Epi

9,877 views

Published on

2 Comments
6 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
9,877
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
901
Comments
2
Likes
6
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Epi

  1. 1. O que é um epi ? Qualquer equipamento destinado a ser usado pelo trabalhador para a sua proteção contra um ou mais riscos suscetíveis de ameaçar a sua segurança ou saúde no trabalho.
  2. 2. Principais tipos de proteção individual ∗ ∗ ∗ ∗ ∗ ∗ ∗ ∗ Proteção da cabeça; Proteção dos olhos e rosto; Proteção da vias respiratórias; Proteção dos ouvidos; Proteção do tronco; Proteção dos pés e membros inferiores; Proteção das mãos e membros superiores; Proteção contra quedas.
  3. 3. A seleção dos epis deverá ter em conta: ∗ ∗ ∗ ∗ ∗ ∗ Os riscos a que estão expostos o trabalhadores; As condições do ambiente de trabalho; A parte do corpo a ser protegida; As características fisiológicas do trabalhador; Durante a implantação da medidas de proteção coletiva; Sempre que as medidas de proteção coletiva não estiverem funcionando; ∗ Para situações de emergência;
  4. 4. Condições para sua utilização  Devem propiciar uma proteção eficaz;  Não devem ocasionar riscos adicionais nem danos desnecessários;  Ser compatíveis entre si, no caso de uma utilização simultânea de vários equipamentos;  Serem cômodos, robustos, leves e adaptáveis;  Os EPI’s fornecidos devem possuir C.A (Certificados de Aprovação) emitido pelo Ministério do Trabalho Emprego.
  5. 5. A importância do Epi ∗ O uso correto e conservação do equipamento de proteção individual é de fundamental importância para o trabalhador, pois, garante a minimização dos riscos presentes no ambiente de trabalho. ∗ É importante que o trabalhador faça o uso correto do EPI.
  6. 6. legislação ∗ As normas relativas à Segurança e Medicina do Trabalho, são de observância pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis de Trabalho - CLT
  7. 7. Deveres e obrigações Do empregador: Adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade; Exigir seu uso; Fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho; Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação; Substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado; Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; e, Comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada; Registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico.
  8. 8. Deveres e obrigações Informar aos trabalhadores: ∗I - Os riscos profissionais que possam originarse nos locais de trabalho; ∗II - Os meios para prevenir e limitar tais riscos e as medidas adotadas pela empresa; ∗III - Os resultados dos exames médicos e de exames complementares de diagnóstico aos quais os próprios trabalhadores forem submetidos.
  9. 9. Deveres e obrigações * IV - Permitir que representantes dos trabalhadores acompanhem a fiscalização dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho; * V - Determinar procedimentos que devem ser adotados em caso de acidente ou doença relacionada ao trabalho.
  10. 10. Deveres e obrigações Do Trabalhador: Cumprir as disposições legais regulamentares sobre segurança e saúde do trabalho; Usar EPI fornecido pelo empregador; Fazer o uso correto e conservar o EPI; Submeter-se a exames médicos previstos nas Normas Regulamentadoras- NR Colaborar com a empresa na aplicação das Normas Regulamentadoras- NR; Utilizar apenas para os fins que é destinado.
  11. 11. Penalidades previstas na clt ∗ O não cumprimento da Norma Segurança acarretará em advertências: ∗ I- Advertência verbal; ∗ II- Advertência escrita; ∗ III- Suspensão temporária do trabalho; ∗ IV- Demissão por justa causa.
  12. 12. Acidentes de trabalho ∗ É toda a ocorrência não programada, estranha ao andamento normal, da qual possa resultar danos físicos e/ou funcional, ou morte do trabalhador e/ou danos materiais econômicos a empresa.
  13. 13. Condições INSEGURAS ∗ São situações de riscos presentes no local de trabalho, representam aproximadamente 30% dos acidentes ocorridos na empresa;
  14. 14. Exemplos de condições inseguras ∗ Ambiente: Iluminação deficiente, excesso de ruído e temperaturas extremas; ∗ Arranjo Físico Inadequado: Falta de organização com equipamentos e ferramentas utilizadas no processo, falta de sinalização para a operação de máquinas, saída de emergência e extintores de incêndio; ∗ Maquinário: Sem proteção- Equipamento de Proteção Coletiva- EPC e falta de manutenção de máquinas.
  15. 15. ATOS INSEGUROS ∗ São situações em que o trabalhador se expõe aos riscos sem se preocupar com as medidas de segurança a serem tomadas. Isso acontece quando o trabalhador tem conhecimento dos riscos, no entanto, não adota as medidas de proteção. ∗ Este fato representa 70% dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
  16. 16. Exemplos de condições inseguras ∗ Não utilização dos equipamentos de proteção individual; ∗ Operar máquinas e equipamentos sem autorização; ∗ Desrespeitar as placas de sinalização de segurança; ∗ Não cumprimento das normas relativas a segurança e biossegurança.
  17. 17. Equipamentos de proteção Individual – EPI Tipos de EPI Proteção do rosto; Proteção contra partículas , respingos de produtos químicos,e substâncias de origem biológica e aerossóis; Óculos de segurança: Protetor facial:
  18. 18. Equipamentos de proteção Individual – EPI Proteção dos membros superiores * Luvas de proteção * Luvas cirúrgicas Proteção de mãos , dedos e braços, de riscos mecânicos , térmicos, químicos e biológicos.;
  19. 19. Equipamentos de proteção Individual – EPI capacetes proteção  O capacete de segurança reduz os efeitos de impactos de objetos na cabeça e diminui a possibilidade de ferimentos ;
  20. 20. Equipamentos de proteção Individual – EPI Proteção Respiratória Proteção do sistema respiratório contra gases vapores, névoas , poeiras e aerossóis de origem biológica e química ;
  21. 21. VOCÊ QUER SER A PRÓXIMA VÍTIMA?

×