005-06UEFA melhor atacante: 2004-05UEFA equipa do ano: 2004, 2005, 2006Melhores estrangeiro La Liga: 2004, 2006EFE Trophy: Melhor jogador ibero-americano La Liga: 2004FIFA All-Star team da Taça de 2002: 2002FIFA bola de bronze do Mundial de clubes: 2006FIFA Marcador da Taça das Confederações: 1999FIFA bola de ouro da Taça das Confederações: 1999Marcador do Campeonato Gaúcho: 1999
  66. 66. Fatos interessantes sobre RonaldinhoÍdolos: seu irmão Assis. Também Valdo, Rivaldo, Rivellino, Zico, Maradona, Romário eRonaldoÍdolo noutro desporto: Michael JordanHobbies: A sua paixão é o futebol, os seus outros hobbies incluem escutarmúsica, escrever, cantar, dançar e tocar instrumentos. Ele tem uma máquina de karaokena sua casa.Ele gosta de jogar Pro Evolution Soccer no PS2, o seu videojogo favorito.Tipo de música: Samba e pagode.Filme em que ele gostaria de participar: Um filme de comédia, porque assim ele poderiafazer as pessoas rirem. Ele gosta de contar muitas piadas.Pessoas que admira: a sua família e os seus fãs.Religião: católica (não pratica)Cidade: Barcelona. É uma cidade no estilo das brasileiras e ele gosta bastante disso. Elesente que é o equivalente ao Brasil na Europa.Desportos que acompanha (além do futebol): Basquete
  67. 67. Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Estreito Câmara de Lobos Área de Competências-Chave Linguagem e Comunicação Formador: Orlando Moreira Formando: Miguel Reis 1
  68. 68. Índice1 – Biografia; 1.1 - Início da vida adulta; 1.2 - Ida para os Estados Unidos;2 - Carreira fisiculturista;3 – Mr. Olympia;4 – Uso de esteroides;5 - WebgrafiaCréditos 2
  69. 69. Nome completo Arnold Alois Schwarzenegger Outros nomes Arnold Strong / Arnie Nascimento 30 de julho de 1947 (64 anos) Thal, Estíria Áustria Ocupação ator, diretor, produtor Altura 1,88[35] m Cônjuge Maria Shriver Atividade 1970 - 2004 2009 - presenteSchwarzenegger no Festival de Cannes de 2003 . 4
  70. 70. Arnold Schwarzenegger 1 - Biografia 5
  71. 71. 1 - Biografia Arnold Alois Schwarzenegger nasceu em Thal, Áustria, umapequena vila próxima à capital da Estíria, Graz, e foi batizado Arnold AloisSchwarzenegger. Os seus pais eram: o chefe da polícia local Gustav Schwarzenegger(1907 – 1972), e a sua esposa, Aurelia Jadrny (1922 – 1998). Casaram-se em 20 deoutubro de 1945 – Gustav tinha 38 anos, e Aurelia tinha 23; era viúva com umfilho chamado Meinhard. De acordo com Schwarzenegger, ambos os pais eram muito rigorosos. 6
  72. 72. Na escola, Schwarzenegger era aparentemente normal e ficouconhecido como um indivíduo "alegre, bem-humorado e exuberante somentepor ter sido o Slan the FUCKS do ano". Dinheiro era um problema na família; Arnold lembrou que um de seuspontos altos na juventude foi quando a família comprou um frigorífico. 7
  73. 73. Quando pequeno, Schwarzenegger praticou muitos desportos -fortemente influenciado pelo pai. Ele pegou na barra pela primeira vez em 1960, quando o treinador defutebol levou a sua equipa para uma academia local. Aos catorze anos, Schwarzenegger optou pela carreirafisiculturista, ao invés da futebolística. 8
  74. 74. Aos catorze anos, ele começou o intensivo programa de treino comDan Farmer, estudou psicologia aos quinze (para aprender mais sobre o poderda mente sobre o corpo) e aos dezassete, oficialmente, iniciou a carreiracompetitiva. Em 1961, Schwarzenegger conheceu o ex-Mister Áustria KurtMarnul, que o convidou a treinar na academia, em Graz. Arnold era tãodedicado que ficou conhecido como o jovem que entrava no ginásio local nosfins de semana, quando a academia geralmente estava fechada. 9
  75. 75. Em 1971, o irmão Meinhard faleceu num acidente de carro, porque tinhabebido muito; teve um filho de três anos chamado Patrick. Schwarzenegger pagou a educação de Patrick e ajudou-o a imigrar paraos Estados Unidos. Gustav (Pai) faleceu no ano seguinte, após um acidentevascular cerebral. 10
  76. 76. Arnold Schwarzenegger 1.1 - Início da vida adulta 11
  77. 77. Schwarzenegger serviu no exército Austríaco em 1965 para atender a umano de serviço requerido quando todos os homens austríacos atingem dezoito anos(a chamada conscrição). No mesmo ano, venceu o torneio Mr. Europa Júnior em 1965. 12
  78. 78. Schwarzenegger desertou durante o treino básico para que pudesseparticipar da competição; mas passou uma semana numa prisão do exército:"Participar da competição significava tanto para mim que eu não penseicuidadosamente nas consequências." Ele participou noutro torneio de fisiculturismo em Graz, no Steirer HofHotel (onde ficou em segundo lugar). Arnold foi eleito o melhor fisiculturista da Europa, o que o fez famoso. 13
  79. 79. O treino valeu a pena e, em 1967, Arnold ganhou o título pela primeiravez, tornando-se o mais novo Mr. Universo de todos os tempos, aos apenas 20anos. Ele ainda ganharia o título mais três vezes. Schwarzenegger, emseguida, voou de volta para Munique, treinando de quatro a seis horasdiariamente, frequentando a escola de negócios e trabalhando num clube desaúde (Academia Rolf Putzinger, onde trabalhou e treinou de 1966 a1968), retornando em 1968 a Londres para vencer o seu próximo título Mr.Universo. 14
  80. 80. Arnold Schwarzenegger 1.2 - Ida para os Estados Unidos 15
  81. 81. 1.2 - Ida para os Estados Unidos Schwarzenegger mudou-se para os Estados Unidos da América emsetembro de 1968, aos 21 anos, falando um pouco de inglês. Schwarzenegger pode ter sido um imigrante em situação ilegal emalgum ponto dos anos 1960 ou início dos anos 1970, devido a violações dostermos do seu visto de entrada. Em 1969, Arnold conheceu Barbara Outland Baker, uma professora deinglês; ele morou junto com ela até 1974. 16
  82. 82. Primeiramente, encontrou-se de seis a oito meses após sua chegadaaos Estados Unidos – o seu primeiro encontro foi assistindo à chegada dohomem à Lua na televisão. Eles dividiriam um apartamento em Santa Mónica por três anos emeio, e tendo um pouco de dinheiro, teriam visitado a praia todos os dias, e/outer tido churrasco no quintal. Schwarzenegger conheceu o seu próximo amor, Sue Moray, umaajudante de cabeleireiro de Beverly Hills, na Praia de Venice em julho de 1977.De acordo com Moray, o casal teve um relacionamento aberto. 17
  83. 83. Arnold disse que o seu grande sonho, quando tinha 10 anos de idade,era mudar-se para os Estados Unidos. Ele perguntou-se o que estava fazendo"na fazenda" na Áustria, e creu que o fisiculturismo seria a sua "passagem para aAmérica“. O jornal LA Weekly disse, em 2002, que Schwarzenegger é o imigrantemais famoso na América, que "superou um forte sotaque austríaco e transcedeuo fundo inauspicioso do fisiculturismo para tornar-se a maior estrela de cinemado mundo nos anos 1990". 18
  84. 84. Arnold Schwarzenegger 2 - Carreira fisiculturista 19
  85. 85. Schwarzenegger é considerado uma das figuras mais importantes dahistória do fisiculturismo, e o seu legado é comemorado no concurso anualArnold Classic. Por muitos anos, escreveu uma coluna mensal para as revistas defisiculturismo Muscle & Fitness e Flex. Pouco após ser eleito governador, foinomeado editor executivo de ambas revistas, a título simbólico. Schwarzenegger media 187 cm (6 ft 1,5 in)[30] e pesava 113 kg (240libras). 20
  86. 86. Em 1967, Arnold competiu e venceu o torneio de levantamento de pedraem Munique, na qual uma pedra pesava 508 libras alemãs (254 kg/560 lbs). Schwarzenegger disse: "Durante o pico de minha carreira, minhaspanturrilhas eram de 20 polegadas [50 cm], coxas de 28,5 polegadas [72cm], cintura de 34 polegadas [86 cm], peito de 57 polegadas [144 cm], e cada braçode 22 polegadas [55 cm]." 21
  87. 87. Arnold Schwarzenegger 3 - Mr. Olympia 22
  88. 88. O objetivo de Schwarzenegger era tornar-se o maior fisiculturista domundo, o que significava vencer o Mr. Olympia. A sua primeira tentativa foi em 1969, quando ele perdeu para otricampeão Sergio Oliva. No entanto, voltou em 1970 e venceu a competição, fazendo-o o maisnovo Mr. Olympia de todos os tempos, aos 23 anos, um recorde que vigora atéhoje em dia. 23
  89. 89. Arnold saiu da sua reforma, para competir o Mr. Olympia de 1980.Estava treinando para o seu papel em Conan - O Bárbaro, e ficou em boa formapor causa da corrida, passeios a cavalo e treino com espada, que resolveu quequeria vencer o torneio Mr. Olympia pela última vez. Ele manteve este plano em segredo, no caso de que um acidente detreino impedisse a sua entrada e o levasse a perder a fama. Ele acabou vencendo o evento com apenas sete semanas de preparação.Após ter sido declarado Mr. Olympia pela sétima vez, Schwarzeneggeroficialmente aposentou-se da carreira. 24
  90. 90. Arnold Schwarzenegger 4 - Uso de esteroides 25
  91. 91. Schwarzenegger admitiu ter usado esteroides anabolizantes paramelhorar o seu desempenho, enquanto eles eram legais, escrevendo, em1967, que "os esteroides foram úteis para manter o tamanho do músculoenquanto eu estava numa dieta estrita para a preparação para o torneio. Eu não os usei para o crescimento muscular, mas sim para amanutenção muscular quando desmanchava." Ele chamou as drogas de "construção têxtil". 26
  92. 92. Em 1999, Arnold processou o Dr. Willi Heepe, um médico alemãoque, publicamente, previu a morte prematura do fisiculturista, baseado nouso de esteroides e os posteriores problemas cardíacos. Pelo motivo de o médico nunca o ter examinadopessoalmente, Schwarzenegger ganhou DM 20.000 (US$ 12.000) nojulgamento, por difamação contra ele num tribunal alemão. 27
  93. 93. WebgrafiaWikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Arnold_SchwarzeneggerYoutube - http://www.youtube.com/watch?v=4Xv4IhRRno0 28
  94. 94. CréditosÁrea de Competências-Chave: Linguagem e Comunicação Formador: Orlando Moreira Formando: Miguel Reis Data: 26 de junho de 2012 29
  95. 95. ESCOLA BÁSICA DOS 2º E 3º CICLOS DO ESTREITO DE CÂMARA DE LOBOSLINGUAGEM E COMUNICAÇÃO – EFA 2ºB3B ATLETA DE ORIGEM HUMILDE MARTA VIEIRA DA SILVATRABALHO ELABORADO POR RITA CASTRO 26 DE JUNHO DE 2012
  96. 96. FUTEBOLISTA HUMILDE Quando pensamos em desporto feminino,várias atletas brasileiras vêm à nossa mente:Daiane dos Santos, Danielle Hypólito, Hortênsia,Fernanda Venturini, Ana Moser, Maria Ester Buenoe muitas outras. Porém, ninguém fez tanto com tãopouco recurso e incentivo quanto a Marta.
  97. 97. BILHETE DE IDENTIDADE Nome completo Marta Vieira da Silva Data de nasc. 19 de fevereiro de 1986 (26 anos) Local de nasc. Dois Riachos (AL), Brasil Altura 1,62 m Pé Canhoto Apelido Pelé de Saia Rainha Marta Marta Maravilha
  98. 98. Início da carreiraO Marta Vieira da Silva nasceu em 1986, no interior de Alagoas. Sabe-se lá o motivo, ela decidiu dedicar-se ao futebol e sempre buscou o sonho de se tornar uma atleta profissional. Quando digo “sabe-se lá o motivo”, é simplesmente pelo fato dela sonhar em se tornar uma futebolista profissional num país onde não existe futebol profissional feminino. Em 2000, quando ela conseguiu se transferir para o Vasco da Gama e obter o seu primeiro “contrato profissional”, não existia uma Liga Nacional de equipas, ou então um campeonato estadual estruturado. Na verdade, as equipas ditas profissionais viviam de torneios amadores e amigáveis internacionais. Mesmo sabendo disso, a alagoana seguiu com seu sonho impossível.O Falar das suas qualidades é desnecessário, afinal em épocas de Jogos Olímpicos e Taça do Mundo de futebol feminino, a sua imagem foi bastante explorada pelos media. Entretanto, será que esse espaço é suficiente pela importância que ela adquiriu, inclusive simbolicamente?
  99. 99. Início profissionalO Após atuar como juvenil do CSA, Marta iniciou a carreira profissional no Vasco da Gama em 2000. Após dois anos no equipa cruzmaltina, transferiu-se para o Santa Cruz, onde jogaria por mais duas temporadas, antes de defender o Umeå IK, da Suécia. Por este clube, tornou-se muito mais conhecida na Europa e foi se destacando cada vez mais, até ser considerada a melhor jogadora do mundo.
  100. 100. TítulosO Vasco da Gama O Campeonato Brasileiro Sub-19: 2001O Umeå IK O Liga dos Campeões da UEFA: 2003-04 O Campeonato Sueco: 2005, 2006, 2007 e 2008 O Copa da Suécia: 2007O Santos O Copa Libertadores da América: 2009 O Copa do Brasil: 2009O Gold Pride O Liga de futebol feminino dos Estados Unidos: 2010 O Western New York Flash
  101. 101. Títulos e prémiosO Seleção Brasileira O Jogos Pan-americanos: medalha de ouro (Santo Domingo 2003 e Rio 2007) O Campeonato Sul-Americano: 2003 e 2010 O Torneio Internacional Cidade de São Paulo: 2009 e 2011O Prémios O Melhor jogadora do mundo pela FIFA: 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010. O Bola de Ouro da FIFA: 2010 O Mundial de Futebol Feminino Sub-20 Bola de Ouro (1): 2004 O Mundial de Futebol Feminino Bola de Ouro (1): 2007 O Mundial de Futebol Feminino Bota de Ouro (1): 2007 O Eleita pela revista Criativa uma das 25 mulheres mais criativas de 2007.O Golos O Jogos Pan-americanos de 2007 (12 golos) O Mundial de Futebol Feminino de 2007 (7 golos) O Campeonato Sueco em 2004, 2005 e 2008 (22, 21 e 23 golos) O Torneio Internacional Cidade de São Paulo de 2009 (7 golos)
  102. 102. VÍDEO
  103. 103. WEBGRAFIAO http://mulheres- incriveis.blogspot.pt/2012/03/marta-vieira- da-silva.htmlO http://pt.wikipedia.org/wiki/Marta_(futeboli sta)

×