Your SlideShare is downloading. ×

Projeto final modelo addie e mapa conceitual

1,963

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
1,963
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
51
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. DOCUMENTAÇÃO NO MODELO ADDIESegundo Tractenberg1 (2007) O Design Instrucional (DI) possui quatro propósitos básicos:a) Criar processos e materiais didáticos efetivos, isto é, que atinjam seus objetivospedagógicos;b) Que estes materiais e processos sejam eficientes, consumindo o menor tempopossível;c) Que sejam agradáveis para os aprendizes ed) Que sejam viáveis em seu custo-benefício.Nome do projeto:Edubuntu versus Windows no Contexto Educacional: O Edubuntu e suas possibilidades naEducação.Participantes:André Freire, Ibraim Madeira Junior, Nilton Santa Clara e Thiago Mothé.1. ANÁLISE1.1 Análise do contexto INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA Modelo Sistema Operacional Processador Memória InternetNETBOOK ASUS EEPC DUAL BOOT – WINDOWS 7 64 AMD ATHLON NEO 2GB 10 MB1201T bits e EDUBUNTU 32 bits MV-40 1.60 GHz DDR2 NETNOTEBOOK VOSTRO DUAL BOOT – WINDOWS 7 64 CORE I3 235OM 2.30 4 GB 10 MBV131 bits e EDUBUNTU 32 bits GHz DDR3 GVTNETBOOK SAMSUNG WINDOWS 7 STARTER 32 bits ATOM N22100 2 GB 1 MB 3GNC215 DDR3 TIMDESKTOP WINDOWS 7 STARTER 64 bits CORE I7 2.93 GHz 6 GB 15 MBPERSONALIZADO DDR3 GVTA produção será independente, não havendo verba ou apoio governamental. Pela falta deapoio, o minicurso será ofertado e desenvolvido na modalidade a distância. O prazo deconclusão será em um mês, a contar a partir do dia 17 de março.Entre as restrições de implementação, temos a indisponibilidade de conexão com ainternet, a falta de envolvimento os participantes do projeto e eventuais problemas dehardware.1 TRACTENBERG, Régis. Curso design instrucional na prática (2007). Disponível emwww.livredocencia.com.
  • 2. As políticas organizacionais devem ser observadas conforme as diretrizes definidas emregime interno da instituição.1.2 Público-alvoInforme detalhe referente ao grupo de alunos: nível de escolaridade, idade média, sexo,alunos com necessidades especiais, localização geográfica, acesso a Internet,características sociais (correspondem à relação dos indivíduos entre si e em sociedade).O curso é destinado a docentes graduandos, graduados e pós-graduados, tendo idademédia de 32 anos, de ambos os sexos, sem necessidades especiais. Estes alunos estãolocalizados por toda a grande vitória, sendo pessoas que possuem no mínimoconhecimento básico em informática e na utilização do Sistema Operacional Windows comacesso a internet banda larga. O público alvo queixa-se de falta de tempo e relatam nãoterem condições para frequentar cursos presenciais devido à sobrecarga de trabalho,atuando em vários turnos como docente. Além disso, a maioria disse que não teriacondições de pagar pela formação de alto curso.1.3 Objetivo geralCapacitar docentes usuários da plataforma Windows, apresentando os recursos daplataforma Linux na distribuição Edubuntu e sua utilização no contexto educacional.1.3.1 Objetivos específicosApresentar a filosofia do Software Livre e suas características, bem como a realidade e osimpactos do Software Livre no Brasil.Apresentar a equivalência de alguns aplicativos do Windows no Edubuntu, a fim dedesmistificar a falta de programas em Sistemas Operacionais Linux.Apresentar alguns programas educacionais do Edubuntu.Conscientizar o docente que o Edubuntu é um sistema completo que atende suasnecessidades dos alunos e professores no ambiente escolar.Facilitar o processo de instalação do Edubuntu a partir de um tutorial.Promover discussões e apresentar as possibilidades do Edubuntu na Educação.1.4 Implicações para criação do projetoIndisponibilidade de conexão com a internet, a falta de envolvimento dos participantes doprojeto e eventuais problemas de hardware. Presença de deficientes visuais.
  • 3. 2. PROJETO2.1 ConteúdosFigura 1 - Mapa conceitual principalFigura 2 - Mapa conceitual de semelhanças entre o Windows e Edubuntu
  • 4. Figura 3 - Mapa conceitual Diferenças entre Edubuntu e WindowsFigura 4 - Mapa conceitual programas pré-instalados
  • 5. Figura 5 - Mapa Conceitual Programas Equivalentes2.2 Ferramentas utilizadasMoodle versão 2.2: Ambiente virtual de aprendizagem adotado para disponibilizaçãovirtual do curso.Pacote de produtividade: suíte de aplicativos de edição de textos, programa para criação eedição de apresentação, a ser usado por professores e alunos nas atividades do curso.Gimp: para tratamento simples ou recorte de imagem.Leitor de PDF: aplicativo leitor de PDF necessário para visualização do conteúdo dadisciplina. Sugestão: ADOBE READER e Foxit.Voki: ferramenta de criação de avatares falantes que serão usados para compor o material.Browser: aplicativo navegador de internet. Sugestão: Internet Explorer, Mozilla Firefox.Plug-in Flash: para visualização correta das animações e avatares.2.3 Story Boards e/ou projeto de interfaceIremos utilizar o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle na verão 2.2. Cada aluno teráacesso ao curso através de login e senha.PÁGINA PRINCIPAL DE ACESSO (PARTE I)PÁGINA DE ACESSO (PARTE II)
  • 6. PÁGINA PRINCIPAL DO CURSO (PARTE I)PÁGINA INICIAL DO CUROS (PARTE II)
  • 7. AVATAR FALANTE (BATIZADO COM NOME EDU JOSÉ)AVATAR FALANTE EDU JOSÉ SEM CABELO
  • 8. AVATAR FALANTE (BATIZADO COM O NOME DE ADALBERTO)4. DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃODe acordo com os softwares escolhido, nesta fase teremos a criação de todos os elementosnecessários para a criação do material e a implantação do mesmo na instituição escolhida.
  • 9. 4.1 CronogramaTarefa Período Responsável LocalDESENVOLVIMENTO 10/03/2012 a 17/03/2012 TODOS OS INTEGRANTES TODAS AS REUNIÃOINICIAL DO MODELO ADDIE DO GRUPO FORAM MARCADAS E– FASE DE ANÁLISE E DESENVOLVIDASPROJETO ATRAVÉS DO AMBIENTEREVISÃO DO PROJETO 19/03/2012 a 25/03/2012 TODOS OS INTEGRANTES VIRTUAL DE DO GRUPO APRENDIZAGEM, MENSAGEIRODESENVOLVIMENTO DO 28/03/2012 a 01/03/2012 ANDRÉ FREIRE E IBRAIM INSTANTÂNEO EAMBIENTE VIRTUAL DE FERRAMENTAS COMO OAPRENDIZAGEM GOOGLE DOCS.ANÁLISE E ESBOÇO DA 29/03/2012 A 03/04/2012 THIAGO MOTHÉ E NILTONPRODUÇÃO E AQUISIÇÃO SANTA CLARADO MATERIAL DIGITALREVISÃO DO AMBIENTE 04/04/2012 a 06/04/2012 TODOS OS INTEGRANTESVIRTUAL DE DO GRUPOAPRENDIZAGEM ECONTEÚDO DO MATERIALDIGITALCRIAÇÃO DOS AVATARES 07/04/2012 ANDRÉ FREIRE E THIAGOFALANTES MOTHÉIMPLEMENTAÇÃO APÓS 9/04/2012 a 10/04/2012 TODOS OS INTEGRANTESREVISÃO DO AMBIENTEVIRTUAL DEAPRENDIZAGEM,PERSONALIZAÇÃO EINSERÇÃO E FINALIZAÇÃODE MATERIAL DIGITAL4.2 Localização digital do material desenvolvido:O endereço do projeto é: www.cursoedubuntu.escolaweb.info para ter acesso ao cursodigite nome de usuário teste e senha teste.5. AVALIAÇÃO5.1 Resultados obtidosA implementação da proposta teve como produto um ambiente virtual de aprendizagemque disponibiliza um curso introdutório sobre Edubuntu x Windows no ContextoEducacional. Este curso proporciona interatividade com o usuário e diversos recursoscomo: fórum, chat, materiais digitais e avatares falantes; todos esses recursos sãoacessíveis através de tablets e smartphones.A aplicação prática deste curso requer uma revisão do material para incluir outras fontesbibliográficas, tutoriais e vídeos de apresentação dos recursos disponíveis nas plataformasWindows e Edubuntu.

×