• Save
Formatos de anúncios veiculados na internet
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Formatos de anúncios veiculados na internet

on

  • 1,369 views

Apresentação realizada no P&D Design 2004 – 6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, no dia 13 de outubro de 2004. Mais informações em ...

Apresentação realizada no P&D Design 2004 – 6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, no dia 13 de outubro de 2004. Mais informações em http://www.eduardobrandao.com/apresentacoes/formatos-de-anuncios-veiculados-na-internet/

Statistics

Views

Total Views
1,369
Views on SlideShare
1,358
Embed Views
11

Actions

Likes
1
Downloads
0
Comments
0

1 Embed 11

http://www.eduardobrandao.com 11

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Formatos de anúncios veiculados na internet Formatos de anúncios veiculados na internet Presentation Transcript

  • PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-Computador LEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia Formatos de Anúncios Veiculados na Internet Eduardo Rangel BrandãoMestrando em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-Computador Anamaria de Moraes Doutora em Comunicação 13 de outubro de 2004
  • PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-Computador LEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia 1 INTRODUÇÃOIntrodução Desde o surgimento da internet, muitas regras e convenções já foram definidas com o objetivo de fazer com que o seu público não precise aprender a interagir 2 com um novo site a cada vez que mudar de endereço, condicionando-o a procurarFormatos de determinados elementos na tela do computador. Banner 3 Em relação às transações comerciais na web, é possível observar que alguns padrões também já foram definidos. O primeiro passo foi dado através do IAB -Conclusão International Advertising Bureau, que criou um documento onde recomendava a utilização de certos formatos de propaganda, sugerindo ao mercado que 4 procurasse atender tais especificações. Contato Este documento tinha como propósito estabelecer convenções para a publicidade na internet, ajudando no crescimento da rede e agilizando processos de desenvolvimento como limite de tamanho de arquivo, formato do anúncio, dimensões em pixels e tecnologia a ser utilizada.
  • PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-Computador LEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia 1 INTRODUÇÃOIntrodução O levantamento que será apresentado a seguir foi realizado durante o desenvolvimento de uma pesquisa exploratória que buscava descobrir se existia 2 alguma dificuldade por parte dos usuários em reconhecerem e memorizarem asFormatos de mensagens de diferentes tipos de banner. Banner 3 Para classificar os formatos mais comuns na internet, foram utilizados como referência os dez portais brasileiros mais visitados (Fonte: institutos JUPITERConclusão MEDIA METRIX e IBOPE ERATINGS, 2001). 4 Contato •  AOL •  Globo.com •  Terra •  BOL •  IG •  UOL •  Cadê? •  MSN •  Yahoo!
  • PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-Computador LEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia 1 FORMATOS DE BANNER: TIPOS “OUTDOOR”Introdução Retângulos estáticos ou animados, ocupando posição fixa na tela. 2Formatos de Banner 3 Full banner (468 x 60 pixels) Half banner (234 x 60 pixels) Banner botão (120 x 60 pixels)Conclusão 4 Contato Pop-up (300 x 300 pixels) Patrocínio (280 x 26 pixels) PPI compras - Produto Publicitário Integrado (134 x 90 pixels) Skyscraper (120 x 600 pixels) Subset (138 x 238 pixels)
  • PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-Computador LEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia 1 FORMATOS DE BANNER: RICH MEDIA ADSIntrodução Enriquecidos com novas tecnologias e recursos como som e animações elaboradas, em oposição aos banners do tipo outdoor. 2Formatos de Banner 3Conclusão Checkm8 (A x L < 70.225 pixels) Expanding Graphic (468 x 300 pixels) Expanding HTML 4 (468 x 430 pixels) Contato Interstitial (full screen) Superstitial (400 x 400 pixels)
  • PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-ComputadorLEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia FORMATOS DE BANNER: FULL BANNER Foi o primeiro formato de propaganda on-line. Consiste basicamente em um espaço retangular (468 x 60 pixels) localizado em um ponto específico da tela do browser.
  • PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-ComputadorLEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia FORMATOS DE BANNER: HALF BANNER Possui as mesmas características do full banner, sendo que a sua largura (234 x 60 pixels) corresponde à metade do tamanho do formato anterior.
  • PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-ComputadorLEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia FORMATOS DE BANNER: BANNER BOTÃO OU RETANGULAR Geralmente se localizada no topo da página, com o objetivo de garantir uma melhor associação com a oferta anunciada (120 x 60 pixels).
  • PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-ComputadorLEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia FORMATOS DE BANNER: PATROCÍNIO Utilizado para exposição da marca do patrocinador em uma determinada página de um site (280 x 26 pixels).
  • PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-ComputadorLEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia FORMATOS DE BANNER: PPI COMPRAS OU PRODUTO PUBLICITÁRIO INTEGRADO Utilizado para exposição de promoções ou reconhecimento de marcas (134 x 90 pixels).
  • PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-ComputadorLEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia FORMATOS DE BANNER: POP-UP OU DAUGHTER WINDOW Uma janela que “flutua” sobre o conteúdo da página, após o carregamento da home-page que está sendo visitada. Ao clicar sobre a informação contida na pop- up, a mesma será fechada e redirecionará o usuário para a página do anunciante (200 ou 300 pixels de altura e 200 ou 300 pixels de largura).
  • PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-ComputadorLEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia FORMATOS DE BANNER: SKYSCRAPER Aparece verticalmente na tela, acompanhando o scroll da página, ou seja, permanece sempre visível enquanto o usuário “rola” a tela para baixo (120 x 600 pixels).
  • PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-ComputadorLEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia FORMATOS DE BANNER: SUBSET Também aparece verticalmente na página. A altura deste formato é menor que a do caso anterior, fazendo com que este banner não acompanhe o scroll da página (138 x 238 pixels).
  • PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-ComputadorLEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia FORMATOS DE BANNER: RICH MEDIA ADS, CHECKM8 É visualizado em uma camada superior à barra de navegação e à massa de texto (sua altura multiplicada por sua largura não pode ultrapassar 70.225 pixels - aproximadamente 20% da página em um monitor de 14 polegadas na resolução de 800 x 600 pixels).
  • PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-ComputadorLEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia FORMATOS DE BANNER: RICH MEDIA ADS, EXPANDING GRAPHIC OU BANNER PLUS Igual ao full banner, expande a propaganda na tela à medida que o usuário passa o mouse sobre a mesma (468 x 300 pixels, no máximo, quando estiver expandido).
  • PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-ComputadorLEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia FORMATOS DE BANNER: RICH MEDIA ADS, EXPANDING HTML Igual ao full banner, expande a propaganda na tela à medida que o usuário passa o mouse sobre a mesma. A área expandida permite a utilização de recursos como textos em HTML ou opções de preenchimento de formulários (468 x 430 pixels, no máximo, quando estiver expandido).
  • PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-ComputadorLEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia FORMATOS DE BANNER: RICH MEDIA ADS, INTERSTITIAL É apresentado sobre a tela inteira do browser, e possui um tempo determinado de três segundos para fechar automaticamente.
  • PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-ComputadorLEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia FORMATOS DE BANNER: RICH MEDIA ADS, SUPERSTITIAL É apresentado sobre o conteúdo do site, “flutuando” acima do restante da informação. Há o armazenamento da propaganda na memória do micro, fazendo com que a mesma seja visualizada de forma mais rápida na próxima visita à página (400 x 400 pixels).
  • PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-Computador LEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia 1 CONCLUSÃOIntrodução Este levantamento foi realizado durante uma pesquisa exploratória, cujo objetivo era descobrir se existia alguma dificuldade dos usuários em reconhecerem e 2 memorizarem as mensagens de diferentes tipos de propaganda.Formatos de Banner Devido a variedade de formatos das peças publicitárias, optou-se por trabalhar 3 apenas com o full banner, e sua aplicação no sentido vertical da tela, o skyscraper.Conclusão 4 Três sujeitos foram selecionados, e ao analisar os registros de interação dos Contato usuários com os formatos de propaganda: •  Observou-se que o full banner foi melhor percebido; •  As animações dos banners foram os elementos que despertaram maior atenção dos usuários; •  Nenhum usuário conseguiu recordar qual era a mensagem contida na propaganda.
  • PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-Computador LEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia 1 CONCLUSÃOIntrodução Apesar da variedade de anúncios, e do surgimento de novos formatos, a propaganda veiculada na internet ainda conserva uma característica peculiar: se 2 apresenta através de uma maneira unidirecional, tendo como único objetivo aFormatos de transmissão de uma informação, seja ela aceita ou não pelo usuário. Banner 3 Infelizmente, os diferentes formatos não deixam claro para o seu público todos os benefícios que ele poderá dispor ao clicar na propaganda. Em alguns casos,Conclusão vários banners são utilizados ao mesmo tempo em páginas da internet, poluindo estas home-pages e confundindo ainda mais os usuários. 4 Contato Para ajudar no processo de desenvolvimento das relações comerciais na rede, seria interessante dar um passo além da classificação dos diferentes formatos de banner. Um estudo aprofundado sobre a relação do homem com a propaganda veiculada na internet, considerando os diversos formatos de anúncios e a capacidade dos usuários reconhecerem e memorizarem suas mensagens, pode oferecer contribuições para as pesquisas de interação humano-computador que utilizam a publicidade on-line como tema.
  • PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-Computador LEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia 1 CONTATOIntrodução LEUI - Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia 2 http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/leuiFormatos de Banner Eduardo Rangel Brandão 3 Mestrando em Design: Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-ComputadorConclusão http://www.eduardobrandao.com 4 brandaoedu@gmail.com Contato Anamaria de Moraes Doutora em Comunicação http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/moraergo moraergo@rdc.puc-rio.br