Sql saturday wsfc fundamentals

353 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
353
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
5
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Sql saturday wsfc fundamentals

  1. 1. Windows Server Failover Clustering Fundamentals Edvaldo Castro edvaldo.castro@outlook.com http://edvaldocastro.com http://facebook.com/edvaldocastro @edvaldocastro02
  2. 2. Patrocinadores
  3. 3. Organização e apoio
  4. 4. Agradecimento especial
  5. 5. Agenda      Termos e Definições Overview - Windows Server Failover Clustering WSFC Quorum Modes WSFC Voting Configuration (SQL Server) DEMO (Create cluster)
  6. 6. Termos e definições  WSFC O “Windows Server Failover Clustering” é um grupo de servidores independentes que trabalham em conjunto para aumentar a disponibilidade de aplicações e serviços.
  7. 7. Termos e definições  WSFC O “Windows Server Failover Clustering” é um grupo de servidores independentes que trabalham em conjunto para aumentar a disponibilidade de aplicações e serviços.
  8. 8. Termos e definições  Failover cluster instance Uma instância de um serviço ou aplicação com recursos de “IP address”, “network name” e outros recursos (Disco, MSDTC, etc) que são utilizados para rodar uma ou mais aplicações e serviços. Suporta falhas que podem ser imperceptíveis para o usuários que acessam esta instância.
  9. 9. Termos e definições  Failover cluster instance Uma instância de um serviço ou aplicação com recursos de “IP address”, “network name” e outros recursos (Disco, MSDTC, etc) que são utilizados para rodar uma ou mais aplicações e serviços. Suporta falhas que podem ser imperceptíveis para o usuários que acessam esta instância.
  10. 10. Termos e definições  Node (Nó) Um servidor Windows que é membro de um WSFC.
  11. 11. Termos e definições  Cluster Resource Uma entidade física (disco) ou lógica (ip, network name) que pertence à uma “Role” e pode ser movida entre os nós. - Network Name - IP Address - Disk - MSDTC
  12. 12. Termos e definições  Cluster Resource Uma entidade física (disco) ou lógica (ip, network name) que pertence à uma “Role” e pode ser movida entre os nós. - Network Name - IP Address - Disk - MSDTC
  13. 13. Termos e definições  Resource group (Role) Grupo de recursos do cluster, gerenciáveis com um único objeto, necessários para executar um serviço ou aplicação  Resource dependency Relação de dependência entre os recursos da mesma “Role”, Ex.: Serviço SQL Server >>> Disco dados.
  14. 14. Termos e definições  Preferred owner O nó de preferência onde a “role” vai estar preferencialmente.  Possible owner Relação de todos os nós do cluster onde há possibilidade de failover de determinada “role”, o failover pode acontecer para quaisquer possible owners.
  15. 15. Overview - WSFC  Metadados distribuídos  Os metadados (configurações e status) do WSFC e aplicações (Configurações) são mantidos em cada nó do cluster. Alterações são automaticamente propagadas para todos os nós  Gerenciamento de recursos  Cada nó do cluster pode prover recursos físicos como DAS, network interfaces, etc. Cada aplicação registra-se como um recurso do cluster e configura suas dependências dos demais recursos daquela Role.
  16. 16. Overview - WSFC  Monitoramento da “saúde do cluster”  A saúde do cluster é verificada por uma combinação entre conectividade da rede HeartBeat + Monitoramento dos recursos.  Failover  Cada nó pode ser configurado para ser manual ou autoticamente transferido para outro nó em caso de falha. O failover automático é baseado em políticas que avaliam a saúde do cluster antes de efetivamente realizar o failover.
  17. 17. Overview - WSFC  Monitoramento da “saúde do cluster”  A saúde do cluster é verificada por uma combinação entre conectividade da rede HeartBeat + Monitoramento dos recursos.  Failover  Cada nó pode ser configurado para ser manual ou autoticamente transferido para outro nó em caso de falha. O failover automático é baseado em políticas que avaliam a saúde do cluster antes de efetivamente realizar o failover.
  18. 18. WSFC Modos de Quorum  Node Majority  Mais da metade dos nós do cluster devem estar “UP” para o cluster continuar no ar  Node and File Share Majority  A mesma relação anterior, porém um File Share é considerado como votante para manutenção do cluster no ar  Node and Disk Majority  Mesmo exemplo anterior, com substituição do File Share Witness por um disco de quórum  Disk Only  Um disco compartilhado é designado como witness (quorum) e a conectividade deste com quaisquer um dos nós do cluster conta como voto.
  19. 19. WSFC Configuração de votos  Configuração recomendada:  Inclua todos os nós primários  Todos os nós que são parte do Availability Group, devem ser incluídos como votantes.  Inclua os possíveis owners de failover automáticos  Cada nó que possa exercer o papel de réplica primária, deve ser incluído como votante.  Exclua os nós de sites secundários  Não dê votos a nós que estão em um site remoto de recuperação de desastre. Estes nós não devem interferir na disponibilidade do serviço de cluster como um todo  Número ímpar de votos  É mais garantido ter um número ímpar de votos, para manter a quantia de metade + 1 para o cluster estar UP.
  20. 20. Questions?
  21. 21. Avaliação e sorteio Preencha a avaliação da sessão e concorra a ferramentas da RedGate, assinatura PluralSight e pen-drive com todas sessões do PASS Summit 2012! http://bit.ly/SQLSat253

×