Sociologia1
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Sociologia1

on

  • 3,900 views

 

Statistics

Views

Total Views
3,900
Views on SlideShare
3,889
Embed Views
11

Actions

Likes
2
Downloads
56
Comments
0

2 Embeds 11

http://escola-jacob.blogspot.com 10
http://escola-jacob.blogspot.com.br 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Sociologia1 Sociologia1 Presentation Transcript

  •  
  •  
  • Cultura é um conceito de várias acepções sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo qual a cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos outros hábitos e aptidões adquiridas pelo homem como membro da sociedade. Cultura é também associada comumente a altas formas de manifestações artísticas ou técnicas da humanidade, como á música erudita europeia. Outras definições de culturas foram realizadas por Ralph Linton, Lislie White, Clifford Geertz, Franz Boas e outros. Ou seja,uma pessoa pode ter cultura ou ser ‘’culta’’ por fazer pós-graduação ,fazer faculdade,cursos ou ler muitos livros . E outra forma de cultura e as festas juninas,festas folclóricas. Também pode ser uma família que segue uma regras,ou crença? Definição
  • Por ter sido fortemente associada ao conceito da civilização no seculo XVIII,a cultura muitas vezes se confunde com noçoes de: desenvolvimento, educação, bons costumes, etiqueta e comportamento de elite. Ela possibilitou o surgimento da dicotomia e eventualmente hierarquização entre “cultura erudita” e “cultura popular” melhor representada nos textos de Matthew Arnold, ainda A cultura é dinâmica. Como mecanismo adaptativo e cumulativo, a cultura sofre mudanças. Traços se perdem outros adicionam em velocidade distintas nas diferentes sociedades. Dois mecanismos básicos permitem a mudança cultural: A invenção ou introdução de novos conceitos, e a difusão de conceitos a partir de outras culturas.A também a descoberta que é um tipo de mudança cultural originada pela revelação de algo desconhecido pela própria sociedade e que ela decidi adotar. A mudança acarreta normalmente resistência. Visto que aspectos da vida cultural estão ligados entre si alteração mínima de somente um deles pode ocasionar efeito em todos os outros.
  • Todas as sociedades desde as mais simples até as mais complexas tem sua própria cultura. Não há sociedade sem cultura. A cultura pode ser definida como estilo de vida própria, modo de vida particular que todas as sociedades desenvolvem e caracteriza cada uma delas. Identidade cultural As duas faces da cultura A cultura material consiste em todo tipo de Utensílios produzidos em uma sociedade- ferramentas, instrumentos, maquinas, hábitos alimentares, habitação, etc. E tem uma relação direta com o estilo de vida dessa sociedade. A cultura não material, em contra partida abrange todos os aspectos morais e intelectuais da sociedade, tais como: Normas sociais, religião, costumes, ideologia, ciências, artes, literatura, folclore, e etc. A musica, por exemplo, tanto a erudita quanto a popular, faz parte da cultura não material.
  • Componentes da cultura A cultura é um todo orgânico, um sistema , um conjunto cujas as partes se relacionam estreitamente. Para melhor compreender o que é uma cultura. Os principais aspectos de uma cultura são: os traços culturais, o complexo cultural, a área cultural, o padrão cultural e a subcultura. Traço Cultural é o menor componente representativo de uma cultura. Ele pode ser um objeto material, por exemplo o cocar de penas usados por índios. É necessário ressaltar que os traços culturais só tem significado quando considerados no contexto de uma cultura específica. A combinação dos traços culturais em torno de uma atividade básica, forma um complexo cultural . Por exemplo, o carnaval no Brasil e complexo cultural que reúne um grupo de traços culturais relacionados uns com os outros.
  • A região em que predominam determinados complexos culturais formam uma área cultural. Esta consiste, portanto, em um espaço geográfico no qual se manifesta certa cultura. Salvador na Bahia por exemplo constitui uma área cultural dotada de grande riqueza em termos de complexos culturais, como o carnaval, certos gêneros de samba, o candomblé, capoeira, etc. Padrão cultural é um conjunto de normas que regem o comportamento dos indivíduos de determinada cultura ou sociedade. Alguns antropólogos o definem como um estrutura no interior da sociedade que estabelece um tipo generalizado de conduta a ser seguido pelas pessoas dessa sociedade. Desse modo, quando os membros de uma sociedade agem de uma mesma forma estão expressando os padrões culturais do grupo. Por exemplo o casamento monogâmico e um dos padrões culturais da sociedade brasileira. ‘ No interior de uma cultura podem aparecer diferenças significativas caracterizando a existência de uma sub-cultura. Assim por exemplo, há comunidades no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, nas quais certos costumes e valores se diferenciam claramente dos praticados em outras regiões do país. Em algumas dessa comunidades as pessoas se comunicam não só em português mais também em idiomas europeus, como alemão. Isso ocorre em razão da presença nessas áreas de imigrantes de origem europeia principalmente italianos e alemães que ali se instalaram no final do século XIX e que por seu isolamento, mantiveram traços culturais dos países de origem.
  • Cultura e progresso Cada geração passa por processo de aprendizagem, nos quais assimilam a cultura de seu tempo e se tornam apta a enriquecer o patrimônio cultural das gerações futuras. E na capacidade tem de perpetuar e acrescentar novos valores a cultura que reside a possibilidade de progresso. Cultura e contra cultura Na sociedades contemporâneas encontramos pessoas que contestem certos valores culturais vigentes, opondo-se radicalmente a eles num movimento chamado de contra cultura.
  • Alunos: Raiane Dariva Marilane Ferreira Luciana Silva Rondinele Da Silva Erismar Serie : 2°N1NR02