Poluição atmosférica
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Poluição atmosférica

on

  • 1,569 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,569
Views on SlideShare
1,262
Embed Views
307

Actions

Likes
0
Downloads
29
Comments
0

4 Embeds 307

http://anacletodamianiab.blogspot.com.br 291
http://anacletodamianiab.blogspot.com 12
http://www.anacletodamianiab.blogspot.com.br 2
http://anacletodamianiab.blogspot.in 2

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Poluição atmosférica Poluição atmosférica Presentation Transcript

  • Poluição Atmosférica Caroline Stedille, Leonardo Farina, Paula Zanatta,Vinicius de Oliveira. 3ª II
  • Sumário:I. Introdução;II. O que é atmosfera?III. A poluição atmosférica;IV. Impactos ambientais da poluição do ar;V. Principais gases poluidores do ar;VI. Novas tecnologias na redução de gases;VII. Você sabia que…
  • I. Introdução: A partir do momento que a humanidade começou a seindustrializar, diversos tipos de máquinas foram criadas, e para funcionarutilizavam o carvão e derivados do petróleo. A queima desses combustíveis, acabou gerando muitos gases quecomeçaram a modificar a atmosfera do planeta. Atualmente, osmecanismos naturais não conseguem mais eliminar toda a contaminaçãoque é jogada no ar. Além da industrialização, as queimadas e desmatamentoscontribuíram para aumentar ainda mais a poluição do ar. O aumento da população mundial exige cada vez mais energia detodas as espécies, o que afeta nossa saúde e a saúde da Terra, deixando-amais quente e com isso provocando mudanças climáticas.
  • II. O que é atmosfera? A atmosfera é a camada de gases que envolve a superfície daTerra e que contém o ar que respiramos. A proporção e o tipo de gasesque compõem a nossa atmosfera podem ser vistos a seguir:
  • A atmosfera é dividida em cinco camadas. Cada camada tem umatemperatura e são formadas por gases diferentes.
  • III. A poluição atmosférica: Ocorre quando há presença de gases tóxicos e partículassólidas no ar em níveis altos. Os gases poluentes emitidos pelachaminé de uma fábrica, por exemplo, podem ser facilmenteespalhados pelo vento e acabarem bem longe de onde foramproduzidos. A cidade de São Paulo, por exemplo, lança materialpoluente na atmosfera que atinge cidades há mais de 600km dedistância. Os principais poluentes de atmosfera provêm da queima decombustíveis fósseis como o petróleo, gás e carvão, da queima demadeira dos incêndios florestais, das emissões de partículas pelasindústrias, dos vulcões e da criação de gado.
  • IV. Impactos ambientais da poluição do ar: 01) Chuvas ácidas: ocorrem em decorrência dos gases que seoriginam da queima dos combustíveis fósseis pelos veículos e pelasindústrias. Ao escorrer pelo solo, o ácido libera muitos metais tóxicos queatingem rios e lagos. A agricultura é muito atingida e prejudicada. Tambématacam materiais utilizados em construções, afetando casas, prédios, etc. 02) Buraco na camada de ozônio: o ozônio é um gás formado por O2e sua fórmula molecular é O3. Ele age como uma camada protetora doPlaneta, absorvendo os raios UV do solo. Sem a camada de ozônio a vida nãoseria possível pois as proteínas e o DNA se desintegrariam e, não existiriammais moléculas essenciais para os organismos vivos. Muitos problemas de pele como o envelhecimento precoce, e casosde câncer são provocados pela exposição prolongada ao sol. Estudos revelaram que o buraco surgiu devido a emissão de gasesque contêm uma substância chamada CFC (clorofluorcarboneto), utilizadoem sprays e motores de geladeiras, por exemplo.
  • 03) Aquecimento global: como o ser humano, a Terra tambémmantém uma temperatura média. Por volta de 1850 esta temperatura ficava emtorno de 14,5 ºC, mas hoje ela já subiu para 15,4ºC. Podemos ver a seguir avariação de temperatura nos últimos 150 anos:
  • A temperatura do Planeta varia de maneira natural, por causa dosciclos solares e geológicos. As atividades humanas afetaram o ritmo normal dociclo e o equilíbrio natural de produção e absorção dos gases. Uma das consequências do aquecimento global é o derretimento dascalotas polares por causa do aumento da temperatura da água dos mares. 04) Efeito estufa: É a elevação da temperatura devido à emissão naatmosfera de excessivas quantidades de gases estranhos. O gás carbônico é oprincipal agente causador do efeito estufa. Para entender melhor, imagine um carro exposto ao sol com os vidrosfechados. O vidro permite a passagem dos raios solares para dentro do veículo,aquecendo seu interior, mas forma uma barreira que os impede de sair. Omesmo se dá no Planeta.
  • V. Principais gases poluidores do ar01) Gás carbônico (CO2);02) Óxido nitroso (N2O);03) Metano (CH4);04) CFC (clorofluorcarboneto);05) Hexafluoreto de Enxofre (SF6).
  • VI. Novas tecnologias na redução de gases; Resolver o problema de geração de energia é um dos fatorespara solucionar o problema da poluição atmosférica. Em alguns casos, oimpacto ambiental se torna muito maior que os benefícios. Astermoelétricas também são grandes poluidoras do ar. Porém, existemtecnologias capazes de gerar energia sem agredir o meio ambiente. Porexemplo, os grandes geradores eólicos, as células solares e as ondas domar. Melhorar a origem da energia que alimenta nossas casas eindústrias e da energia que alimenta nossos meios de transporte é umaatitude consciente.
  • VII. Você sabia que… - Queimar pneus é proibido pela legislação ambiental; - A ONU instituiu a data de 16 de Setembro como o DiaInternacional para a Preservação da Camada de Ozônio; - Só em casa, uma família de classe média produz por ano maisde uma tonelada de dióxido de carbono; - Para controlar a poluição do ar é necessário plantar 12m² deárvores por habitante. Isso corresponde a duas árvores por pessoa; - Colocar filtros e catalisadores nas chaminés das indústrias enos canos de descarga dos carros pode reduzir em 90% a emissão degases poluentes.