Segurança da Informação

Desenvolvido por Carlos Eduardo de Carvalho
Segurança da Informação
Definição

Conjunto de ações que visa controle e políticas de segurança, cujo
objetivo é proteger ...
Segurança da Informação
Engenharia Social

Pessoas má intencionadas, no qual buscam benefícios a si próprio e a

fim de pr...
Segurança da Informação
Internet

Com
anos,

o

crescimento

transações

exponencial

que

antes

da

eram

internet
feita...
Segurança da Informação
E porque ocorrem ataques a computadores?
1 – Motivação de um hacker;
2 – Falhas de estrutura nos s...
Segurança da Informação
Princípios da Segurança da Informação
Os princípios básicos da segurança da informação estão relac...
Segurança da Informação
Confidencialidade:

Proteção da informação compartilhada contra acessos não autorizado.

Exemplo q...
Segurança da Informação
Integridade:

Garantia de veracidade das informações que não podem ser
corrompidas. A informação n...
Segurança da Informação
Disponibilidade:

Prevenção de interrupções na operação de todo o sistema, uma

quebra do sistema ...
Segurança da Informação
Acesso Controlado:

O acesso as informações por parte dos usuários é restrito e
controlado, signif...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Conceitos básicos de segurança da informação

185
-1

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
185
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
10
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Conceitos básicos de segurança da informação

  1. 1. Segurança da Informação Desenvolvido por Carlos Eduardo de Carvalho
  2. 2. Segurança da Informação Definição Conjunto de ações que visa controle e políticas de segurança, cujo objetivo é proteger dados (informações), ou seja, impedir que informações possam ser reveladas ou alteradas por pessoas não autorizadas.
  3. 3. Segurança da Informação Engenharia Social Pessoas má intencionadas, no qual buscam benefícios a si próprio e a fim de prejudicar outra pessoa ou até mesmo empresas. Um individuo mal intencionado pode se utilizar de diversos meios para conseguir as informações que procura, por exemplo, através de telefone, e-mail, entre outros artifícios para atingir seu objetivo.
  4. 4. Segurança da Informação Internet Com anos, o crescimento transações exponencial que antes da eram internet feitas ao longo dos diretamente em bancos, lojas, etc., migraram também para internet, justamente pelo fato da comodidade de acesso, facilidade de informações e menos desperdício de tempo em trânsitos ou transportes públicos (sem precisar sair de casa, recebo, por exemplo, produtos comprados online).
  5. 5. Segurança da Informação E porque ocorrem ataques a computadores? 1 – Motivação de um hacker; 2 – Falhas de estrutura nos sistemas e segurança do alvo a ser atacado; 3 – Falta de conhecimento de informação. Logo chegamos à conclusão que mais vulnerável o sistema o ataque também se torna fácil e se o sistema estiver bem protegido o hacker também irá precisar de mais conhecimento, maior motivação e mais
  6. 6. Segurança da Informação Princípios da Segurança da Informação Os princípios básicos da segurança da informação estão relacionados em 3 itens: Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade das informações e associadas a estas com outras características temos a Irrefutabilidade, Autenticação e Controle de Acesso. Tudo isso é uma tentativa de reduzir os riscos com vazamentos, fraudes, erros, uso indevido, roubo de informações.
  7. 7. Segurança da Informação Confidencialidade: Proteção da informação compartilhada contra acessos não autorizado. Exemplo quebra de senha um administrador.
  8. 8. Segurança da Informação Integridade: Garantia de veracidade das informações que não podem ser corrompidas. A informação não deve ser alterada enquanto está sendo transferida ou armazenada. Exemplo: quando uma informação fica exposta ao manuseio por uma pessoa não autorizada que efetua alterações que não foram aprovadas.
  9. 9. Segurança da Informação Disponibilidade: Prevenção de interrupções na operação de todo o sistema, uma quebra do sistema não deve impedir o acesso aos dados. Por exemplo perda de comunicação com um sistema importante para empresa.
  10. 10. Segurança da Informação Acesso Controlado: O acesso as informações por parte dos usuários é restrito e controlado, significa que só as pessoas que devem ter acesso a uma determinada informação, tenham esse acesso: Por exemplo: quebra da confidencialidade das senhas de acesso à rede.

×